sábado, 2 de março de 2013

RECEITAS DE PEIXES


Peixes & Cia

Siri
Sardinha
Salmão
Molhos para Salmão
Salmão Coho
Dourado
Kani Kama
Polvo
Vieiras
Robalo
Centolla
Tainha
Lagosta
Camarão
Trutas
Escargot
Linguado
Ostras
Mexilhões
Atum
Haddock
Arenque
Defumados
Pescada
Pescadinha
Lula
Molhos
Caranguejo
Congo Rosa
Caviar
Badejo
Frutos do Mar
Namorado
Cherne
Bacalhau
Pargo
Bacalhau Fresco














SIRI


Rendimento : 4 a 6 porções
Tempo de preparo : 40 minutos

½ kg de carne de siri já limpa . 3 batatas cortadas em rodelas . Sal e pimenta-do-reino . Cheiro-verde picado . 1 vidro pequeno de leite de coco . 3 ovos . 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo . Óleo para untar

Lave bem a carne de siri. Coloque numa panela com batata e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro - verde a gosto. Leve ao fogo com um pouco de água e deixe cozinhar até a carne ficar macia.
Acrescente o leite de coco e mantenha no fogo até reduzir bem o molho.
Enquanto isso, bata as claras em neve. Depois, vá acrescentando as gemas, uma a uma, batendo após cada adição. Por último, adicione a farinha.
Arrume o refogado numa assadeira untada. Cubra com os ovos batidos e leve ao forno e deixe o tempo suficiente para cozinhar os ovos.  Sirva em seguida.



Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções

480g de carne de siri cozida e limpa . 400g de melão cortado em cubinhos ou bolinhas . 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas . Folhas de alface

Molho: 2 Colheres de sopa de suco de limão . 2 Colheres de sopa de água . 4 colher de chá. de azeite . 1 colher de chá de raiz forte preparada . 1 colher de chá de mostarda . 1 pitada de sal.

Numa tigela, misture o siri com o melão e o pimentão. Coloque sobre a alface. À parte, bata todos os ingredientes do molho. Despeje sobre a salada.



SARDINHA

Rendimento : 4 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

½ kg de sardinha limpa . 4 batatas cortadas em rodelas . 2 cebolas cortadas em rodelas . Sal e pimenta-do-reino . Salsa picadinha . 1 folha de louro picada . 1 colher (sopa) de vinagre . 3 colheres (sopa) de óleo

Numa panela alta, arrume camadas de sardinha, batata e cebola, temperando cada uma com sal e pimenta-do-reino.

Espalhe salsa e o louro sobre a última camada. Regue com o vinagre e o óleo. Tampe e leve ao fogo brando. Deixe até que a sardinha esteja macia e a batata cozida. Agite a panela de vez em quando para evitar que grude no fundo. Sirva quente, com arroz e salada verde.

Você pode usar qualquer outro peixe, em postas ou em filés. Acrescente, se quiser, rodelas de pimentão.



Salmão Chileno


Grandes refeições começam com ingredientes superiores - os mais tenros vegetais e os melhores peixes, criados nas mais puras águas do mundo.

Os grandes chefes utilizam o salmão chileno pois sabem que sua qualidade é garantida.

Nosso salmão é criado com o objetivo de apresentar uma rica cor vermelha e um sabor consistente. As fazendas possuem águas puras e geladas, continuamente alimentadas por rápidas correntes Antárticas. Nosso salmão chega ao Brasil poucos dias após ser colhido

Os salmões são a perfeita adição ao seu menu, que demanda cada vez mais refeições saudáveis e de poucas calorias. O salmão é simultaneamente baixo em calorias e rico em Omega 3s , a substância que provou ajudar a manter uma baixo nível de colesterol sangüineo.

Estes cuidados e qualidades fazem com que a Aracaty ofereça os melhores e mais frescos.

Informações nutricionais para porções de 100g, USDA Handbook No 08


Salmão Atlântico

Calorias                    142
Gordura                    6,34g
Colesterol                55,0mg
Sódio                        44,0mg
Ferro                         0,8mg
Ômega          3s                   1,4g
Proteína                   19,8g 

 

SALMÃO DEFUMADO



200 g de Salmão Defumado em Fatias Damm . 220 g de queijo Gorgonzola . 6 colheres (sopa) de requeijão cremoso . 2 colheres (sopa) de catchup . 1 colher (sopa) de vodka.

Misture o queijo com o requeijão, o catchup e a vodka usando em processador ou liquidificador até obter um creme homogêneo, adicione o Salmão e misture mais um pouco. Sirva frio como antepasto.

 

300 g de Mero e Salmão Defumados em Fatias Damm . Molho Escandinavo Damm . salsa fresca para guarnecer . morango, melão, damasco e kiwi cortados em cubinhos ou fatias.

Selecione ao menos duas frutas de sua preferência

Arrume em pratinhos individuais 2 fatias de Salmão e 2 de Mero, as frutas, o Molho Escandinavo a gosto e decore com raminhos de salsa.

 




50 g de salmão . Fatias de abacate ou melão . molho vinagrete . folhas de alface . cebolinha picada para enfeitar

Disponha em pratos individuais uma folha de alface, uma fatia de abacate ou melão e decore com a cebolinha. Acrescente o molho vinagrete e por último as fatias do pescado defumado enroladas ou cortadas em tirinhas. Você pode substituir o Salmão por Surubim ou Mero Defumado (Tipo Hadock).
Experimente !
 


Rendimento : 4 porções

250 g de filé de salmão defumado, inteiro . 1 alface crespa . 1 pepino . 1 cebola . 300 g de tomate . 3 maços de endro (dill) . 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco . 250 g de creme de leite azedo . pimenta-do-reino . sal e uma pitada de açúcar.

1    Partir a alface em pedaços, retirar as sementes do pepino e picar em cubinhos.
2    Picar em cubinhos também o salmão e a cebola. Tirar a pele, as sementes e cortar o tomate em tirinhas.
3    Picar o endro e fazer um molho com o vinagre, o creme de leite azedo, a pimenta, sal e açúcar. Adicionar os ingredientes já preparados. Cobrir a salada e descansar durante 30 minutos.

 


Rendimento : 6 a 8 porções

250 g de filé de salmão defumado inteiro . 400 g de sementes de pinha . 1 pedaço de 60 g de queijo parmesão . 12 azeitonas pretas . ½ maço de manjericão . 70 g de queijo cremoso fresco (tipo cream cheese) . 1 colher de sopa de limão . sal, pimenta-do-reino . 1 pão italiano ou baguete

1    Dourar as sementes de pinha numa frigideira sem gordura. Tirar as espinhas do salmão e cortá-lo em cubinhos. Cortar o parmesão em cubinhos.
2    Descaroçar as azeitonas. Separar algumas folhinhas de manjericão e picar o resto.
3    Bater o queijo fresco com o caldo de limão até ficar com uma consistência uniforme. Misturar os outros ingredientes, temperando com sal e pimenta do reino.
4    Cortar o pão em fatias de 1,5cm e espalhar a mistura por cima. Enfeitar com a folhinhas de manjericão.

 

Rendimento : (1 porção)

75 g de salmão defumado . 30 g de farinha de trigo . 3 colheres de sopa de leite . 1 ovo . sal . 75 g de pepino . 2 colheres de sopa de creme de leite fresco . ½ maço de endro (dill) . pimenta-do-reino . 2 colheres de chá de óleo . 1 colher de sopa de gergelim.

1    Bater a farinha de trigo com o ovo e o leite, descansar 10 minutos e colocar o sal.
2    Cortar o Salmão em tirinhas, descascar o pepino e cortá-lo em tiras.
3    Misturar o creme de leite com o endro, a pimenta-do-reino e o sal.
4    Aquecer o óleo e adicionar o gergelim. Derramar a massa de panqueca por cima e deixar dourar. Virar a panqueca e dourá-la do outro lado.
5    Colocá-la num prato e rechear com o molho de creme de leite, salmão e pepino. Por último dobrar a panqueca.

 

Rendimento : (4 porções)

8 fatias de Salmão Defumado . 1 manga . 1 maçã ácida grande . 2 abacates (não muito maduros) . 3 colheres de sopa de caldo de limão . 1 colher de sopa de vinagre . sal . pimenta-de-calena . 2 colheres de sopa de óleo . ½ maço de cebolinha e salsa para enfeitar

1    Descascar a manga, a maçã e os abacates, cortados ao longo.
2    Cortar 12 fatias finas de cada fruta e separar, pingar limão sobre as fatias de maçã e abacate. Cortar o resto das frutas em cubinhos e pingar limão sobre elas.
3    Misturar o vinagre com o sal e a pimenta, acrescentar o óleo. Despejar o molho sobre os cubinhos de frutas. Cortar a cebolinha e adicionar.
4    Em cada prato, arrumar 3 fatias de manga, maçã e abacate. No centro colocar a salada de frutas e as folhinhas de salsa. Colocar 2 fatias de salmão em cada porção.
 


300 g de tagliatelle . 300 g de Salmão Defumado . 2 xícaras de creme de leite fresco . 2 colheres (sopa) de raiz forte . sal e pimenta do reino.


Cozinhe o tagliatelle em água fervente e óleo até que fique “al dente”, escorra e reserve. Corte o salmão em fatias finas e reserve. Reduza o creme de leite à metade do volume inicial. Misture o tagliatelle com o creme de leite temperado com sal, pimenta do reino e a raiz forte. Aqueça em fogo brando durante 2 ou 3 minutos. Arrume em uma travessa, misture levemente o salmão e sirva imediatamente.
 

SALMÃO


1 lata de creme de leite . 1 colher (sopa) de margarina . ½ colher (sopa) de Ervas Finas Damm . 1 colher (sopa) de Limão e Ervas Damm . ½ colher (sopa) Aneto Dill Damm . 2 colheres (sopa) Vinho Branco Seco . 1 colher de alcaparras picadas . catchup para dar cor rosada.

Em panela esmaltada ou pirex, aquecer lentamente todos os ingredientes sem deixar ferver. Manter refrigerado e servir frio com salmão grelhado, frito, assado ou cozido.

Variações :

1.  Acrescente 1 colher (sopa) de raiz forte preparada Damm ou 1 colher sopa de mostarda Dijon
2.  Acrescente 1 colher (chá) de raiz forte desidratada em pó ou a mostarda em pó Damm.

 


4 postas de salmão fresco temperadas com sal e pimenta do reino

Molho: 1 cebola média ralada . 2 colheres de sopa de manteiga sem sal . 1 colher de sobremesa de tomilho . ½ litro de creme de leite fresco . ½ copo de vinho branco seco . sal a gosto

Doure a cebola na manteiga em fogo baixo. Acrescente o creme de leite e o tomilho mexendo até ferver. Deixe ferver por 3 minutos. Coe o molho e acrescente o vinho. Sirva quente sobre as postas de salmão grelhado.

 


4 postas de Salmão fresco . Manjericão . Tomilho . Alecrim . Orégano . Sal e pimenta . Azeite . 4 colheres de sopa de manteiga . suco de ½ limão.

Disponha as postas de salmão em uma travessa refratária e salpique com as 4 ervas, adicione sal e pimenta a gosto e algumas gotas de azeite. Asse por 15 minutos à temperatura de 220o C. Sirva com batatas, uma salada fresca e manteiga com ervas.

Manteiga com ervas : Bata a manteiga até ficar em consistência de creme. Adicione as mesmas ervas descritas acima e o suco de limão.
 




4 postas de Salmão frescas (200 a 300g) . 2 colheres (sopa) de manteiga . salsinha fresca picada . suco de limão . orégano

Doure o salmão na Manteiga. Prepare o molho com manteiga derretida e bastante salsinha fresca picada e coloque sobre as postas. Sirva com batatas cozidas, arroz e salada de alface.

 


1 Kg de salmão em postas . 1 colher (chá) de sal . 1 colher (chá) de alho desidratado Damm

Molho : 1 cebola grande fatiada . 1 pimentão verde (em tiras) . 2 copos de água . 1 colher (sobremesa) de limão & ervas e outra de salsa desidratada Damm . 1 colher (de café ) de Curry Damm . 1 colher (de chá) de Chili Powder Damm.

Tempere as postas de Salmão com o alho e sal a gosto e reserve. Prepare o molho aquecendo a água em uma panela rasa com o restante dos temperos. Adicione o Salmão temperado e cozinhe lentamente por 20 minutos . Sirva quente com batatas cozidas, arroz e salada mista.

 


1 a 1,5 kg de Salmão fresco em postas ou filés . 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga sem sal . 1 colher (sobremesa) de limão & ervas Damm . 1 colher (chá) alho desidratado, mostarda em pó e páprica picante Damm . ½ xícara vinho branco seco . 4 filés de anchovas.

Prepare o molho para grelhar o Salmão derretendo a margarina e acrescentando os filés de anchovas amassados, o vinho e os condimentos. Sobre a grelha untada com óleo asse brandamente o Salmão pincelando-o com molho em ambos os lados. Sirva quente com batatas cozidas e temperadas com ervas finas Damm.

 


1 Salmão fresco 2 a 3 kg . 4 colheres (sopa) de farinha de trigo . ½ colher (chá) de pimenta do reino moída Damm . 1 colher (chá) de páprica doce Damm . 50 a 100 g de margarina sem sal . 1 lata de creme de leite . Cogumelos . 1 colher (sobremesa) de ervas finas Damm . ½ colher (sobremesa) de sal

Misture a farinha com o sal, pimenta e a páprica e passe no Salmão por dentro e por fora. Unte uma assadeira com parte da margarina ou manteiga coloque o Salmão e leve ao forno pré-aquecido (225o C ) deixando assar lentamente e pincelando com margarina para não ressecar. Cozinhe os cogumelos em água salgada, escorra e refogue-os na manteiga. Disponha os cogumelos na assadeira ao lado do Salmão e deixe-o assando por mais alguns minutos. Retire o Salmão do forno e sirva com o creme de leite batido e temperado com ervas finas Damm.
 


Rendimento : (4 pessoas)
Ingredientes

Para o Salmão :       1 kg de Salmão fresco
                                   2 copos de cerveja clara
                                   suco de 2 limões
                                   2 colheres (chá) de colorau (opcional)
                                   2 dentes de alho amassados
                                   2 pimentas dedo-de-moça
                                   sal a gosto
                                   manteiga para untar a assadeira
                                   rodelas de cenouras
                                   folhas de salsinha para a decoração.

Para o molho:          3 maracujás frescos
                                   1 copo grande de suco de laranja
                                   8 colheres (sopa) de maionese (de preferencia feita em casa)
                                   suco de ½ limão
                                   1 pitada de açúcar e sal a gosto

Preparo do Salmão :

Prepara uma marinada com todos os ingredientes, coloque o Salmão e deixe nesses tempero por ½ hora. Leve ao forno numa assadeira untada com manteiga e cubra-o com papel alumínio durante a primeira ½ hora de cozimento. Retire o papel alumínio e deixe o Salmão no forno até assar por igual.

Reserve-o em lugar aquecido até a hora de servir.

Preparo do molho:

Abra os maracujás e passe a polpa para o copo do liquidificador . Acrescente o suco de laranja e bata durante 1 minuto. Passe para um outro recipiente e acrescente a maionese mexendo sempre até obter uma mistura fina e homogênea . Acrescente o limão, o açúcar e o sal. Reserve na geladeira até a hora de servir.

Guarnição : Batatas Sautées e arroz branco


Montagem:

Divida o Salmão nos pratos e distribua o molho por cima ou sirva-o separado em uma molheira. Guarneça com batatas Sautées e arroz, decore com folhas de salsinha e rodelas de cenoura

 


RECEITA DE GRANDES CHEFS PARA SALMÃO



(Tumbleweed, por Elka Gilmore)

Rendimento : (10 porções)
 Ingredientes:

10 postas de Salmão (100g cada), cortadas em 4 pedaços cada, marinados por 2 horas em:
·      2 dentes de alho cortados em fatias finas
·      2 colheres de vinho branco                                                
·      ¼ de xícara de azeite de oliva
·      sal e pimenta

1 colher de sopa de manjericão fresco, picado fino; 1 colher de sopa de orégano; fresco, picado fino; 1 colher de chá de hortelã, picado fino;Sal e pimenta

Confit de Pimentões:

1 pimentão amarelo, cortado em julienne; 1 pimentão vermelho, cortado em julienne; 2 dentes de alho cortados em fatias finas; ¼ de xícara de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manjericão moído; sal

Molho:

¾ xícara de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manjericão fresco, picado fino; 1 colher de chá de hortelã moído; 1 colher de sopa de salsinha picada; 2 colheres de sopa de vinagre de arroz; suco de 2 limões com sal e pimenta Cayenne.

Modo de preparo:

Para o confit: Cozinhe os pimentões e o alho por cerca de 15 minutos até que os pimentões estejam tenros, mas não moles. Acrescente o manjericão e o sal. Ponha de lado e deixe esfriar.

Para o molho: Bata todos os ingredientes até que estejam emulsificados.

Grelhe o Salmão até que esteja cozido cerca de 2 minutos de cada lado. Deixe repousar por cerca de 3 minutos. Coloque folhas de alface em cima de cada prato e despeje um pouco do molho sobre cada. Arranje um montinho de confit no centro de cada prato e espalhe os pedaços de Salmão ao redor. Termine colocando
um pouco de molho em cima do Salmão.

 

(Tough Dough Inn, Mani Bonsoleil)

(Rendimento : 6 porções)
Ingredientes

6 filés de 200g de Salmão . 6 colheres de sopa de pimenta preta moída grosso sal . Óleo de milho.



Molho de Raiz Forte

1,5 xícara de creme de leite azedo . 1,5 xícara de iogurte . 6 colheres de sopa de raiz forte preparada . ¼ de xícara de salsinha picada . ¼ de xícara de cebolinha picada . 2 colheres de sopa de suco de limão . 1 colher de sopa de casca de limão raspada . Sal a gosto.


Modo de preparar:

Junte e bata todos os ingredientes em um liquidificador até que estejam bem misturados. Tempere cada filé com sal e polvilhe ¾ da colher de sopa de pimenta nos 2 lados, pressionando levemente no peixe. Grelhe os filés em uma frigideira pesada e pré - aquecida por 12 minutos em cada lado, ou até que estejam tostados.

Reduza o calor e cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Sirva cada filé individualmente com 2 colheres do molho de raiz forte.

 



(Legal Sea Foods por George Berkowitz)


Rendimento : (6 porções)

Ingredientes

600 g de filé de salmão cortados em pedaços grandes . 1 cebola média picada . 3 xícaras de caldo de peixe . 3 pepinos descascados, sem sementes, picados . 1 a 1,5 colher de sopa de dill picados . 2,5 xícaras de iogurte . sal e pimenta moídos frescos.

Decoração

1 cebolinha picada . 6 fatias de pepino, sem sementes cortadas ao meio . 1 pimentão roxo (substitua por verde), sem sementes e fatiados fino . Ovas de peixe voador.


Modo de preparo

Cozinhe o Salmão no vapor, deixe esfriar e refrigere.
Misture a cebola com o caldo de peixe e pepino. Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo brando até que os pepinos estejam tenros e não moles - cerca de 5 minutos. Transfira para o liquidificador, acrescente o dill e o iogurte e misture até que fique homogêneo . Tempere com sal e pimenta. Refrigere .
Logo antes de servir acrescente o salmão à sopa. Decore cada prato com fatias de pepino, cebolinha e pimentões. Espalhe um pouco de ovas em cima de cada pedaço de Salmão.

 

12 - Salmão à Escandinava - Especialidade Sueca

Tempo de marinada: no mínimo 2 dias
Tempo de preparação: 20 minutos
Rendimento: 8 pessoas


1 quilo de Salmão fresco (se possível do lombo)
1 colher e ½ de chá de açúcar . 2 colheres de sopa de sal grosso . 1 colher de chá de pimenta branca acabada de moer . 1 molho grande de funcho . 1 limão


Cortar o lombo do salmão ao comprido e retirar a espinha dorsal. Com pinças, retirar também as espinhas pequenas dos lados, secar os filetes com papel do rolo da cozinha. Misturar o sal com açúcar e deitar no fundo de um prato alto e retangular. Logo em cima colocar um filete com a pele para baixo, cobrir e abundantemente com o resto da mistura do sal com açúcar, moer a pimenta branca por cima e cobrir tudo com o funcho picado. Colocar a outra metade do salmão e deitar o resto do sal e do açúcar por cima. Tapar com papel de alumínio e pôr em cima um objeto pesado, por exemplo uma tábua da cozinha com a lata de conserva cheia. Deixar marinar o salmão, durante 2 dias pelo menos, num local fresco e voltando-o freqüentemente. Para servir colocar o salmão com a pele para baixo, em cima de uma tábua, raspar o funcho e as especiarias e cortá-lo em tiras em viés até à pele. Acompanhar com o molho de funcho e mostarda

Molho : 4 colheres de sopa de mostarda picante . 3 colheres de sopa de açúcar . 2 colheres de vinagre de vinho branco . 5 colheres de sopa de azeite . 4 colheres de funcho picado.

Fazer o molho misturando os ingredientes muito bem. Servir ao lado do salmão e enfeitar com rodelas de limão à gosto.

Por pessoa aproximadamente: 1130 kj/270 kcal. 25g de proteínas,17g de gorduras, 4g de hidratos de carbono.

 

SALMÃO Coho


1 - Salmão Coho ao Forno com Caranguejo, Laranja e Hollandaise
(McCormick’s Fish House por Stephen Nogal)


Rendimento : (2 porções)
Ingredientes

1 filé de Salmão Coho 250g
3 fatias de uma laranja grande, descascadas e sem sementes
3 patas de caranguejo (Alasca ou Centolla) abertas
6 colheres de sopa de molho Hollandaise
¼ de xícara de vinho branco
2 colheres de manteiga clarificada
Ramos de alecrim para a decoração.

Modo de Preparo

Em uma assadeira derrame o vinho branco e por cima o filé de Salmão (a parte gordurosa para baixo), a manteiga ( somente sobre o peixe) e por último as fatias de laranja. Coloque as patas de caranguejo entre as fatias da laranja. Leve ao forno pré aquecido a 200o C por 7 a 10 minutos. Sirva com molho Hollandaise, decore com pedaços de carne de caranguejo e ramos de Alecrim.

 

DOURADO

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento : 4 Porções

1 maço de cheiro verde picado . 2 galhos de coentro picado . ½ folha de louro picado . 2 pimentas malaguetas picadas . 1 dente de alho picado . 1 cebola picada . 2 tomates sem sementes picados
Sal . suco de 2 limões . 4 postas de peixe - 250 g cada . 1 xícara de chá de azeite de dendê
1 xícara de chá de leite de coco

Junte todos os temperos e soque-os formando uma pasta. Acrescente sal e o suco de limão e mexa bem.
Esfregue as postas de peixe com tempero deixe tomar gosto por 2 horas. Aqueça o azeite com uma xícara de água e adicione as postas de peixe e todo o tempero, tampe a panela e cozinhe em fogo moderado por 30 minutos + ou - ou até que o peixe fique macio, mas sem desmanchar.

Acrescente o leite de coco e prove o tempero. Deixe aquecer bem e sirva com arroz branco.

 




6 rãs . noz-moscada . alho . ½ xícara de vinho branco . cebolas . sal . pimenta . limão . louro . salsa . sal . alcaparra.

Depois de limpas e temperadas com sal e limão devem ser refogadas. Faça um bom refogado com o azeite e os outros ingredientes, menos o vinho. Coloque nesse refogado as pernas das rãs, deixe refogar bem, ferver e tomar gosto. Quando já estiver pronto junte o vinho branco e dê uma rápida fervura.  

 



6 Rãs . 1 pitada de sal . 1 xícara de farinha de trigo . ovos . 1 limão . 2 colheres de sopa de leite.

Limpe, lave e tempere as rãs com sal ,pimenta e caldo de limão, deixando nesse tempero por mais de meia hora. Bata as claras em neve, junte as gemas bata bem e adicione o leite. Passe cada pedaço de rã nessa mistura de ovo e leite, depois em farinha de trigo e, novamente, em ovos. Leve-as a fritar em azeite fervendo.

Sirva quente.

 

Kani Kama



É um preparado de SURUMI a base de pescado branco.
Um delicioso e saudável alimento do mar. São palitos de pescado com o sabor e a textura do Pacific - Crab preparados com 100% de ingredientes naturais.
Estão prontos para comer, basta descongelar . Tem baixo teor de calorias e colesterol e alto valor nutricional.


Rendimento : 2 Porções

1 ½ xícara de arroz cozido . 4 azeitona pretas picadas . 12 cogumelos frescos . 1 colher de sopa de azeite . ½ colher de sopa de vinagre . 1 colher de chá de suco de limão . ½ colher de sopa de salsinha picada . 8 palitos de KANI - KAMA

Descongelar os palitos de KANI - KAMA e cortá-los em pedaços.
Misturar com arroz, as azeitonas, os cogumelos , a salsinha , o suco de limão, o azeite e o vinagre.
Temperar com sal e pimenta a gosto.
Servir a salada com folhas de alface e decorar com ramos de salsinha.

 



Rendimento : 2 Porções

1 cenoura média . aspargos . 100 g de vagem . 6 ramos de couve - flor . 8 palitos de KANI - KAMA

Molho GOLF : 3 colheres de sopa de Maionese . ½ colher de sopa de catchup . gotas de limão

Descongelar e cortar o KANI - KAMA em pedaços.
Cozinhar a vagem, a cenoura, aspargos e a couve - flor (todos em pedaços)
Preparar o molho Golf misturando os ingredientes.
Colocar o KANI - KAMA no centro de um prato e em volta os legumes cozidos. Servir com molho Golf.

 

Rendimento : 1 Porção

1 xícara de repolho branco cortado fininho . 2 colheres de sopa de maionese . 1 laranja em gomos . ¼ de xícara de suco de laranja . 4 palitos de KANI - KAMA

Descongelar e cortar os palitos de Kani - Kama em pedaços.
Misturar com o repolho, a maionese, a laranja em gomos e o suco de laranja , 1 hora antes de servir, pois assim o repolho estará macio e terá pego o gosto do KANI - KAMA.

 

Rendimento : 1 Porção

8 cogumelos grandes e frescos . 1 xícara de espinafre cozido . 1 ½ colher de sopa de maionese . 1 colher de suco de laranja . gotas de limão e conhaque . 4 palitos de KANI - KAMA

Descongelar os palitos de KANI - KAMA e cortá-los em pedaços.
Misturar com o espinafre e os cogumelos cortados em fatias. Misturar com o espinafre e os cogumelos cortados em fatias. Juntar a maionese, o suco de laranja, limão e conhaque a gosto. Servir em um prato ou tigela individual.

 


Rendimento : 1 Porção


1 xícara de alface picado . 1 xícara de agrião . 2 colheres de sopa de maionese
1 colher de agrião picado . 1 colher de creme de leite . gotas de limão . 4 palitos de KANI - KAMA

Descongelar os palitos de KANI - KAMA, cortá-los em dois e cortar cada metade no sentido do comprimento. Misturar o alface, o agrião e o KANI - KAMA e temperar a gosto. Preparar o molho misturando o agrião picado com a maionese, o creme de leite e gotas de limão a gosto. Servir a salada em um prato com molho.

 

Rendimento : 2 Porções

150 g de morangos . 4 colheres de sopa de maionese . 1 colher de sopa de hortelã picado
1 colher de sopa de licor de menta . folha de hortelã para decorar . 8 palitos de KANI- KAMA


Descongelar os palitos de KANI - KAMA, cortar em pedaços e colocá-los num prato alternando-os com os morangos. Preparar o molho misturando o hortelã picado, a maionese e o licor de menta. Servir a salada com molho e decorar com as folhas de hortelã.

 


POLVO


1 polvo pequeno ou ½ quilo de carne de polvo . 3 gemas . salsa . cebola . pimenta . azeite . manteiga . cravos.

Limpe o polvo retirando toda a película que envolve os tentáculos. Dê umas pancadinhas para desprender a película. Lave com sumo de limão e muita água. Corte em pedacinhos e tempere com limão, sal e alho bem socado.

Faça um bom refogado de manteiga e azeite em partes iguais, cebola ralada, pimenta do reino e verde, salsa, louro, dois cravos da Índia e tomates sem sementes. Junte os pedaços de polvo, refogue bem e deixe cozinhar, fazendo o caldo. Quando estiver pronto, retire os pedaços de povo e coe o caldo. Bata as gemas e despeje no caldo quase frio, leve de volta ao fogo para engrossar, mexendo sempre; recoloque os pedaços de polvo no caldo engrossado e sirva quente em prato coberto.

 


1 polvo . sal . batatas . cebola . salsa . molho de alcaparras.

Sendo polvo fresco, é preciso tirar-lhe o olho que tem no centro e o saco da cabeça, Bata-o bem contra uma pedra. Leve uma panela ao fogo com água e uma cebola golpeada em cruz, salgue. Quando começar a ferver, junte o polvo, as batatas e as cebolas. Quando a cebola estiver cozida, o polvo está pronto.

Sirva com molho de alcaparras, ou ainda com vinagre e óleo.

Esta mesma receita pode ser usada para polvos secos.

 

Vieiras

Tempo de preparo :  01 hora


·      4 vieiras frescas . 1 chalota . 50g de espinafre . ½ dl de vinho branco . 4 colheres de sopa de natas grossas . 1 pitada de sal . 2 colheres de sopa de queijo ralado . 2 colheres de sopa de manteiga
·      Abrir as conchas de Vieiras, extrair a carne branca e o músculo cor de laranja e lavar ligeiramente. Limpar as conchas e deixa-las ferver uns minutos. Picar a chalota fininha. Lavar cuidadosamente os espinafres, escorrer bem e picar.
·      Preparar os cogumelos (se forem frescos) , cortando-os fininhos. Aquecer a manteiga e saltear durante um momento a carne e os músculos das Vieiras, retirando depois e conservando-os quentes. Alourar a chalota.
·      Juntar os espinafres e os cogumelos e deixar fritar durante cinco minutos. Juntar o vinho e as natas, deixar ferver um instante e temperar. Juntar a carne e os músculos das Vieiras, aquecendo.
·      Ligar o forno (220o ) . Distribuir o cozinhado pelas conchas. Misturar o pão ralado com o queijo e polvilhar, colocando finalmente nozinhas de manteiga. Gratinar na parte superior do forno durante 10 minutos ou até apresentarem uma crosta dourada.


Tempo de preparo: 1h 30m
Rendimento: 6 porções

½ kg de Vieiras . 2 Colheres de Sopa de cebolinha verde picada . 1 xícara de chá de vinho branco seco; ½ colher de chá de sal . folha de louro . 250 g de Champignons 1 xícara de chá de água; 3 colheres de sopa de manteiga . 3 colheres de sopa de farinha de trigo . 1 xícara de chá de leite; 2 gemas . ¼ xícara de chá de creme de leite . ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado; Pimenta do reino a gosto

Cozinhe a cebolinha com o vinho, o sal e o louro, por 5 min. Acrescente as Vieiras, os Champignons e suficiente água para que cubra tudo. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 5 min. Retire as Vieiras e os Champignons; deixe o restante do líquido cozinhando, sem a tampa, até que o caldo fique reduzido a + 1 xícara somente. Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem. Adicione o caldo anterior e o leite. Deixe levantar fervura, mexendo muito bem e sem parar. Cozinhe por 1 minuto e retire do fogo. Em separado, misture as gemas com o creme de leite e a pimenta a gosto. Adicione ao molho quente, sem deixar de mexer. Leve tudo ao fogo, novamente, deixando levantar fervura e mexendo continuamente. Retire do fogo e misture o queijo parmesão. Separe um pouco deste molho, e o restante misture com as Vieiras e os champignons. Coloque a mistura em 6 conchas untadas com manteiga, cobrindo ao final com o resto de molho que havia sido separado e polvilhando com parmesão por cima. Leve ao forno médio para que doure ligeiramente. Sirva como entrada.

 


2 - Vieiras com Salada Fria - Especialidade Mexicana

Tempo de preparo :  01 hora


Para ceias em que se serve petiscos já preparados.
Por pessoa aproximadamente 2260 kJ / 540 kcal, 49 g de proteínas, 25g de gorduras, 24g de hidratos de carbono.




·      32 Vieiras . 1 pitada de sal . Sumo de meio limão . 1 ramo de funcho . 1 ramo de salsa . 1 dente de alho
·      2 chalotas . ½ pimento verde . ½ pimento vermelho . ½ pimento amarelo . 2 tomates 1 pitada de sal
·      1 pimentinho conservado em vinagre .1 pitada de pimenta branca . 1 copo de tequilla (2cl) . 1 limão
·      Algumas folhas de chicória ou de alface

Abrir as Vieiras e retirar a carne e o músculo vermelho. Fervê-las quatro minutos em água com sal e deixar escorrer. Colocar numa tigela e regar com limão. Picar o alho e as chalotas, o funcho e a salsa, bem como os pimentos e os tomates. Juntar tudo às Vieiras e misturar bem. Bater o azeite com o vinagre, o sal e a pimenta e depois a tequilla . (A maneira mais prática é meter tudo num boião, tapar e sacudir com força). Deitar o molho sobre a mistura de Vieiras e vegetais mexendo com cuidado. Deixar repousar uma hora. Num prato de servir, colocar folhas de alface ou chicória bem lavadas e secas. Dispor sobre elas a mistura de Vieiras e vegetais, enfeitando com rodelas de limão e raminhos de funcho.

É costume mexicano beber teguilla muito fria com este prato.
 

ROBALO

Rendimento : 4 porções

1 Robalo de aproximadamente 1 1/2kg aberto pelas costas . sal e pimenta do reino a gosto

Para o recheio: 2 fatias de bacon picado . 1 xícara de farinha de rosca . 1 ovo cozido duro picado; 1 cebola picada . 1 colher (sopa) de manteiga derretida . 1 colher (chá) de salsinha picada; 1 colher (chá) de molho inglês . 3 colheres (sopa) de caldo de galinha

Para cobrir :       2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 2 colheres (sopa) de manteiga partida em pedacinhos

Tempere o peixe com sal e pimenta do reino. Reserve.

Prepare o recheio : leve o bacon ao fogo baixo, até ficar crocante. Junte o restante dos ingredientes e misture bem.

Recheie o peixe e feche com palitos ou costure. Coloque numa assadeira bem untada com óleo. Polvilhe levemente com farinha de trigo e cubra com os pedaços de manteiga. Asse em forno quente (200o C), pré aquecido, por 30 minutos, ou até ficar macio.

 


Rendimento : 4 porções

4 filés de robalo de aproximadamente 250g cada . sal e pimenta do reino a gosto
1 ½ colher (sopa) de azeite.

Para o Molho :         2 gemas . 2 colheres (sopa) de vinagre . 1 colher (sopa) de suco de limão . 2 dentes de alho . 1 xícara de azeite . ½ xícara de nozes moídas . sal a gosto
1/3 de xícara de salsinha picada

Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Pincele com azeite e lave ao forno quente (200o C), pré aquecido, por uns 15 minutos, até o peixe ficar macio.

Prepare o molho: coloque no copo do liquidificador as gemas, o vinagre, o suco de limão e o alho. Bata bem até ficar uma mistura homogênea. Aos poucos, com o aparelho ligado, junte o azeite em fio. Bata até engrossar. Acrescente as nozes e a salsinha e misture delicadamente. Tempere com sal e sirva com os filés assados.

 


Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento - 6 porções

1 kg de Robalo em filés . 5 colheres de suco de limão . 2 colheres de coentro picado . 2 colheres de sopa de salsinha picada . 2 colheres de sopa de cebolinha verde picadinha . 1 xícara de chá de manteiga derretida
2 xícaras de chá de farinha de mandioca
sal e pimenta a gosto.

Tempere o peixe com sal, pimenta, limão, coentro e salsa - cebolinha picada. Coloque em uma assadeira de barro e banhe os filés com a manteiga. Coloque em forno médio pré-aquecido, assando por + 40 minutos ou até que a carne do peixe esteja se separando em lasquinhas ao ser espetada com um garfo. Retire o peixe da assadeira e separe o caldinho numa xícara. Depois de resfriar, jogue fora a gordurinha que se forma por cima do caldo. Numa panela, aqueça novamente o caldinho, acrescentado a farinha de mandioca e mexendo sempre para que vire uma farofa torrada. Sirva o robalo acompanhado desta farofa.

 



                                  
1 Robalo (cortado em postas) . sal . pimenta do reino . 1 dente de alho . 1 galho de salda e cebolinha
1 copo raso de vinho tinto . colher de sopa de manteiga . 1 colher de sopa de farinha de trigo
1 latinha de champignons

Corte em postas um robalo e leve-as para uma panela com um pouco de sal, pimenta do reino, alho esmagado, a salsa e cebolinha e o vinho tinto. Leve tudo ao fogo forte. Assim que ferver, tampe a panela e diminua o fogo até o peixe cozinhar. Retire então os pedaços com cuidado, passando o molho por um passador. Desmanche no fogo a manteiga com uma colher de farinha de trigo, até tomar uma cor escura; junte aos poucos o molho levando de novo ao fogo para ferver. Adicione, no momento de servir, o conteúdo da latinha de champignons, acrescentando mais um pouco de manteiga.
Cubra o peixe com esse molho e rodeie o prato com fatias de pão, fritas em azeite.

 

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 5 porções

1 kg de Robalo em postas . 2 Colheres de sopa de suco de limão . 1 cebola grande em rodelas . 3 dentes de alho picados . 3 tomates sem pele e semente, cortado em rodelas . 1 pimentão verde sem semente, cortado em rodelas . 5 colheres de sopa de azeite . ½ xícara de leite de coco . 2 colheres de sopa de azeite-de-dendê . 5 colheres de sopa de coentro picadinho . Sal a gosto.

Tempere o peixe com limão e sal. Numa panela larga, refogue no azeite o alho, a cebola, o tomate e o pimentão durante 10 min. mexendo de vez em quando. Junte o peixe abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Acrescente o leite de coco e o azeite-de-dendê . Retire do fogo ao levantar fervura. Polvilhe com
coentro e sirva quente.

 


Tempo de Preparo: 1hora e 30 minutos
Rendimento: 6 porções

1 peixe inteiro de 1,7kg ( robalo, vermelho, pescada, etc), limpo e aberto do lado para rechear . 2 Colheres de sopa de suco de limão . Pimenta do reino . 1 Colher de sopa de coentro picado

Tempere o peixe com o limão, a pimenta e o coentro. Deixe descansar no tempero por ½ hora.

Recheio: 480g de camarão cozido picado . 1 cebola média picada . 6 fatias de pão de forma esfarelado . 2 ovos batidos . 1 Colher de sopa de salsinha picada . 1 colher de chá de azeite.

Numa tigela misture todos os ingredientes. Recheie o peixe e costure a abertura ou prenda com palito. Leve ao forno médio, em forma refratária forrada com papel de alumínio, até o peixe ficar cozido. Durante o cozimento, regue o peixe com 1 C.S. de margarina derretida com 1 xícara de água e 60ml de vinho branco.



Descontos do Vigilantes do Peso

3 porções de proteína, 1 porção de pão, ½ porcão de gordura
20 calorias opcionais - Total de Calorias / Porç


 

Centolla





Ferva o siri centola em água com sal e folhas de louro, até que ele fique com a cor vermelha mais acentuada.


Para acompanhar, prepare um molho a gosto. Nossa sugestão seria uma maionese de alho ou um molho manteiga.

 

Tainha


1 tainha . sal, limão, tomates, cebolas cortadas . pimenta verde e do reino à vontade.

Depois de limpa a tainha, corte em postas de dois centímetros de espessura, mais ou menos. Tempere com sal e limão, deixando-a nesse tempero durante uma hora.
Arrume numa panela camadas de tomates, cebolas cortadas em rodelas, pimenta do reino e pimenta verde e salsa.
Regue com bastante óleo; leve ao fogo até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente.
Da cabeça do peixe faça um bom refogado com tomates, tempero verde, sal com alho, acrescente um pouco de água e deixe cozinhar durante meia hora. Em seguida, escorra em um escorredor para que o caldo fique isento de ossinhos. Com esse caldo faça um pirão preparado com farinha de mandioca, que não deve ficar muito duro.

Sirva o peixe com pirão.

 


1 tainha de dois quilos, em postas largas . 1 pimentão ralado . 1 cebola ralada . 6 tomates sem peles e sementes . 1 dente de alho esmagado com sal . suco de dois limões . 1 molho de coentro . ½ xícara de chá de azeite de oliva . 1 colherinha de gengibre socado.

Leve uma panela ao fogo com azeite, a cebola, o pimentão e os tomates, deixe refogar até os tomates desmancharem. Junte uma xícara de café de água e acrescente o peixe já temperado com sal, o alho e o suco de limão. Abafe e deixe cozinhar em fogo brando.
Sirva com arroz e uma farofa feita com o próprio molho da tainha.

 

Lagosta



É importante não cozinhar ou assar demais a lagosta para que a carne se conserve macia.

                                                                                                    
Como limpar

1    Retire a cauda da lagosta já cozida.
2    Com o auxílio de uma tesoura, corte a casca dos dois lados.
3    Retire a carne da lagosta. Se a tripa ainda não foi removida, retire e jogue fora.
4    Nas lagostas com pinças (lagostas americanas e européias), remova a carne já cozida com a ajuda de um martelo.
5    Se desejar servir a lagosta pela metade, com a casca, corte ao meio, utilizando uma faca grossa e um martelo.

Para cozinhar

Para deixar a carne mais macia, não cozinhe a lagosta em água já fervente. Coloque-a em água com sal e leve ao fogo para ferver . Ferva por 3 minutos e a carne estará cozida.

 


Fácil - Pode ser congelada
Rendimento : 2 Porções . 309 calorias cada porção

1 cauda de lagosta grande . 1 xícara de migalhas de pão de forma, sem casca . 3 colheres (sopa) de manteiga derretida . Sal e pimenta do reino à gosto

Corte a lagosta ao meio, no sentido do comprimento. Reserve.
Coloque as migalhas de pão numa assadeira e leve ao forno moderado (180o C), pré aquecido, até dourar. Misture com a manteiga e tempere com sal e pimenta.
Cubra toda a carne com a farofa, apertando bem para formar uma camada fina. Leve ao forno por 25 minutos. Sirva logo.

 

Média dificuldade . Preparo antecipado
Rendimento : 2 Porções

1 lagosta de 700g cozida . 3 cogumelos grandes, cortados em fatias . 5 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de páprica doce . ½ colher (chá) de mostarda . 1 colher (sopa) de salsinha picada . ¼ de xícara de xerez . 2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 1 xícara de creme de leite . ½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Divida a lagosta ao meio e retire a carne. Corte-a em pedacinhos. Reserve. Cozinhe os cogumelos em 3 colheres (sopa) da manteiga e depois adicione a páprica , a mostarda, a salsinha e o xerex. Aqueça até ferver e reserve.
Numa panela, aqueça a manteiga restante, misture com a farinha, adicione o creme de leite e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Tempere. Acrescente os cogumelos e a lagosta.
Encha a casca da lagosta com essa mistura, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno bem quente (250o C), pré aquecido, por 15 a 20 minutos. Sirva logo.

 


Fácil - Pode ser congelado
Rendimento: 2 porções . 588 calorias cada porção

2 colheres (sopa) de manteiga . 1 colher (sopa) de farinha de trigo . 2 xícaras de leite . 3 gemas
2 caudas de lagosta cozidas . Sal e pimenta vermelha em pó a gosto

Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo até ferver. Junte a farinha, sal, pimenta e a metade do leite, mexendo sobre fogo moderado até obter um creme consistente. Reserve.
Numa vasilha, bata as gemas até espumarem, adicione o leite restante e misture bem. Acrescente ao creme reservado e volte ao fogo, mexendo sempre até as gemas cozinharem e formar um creme mais leve.
Corte a lagosta em pedaços pequenos e junte ao creme. Esquente rapidamente e sirva logo.

 

4 - Medalhões de Lagostas - À moda Maria Thereza Weiss

Rendimento : 6 a 8 porções

3 a 4 lagostas de bom tamanho frescas e aferventadas . 100 g de amêndoas em lâminas . 1 copo de champanha ou vinho Madeira seco . 1 colher, das de chá, de estragão batidinho . 1 litro de leite
3 colheres, das de sopa, de manteiga . 2 colheres, das de sopa, de azeite . 1 cebola batidinha.
2 dentes de alho socado . 1 cálice de conhaque . 6 colheres, das de sopa, de farinha de trigo.
250 g de creme de leite . 1 xícara de queijo Gruyère ou parmesão ralado . 2 a 3 tabletes de caldo de galinha concentrado . 2 a 3 pimentas calena bem socadas . molho inglês.

1a Etapa: Depois que as lagostas forem aferventadas, retire dos cascos e corte em medalhões. Coloque os medalhões. Coloque os medalhões em uma vasilha, regue com o conhaque e flambe. Doure o alho e a cebola em uma colher de manteiga com o azeite. Junte a lagosta, refogue bem, acrescente o champanhe , tempere com caldo de galinha a gosto (tablete) e deixe ferver por alguns minutos.

2a Etapa : Doure a farinha em 2 colheres, das de sopa, bem cheias, de manteiga e, sempre mexendo, adicione o leite aos poucos. Quando obtiver creme de boa consistência, junte o estragãao e a lagosta como molho. Misture cuidadosamente, acrescente a pimenta e tempere com tabletes de caldo de galinha (sempre dissolvidos em um pouquinho de leite fervente), molho inglês a gosto e       sal, se necessário. Ferva rapidamente, junte o creme de leite e a amêndoa. Prove os temperos e      assim que ferver, retire do fogo. Adicione a metade do queijo, misture e deite em um pirex untado. Polvilhe com o restante do queijo e, se quiser, com mais 100 g de amêndoas torradas e picadinhas. Sirva em seguida.

 

5 - Lagosta ao “Gratin- À moda Maria Thereza Weiss

1 lagosta de bom tamanho, fresca e cozida . 1 copo de leite . 2 gemas . queijo parmesão ralado
½ cebola ralada . manteiga . 1 colher, das de sopa, bem cheia de maizena ou farinha de trigo
2 colher, das de sopa, de vinho branco ou do Porto . 3 colheres das de sopa de creme de leite
1 colher das de café , rasa de mostarda em pasta . sal, salsa e pimenta do reino

1a. Etapa : Deixe a lagosta esfriar, na própria água em que foi cozida, desamarre-a e abra, com cuidado, para conservar a carcaça inteira. Retire a carne, limpe bem, tirando a tripa e lave em água corrente. Corte em pedacinhos e tempere com o vinho e um pouquinho de pimenta.

2a. Etapa : Creme : Misture o leite com a maizena e as gemas e passe pela peneira. Junte 1 colher, das de sobremesa, rasa, de manteiga, tempere com sal e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e cozinhar. Adicione uma colher, das de sopa, cheia de queijo, o creme de leite e a mostarda. Misture rapidamente e retire do fogo.

3a. Etapa : Leve uma panela ao fogo com uma colher, das de sopa, de manteiga e a cebola ralada, para dourar, Junte a lagosta, refogue bem e adicione o creme. Misture rapidamente, deite boa porção de salsa picadinha, prove o sal e retire. Encha, com o recheio, a carcaça da lagosta. Alise bem com uma faca passada em manteiga derretida, polvilhe com queijo ralado, salpique com manteiga, coloque em um pirex e leve no forno para gratinar . Arrume em um prato, enfeite com folhas de alface e rabanetes, cortados em formato de flores. Sirva em seguida.

 

6 - Lagosta ao Creme com Champignon - À moda Maria Thereza Weiss

3 a 4 lagostas aferventadas . ½ copo de vinho Madeira seco . 1 vidro de champignons . ½ litro de creme de leite . 1 colher, das de sopa, de molho inglês . 4 colheres, das de sopa, de ketchup
1 colher, das de sopa, rasa de maisena ou farinha de trigo . 2 colheres, das de sopa, de manteiga fresca . 2 colheres, das de sopa, de azeite . 1 cebola grande . 1 dente de alho . 4 tomates picadinhos (sem peles e sementes) e passados pela peneira . 1 colher, das de chá, de pimenta do reino . sal

1a. Etapa: Retire as cascas e as tripas escuras dos dorsos, corte as lagostas em pedaços regulares e tempere com sal, a pimenta do reino e o molho inglês . Leve ao fogo a manteiga com o azeite, o alho socado e a cebola ralada; deixe dourar levemente, junte a lagosta e o tomate, refogue por uns 2 minutos e adicione o vinho e os champignons cortados em lâminas. Refogue por mais uns 5 minutos.

2a. Etapa: Misture o creme de leite com o ketchup e a maisena, passe pela peneira, deite sobre o refogado de lagosta, mexa sem parar, até engrossar; prove o sal e demais temperos e sirva em seguida. Acompanhe com arroz branco.

 

7 - Lagosta à Newbourg - À moda Maria Thereza Weiss

3 lagostas médias e aferventadas . ¾ de copo de vinho Madeira seco . 1 cebola grande . 1 dente de alho socado . 2 colheres, das de sopa, de suco de limão . 250g de creme de leite fresco . 4 gemas
1 colher, das de chá, rasa de maisena . 2 colheres, das de chá, rasa, de pimenta do reino branca (moída na hora) . sal . 1 colher, das de sopa, de molho inglês

Depois de ter retirado as cascas e as tripas escuras das costas, corte as lagostas em pedaços regulares, ponha em uma tigela e tempere com o molho inglês, o vinho, a pimenta o reino, o suco de limão e sal a gosto. Leve em segida uma panela ao fogo com a manteiga, o alho socado e a cebola ralada. Deixe dourar levemente, junte a lagosta, refogue por uns 3 minutos, mexa cuidadosamente, sem parar, e adicione as gemas e a maisena, misturadas com o reme de leite, Prove o sal e retire do fogo antes de frver, a fim de não talhar. Sirva em seguida. Se gostar, polvilhe com salsa picadinha, misturada com queijo parmesão ralado.


Dicas para comprar e bem cortar

Compre, de preferência, lagosta viva. Lave em água corrente e amarre fortemente com barbante groso, dobrando, com jeito, a parte da cauda para dentro, sobre a barriga. Cozinhe em bastante água temperada com sal, um pouco de vinagre, ½ folha de louro, rodelas de cebola, ramos de salsa e alguns grãos de pimenta do reino. Depois de cozida (o que se conhece pela cor avermelhada) ; retire a lagosta, colocando-a sobre uma tábua com a parte inferior voltada para cima. Com tesoura própria ou faca afiada, corte a casca, de forma a não prejudicar a carcaça. Retire a carne inteira do corpo e depois a tripa grossa e escura que está em todo o comprimento. Se não houver necessidade de conservar a carcaça perfeita, para a ornamentação do prato, retire, também, as carnes da cabeça, ferrões e pernas. Isto é fito com um garfo próprio ou quebrando a cascas. Estas carnes são saborosas e podem ser aproveitadas em inúmeras preparações, tais como coquetéis, maioneses, musses, recheios e risotos.


 


Tempo de descongelação: 10 horas
Tempo de preparação: 1 hora

2 lagostas congeladas de 500g cada . 4 chalotas . 200 g de cogumelos . 3.5dl de natas . 100g de manteiga . 2 colheres de chá de farinha . 2 colheres de sopa de azeite . 1 pitada de pimenta branco . 1 ramo de funcho . 50 g de queijo tipo Emental ralado . 1 colher de chá de sal . 3 colheres de sopa de pão ralado.

Deixar descongelar as lagostas no frigorífico durante cerca de dez horas. Cortá-las ao meio no sentido do comprimento. Extrair a carne e cortá-la em pedaços de cerca de três centímetros . Picar as chalotas miudinhas. Preparar os cogumelos (se forem frescos) e cortá-los às tirinhas. Cozê-las juntamente com as chalotas e as natas, até o líquido ficar reduzido a um terço. Amassar 30g de manteiga com a farinha. Aquecer o azeite numa frigideira, juntar 50g de manteiga e a carne da lagosta, temperar com sal e pimenta e refogar durante dois minutos. Aquecer o forno ou o grelhador a 220o . Picar o funcho miudinho e juntar ao molho com a mistura de manteiga e farinha. Deixar cozer durante dois minutos temperar e misturar com a carne de lagosta. Encher as meias cascas com a mistura, polvilhar com o queijo e o pão ralados misturados previamente e gratinar com nozinhas de manteiga, cerca de dez minutos a um quarto de hora.

(Por pessoa, 1610 kJ/385kcal. 23g de proteínas. 26g de gorduras. 13g de hidratos de carbono)

 


9 - Lagosta com molho de mostarda - Especialidade Francesa

Tempo de descongelação: 10 horas

2 lagostas congeladas de 500g cada uma . 4 chalotas . 2 colheres de chá de colorau doce . 1 colher de chá de sal . 2 colheres de sopa de azeite . 100g de manteiga
 4 colheres de sopa de conhaque . 4 colheres de sopa de vinho da Madeira . 3,5 dl de natas . 2 colheres de chá de mostarda Dijon . Sumo de meio limão . 1 pitada de pimenta de caiena . 2 gemas de ovos . Algumas folhas de manjericão

Deixar descongelar as lagostas no frigorífico durante dez horas. Arrancar as patas e abri-las. Abrir os corpos ao meio. Tirar toda a carne das lagostas e das patas, temperando com sal e colorau. Picar as chalotas. Alourar a carne das lagostas numa frigideira com o azeite e a manteiga quentes, juntando as chalotas no último minuto (cinco minutos ao todo). Deitar logo o conhaque e o vinho da madeira, deixando cozer mais um minuto em lume brando. Retirar a carne de lagosta e mantê-la quente. Juntar as natas, deixá-las ferver até ficarem reduzidas a metade. Bater o sumo de limão com a mostarda, a pimenta de caiena e as gemas de ovo e misturar às natas. Temperar. Cobrir a carne de lagosta com este molho e enfeitar com o manjericão.

 



Lave bem as lagostas e corte as barbatanas da parte de baixo. Numa panela grande, ferva bastante água com fatias de limão e alguns grãos de pimenta. Coloque as lagostas, espere ferver de novo, abaixe o fogo e cozinhe por 10 min. Corte as lagostas no sentido do comprimento. Retire a carne e corte em pedaços grandes. Reserve as cascas.


Molho: 2 C.S. de margarina . 2 Colheres de sopa de farinha de trigo . 2 gemas . 1 xícara de caldo básico de peixe ou de galinha . 1 xícara de vinho branco seco . 4 C.S. de queijo parmesão ralado.


Numa panela derreta a margarina. Acrescente a farinha, mexendo sempre até dissolver. Continuando em fogo baixo, junte as gemas batendo até ficar cremoso. Junte o caldo de peixe e o vinho, mexendo e cozinhando até engrossar. Retire do fogo e acrescente a lagosta. Divida a mistura igualmente nas 12 cascas. Salpique com o queijo e leve ao forno quente para gratinar.

 

Rendimento : 6 a 8 porções

3 ou 4 lagostas de bom tamanho frescas e aferventadas . 100g de amêndoas em lãminas . 1 copo de champanhe ou vinho madeira seco . 1 colher das de chá de estragão batidinho . 1 litro de leite . 3 colheres das de sopa de manteiga . 2 colheres das de sopa de azeite . 1 cebola batidinha . 2 dentes de alho socado . 1 cálice de conhaque . 6 colheres das de sopa de farinha de trigo . 250g de creme de leite . 1 xícara de queijo Gruyére ou parmesão ralado . 2 a 3 tabletes de caldo de galinha concentrado . 2 a 3 pimentas caiena bem socadas . Molho inglës.

1a. Etapa: Depois que as lagostas forem aferventadas retire dos cascos e corte em medalhões. Coloque os medalhões em uma vasilha, regue com conhaque e flambe. Doure o alho e a cebola em uma colher de manteiga com o azeite. Junte a lagosta refogue bem, acrescente o champanhe, tempere com caldo de galinha a gosto (tablete) e deixe ferver por alguns minutos.

2a. Etapa: Doure a farinha em 2 colheres das de sopa bem cheias de manteiga e sempre mexendo, adicione o leite aos poucos. Quando obtiver creme de boa consistência, junte o estragão e a lagosta com o molho. Misture cuidadosamente, acrescente a pimenta e tempere com tabletes de caldo de galinha (sempre dissolvidos em um pouquinho de leite fervente), molho inglês a gosto e sal se      necessário. Ferva rapidamente, junte o creme de leite e a amêndoa, prove os temperos e assim que ferver retire do fogo. Adicione a metade do queijo, misture e deite em um pirex untado. Polvilhe com o restante do queijo e se quiser, mais 100g de amêndoas torradas e picadinhas. Sirva em seguida.

 

Tempo de descongelação : 12 horas
Tempo de preparo : 20 minutos


1 lagosta pequena pode ser congelada . 1 raminho de salsa ou funcho . Sumo de ½ limão . 50 g de maionese . 1 pitada de sal . 1 pitada de pimenta branca acabada de moer . 1 pitada de açucar . Algumas folhas de alface . 1 ramo de funcho . ½ limão.

Se a lagosta for congelada (mais barata), tirá-la do invólucro e deixá-la descongelar dentro do frigorífico. Retirar a carne da lagosta e cortar em rodelas finas. Picar o funcho ou a salsa. Misturar o sumo de limão com a maionese e temperar com sal, a pimenta, o açucar, misturar tudo muito bem. Lavar e secar as folhas de alface forrando com elas uma taça grande. Colocar por cima a mistura. Enfeitando com folhas de salsa ou funcho, rodelas de limão cortadas ao meio e a carne de dentro das pinças da lagosta.

Por pessoa, aproximadamente 630 kj/150 kcal, 4 g de protéinas, 13g degorduras, 3 g de hidratos de carbono.

 


Especialidade dos Estados Unidos

Tempo de preparo : 15 minutos

16 gambas grandes ou lagostins pequenos . 4 folhas de alface . 125g de maionese
3 - 4 colheres de sopa de ketchup . 1 ou 2 colheres de sopa de vinho da madeira .
Sumo de ½ limão e rodelas de outro . 1 pitada de sal e açúcar . 1 pitada de pimenta branca.

Descasar as gambas ou os lagostins. Forrar 4 taças próprias com as folhas de alface cortadas em pedaços ou em juliana. Misturar a maionese com o restante dos ingredientes e deitá-las nas taças. Colocar em cada taça 4 gambas ou lagostins com a cabeça metida no molho e o cauda a sair das taças. Enfeitar com rodelas de limão, que encaixam no bordo de cada taça por um corte.


Por pessoa: 940 kj/225kcal, 9g de proteínas. 17g de gorduras, 9g de hidratos de carbono.

 


Tempo de descongelação: 8 horas
Tempo de preparo: 1 hora


3 caudas de lagostas congeladas - 200g cada . 4 tomates . 2 chalotas . 1 cebola . 1 talo de aipo . 1 raminho de estragão fresco . 1 melão pequeno . 1 folha de louro . 1 colher (sopa) de cominhos em pó . 1 colher de sopa de sal . Alguns pingos de Dabasco . 2 gemas de ovo . 1 pitada de sal . 4 colheres (sopa) de mostarda picante . 4 colheres (sopa) de azeite . 4 colheres (sopa) de conhaque . 1,2 dl de natas . 1 pedacinho de trufa.

Deixar descongelar as caudas de lagosta dentro do frigorífico durante 8 horas,cortar os tomates em 8 pedaços, lavar o aipo e o estragão e picá-los. Cortar o melão ao meio em serrilha e retirar as pevides. Tirar a parte central do melão aos pedacinhos, misturar com os bocados de tomate, e o estragão, as chalotas e deixar esfriar no frigorífico. Ferver durante 5 minutos a cebola, o aipo, a folha de louro, os cominhos, o sal e Dabasco em um litro de água. Deixar arrefecer. Quando estiver frio, colocar as caudas de lagostas dentro do caldo e deixá-las cozer em fogo branco durante 5 minutos, arrefecendo dentro do caldo. Bater as gemas com sal e a mostarda, juntado o azeite gota a gota, duas colheres de sopa de conhaque e um pouco de líquido da trufa. Bater até obter um creme grosso, colocar as verduras escorridas dentro das metades do melão. Cortar as caudas de lagosta e desprender a carne, voltando a colocá-las sobre as cascas. Colocar em um prato de servir ao lado das metades do melão, enfeitando as lagostas com pedacinhos de trufa e regando com o resto do conhaque. Servir com a maionese de mostarda.

Por pessoa, aproximadamente,1880 kj/450 kcal,16g de proteínas,24g de gorduras,35g de hidratos de carbono.

 

Camarão


½ quilo de camarões frescos . 1 limão . 4 tomates maduros . cebola verde e de cabeça . salsa e coentro . louro . sal . pimenta à vontade . leite de um coco ou um vidro de leite de coco.

Depois de descascados e limpos, ponha os camarões num molho feito com limão, tomates picados, cebola verde e de cabeça, salsa, temperos verdes, louro, sal, pimenta do reino e óleo.

Passada uma hora, leve tudo ao fogo brando, deixando até os tomates ficarem completamente desmanchados e o molho grosso. Retire do fogo quando estiver quase sem molho, junte o leite de coco, misture bem e sirva imediatamente.

 



2 kg de camarão . 1 lata de palmito . 1 queijo catupiri grande . ½ xícara (chá) de leite . 1 colher (sopa) de Claybom . 4 tomates grandes batidos no liquidificador . 1 colher (sopa) de Óleo . 1 colher (sopa) de cebola picadinha . salsa e cebolinha . pimenta vermelha e do reino . sal . limão e maionese.

Limpe os camarões, lave com água e limão. Tempere com sal e pimenta do reino. Refogue a cebola picada no Óleo e claybom misturados. Junte os camarões, os temperos e abafe.  Quando ferver, acrescente o suco de tomate e deixe no fogo uns quinze minutos. Acrescente o palmito cozido.  Engrosse com uma colherinha (chá) de maisena dissolvida no leite. Forre um pirex com o queijo catupiri, espalhando-o bem, como se estivesse forrando uma forma com massa. Sobre o catupiri. Coloque o recheio de palmito e camarão.

Polvilhe com bastante parmesão ralado e leve ao forno quente.

 



1 kg de camarões . 2 maços de salsa . sal . óleo.

Lave bem os camarões e tire os olhos. Lave bem os galhos de salsa e leve-a ao fogo numa frigideira com Óleo . Deixe o óleo aquecer bem.

Retire a salsa e frite os camarões com as cascas, nesse óleo. Deixe torrarem bem.
Tire-os, coloque num coador, polvilhe com sal e passe para uma travessa, enfeitados com os galhos de salsa frita.

 


1 kg de camarões . 1 kg de quiabos . 3 tomates . 1 colher (sopa) de cebola picadinha . Óleo . sal . pimenta malagueta e do reino . salsa . cebolinha . 2 colheres (sopa) de azeite de dendê.

Limpe os camarões e refogue com Óleo e todos os temperos. Junte um copo e meio de água e os quiabos cortados em rodelinhas. Deixe tudo cozinhar e formar um molho grosso e saboroso. Quando estiver pronto, junte o azeite de dendê, deixe um instante mais no fogo e sirva com pirão de farinha de arroz.

Obs. : O caruru também pode ser feito com bacalhau ou com camarões secos. Tanto estes como o bacalhau       devem ser postos de molho, de véspera.

 

Tempo de preparo: 20 minutos


24 camarões pequenos . 100g de cogumelos . Sumo de ½ limão . 1 pitada de sal . Pimenta branca . 50g de maionese . 1 centro de alface . 100g de pontas de aspargos.

Descascar os camarões, preparar, lavar e cortar em rodelas os cogumelos, se forem frescos. Bater o sumo de limão com sal, pimenta o açúcar e a maionese. Separar as folhas do olho da alface, lavar, secar e cortar em pedaços ou de preferencia em juliana. Misturar os camarões, as pontas de aspargos e a alface cortada com o molho e os cogumelos. Distribuir por 4 taças.



Por pessoa : 940 kj/225 kcal, 9 g de proteínas, 8g de gorduras, 4 g de hidratos de carbono.

 



Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 4 porções

480g de camrão cozido descascado . 1 tomate sem sementes, picado . 1 cebola média, picada . 1 pimentão verde, picado . ½ xícara de aipo, picado . Folhas de alface.

Molho Rosé : ½ xícara de iogurte naturas .    2 Colheres de sopa de ketchup . 1 colher de chá de molho inglês . 1 Colher de sopa de suco de limão . 1 pitada de pimenta do reino.

Numa saladeira, misture o camarão com os ingredientes restantes. Coloque sobre a alface. À parte, misture os ingredientes do molho e despeje sobre a salada.

 



Tempo de preparo: 15 minutos

Meia melancia . 50g de requeijão . 100g de camarão miúdo . 1 colher de chá de pimenta rosada . 50g de queijo fresco sem sal . 1,2dl de natas . 1 pitada de sal . 2 colheres de chá de sumo de limão . 1 colher de chá de mel . 1 colher de sopa de funcho picado . 1 raminho de funcho.

Cortar a melancia em quatro talhadas, recortando um pequeno semicírculo da polpa. Separar a polpa restante da casca exceto, no meio da talhada. Misturar a pimenta com o requeijão, o queijo fresco sem sal, as natas, o sumo de limão, o mel, o sal e o funcho picado e a polpa retirada. Colocar o creme sobre as talhadas de melancia e enfeitar com os camarões cozidos e funcho.

Por pessoa: 795kj/190kcal, 8g de proteínas, 9g de gorduras, 17g de hidrato de carbono.
 

Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 4 porções

1 kg de camarão limpo de tamanho médio . 1 cálice de Conhaque . ½ cálice de Jerez
4 Colheres (sopa) de extrato de tomate . 3 Colheres (sopa) de manteiga . ½ xícara de chá de creme de leite . Sal e pimenta do reino . Azeite para fritar

Numa frigideira com azeite bem quente, fritar o camarão. Despejar o Conhaque e deixar flambar. Quando apagar o fogo, adicionar o Jerez e manter fervendo por um momentinho. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Adicionar o extrato de tomate, dar uma fervura na mistura toda, retirar do fogo e imediatamente adicionar a manteiga. Quando esta se derreter, misturar o Creme de Leite. Servir com arroz.

 


Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 3 porções

250g de atum cortado em cubinhoss de 2 cm . 250g de camarão médio limpo

Caldo Básico : 1 cenoura em pedaços . 1 tomate sem pele e sementes, cortado em pedaços; 1 cebola picadinha . 2 talos de salsão picadinho . 1 dente de alho . 4 xícaras de água; Coentro, sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho Vinagrete :   1 tomate sem pele e sementes, cortado em pedaços . ½ cebola picadinha; 1 colher de sobremesa de salsinha picada . 1 colher de sobremesa de coentro picadinho . 2 colheres de sobremesa de vinagre . 2 colheres de sopa de água; Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho Rosê : 2 colheres de sopa de queijo Cottage . ½ xícara de leite . 2 colheres de sobremesa de páprica .1 colher de sobremesa de molho inglês . 1 colher de chá de açúcar

Molho de Shoyo : ½ dente de alho . ½ xícara de Tofu . 2 colheres de sopa de Shoyo ; ½ xícara de chá de leite . Sal a gosto

·      Junte todos os ingredientes do Molho Vinagrete e deixe marinar por 1 hora e separe.
·      Bata bem todos os ingredientes do Molho Rosê no liquidificador e separe.
·      Bata bem todos os ingredientes do Molho Shoyo no liquidificador e separe.
·      Cozinhe por 1 hora todos os ingredientes do Caldo Básico. Coe o Caldo, coloque na panela de Fondie e mantenha-o fervendo. Espete o peixe ou o camarão no garfinho e deixe cozinhar no Caldo Básico por + 2 minutos, passando ao final pelos molhos de sua preferência.

 

Tempo de preparo : 1 hora
Rendimento: 4 pessoas


1 kg de camarão médio . 1 colher (sopa) de Fondor Maggi . 3 colheres (sopa) de suco de limão . 3 colheres (sopa) de azeite-de-dendê . 2 cebolas picadas . 1 kg de tomate picado sem peles e sem sementes . 1 maço de cheiro verde (metade amarrado e metade picado) . 2 folhas de louro . 3 ramos de coentro fresco . ½ pimenta-vermelha picada . ½ xícara (chá) de castanha de caju picada.

Limpe o camarão. Tempere com o Fondor Maggi e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora. Aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o camarão, o tomate, o amarrado de cheiro-verde e o louro. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
Passado o tempo indicado, retire o amarrado de cheiro verde. Junte o coentro, o cheiro-verde picado, e a pimenta vermelha. Deixe ferver por mais alguns minutos. Passe para uma cumbuca , salpique com a castanha de caju e sirva. Acompanha com arroz branco.

Você pode substituir o azeite-de-dendê por azeite de oliva ou por óleo.

 

Trutas

TRUTA SUBIU A SERRA


A Truta além de ser muito gostosa,
É um peixe muito saudável.
Ela tem alto valor nutritivo.
Pelo seu elevado valor de proteína.
Sais minerais, vitaminas especialmente A e D.
Fora isso ela apresenta baixo teor
De calorias e possui ácidos graxos
Do tipo ômega 3.
Esses ácidos característicos dos peixes
De águas geladas reduzem o colesterol LDL.
Considerando o mais perigoso para o coração
Do homem.
Isso tudo é cientificamente provado.
E foi descoberto a partir do estudo
Nos povos esquimós.
O esquimó não morre de problemas cardíacos.
Isso se deve ao tipo de alimentação.
No caso deles o prato principal são os Peixes
De água fria.
Mas se você precisa reduzir o seu colesterol
De nada adianta você comer truta regada na manteiga.

PIONEIRISMO NO CARDÁPIO

No centro do Rio de Janeiro.
Um dos restaurantes mais
Tradicionais em culinária alemã.
O Ficha há anos incorporou a truta no cardápio
Apesar da falta de hábito do brasileiro
No consumo de trutas o movimento
Tem crescido nos últimos tempos
Principalmente entre o público carioca.
No Ficha servimos até 30 pratos
Principais à base de trutas todos os dias.
A cada 15 dias são consumidas cerca de 60 quilos
Desse pescado nobre em unidades de 300 gramas
Servidas fritas com molho e batatas cozidas.
Além das novidades, truta ao molho de amêndoas
E truta ao molho de geleia de framboesa e alcaparras
Novidade e pioneirismo das receitas do Bernardo.

 


200 g de massa para pastel ou massa para mil folhas . Carne desfiada de 1 ½ de trutas defumadas
1 cebola grande . Pimenta do reino . 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada . 30 g de manteiga
4 ovos . 150 g de queijo tipo Cheddar ou Parmezão . 300 g de creme de leite

Picar a cebola e colocá-la em uma frigideira com a manteiga - levar ao fogo brando até que a cebola fique dourada. Bater os ovos com o creme de leite, pimenta do reino e cebolinha verde. Colocar a massa em uma forma de torta; em seguida colocar o queijo em fatias finas juntamente com a carne de truta - colocar a cebola e a mistura, ovo / creme de leite.
Levar ao forno brando por 30 minutos até que a torta fique dourada.

 


Tempo de preparação : 30 a 35 minutos

4 trutas frescas . 1 colher (chá) de sal . ½ dl de vinho branco seco . 125 g de manteiga . 1 limão
1 ramo de salsa

Lavar e esvaziar as trutas cuidadosamente em água fria corrente, tendo cuidado para que a mucosa gelatinosa exterior não se rompa. Secar por dentro com papel toalha esfregar com sal. Atar os peixes, passando o fio pela mandíbula inferior e a cauda. Aquecer o vinagre e regar com ele as trutas colocadas em um prato de servir. Ferver a água com o sal e o vinho em um recipiente grande e deixar cozer as trutas de 10 a 15 minutos, em fogo brando, conforme o tamanho. Estão cozidas quando se conseguir desprender facilmente a barbatana do lombo. Derreter a manteiga e mantê-la quente. Cortar o limão em gomos. Servir as trutas enfeitadas com o limão e a salsa, acompanhadas da manteiga derretida.
O melhor acompanhamento é salada e batatas cozidas.

 



2 trutas defumadas . 1 cebola picadinha . ervas finas (frescas ou secas) . 4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de maionese (ou mais, se desejar uma consistência mais cremosa) . Sal a gosto

Retirar as peles e a espinha das trutas. Amassar bem com o garfo; acrescentar os temperos misturar bem. Servir com torradinhas, saladas, sanduíches, etc.

 


1 truta defumada . 125 g de farinha de trigo . ¼ litro de leite . 2 ovos . 1 colher de sopa de óleo
60 g de manteiga . 150 g de creme de leite . sal . pimenta

Preparação da Massa para os Crepes :

Colocar a farinha de trigo em uma tigela e acrescentar o leite aos poucos - bater os ovos em omelete com sal e pimenta; incorporá-los a massa e acrescentar o óleo. Deixar a massa repousar pelo menos uma hora.

Como cozinhar os Crepes :

Colocar um pouquinho de manteiga para derreter em uma frigideira; uma vez que a mesma estiver bem quente, colocar uma pequena concha de massa para cozinhar, rodando a frigideira para espalhar a massa de maneira uniforme. Quando o lado da massa estiver cozido, virar a mesma, acrescentar um pouco de manteiga na frigideira e deixar cozinhar o segundo lado.

Recheio :

Retirar a pele da truta e sua espinha.
Misturar a carne de truta com o creme de leite e a pimenta. Recheie cada crepe.
Depois de enrolar o crepe, dobrar as extremidades.
Untar de manteiga um prato refratário e colocar os crepes lado a lado.
Derreter a manteiga restante e colocar por cima dos crepes; deixando-os gratinar por 3 ou 4 minutos.
Servir quente




1 pacote de Truta Defumada dos Andes
1 vidro de queijo Filadélfia
Nozes moídas

Desfie a truta e misture com o queijo Filadélfia, até ficar espesso. Numa forma pequena, coloque um pouco de azeite e as nozes moídas, recheando com a mistura anterior. Ponha na geladeira por ½ hora. Desenforme e sirva com biscoitos salgados.

 


Rendimento : 4 pessoas

1 pacote de Truta Defumada dos Andes . 1 cebola . 1 tomate grande . 1 litro de leite

Refogar o tomate e a cebola, até que esta esteja cristalina. Liquidificar com o leite a truta desfiada. Esquentar e servir com cheiro verde picado.

 


1 pacote de Canelone . 2 pacotes de Truta Defumada dos Andes . 1 pimentão vermelho picado
1 cebola . 1 vidro de aspargos . 2 xícaras de molho branco . ¼ de creme de leite

Cozinhar o canelone. Refogar o pimentão e a cebola em um pouco de azeite. Adicionar a truta desfiada os aspargos e o molho branco. Rechear os canelones e acomodá-los em um pirex; regar com o creme de leite e levar ao forno até que se doure um pouco.

 

Tempo de preparo: 40 minutos

350g de aipo . 1 colher de sopa de sumo de limão . 2 trutas fumadas . 1,2 dl de nata . 40g de rábano bravo ralado . 1 pitada de sal e açúcar . 1 limão

Aproveitado só a parte branca do aipo, cortar em juliana fina e regar com limão. Tirar a pele das trutas e cortá-las em filetes, retirando todas as espinhas. Cortar cada filete ao meio e dispor os pedaços em forma de estrela sobre a cama de aipo. Bater as natas até engrossarem, misturar com o rábano, sal e açúcar. Com uma seringa de pasteleiro de bico de estrela grande, enfeitar o peixe com o creme obtido. Cortar o limão em rodelas e dispo-las a gosto.

Por pessoa aproximadamente: 2215 kj/530 kcal, 2g de proteínas,10g de gorduras,107g de hidratos de carbono.

 



4 Trutas . 2 colheres (sopa) de manteiga . 1 cebola cortada em rodelas finas . 2 copos de vinho branco
2 colheres de sopa de cebolinha cortada . 1 colher de sopa de salsa picada . sal, pimenta do reino, farinha de trigo . gotas de limão.

Lave as trutas e enxugue-as com papel absorvente.
Misture uma colher de azeite com sal e um pouco de pimenta do reino (de preferência moída na hora). Passe a mistura nas trutas por dentro e por fora. Envolva-as com farinha de trigo e retire o excesso.  Coloque numa frigideira, uma colher de sopa de manteiga no restante do azeite e frite as trutas, cuidadosamente, virando-as com o auxílio de uma espátula.
Quando elas estiverem douradas, arrume uma ao lado da outra, numa travessa aquecida e, sobre elas, algumas gotas de limão e salsa picada. Esquente o restante da manteiga até que fique na cor de avelã e jogue sobre as trutas.
Sirva com batatas cozidas.

 

Escargot


Sua carne é rica em proteínas e vitaminas, especialmente vitamina C , sais minerais, cálcio, magnésio, cobre, zinco, manganês, cobalto, iodo e ferro.

Preparo de receita :

Molho para cozimento: Água . sal . noz - moscada . cenoura
                                            vinho branco (um cálice para 24 unidades) . limão (com casca)

Separar o caldo para o preparo das receitas.

Vamos nos deliciar !

 



2 colheres de suco de limão . 2 dúzias de Escargots limpos . 1 litro do caldo do cozimento já preparados . 200 g de bacon ou 100g de camarão seco . 100g de cebola picada (3 cebolas médias)
100 g de tomate picado ( 2 tomates médios) . 100 g de pimentão . sal a gosto . óleo para refogar
coentro . orégano . ½ copo de vinho branco seco

Fritar o bacon, com a cebola e o pimentão, acrescentar o tomate, refogar os escargots neste molho, adicionando o vinho, coentro, orégano e limão. Reservar. Bater o caldo, com os ingredientes do cozimento, acrescentar o molho acima e completar com sal e pimenta a gosto. Servir quente com torradas de pão comum, (integral, gergelim) ou arroz ...

 


Rendimento : 4 pessoas

2 dúzias de carne de Escargots .1 xícara de molho “a Bourguignonne”. 8 xícaras de arroz recém cozido
½ xícara de queijo ralado

Misturar tudo, polvilhar o queijo ralado, levar ao forno para gratinar e servir quente.

 



2 dúzias de carne de Escargots . 1 xícara de molho “a Bourguignonne . 1 pacote de macarrão “Al dente” . ½ xícara de queijo parmesão ralado . Azeitonas verdes ou pretas

Misturar tudo, polvilhar o queijo ralado, acrescentar as azeitonas, levar ao forno para gratinar e servir quente.

 

Rendimento: 6 porções

4 dúzias de Escargots .100 g de toucinho defumado . 2 dentes de alho .1 cebola grande . 2 colheres (sopa) de azeite de Oliva . 1 copo de Champanhe . sal . pimenta . tomilho . louro

Limpar a cebola, o alho e cortá-los em pequenos pedaços. Picar o toucinho. Numa frigideira, colocar o azeite, esquentá-lo ligeiramente e colocar a cebola, alho, toucinho, tomilho e o louro esmigalhado juntamente com os escargots. Cozinhar em forno médio por 10 minutos. Acrescentar o champanhe e servir bem quente em prato fundo aquecido ou terrina de consumê.

Obs.: Pode-se acrescentar ½ colher de café de curcuma .

 


Molho “a Bourguignonne” - 200 g de manteiga .        ½ xícara de salsinha picada .     ½ colher (café) de                                                  sal refinado . ½ xícara de queijo ralado

Misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar pastoso. Escorrer os escargots após cozidos no “molho de cozimento”, colocá-los nas conchinhas e recheá-los com molho de manteiga segundo receita acima. Colocar em escargoteiras ou em torradas amanteigadas e levá-los ao forno médio.
Retirar quando a manteiga do molho estiver derretida e fervendo. Sirva quente acompanhado de torradas em vinho branco ou ainda com uma cerveja bem gelada ao estilo brasileiro.

 



2 dúzias de Escargots sem as conchinhas . 1 ou 2 dentes de alho . 1 lata de massa de tomate
2 tomates . 1 cebola média . 1 colher (sopa) de óleo de Oliva . 1 folha de louro . 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou maizena . sal a gosto

Cozinhe os escargots por cerca de 30 minutos, amasse o alho e a cebola e com uma colher de pau, misture-os ao óleo, juntamente com os escargots . Deixe curtir de 10 a 15 minutos. Adicione os demais temperos cortando os tomates em rodelas bem finas. Leve ao fogo para cozinhar durante 15 a 20 minutos, vai engrossando o molho com a farinha ou maizena dissolvida com um pouco de água fria. Sirva em seguida, retirando da própria panela.

 


Calcule uma porção de 10 a 12 escargots por pessoa. Ferva-os por cerca de 1 hora, com sal, vinho branco, cebola, cravo e / ou outros temperos que lhe aprouver. Escorra-os. Intercale-os em espetos com tiras de bacon e champignons. Passe-os em uma mistura de ovos batidos com azeite, sal, pimenta-do-reino, alho e depois na farinha de trigo ou rosca. Frita-os na manteiga, girando-os na frigideira para dourarem por todos os lados. Sirva em seguida.

 

Rendimento: 4 pessoas
24 Escargots . 6 colheres (sopa) de manteiga . 50 g de anchovas

Retire as espinhas das anchovas e deixe-as de molho por ½ hora, em água morna, para tirar o excesso de sal. Em seguida, macere-as juntamente com a manteiga até formar uma pasta untosa e uniforme. Ferva os Escargots por 1 hora e meia. Depois recoloque-os nas conchas, previamente recheadas com a massa de manteiga e anchovas. Deixe dourar em forno brando e sirva ainda quentes.

 


12 Escargots . ½ copo de vinho branco . 2 ovos . 1 colher (sopa) de farinha de trigo
temperos variados - ( cebola, cravo, salsa, cebolinha, louro, pimenta do reino e sal)

Retire a carne dos Escargots e coloque numa panela com água, sal, vinho e temperos. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Em seguida frite os escargots na manteiga, despejando depois sobre eles os ovos batidos até adquirirem a consistência que lhes é peculiar no preparo de qualquer omelete. Sirva em seguida.

 



½ lata de creme de leite com metade do soro
1 colher de sopa de cebolinha bem picada
1 pitada de sal
½ noz moscada ralada em ralador fino para queijo

Misturar tudo muito bem, ir despejando a mistura devagar sobre os Escargots até cobrí-los. Levar ao forno quente por 10 minutos.


Notas : Todas as receitas são acompanhadas de pão levemente torrado e bebida a gosto.

Bom Apetite


 

Linguado


1 pepino pequeno sem casca e sem sementes cortado em 12 fatias de 1 cm de espessura
sal a gosto . 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubo . ¼ de xícara de manteiga
500 g de pimentão vermelho picado grosseiramente . 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
1 colher de sopa de açúcar . 1 colher de sopa de vinagre . 1 colher de chá de páprica doce
3 filés de linguado cortados em cubo . 1 xícara de vinho branco seco
pimenta do reino branco a gosto . 16 camarões grandes limpos e cozidos . ¼ de xícara de xerez
1 xícara de creme de leite

Para enfeitar (opcional) : ramos de endro (dill)

 Salpique o pepino com sal. Deixe escorrer por 3 minutos. Coloque sobre um pedaço de alumínio junto com o tomate. Cozinhe no vapor por 2 minutos. Reserve.
Derrete a metade da manteiga numa panela pequena. Junte o pimentão, a cebolinha, o açúcar, o vinagre e a páprica. Tempere com sal. Cozinhe, com a panela tampada  por 5 minutos até o pimentão desmanchar. Mexa de vez em quando. Passe por uma peneira e reserve.
Você aqueça a manteiga restante. Junte o linguado e a metade do vinho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe por 3 minutos. Acrescente o camarão e cozinhe por mais alguns minutos até a carne do linguado ficar opaca. Transfira o peixe e o camarão para um prato aquecido. Cubra e conserve morno.

 


Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

½ kg de filé de linguado . sal e pimenta do reino . suco de ½ limão . farinha de trigo . 2 ovos batidos
farinha de rosca . Óleo para fritar . 2 bananas nanica . suco de ½ limão

Cortar os filés em tiras, enxugue bem e tempere com sal, pimenta do reino e o suco do limão.
Passe as tiras de peixe pela farinha de trigo, pelo ovo e pela farinha de rosca. Frite com o óleo quente dourando por igual. Escorra em papel absorvente e arrume numa travessa. Corte as bananas em fatias grossas e respingue-as com suco de limão e doure-as na mesma frigideira que fritou o peixe. Espalhe-as sobre o peixe e sirva,

 

Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 4 porções

1,5 kg de filés de linguado . 150 gramas de manteiga . 1 copo de vinho branco . Farinha de trigo; Sal, pimenta do reino e tomilho

Passe pela farinha de trigo e deixe dourar os filés em uma frigideira com a metade da manteiga. Reserve este peixe em uma assadeira de barro pré-aquecida. Ponha para tostar uma colher de sopa de farinha de trigo no restante da manteiga. Adicione o vinho, com sal, pimenta do reino e tomilho a gosto. Deixe cozinhar por + 3 min., mexendo continuamente. Despeje sobre o linguado e sirva.

 


Rendimento: 4 pessoas

Para o Linguado : 12 filés de linguado (50g cada) . 80 g de manteiga sem sal . 80 g de cebola picada; 4 doses do vermute francês Noilly Prat . 400 ml de caldo de peixe; 100 ml de leite de coco . 200 ml de creme de leite . 100 g de chocolate branco; 400 g de coco maduro . sal e pimenta do reino moída a gosto

Para a Guarnição: 4 Kiwis . 800 g de abóbora cortada como spaghetti (ou spaghetti squash); 4 pedaços de canela em rama; 40 g de manteiga com sal . 8 tomates - cereja; 80 g de manteiga sem sal . 4 ramos de hortelã

Preparo do Linguado:

Tempere os filés de linguado com sal e pimenta e coloque-os em recipiente que vá ao forno. Passe ligeiramente a cebola na manteiga aquecida sem deixar dourar, espalhe-a por cima dos filés, leve-os ao forno, cuidando para não tostarem. Retire - os e reserve-os em lugar aquecido. Em uma panela, coloque o Noilly Prat, o caldo de peixe e deixe em fogo lento, com a panela tampada, por 2 minutos. Acrescente então o leite de coco, o creme de leite e reduza à metade. Passe no “Chinois” fino e acrescente o chocolate derretido em banho maria. Se for necessário, apure o molho e reserve- o . Corte o coco em fatias bem finas e leve-as a corar no forno. Reserve.

Preparo da Guarnição:

Corte as tampas dos Kiwis e retire - lhes parte da casca nas pontas. Remova um pouco da popa que fica junto a casca e encha esse espaço com manteiga sem sal. Asse os kiwis no forno com as cascas.
Ferve a abóbora rapidamente em água com sal ( ou prepare o spaghetti squash), escorra e reserve.
Doure na manteiga com sal os pedaços de canela.

Montagem:

Distribua os filés de peixe nos pratos, com a pele para baixo, cubra-os com o molho de chocolate e com as fatias de coco. Disponha ao lado do kiwi, ninhos feitos com os fios da abóbora. Derrame no ninho a manteiga onde dourou a canela e decore com os tomates, os pedaços de canela e a hortelã

 


Tempo de preparo: 50 min
Rendimento: 4 porções

600g de filé de linguado temperado com limão e pimenta do reino . 1 cebola média ralada
180g de queijo ricota amassado com 1 maço de espinafre cozido . 1 Colher de sopa de cebola ralada
2 colheres de chá de azeite.

Em cima de cada filé, divida a mistura de ricota com espinafre. Feche os rolinhos com um palito e arrume-os numa forma refratária untada com spray. Regue com o azeite e asse em forno médio até ficarem cozidos, +/- de 20 a 25 min. Sirva com o molho de mostarda.

Molho de Mostarda: 3 Colher de sopa de mostarda . 1 xícara de leite desnatado misturado com 1 c.c.                                    de maizena . 1 dente de alho espremido . ½ cubinho de caldo de galinha                                        esfarelado.

Numa frigideira não aderente aqueça a mostarda. Aos poucos, acrescente o leite mexendo sempre. Adicione os ingredientes restantes e cozinhe até ficar cremoso. Não deixe ferver.

 

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 3 ou 4 pessoas

½ kg de filé de linguado ou de pescada . 1 colher (sobremesa) de Fondor Maggi
1 colher (sobremesa) de suco de limão

Recheio : 1 batata doce de tamanho médio (200g) . 1 colher (sobremesa) de manteiga
                  1 dente de alho amassado . 100g de queijo prato cortado em pedacinhos
                  1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Molho : 3 colheres (sopa) de óleo . 1 cebola média picada .        1 dente de alho amassado
              250g de camarão pequeno, já limpo . 2 tabletes de Caldo de Galinha Maggi dissolvidos em 1            xícara (chá) de água fervente . ½ lata de purê de tomate . 1 pitada de pimenta-do-reino
              1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Tempere os filés de peixe como Fondor Maggi e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora, no mínimo.
Enquanto isso, cozinhe a batata doce. Escorra e passe pelo espremedor. Aqueça a manteiga e doure o alho. Junte o purê de batata doce, refogue ligeiramente e retire do fogo. Junte o queijo e o cheiro verde e misture tudo muito bem . Reserve.

Prepare o molho;
Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o camarão, o caldo Maggi, o purê de tomate e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 20 min.
Enquanto isso, recheie cada filé de peixe com uma porção de purê de batata doce e prenda com um palito. Coloque os filés recheados no molho de camarão, tampe a panela e cozinhe em fogo bando por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo, salpique o cheiro-verde e sirva.

 

Ostras

Tempo de preparo: 50 minutos

48 frescas . 1 ramo de salsa . 4 colheres de sopa de pão ralado . 1 pitada de pimenta branca
1 gema de ovo . 4 colheres de sopa de farinha . 1 limão . 1 litro de óleo . Algumas folhas de alface

Passar as ostras pela farinha, pelo ovo e pão ralado. Fritar as ostras, poucas de cada vez, no óleo bem quente, durante cerca de dois minutos e conservá-las quentes. Servir sobre folhas de alface, a gosto, com rodelas de limão.

Por pessoa, aproximadamente 3260kJ/780cal, 59g de proteínas, 33g de gorduras, 58g de hidratos de carbono.

Sugestão : Em vez de ostras,  pode fazer-se esta receita com mexilhões abertos ao vapor.

 

tempo de preparo: 40 minutos

500g de espinafre fresco . 1 cebola . 1 dente de alho . 30 g de manteiga . 1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca . noz moscada . 16 ostras frescas . 2 colheres de sopa de queijo fresco sem sal . 2 colheres de sopa de natas . 1 pitada de pimenta de caiena . 1 colher (sopa) de queijo ralado

Arranjar os espinafres e salteá-los na manteiga com a cebola e o dente de alho previamente alourados. Temperar. Aquecer o forno ou grelhador a 250o . Untar quatro conchas ou pratinhos de servir com manteiga e enchê-los com os espinafres bem espremidos. Abrir as ostras e deitá-las nas conchas com o líquido. Bater o queijo fresco com as natas, o sal, a pimenta de caiena e o queijo ralado. Espalhar esta mistura sobre as ostras e gratinar.

Por pessoa aproximadamente 1235 kJ/295kcal, 26g de proteínas, 14g de gorduras, 16g de hidratos de carbono.

 

Especialidade Australiana
Tempo de preparo : 20 minutos

24 ostras frescas . 75g de bacon . Molho inglês q.b. . 1 limão

Cortar o bacon em tiras finas. Abrir as ostras pela parte bicuda com um abre-ostras ou com a ponta de uma faca resistente. Aquecer o grelhador a 250o . Colocar as ostras nas cascas sobre um tabuleiro de servir, com as tirinhas de bacon por cima e regadas com o molho inglês. Deixá-las grelhar até o bacon ficar estaladiço e servir com o limão cortado em oito gomos com casca.

Por pessoa, aproximadamente, 870 kJ/205 kcal, 27g de proteínas, 4g de gorduras, 16g de hidratos de carbono.

 

Mexilhões

tempo de preparo: 1 hora

2 kg de mexilhões . 1cebola grande . 1 dente de alho . 1 kg de tomate . 4 colheres de sopa de azeite
3,5 dl de vinho branco seco . 1 pitada de sal . 1 pitada generosa de pimenta branca .
1 molho de manjericão

Escovar bem os mexilhões sob água fria corrente, jogando fora os que estiverem abertos. Alourar a cebola e o alho picados no azeite, em fogo lento e mexendo de vez em quando. Juntar o vinho e deixar levantar fervura. Juntar o tomate sem casca e cortado miudinho, deixando cozer com o recipiente tapado durante vinte minutos. Temperar com sal e pimenta e voltar a deixar levantar fervura. Juntar os mexilhões, tapar e cozer oito minutos. Agitar bem a caçarola, para que todos os mexilhões fiquem bem cozidos. Colocar os mexilhões num prato de servir aquecido, enfeitando com folhas de manjericão e acompanhando com fatias de pão branco tostado e com manteiga de alho.

Por pessoa aproximadamente 1065kJ /255 kcal, 14g de proteínas, 7g de hidratos de carbono.

 

Especialidade Francesa
Tempo de preparo: 40 minutos

2 kg de mexilhões . 1 cebola grande . 1 folha de louro . 1 chávena mal cheia de água
1 pitada de pimenta branca . Sumo de meio limão . 3 gemas de ovo .
1 colher de sopa de mostarda de Dijon . 1 pitada de sal . 4 colheres de sopa de azeite
1 colher de queijo fresco sem sal . 1 colher de sopa de natas . 1 ramo de estragão e cerefolho

Escovar bem os mexilhões sob água fria corrente, deixando fora os que estiverem abertos. Ferver a cebola às rodelas e a folha de louro na água. Deitar os mexilhões com a pimenta, deixando-os cozer durante cerca de 8 minutos, agitando a caçarola freqüentemente. Deixar arrefecer destapados, deitando fora os que não abrirem. Colocar num prato de servir as conchas que contém os mariscos e regar com o sumo de limão. Bater as gemas com a mostarda e sal e juntar o azeite gota a gota. Deitar a maionese numa molheira, bem misturada com o queijo fresco sem sal e as natas e as ervas picadas por cima. Deitar alguma maionese sobre os mexilhões e servir o resto na molheira.
Acompanhar com pão branco.

Por pessoa, aproximadamente 2300kJ/550 kcal, 62g de proteínas, 27g de gorduras 15g de hidratos de carbono

 

Atum


Atum . Caldo de limão . 2 colheres de azeite . salsa . sal a gosto . pimenta do reino

Corte o atum em filés de 1,5cm de espessura , temperando com todos os ingredientes. Deixe o atum nesse tempero umas duas horas e então, escorra e asse na grelha sobre brasas vivas, virando dos dois lados. Sirva quente, com batatas cozidas, regando tudo com um molho de manteiga quente.

 

Haddock


1 kg de Abadejo Argentino ou Mero Chileno Defumados (tipo Haddock) Damm
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal . 1 colher (sobremesa) de Salsa Desidratada Damm
1 colher (sobremesa) de Limão & Ervas Damm . Pimenta do Reino Branca Damm a gosto

Grelhe o Haddock em chapa ou grelha untada com um pouco de óleo, por 10 minutos aproximadamente.
Prepare o molho, derretendo a manteiga com os condimentos, até que fique com uma cor dourada.
Despeje o molho sobre o peixe e sirva-o com batatas.

 


Rendimento: 4 pessoas
500g de haddock defumado (ou abadejo) . 2 xícaras de chá de leite B

Molho : 1 lata de creme de leite . 3 colheres de sopa de manteiga sem sal . pimenta do reino moída a             gosto . 1 pitada de noz moscada ralada . 1 colher de sopa de suco de limão

Coloque o haddock cortado em postas numa panela rasa, adicione o leite e acrescente 2 xícaras de água, leve ao fogo brando e cozinhe por alguns minutos. Retire do fogo e deixe esfriar no mesmo líquido em que foi cozido.

Preparação do molho : Misture o creme de leite com uma xícara do líquido de cozimento e manteiga. Leve ao fogo em banho maria, mexendo até aquecer. Tempere com a pimenta, a noz moscada e o suco de limão. Sirva o peixe com o molho à parte, acompanhado de batatas cozidas e arroz.

 

Arenque



2 colheres (sopa) de maionese . 1 colher (sopa) de cebola picada . 2 fatias grossas de pão diet
1 filé de arenque defumado . 1 rabanete . 3 galhos de endro (dill) . 2 galhos de erva doce

Bata no liquidificador a maionese, o endro e a cebola. Passe a pasta sobre as fatias de pão e cubra com o arenque defumado. Enfeite com o rabanete e os galhos de erva-doce. Delicioso !
Defumados

Você pode criar infinitas variações de canapés, usando os nossos produtos e o seu talento


Sugestão para 10 pessoas:

300 g de defumados em fatias salmão, surubim, mero (tipo Haddock) ou lula
caviar de salmão . caviar de peixe voador . molho escandinavo . raiz forte . alcaparras . azeitonas
pimentão . pepino em conserva . ovos de codorna defumados . dill (fresco) . sal . alface, etc.

Asse ligeiramente os pães, previamente cortados, e cubra-os com o molho de sua preferência. Corte os defumados, disponha-os sobre o molho e use os demais ingredientes para decorar seus canapés.
Bom proveito !

Você pode substituir o molho escandinavo por maionese, manteiga, patê de salmão ou de ovas de tainha.

 

Pescada

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 5 pessoas

1 kg de filé de pescada já limpo . Fondor Maggi . Pimenta do reino . Suco de limão . Farinha de trigo
2 ovos batidos . Farinha de rosca . Óleo para fritar

Molho : 1 lata de Creme de Leite Nestlé . 3 colheres (sopa) de suco de limão . Fondor Maggi
              1 colher (chá) de Mostarda . 1 colher (sopa) de azeite . Pimenta do reino
              1 gema cozida amassada . 1 tomate, sem pele nem sementes, picado
              1 colher (sopa) de alcaparra picada . 1 colher (sopa) de cheiro verde picado


Tempere os filés com o Fondor Maggi, a pimenta e o suco de limão. Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido e por último, na farinha de rosca (eles devem ficar recobertos por igual) . Frite os filés em óleo quente até que fiquem dourados. Coloque sobre papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

Molho : Misture o creme de leite, o suco de limão, o Fondor Maggi, a mostarda e o azeite. Mexa bem até obter um creme. Tempere com a pimenta e depois misture a gema. Acrescente o tomate, a alcaparra e o cheiro verde. Misture tudo muito bem.

Coloque os filés numa travessa e despeje o molho por cima. Sirva com batata cozida ou couve-de-bruxelas passada na manteiga.

 

Rendimento : 6 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

1 kg de peixe (cortado em filés ou postas) . 1 dente de alho amassado . Sal e pimenta do reino
Suco de limão . Farinha de trigo . Óleo para fritar

Molho : ½ kg de camarão . 3 colheres (sopa) de óleo . 1 cebola picada . 1 dente de alho amassado
              1 folha de louro . Sal e pimenta do reino . Cheiro verde picado . 4 tomates picados, sem pele                 nem sementes . 1 colher (sopa) de massa de tomate

Coloque o peixe de molho nos temperos e deixe por 30 minutos
Enquanto isso, prepare o molho. Limpe os camarões. Leve ao fogo uma panela como óleo e junte o camarão. Acrescente os temperos e deixe refogar por alguns minutos. Quando o camarão estiver dourado, junte o tomate e a massa de tomate dissolvida em um pouco de água. Tampe a panela e deixe em fogo baixo até o tomate desmanchar e o camarão ficar bem cozido.
Passe os filés ou postas pela farinha de trigo e frite em óleo bem quente. Escorra sobre papel absorvente e passe para uma travessa. Aqueça o molho de camarão e despeje sobre o peixe.
Sirva com arroz branco

Obs.: Depois de limpo, o camarão se reduz à metade do peso. Portanto, se o camarão já estiver limpo,           compre apenas 250g.

 

Rendimento: 3 ou 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora

½ kg de filé de pescada . 1 colher (sopa) de Fondor Maggi . Suco de 2 limões . Farinha de trigo
Óleo para fritar

Molho: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 2 colheres (sopa) de manteiga
              1 tablete de Caldo de Galinha Maggi dissolvido em 1 xícara (chá) de água fervente
              ½ lata de Creme de Leite Nestlé . 2 gemas .           1 colher (sopa) de mostarda
              2 colheres (sopa) de pepino em conserva picado . 1 colher (sopa) de cheiro verde picado

Tempere o peixe com Fondor e o suco de limão e deixe tomar gosto por 1 hora, no mínimo. Depois, escorra os filés (reserve o tempero) e passe-os pela farinha de trigo. Frite em óleo quente até dourar. Conserve aquecido

Prepare o molho:

Doure a farinha na manteiga em fogo baixo, sem parar de mexer. Acrescente aos poucos, o caldo Maggi e 2 colheres (sopa) do tempero reservado .
À parte, misture o creme de leite com as gemas, a mostarda, o pepino e o cheiro verde. Junte ao molho e aqueça bem, sem deixar ferver.
Despeje o molho sobre o peixe e sirva.

 

Tempo de preparo: 1 hora e 20 min
Rendimento: 6 porções
1260g de filé de pescada temperada com limão, alho espremido e pimenta do reino
120 ml de vinho branco seco . 2 Colheres de sopa de margarina . 1 Colher de sopa de cebola ralada
1 xícara de leite desnatado . 1 Colher de sopa de farinha de trigo . 1 pitada de noz moscada ralada
2 Colheres de sopa de queijo parmesão ralado . 180g de mussarela ralada

Arrume o filé de peixe numa fôrma refratária e despeje o vinho branco por cima. Deixe descansar por ½ hora. Leve ao forno médio pré aquecido por 10 min. Retire e reserve. Numa panela pequena, doure a cebola na margarina. Junte a farinha de trigo, mexendo até dissolver totalmente. Aos poucos, adicione o leite e cozinhe até tomar consistência grossa. Despeje a mistura sobre o peixe. Polvilhe com a noz-moscada, o queijo parmesão e por último a mussarela. Volte para o forno para assar e gratinar.

 

Pescadinha

Tempo de preparo 45 minutos
Rendimento: 4 porções
1080g de pescadinha inteiras, limpas e temperadas com pimenta do reino e limão
240ml de vinho branco seco misturado com 4 colher de chá. de azeite . 1 cebola média picada
1 C.S. de salsinha e de cebolinha picadas . 1 tomate médio picado . 2 cenouras médias raladas
1 pitada de pimenta do reino . 1 pitada de noz moscada . tirinhas de casca de ½ limão

Coloque as pescadinhas numa forma refratária. Misture o restante dos ingredientes e despeje sobre o peixe. Em forno médio, asse por +/- 25min. regando de vez em quando, ou até ficar cozido.

 

Lula

Rendimento : 8 pessoas

16 Lulas Grandes de cerca de 170g . 1 ramo de salsa . 100g de cogumelos . 2 dentes de alho
2 cebolas . 400g de vitela picada . 1 ovo .1 limão pequeno .1 pitada de sal . 1 pitada de pimenta branca
3 colheres de sopa de azeite . 1,2 dl de caldo de carne quente . 1,2 dl de vinho branco seco
1 colher de sopa de maizena . 1 frasco pequeno de alcaparras

Preparar as lulas, esvaziando-as e lavando-as bem. Para o recheio, picar miudinho os Alhos, as Cebolas, a Salsa, os Cogumelos. Misturar a carne picada com ¾ da salsa, o alho, os cogumelos, metade das cebolas e o ovo, bem como a casca do limão ralada, sal e pimenta. Rechear as lulas com esta mistura e fritá-las no azeite quente. Juntar o resto da cebola picada e cobrir com o caldo bem quente. Juntar o resto da cebola picada e cobrir com o caldo de carne e o vinho. Deixar cozer em lume brando durante cerca de vinte minutos. Colocar as lulas recheadas num prato de servir aquecido e conservar o calor. Engrossar o caldo com a maizena desfeita num pouco de água fina e deixar levantar fervura, Juntar o resto da salsa picada e as alcaparras. Retificar o tempero e deitar sobre as lulas.
Acompanha com pão.

 



400g de Lula Defumada Damm cortada em tirinhas . 1 cebola pequena finamente fatiada
¼ de xícara (chá) de óleo de milho . ¼ de xícara (chá) de suco de limão
1 colher (café) de Alho em flocos Damm . ½ colher (chá) de Orégano, Manjericão e Salsa Damm
1 pitada de Pimenta do Reino Preta em pó Damm . 200 a 250g de cogumelo em conserva fatiado


Misture o óleo, o suco de limão, as ervas, o alho e a pimenta. Adicione o cogumelo fatiado e combine com a Lula Defumada. Sirva com salada verde.

 

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 porções

2 Colheres de sopa de azeite . 1 cebola média . 2 dentes de alho espremidos . ½ pimentão vermelho picado . 1 xícara grande de arroz cru . 900g de lulas limpas cortadas em anéis
120 ml de vinho branco seco . 2 tomates picados, sem pele, sem sementes . 1 Colheres de sopa de salsinha picada . 1 xícara de caldo de galinha

Numa panela média, doure a cebola e  o alho no azeite.  Junte o arroz e refogue, mexendo sempre (+/ - 4 min) . Acrescente as lulas e o vinho. Cozinhe em fogo brando, com a panela tampada, até o vinho evaporar (+/ - 5 min). Adicione o tomate, a salsinha, a pimenta e metade do caldo de galinha. Mexa de vez em quando. Aos poucos, junte o restante do caldo. Espere o arroz ficar cozido e sirva.

 

Molhos

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 porções

2 Colheres de sopa + 2 colher de chá. de maionese light . 1 colher de chá de suco de limão;
1 Colher de sopa de cebola ralada . 2 Colheres de sopa de picles de pepino picado;
1 Colher de sopa de salsinha picada . 1 pitada de pimenta do reino.

 

Tempo de preparo : 10 minutos
Rendimento: 6 porções

1 xícara de iogurte . 2 Colheres de sopa de maionese light . 1 Colher de sopa de vinagre
2 Colheres de sopa de mostarda . 2 Colheres de sopa de cebolinha picada

Misture todos os ingredientes.

 


CARANGUEJO

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

2 Colheres de sopa de azeite . 1 cebola média picada
480g de carne de caranguejo (ou siri) limpa, desfiada e temperada com limão e pimenta do reino
2 Colheres de sopa de coentro picado . 1 tomate médio picado . 120ml de leite de coco
pimenta malagueta a gosto . 1 Colher de sopa de farinha de trigo . 4 ovos

Refogue a cebola no azeite. Adicione a carne de caranguejo, o coentro, o tomate, o leite de coco e a pimenta. Cozinhe em fogo brando por mais ou menos 6 min. Reserve. À parte, bata os ovos e junte a farinha de trigo aos poucos. Adicione o suficiente da mistura de ovos, para fazer a liga, na mistura de caranguejo. Transfira para uma forma refratária, untada com spray e cubra com o restante da mistura de ovo. Leve ao forno quente até gratinar.

 

Congo Rosa

Tempo de preparo: 45 min
Rendimento: 4 porções

900g de filé de peixe Congo Rosa temperado a gosto (limão, pimenta do reino, alho e cebola ralados, etc.) . 1 cebola média em fatias finas . 1 xícara de água . 2 Colheres de sopa de vermute seco
2 Colheres (sopa) de suco de limão . 4 colher (chá) de margarina light . 1 pimenta dedo de moça bem picadinha. 4 colheres de chá de margarina light . 1 cubinho de caldo de galinha esfarelado .
1 Colher de sopa de coentro picado . 2 xícaras de arroz cozido

Arrume o filé numa forma refratária e coloque a cebola por cima. Misture a água, o vermute e o caldo de limão e despeje sobre o peixe. Asse em forno médio de 20 a 25min, ou até o peixe ficar cozido. Transfira o peixe para uma travessa e mantenha quente. Coe o líquido da forma e reserve. Numa panela, doure a pimenta na margarina. Acrescente a farinha e cozinhe, mexendo sempre, até formar bolhas. Abaixe o fogo e acrescente o cubinho de caldo de galinha, o coentro e o líquido da forma. Se necessário, adicione água. Cozinhe até engrossar um pouco. Despeje sobre o peixe. Sirva com o arroz, dividindo igualmente.

 

Caviar


Tempo de preparo: 15min

50g de manteiga amolecida . 1 pitada de sal marinho . 2 colheres de chá de sumo de limão
2 colheres de sopa de funcho picado . 4 fatias de pão de forma integral . 100g de requeijão
80g de caviar

Bater o requeijão, a manteiga e o sal, até obter um creme espumoso, e juntar o sumo de limão e o funcho. Tostar o pão e barrá-lo com a pasta. Cortar cada fatia ao meio, em diagonal, e cobrir com o caviar, enfeitando com um raminho de funcho.


Por pessoa: 1130kj/270kcal, 4g de proteínas, 22g de gorduras, 13g de hidratos de carbono.

 

Badejo

Tempo de preparo: 1h 30m
Rendimento: 8 porções

2 filés de Badejo de + 1,5 kg cada . 700g de camarão pequeno limpo . suco de limão e sal a gosto
1,5 xícara de chá de Cogumelos picados . 1 xícara de chá de cebolinha verde picada
4 Colheres de sopa de manteiga . ½ xícara de chá de salsinha picada . 6 colheres de sopa de maionese
4 colheres de sopa de migalhas de pão de forma ligeiramente torrado

Cobertura : 3 colheres de sopa de manteiga . 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
                     1 xícara de chá de migalhas de pão de forma
                    
Tempere o peixe com limão e sal. Numa assadeira torrada com papel alumínio untado, coloque um dos filés. Frite os cogumelos e a cebolinha numa frigideira com manteiga. Pique os camarões e adicione aos cogumelos fritos. Deixe no fogo até que os camarões fiquem bem rosados. Caso forme muita água, coe e retire um pouco do líquido. Junte a salsinha, a maionese e as migalhas de pão. Espalhe tudo muito bem sobre a 1a. parte do peixe. Cubra com o outro filé. Passe a manteiga de cobertura por cima, polvilhando com o parmesão e as migalhinhas de pão. Deixe por 40 minutos em forno moderado pré-aquecido, até que esteja bem assado.

 

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 2 porções
½ mamão papaia médio (100g) descascado e cortado
1 banana prata pequena em fatias . suco de ½ limão médio . 1 xícara de arroz cozido
½ colheres de chá de Curry em pó . 420 g de filé de peixe de carne rija temperado com pimenta do reino e limão . 2 Colheres de sopa de cebolinha picada . 1 colheres de chá de margarina derretida
Fatias de limão

Numa tigela pequena, misture o mamão, a banana e o caldo de limão. Reserve. Misture o Curry no arroz e reserve. Numa forma refratária arrume o filé e cubra primeiro com o arroz e depois com a mistura das frutas. Salpique a cebolinha e despeje a margarina por cima. Cubra com papel de plástico, deixando um canino em aberto . Leve ao microondas (potência máxima) de 7 a 10min,ou até que o peixe fique pronto (teste com o garfo).

 

Tempo de preparo: 25min
Rendimento: 2 porções

2 xícaras de água . 1 cubo de caldo de carne . 300g de filé de peixe de carne rija

Molho de Cocktail : ½ xícara de purê de tomate .    2 Colheres de sopa de raiz forte
                                     1 Colher de sopa de caldo de limão . 1 colher de chá. de sal de cebola
                                     1 dente de alho espremido . 1 pitada de pimenta do reino
                                     Molho de pimenta a gosto . 4 colher de chá. de maionese light

Numa panela média, em fogo brando, dissolva o caldo de carne na água. Cuidadosamente, deite o peixe na água. Deixe cozinhar de 6 a min. ou até ficar cozido. Escorra o peixe, desfie e coloque na geladeira. Numa vasilha, misture todos os ingredientes do molho. Na hora de servir, junte o molho ao peixe e mexa levemente.

Variação : Substituir o peixe por 180g de camarão ou carne de siri cozida.

 


Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções
2 Colheres de Sopa de vinho branco seco . 1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de molho de soja . 2 colheres de sopa de açúcar mascavo . 1 colher de chá de gengibre ralado . 2 dentes de alho espremidos
900g de filé de peixe de carne rija(badejo, namorado, etc.)cortado em cubos temperados com pimenta-do-reino . 2 colheres de chá de óleo . 1 xícara de cada: cebola fatiada, pimentão verde e vermelho em tirinhas, champignons fatiados, repolho cortado fininho. 2 xícaras de fidelinho ou espaguetinho cozido . 1 colher de sopa de cebolinha picada.

Numa vasilha de vidro ou louça (não use alumínio) misture os 6 primeiros ingredientes. Acrescente o peixe, tampe e leve à geladeira por 15 minutos. Retire o peixe do tempero (reserve o tempero). Numa frigideira não aderente, doure o peixe no óleo dos dois lados. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira refogue, al dente, os vegetais no tempero reservado, mexendo sempre. Adicione água, se precisar. Junte o peixe e o espaguetinho e misture levemente. Sirva bem quente.

 

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 4 porções
4 colheres de chá de azeite . 1 cebola média ralada . 2 dentes de alho espremidos
3 xícaras de suco de tomate . 1 xícara de cada: pimentão verde, pimentão vermelho e aipo picados
1 colher de chá de tomilho . 1 folha de louro . 900g de peixe de carne firme (badejo,robalo,etc.)cortado em cubos, temperados com limão e pimenta do reino . Gotas de molho de pimenta a gosto
2 colheres de sopa de salsinha picada . 480g de batata cozida

Numa panela doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o suco de tomate, os pimentões, o aipo, o tomilho e a folha de louro. Cozinhe até que tudo fique macio, + 12 a 15 min. Adicione o restante dos ingredientes, menos a batata. Cozinhe em fogo baixo, até que o peixe fique pronto. Sirva com a batata, dividindo igualmente.

 

Frutos do Mar

Tempo de preparo : 2 horas
Rendimento : 4 porções
2 filés de Pargo . 2 caudas de Lagosta sem casca . 12 camarões Médios
1 xícara de chá de leite de coco . 2 xícaras de chá de leite . 1 colher de sopa de azeite-de-dendê
Suco de 1 limão . 2 colheres de sopa de vinagre branco . 2 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de extrato de tomate . 2 cenouras . 2 batatas pequenas cozidas
Pimenta do reino e sal a gosto . 1 cebola média em rodelas
¼ de pimentão verde e pimentão vermelho, sem sementes e em rodelas.

Prepare um vinagrete numa tigela, colocando limão, o extrato de tomate, o vinagre, os pimentões, o coentro e a pimenta do reino para descansar por 1 hora. Coloque numa panela de barro o azeite-de-dendê, o vinagrete anterior e deixe fritar bem. Junte o peixe, e quando estiverem quase cozidos, acrescente as caudas de lagosta, os camarões , a cebola, o leite de coco e o leite. Se quiser, adicione, adicione ainda um pouco de pimenta vermelha a seu gosto. Deixe tudo ferver por um momento, a seguir, adicione a batata e as cenouras cortadas em rodelas. Sirva bem quente, com coentro e cebolinha verde picadinhos por cima.

 

Namorado

Tempo de preparo : 50 minutos
Rendimento: 4 porções
1 colher de chá de azeite . 1 cebola média fatiada . 2 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de purê de tomate . 1 colher de chá de páprica . 1 xícara de água
2 bananas d’água grandes, verdes, com casca, sem as pontas, cortadas em 3
960g de peixe em postas (namorado, dourado, etc.) temperado com limão, coentro, pimenta do reino e salsinha picada . 2 xícaras de arroz cozido quente

Numa panela doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o purê de tomate e a páprica. Adicione a água e as bananas. Cozinhe com a panela tampada até que as bananas fiquem macias. Acrescente o peixe, tampe novamente e cozinhe até o peixe ficar pronto. Se necessário, acrescente mais água. Salpique a salsinha. Sirva com o arroz, dividindo igualmente.

 

Cherne

Tempo de preparo : 35 minutos
Rendimento: 4 porções
8 colheres de chá de margarina light . 1 cebola média ralada
30g de queijo Roquefort ou Gorgonzola esfarelado
1 xícara de leite desnatado, misturado com 1 colher de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de vinho branco seco
600g de filés de cherne cortados em medalhões temperados com limão e pimenta do reino
1 maçã descascada cortada em cubinhos ou bolinhas

Numa panela não aderente refogue a cebola na margarina. Acrescente o queijo e o leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até ficar cremoso. Adicione o vinho, o peixe e as maçãs. Cozinhe até que o peixe fique pronto.

 

Bacalhau

Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 4 porções

480 g de bacalhau cozido, sem pele, sem espinha, desfiado
240g de feijão fradinho cozido . 1 tomate médio, sem sementes, picado . 1 cebola média picada
16 azeitonas pretas pequenas picadas . 1 Colher de sopa de salsinha picada
1 Colher de sopa de cebolinha picada . 4 colher de chá. de azeite . 2 colher de chá. de vinagre
1 colher de chá de água . 1 pitada de pimenta do reino

Numa tigela misture os sete primeiros ingredientes. À parte, bata o azeite junto com o vinagre, a água e a pimenta do reino e despeje sobre a salada.

 

Tempo de preparo: 30 min.
Rendimento: 4 porções
1 kg de bacalhau seco, previamente dessalado, limpo e cortado em pedaços
4 batatas cortadas em rodelas . 1 pimentão verde sem sementes, cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodela . 2 tomates cortados em rodelas . azeite e sal a gosto
2 ovos cozidos cortados em rodelas . Pão torrado cortado em rodelas de + 1 cm . 12 azeitonas

Unte uma assadeira de barro com azeite e cubra todo o fundo de pão torrado. Coloque por cima o bacalhau, a batata, o pimentão, a cebola e por fim o tomate. Misture o azeite com uma colher de sopa de água e regue

 

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 30 minutos

1 kg de bacalhau seco previamente dessalado cortado em pedaços . 4 batatas cortadas em rodelas .
1 pimentão verde sem sementes, cortados em rodelas . 1 cebola cortada em rodelas . 2 tomates cortados em rodelas . Azeite e sal a gosto . 2 ovos cozidos cortados em rodelas . Pão torrado cortado em rodelas de + 1 cm de espessura . 12 azeitonas

Unte uma assadeira de barro com azeite e cubra todo o fundo de pão torrado . Coloque por cima o bacalhau, a batata, o pimentão , a cebola e por fim o tomate. Misture o azeite com uma colher de sopa de água e despeje por cima de tudo. Leve por 20 minutos ao fogo médio pré aquecido. Quando estiver pronto, enfeite com as rodelas de ovo cozido e azeitonas.

 

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 30 minutos

½ kg de bacalhau . 5 ou 6 batatas médias . Óleo para fritar . 1 xícara (chá) de óleo . 2 cebolas picadas . 6 ovos
Sal e pimenta do reino . salsa picada

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro trocando a água de vez em quando.
No dia seguinte, lave bem o bacalhau e desfie bem fininho, eliminando as peles e espinhas.
Descasque as batatas e corte-as em palitos . Aqueça o óleo e frite, sem deixar que dourem. Tire do fogo e escorra em papel absorvente.
Aqueça o óleo e frite a cebola até amolecer. Acrescente o bacalhau e refogue até que fique seco. Adicione a batata frita e deixe refogar mais um pouco.
Bata os ovos com sal, pimenta do reino e bastante salsa picada. Despeje sobre o refogado e misture bem. Deixe no fogo por alguns minutos e retire antes que o ovo cozinhe completamente. Sirva com arroz e salada verde.

Você pode aproveitar sobras de bacalhau cozido para fazer este prato. Querendo, acrescente azeitona preta picada.

 

Rendimento : 6 pessoas
Tempo de preparo : 1 hora

Massa :
1 kg de batata . 1 pacote de Creme de Cebola Maggi . 1 ovo . 1 colher (chá) de fermento em pó . 1 pitada de pimenta-do-reino . 2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 1 colher (sobremesa) de manteiga para untar a forma
1 gema batida para pincelar . 1 colher (chá) de Fondor Maggi para polvilhar

Recheio :
400g de bacalhau . 1 lata de Creme de Leite Nestlê . 4 colheres (sopa) de azeite de oliva . 2 colheres (sopa) de azeitona verde picada . 1 colher (sopa) de salsa picada.


Deixe o bacalhau de molho, de véspera. No dia seguinte, cozinhe as batatas, com casca, até que fiquem macias. Enquanto isso, prepare o recheio : dê uma ligeira fervura no bacalhau, escorra e desfie bem em uma tigela. Acrescente o creme de leite, o azeite, a azeitona e a salsa picada. Misture bem e reserve. Escorra as batatas e, ainda quentes, descasque e passe pelo espremedor. Acrescente o Creme de Cebola Maggi, o ovo, o fermento e a pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem. Por último, junte a farinha de trigo e misture novamente. Coloque a massa sobre um pano de prato, úmido e enfarinhado, e abra-a no formato de um retângulo. Espalhe o recheio de bacalhau sobre a massa e enrole como um rocambole, com o auxílio do pano de prato. Coloque o rocambole numa assadeira untada com a manteiga e pincele com a gema. Polvilhe o Fondor e leve ao forno quente (175o C). Asse por 25 minutos, aproximadamente. Sirva a seguir.

 

Rendimento :4 porções
Tempo de Preparo : 30 minutos

1 kg de bacalhau seco previamente dessalado , limpo e cortado em pedaços . 3 batatas em rodelas previamente cortadas . 1 pimentão vermelho sem sementes em rodelas . 1 cebola picadinha . 4dentes de alho picadinhos . 1 tomate sem pele e sementes, triturados . sal e pimenta do reino a gosto . 2 ovos cozido
12 azeitonas

Unte com azeite numa assadeira de barro, polvilhando por cima com a cebola e o alho . Leve ao microondas por 4 minutos. Adicione o bacalhau , o pimentão e o tomate triturado, deixando assar no microondas por mais 5 minutos. Acrescente as batatas , coloque sal , pimenta , um pouco de azeite por cima e deixe assar por mais 6 minutos. Pique os ovos e as azeitonas e coloque por cima ao retirar do forno.

 

Pargo

1 - Pargo em Sal Grosso
Rendimento : 08 pessoas

01 pargo com cerca de 2 kg . 02 kg de sal grosso . 08 claras de ovo . 60 a 70g de farinha

Esfregue o interior do peixe com sal e passe levemente por água fria corrente. Seque com papel de cozinha . Bata um pouco as claras e misture-as com sal e a farinha. Corte um papel alumínio de tamanho do prato de ir ao forno, colocando um pouco da mistura de sal. Arrume o peixe, de costas, em cima da mistura, pondo um pedaço de papel na abertura da barriga, para o sal não entrar.
Aqueça o forno a 250o , cubra o peixe com pasta de sal e molde-o bem com as mãos. Deixe-o assando durante uma hora, no centro do forno. Retire o peixe e coloque - o em um prato de servir, de preferencia oval.
Para retirar a crosta de sal de pequenas pancadas com um martelo de cozinha.

 

Rendimento : 4 porções

4 filés de pargo de aproximadamente . 180g cada . sal . pimenta do reino a gosto . ¼ de xícara de manteiga

Para o molho : 2 laranjas descascadas . 700g de tomate maduro sem pele . ¼ de xícara de azeite . sal e                                      pimenta do reino a gosto.

Coloque o peixe temperado com sal e pimenta-do-reino numa travessa refratária untada com manteiga. Leve ao forno quente (220o C) ,preaquecido, por 8 minutos.
Retire totalmente a parte branca que envolve as laranjas. Corte em gomos, eliminando suas películas. Reserve. Espreme a parte central das laranjas, que deve dar 3 colheres de sopa. Reserve.
Passe o tomate pela peneira. Coloque numa panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, acrescente, aos poucos, o azeite, sempre mexendo. Junte os gomos e o suco de laranja obtido. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe ferver rapidamente. Sirva ao redor dos filés de pargo

 

Rendimento : 4 porções

1 maço de brócolis limpo . 2 dentes de alho . 2 filés de anchova lavados . ¼ de xícara de salsinha picada . ¼ de xícara de manteiga . 1 cebola picada . 600g de filés de pargo . sal e pimenta do reino branca a gosto . 3 colheres (sopa) de vinho branco seco . ¾ de xícara de fumê de peixe . ¾ de xícara de creme de leite.

Coloque no fogo os brócolis junto com o alho, em pouco água e com a panela tampada, até ficarem cozidos, porém firmes, Escorra. Passe no processador ou liquidificador junto com a anchova e a salsinha. Reserve.
Unte o fundo de uma travessa refratária com a metade da manteiga. Por cima espalhe a cebola e arrume os filés de peixe temperados com sal e pimenta. Despeje por cima o vinho misturado com o fumê de peixe.
Cubra com papel de alumínio e leve ao forno quente (220o C) por 8 minutos. Transfira o peixe para um prato de servir e mantenha-o aquecido.
Coloque numa panela o caldo que ficou na travessa. Acrescente o creme de leite e leve, sempre mexendo, ao fogo baixo, até engrossar ligeiramente. Junte a mistura de brócolis e o restante da manteiga. Bata com batedor de arame até aquecer bem. Tempere com sal a gosto e coloque por cima dos filés. Sirva imediatamente.

 

Bacalhau Fresco

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo : 1 hora

1 kg de Bacalhau fresco já limpo . 2 Batatas grandes . 1 xícara de farinha de trigo . ½ copo de azeite de oliva . sal a gosto .

Molho : 1 cebola . 1 tomate . 2 dentes de alho . 1 colher de sopa de farinha de trigo . 6 colheres de               sopa azeite de oliva . sal . pimenta do reino a gosto . 1 copo de sidra


Prepare o molho picando o alho, a cebola e o tomate descascados. Frite tudo até que estejam moles. Adicionar a colher de farinha de trigo. Refogar e acrescentar a sidra. Passar todo este molho por um espremedor de batatas, para retirar os bagaços maiores. Tempere os pedaços de bacalhau já limpos com sal e pimenta a gosto. Empane o bacalhau com a farinha de trigo e deixe fritar no azeite, pelos dois lados, até que fiquem bem dourados. Separadamente, frite no azeite e em fogo suave as batatas, cortadas em rodelas. Transfira as batatas fritas para uma caçarola e coloque por cima os pedaços de bacalhau. Cubra tudo com o molho e leve rapidamente ao forno pré aquecido.

 

Rendimento : 4 porções
Tempo de preparo : 1 hora

1kg de bacalhau fresco cortado em pedaços . 1 cebola pequena picada . 1 lata de pomarola . 1 colher de sopa de farinha de trigo . 1 folha de louro . manteiga . orégano - sal - pimenta do reino para temperar

Unte com manteiga uma assadeira de barro e distribua sobre ela, os pedaços de bacalhau. Polvilhe a farinha por cima. Misture separadamente o restante dos ingredientes e jogue este molho por cima do bacalhau polvilhado, assando por 40 minutos +  em forno médio pré aquecido.

 

Rendimento : 10 porções

Como preparar o peixe em postas descongeladas, tamanho 10 x 0,5; tira-se a pele , tempera com sal, suco de limão, vinho branco, pimenta do reino, branca moída, deixar descansar por 30m . Passar na farinha de trigo colocar em frigideira com gordura de sua preferência. Fritar até ficar corado. Depois colocar o molho, pode ser servido com legumes, arroz e vegetais de sua preferência.

Molho : 200ml de suco de limão . 300g de manteiga . 200g de champignon em conservas, laminados                           ou fatias . 60g de alcaparra . 30g salsinha picada . 50g de castanha de caju picada.

 


Como preparar o peixe em postas descongeladas, tamanho 10x0,5. Tira-se a pele, tempera com sal, suco de limão, vinho branco, pimenta do reino branca moída, deixar descansar por 30 minutos. Passar levemente na farinha de trigo, colocar em frigideira, com gordura de sua preferência. Fritar até ficar corado.

Molho de Muqueca :

No fundo de uma panela com cebola picada - 50g . Alho picado - 50g . Alho poró picado 30g - Salsão picado - 30g . leite de côco - 5ooml . Pimentão verde e vermelho - 20g de cada . Azeite de dendê - 30ml . Creme de leite - 500ml . Catchup - 100g . Pimenta líquida à gosto . Pimentão verde e vermelho picado . Cebola picada - Cebolinha e salsinha cortada fininha - 30g de cada - Coentro cortado fininho - 20g .

Colocar o cheiro verde, quando o molho estiver quase pronto, Sal à gosto, depois colocar o peixe já frito no molho. Servir com arroz e pirão com legumes.

 



600g de Filé de Mero - 80g de Salmão Defumado (para o recheio) . Temperar com pouco de sal, Pimenta do reino e Azeite de Oliva.

Molho : 1 cálice de vinho branco - 1 cebola - 50g de champignon fresco - 1 collher (sobremesa) de Sal  grosso - ¼ de creme de leite fresco.

Levar o Filé de Mero à chapa e grelhá-lo até dourar, (já temperado e recheado com o Salmão Defumado).
Enquanto isso, preparar o molho, dourando a cebola e o Champignon e acrescentando o vinho branco e o sal grosso. Cozinhar até reduzir um pouco. No final adicionar o creme de leite Fresco e deixar em fogo baixo durante 10 minutos. Servir com legumes ao vapor.


Bacalhau Fresco


Características

Apresentação

Peso médio

Locais onde Encontrar


Filé Inteiro

Com peles e sem Espinhas

550g a 01kl/02kl a 04kl acima de 04 kl

Supermercados, Peixarias e Lojas de Importados


Filé Porcionado

Sem peles e sem espinhas


120g (Embalados a Vácuo) - Caixa c/ 10u

Supermercados, e Lojas de Importados



RECEITAS DE GRANDES CHEFS PARA  BACALHAU FRESCO

Rendimento : 6 porções

(El Huevon por Francisco Perez)

Ingredientes :

¼ de xícara de cascas de laranjas cortadas em julienne bem fina
1 laranja grande descascada, sem semente, cortada em rodelas
12 filés de bacalhau fresco - 120g cada
3 colheres de sopa de farinha de trigo . 2 colheres de sopa de manteiga . 1 ½ xícara de alho poró fatiado fino
1/3 de xícara de Cointreau . ¼ de xícara de Cognac . 1 xícara de creme de leite . suco de ½ limão
sal e pimenta móida na hora

Modo de preparo

Tempere os filés de bacalhau fresco, com sal e pimenta e cubra levemente com farinha. Em uma frigideira grande e pesada, bem aquecida, derreta um pouco de manteiga e sauté os filés de bacalhau fresco 2 por lote, em fogo alto até que fiquem dourados, cerca de 4 minutos. Cuide que sejam virados apenas uma vez. Transfira-os com uma espátula para um prato e mantenha aquecido. Na gordura que sobrou na frigideira cozinhe no alho poró fatiado fino e a casca de laranja por 3 a 5 minutos ou até que o alho poró esteja macio.
Adicione o Cointreau e o Cognac , flambê mexendo bem a frigideira até que o fogo se apague. Acrescente a xícara de creme de leite e os pedaços de laranja e cozinhe a mistura por 2 a 3 minutos em fogo alto ou até que a mistura esteja levemente espessa . Acrescente os filés e ferva baixo por 2 3 minutos, ou até que o peixe esteja a ponto de se soltar em lascas, quando testado por um garfo. Asperja a mistura com suco de limão, sal e pimenta a gosto e sirva em pratos individuais.

 

Rendimento : 6 porções
The Holistic Bar and Grill por Pilnas Maisas

Ingredientes

6 filés de Bacalhau Fresco (250g cada) . 3 dentes de alho fatiados fino . ½ xícara de salsinha picada
½ l de vinho branco seco . suco de 2 limões . sal e pimenta moída na hora

Modo de preparo

Descongele os filés de Bacalhau Fresco lentamente, na geladeira. Misture bem os demais ingredientes em uma forma funda e deixe os filés neste vinha-d’alhos por 4 horas. Em uma churrasqueira ou grill, em fogo alto, leve os filés de Bacalhau Fresco até que dorem (cerca de 10 a 15 minutos cada lado) ou até que o peixe esteja a ponto de se soltar em lascas quando testado com um garfo, cuidando para virá-los apenas uma vez.
Sirva acompanhado do molho abaixo

Molho : Doure 2 dentes de alho fatiados bem fino, sal e pimenta a gosto em uma xícara de azeite de oliva de            boa qualidade.

 

RECEITAS DE GRANDES CHEFS PARA  BACALHAU FRESCO


Rendimento : 4 porções

(Restaurante Roanne por Emmanuel Bassoleil)

Ingredientes :

Peixe : 4 filés de Bacalhau Fresco, 200g cada, com pele . 2 colheres de sopa de azeite puro de oliva
Ervas frescas : 2 colheres de sopa (de cada) de hortelã, erva doce, salsinha crespa, salsinha lisa e                           coentro. Pique com as mãos as folhas e misture. Reserve na geladeira.
Vinaigrette :  4 colheres de azeite de oliva extra virgem . 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico .                                    1 xícara de purê de tomate . 4 colheres de sopa de uvas passas . 4 colheres de sopa                           de amêndoas cruas, pele,picadas . 1 cebola roxa média picada . sal e pimenta moídos                      na hora.

Modo de preparo :

Vinaigrette : Colocar em uma panela a cebola roxa, o azeite, o vinagre balsâmico, pure de tomate, caldo de peixe, amêndoas picadas, uvas passas, leve ao fogo para esquentar, sem ferver, por 10 minutos. Ajuste com sal e pimenta e reserva.

O Peixe : Faça 3 cortes na pele de cada um dos filés e tempere com sal e pimenta. Coloque o azeite em   uma frigideira anti - aderente e leve ao fogo. Quando estiver bem quente doure os filés, com o  lado da pele para baixo, até que a pele fique dourada e crocante. Transfira para uma assadeira  untada com manteiga, mantendo a pele para cima. Leve ao forno a 200o C por 10 minutos.,

Montagem : Separe o pré - aqueça 4 pratos fundos, divida as ervas frescas entre os pratos, coloque por                       cima os filés de Bacalhau Fresco e regue em volta com o molho vinaigrette.

 
    

Rendimento : 6 porções

(Restaurante Fasano por Luciano Boseggia)

Ingredientes :

6 filés de Bacalhau Fresco . 4 xícaras de azeite de oliva extra virgem . 2 talos de salsão picado
1 cebola média picada . 2 dentes de alho cortados bem fino . 6 filés de anchovas fatiados fino .
1 xícara de chá de farinha de trigo . ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado . 1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de leite . pitada de noz moscada . pitada de canela . sal e pimenta moídos na hora

Modo de Preparo

Em 3 xícaras de azeite sautée o salsão e cebolas. Uma vez dourados, retire do fogo e deixe esfriar. Acresente a salsinha, anchovas e alho, adicione sal e pimenta a gosto. Tempere os filés de Bacalhau com sal e pimenta. Em uma frigideira pesada coloque o restante do óleo e aqueça bem. Doure por cerca de 10 segundos cada lado dos filés. Retire do fogo e reserve os filés e o óleo. Misture a farinha, parmesão, noz moscada e canela, empane levemente os filés nesta mistura. Em uma forma disponha os filés e os cubra com a mistura e o azeite da pré - fritura. Mantenha por um par de horas, ajustando o sal e pimenta. Mescle o leite e creme de leite cubra com papel de alumínio e leve ao forno a 225o C, assando por cerca de 20min . Sirva acompanhado de polenta e/ou espinafre cozido.

 

RECEITAS DE GRANDES CHEFS PARA  BACALHAU FRESCO


Rendimento : 4 porções

(La Bistingo, por Michel Thenard)

Ingredientes :

800g de filé de Bacalhau Fresco, sem pele cortados em escalopes grossos (1cm) . 1 ramo de tomilho
1 cebola roxa picada . 50ml de suco de maracujá . 2 colheres de sopa de vinho do Porto . 1 xícara de chá de fumet de peixe . ½ copo + 2 colheres de sopa de vinho branco seco . ¼ xícara de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga . sal e pimenta moídos na hora

Acompanhamentos : 2 cenouras gandes, cortadas em julienne . 200g de vagem cozidos ao vapor.

Modo de preparo :

Em uma assadeira alta, esquente a água com sal e junte ½ copo de vinho branco, a manteiga e um pedaço do ramo de tomilho. Quando atingir ebulição coloque as fatias de Bacalhau. Deixe ferver por 20 minutos, reduzindo.

Molho : Transfira o líquido de cocção e os escalopes de peixe para uma panela, acrescente o vinho do Porto, a cebola roxa, o restante do Tomilho, 2 colheres de sopa de vinho branco. Atingindo fervura, acrescente o suco de maracujá, mantenha em fervura leve por 8 min , ao final acrescente 2 a 3 colheres de sopa de crem de leite e sirva em pratos individuais pré aquecidos, coloque os esclopes de Bacalhau em um dos lados do prato, os vegetais em outro e regue os escalopes com o molho.

 


Rendimento : 4 porções

(El Refúgio del Viejo Conde por Jorge Monti)

Ingredientes :

4 filés de Bacalhau Fresco, 200g cada sem pele . 30 g de manteiga . 1 cálice de Jerez seco . 1 envelope de açafrão (1.5g) . 20g de ciboulette fresco picado . 20g de queijo gorgonzola picado . 20g de cebola fatiada bem fino 150g de creme de leite fresco . 2 gemas de ovo . sal e pimenta moídos na hora.

Modo de Preparo:

Limpe e fatie em 3 cada filé de Bacalhau tempere com sal e pimenta, reserve. Em uma panela pequena, aqueça 4 colheres de água, acrescente a cebola picada e cozinhe por 5 minutos até que esteja amolecida, tire do fogo e bata no liquidificador, reserve. Aqueça uma panela de teflon a fogo médio, acrescente o Jerez e a cebola e reduza à metade do volume. Adicione o creme de leite e cozinhe por mais 4 min, coloque o açafrão e o gorgonzola, cozinhando por mais 2 min. Finalmente acrescente a ceboulett e cozinhe por mais 1 min e tire do fogo Transfira um par de colheres de sopa do molho para um recipiente, junte as 2 gemas de ovo e bata com o garfo até que fiquem bem homogeneas . Adicione pouco a pouco esta mistura ao molho batendo continuamente com uma colher de madeira para ligar o molho. Esquentar uma panela de Teflon, colocar a menteiga derretendo-a, leve a fogo forte, sautée as fatias de bacalhau, dois a dois, por 35 segundos cada lado, tomando cuidado pois o peixe é muito delicado. Para servir, coloque no centro de cada prato 2 colheres do molho, sobre elas as 3 fatias de mero e finalmente mais molho em cima. Sirva acompanhado de risoto e pignolli.

 

RECEITAS DE GRANDES CHEFS PARA  BACALHAU FRESCO


Rendimento : 4 porções

Ingredientes :

4 filés de Bacalhau Fresco, 200g cada, sem pele . ½ xícara (chá) de alho picado . ½ xícara (chá) cebola picada . ½ xícara (chá) de pimentão verde picado . ½ litro de azeite espanhol . suco de 1 limão . sal e pimenta moídos na hora . farinha de trigo . 4 doses de Jerez branco seco.

Modo de preparo

Tempere os filés com sal . pimenta e limão . A seguir passe na farinha de trigo e reserve. Refogue no azeite o alho, a cebola, o tomate e o pimentão verde. Despeje a mistura numa travessa de barro, adicione os filés de bacalhau. Cozinhe um lado por 8 a 10 min, vire com cuidado, adicione o Jerez e cozinhe por 8 min.

 

Rendimento : 4 porções
Ingredientes:

4 filés de bacalhau, 200g cada, sem pele . 350 ml de vinho tinto seco . 50 ml de vinho do Porto tinto . 100g de glacê de peixe . 100g de Shiitake . 150g de manteiga sem sal . 2 colheres de salsinha crespa . 2 colheres de sopa de cebola picada . 10g de sal Kosher, moído . 10g de pimenta do reino branca moída na hora . 1 gema de ovo . 80 g de Parmesão ralado bem fino.

Modo de Preparo

Limpe e fatie em 3 cada filé de bacalhau, tempere com sal e pimenta . Asse as postas em um pirex com 50g de manteiga, 1 colher de cebola picada e o vinho tinto, coberto com papel alumínio. Retire as postas e reserve. Escorra o caldo remanescente em uma panela, acrescente o vinho do Porto reduza até + 100ml, passe em um chinois (coador de pano), incorpore o glacê de peixe, deixe ferver e reserve. Refogue o Shiitake com a manteiga restante, a cebola, sal e pimenta, no final a salsinha, reserve.

Montagem do Prato : Em cada prato fundo, coloque uma camada de Shiitake, a seguir o bacalhau, e por cima                  o molho  Este adicionado de 1 gema de ovo e parmesão.

 



0 comentários:

Postar um comentário