terça-feira, 5 de março de 2013

Noé e o dilúvio



  • Vimos nas aulas passadas Gênesis 6, onde a Bíblia nos mostra a tentativa de Satanás e seus anjos caídos de deteriorar a raça humana, e impedir o nascimento da "semente da mulher". Toda a raça foi contaminada, exceto um homem e sua família; Aleluia! Deus mantendo a Sua Palavra, de que de uma mulher da raça humana, um dia, o Seu Filho iria nascer; aquele que socaria a cabeça da serpente. É isso que Satanás estava tentando impedir que acontecesse.
 Gênesis 6:8~9; Noé achou graça aos olhos de Deus
  • Noé andava com Deus; este era o segredo. Ele viveu numa geração, numa civilização totalmente corrompida, moralmente corrompida, mas ele andava com Deus e se manteve íntegro e justo. Noé era íntegro e justo porque foi alcançado pela graça de Deus, e respondeu com fé.
 II Pedro 2:5; Noé era pregador da justiça, foi preservado junto com mais sete pessoas, a sua família.
 Gênesis 6:10 ~22; Deus anuncia o dilúvio
 Gênesis 7:1~24; Noé na arca com sua família, e o dilúvio
  • Talvez muita gente nunca leu o relato do dilúvio; são impressionantes os detalhes. Muitos ficam discutindo a veracidade da ocorrência do dilúvio; em todos os povos antigos existem relatos da ocorrência do dilúvio, de uma inundação total, sem ser da Bíblia, e alguns citam até que 8 pessoas foram preservadas.
Outro grande questionamento é se o dilúvio foi total na terra ou só naquela região. Se o dilúvio fosse parcial, alguma parte da terra ficaria seca; então porque Deus mandou Noé construir a arca? Ele teria mandado Noé e sua família irem para essa parte seca e não teria trabalhado 100 anos construir a arca.
  • Deus dá detalhes impressionantes no relato do dilúvio;
o    Gênesis 7:11; a data da ocorrência
o    Gênesis 6:21; alimento para comerem
o    Gênesis 7:19; todos os montes ficam cobertos
o    Gênesis 7:20; 15 côvados acima dos altos montes; por causa do calado da arca. Foi fabricado um modelo reduzido da arca em medidas proporcionais, e constatou-se que a forma da arca é a melhor para agüentar turbulências aquáticas; a arca podia girar até 60° que conseguiria voltar.
o    Gênesis 7:15; como Noé conseguiu pegar todos os animais? Os animais entraram para junto de Noé; Deus mandou que os animais entrassem. Existe esse poder?

 João 21;1~6; não podiam puxar a rede por causa da grande quantidade de peixes; Jesus ordenou que os peixes lá estivessem.
o    Gênesis7:1~4;Deus mandou Noé entrar com sua família e a arca ficou aberta ainda 7 dias; qualquer um, daquela geração que quisesse entrar na arca podia ter entrado.
o    Gênesis7:16; Quem fechou a arca? Deus fechou a arca e aí ninguém mais podia entrar. Em Apocalipse 3:7, diz que Deus fecha e ninguém abre.
o    Gênesis7:11 e Gênesis 8:13~14; o dilúvio prevaleceu por um ano.

 
Noé passou 100 anos construindo a arca e falando que haveria o dilúvio e que cobriria toda a terra. Vocês podem imaginar os deboches daquela geração corrompida? Nós temos uma situação parecida; a arca é um tipo, uma figura de Jesus; "quem estiver dentro será salvo". Experimente contar sobre o arrebatamento para um incrédulo, conte que num piscar de olhos nós vamos desaparecer e encontrar Jesus nos ares; só pela fé. Foi difícil para Noé; mas duas vezes o texto diz que Noé fez tudo como o Senhor ordenara.  Gênesis 6:2 e Gênesis7:5.
  • O dilúvio foi um juízo de Deus sobre aquela época, e o mundo foi destruído, somente 8 pessoas foram salvas; Noé, sua esposa, seus 3 filhos e as esposas de seus filhos; mais os animais.
  • Neste final da 2ª época, e entrando já na 3ª época, ficou claro, ficou provado, ficou registrado na Palavra de Deus, que o homem guiado pela sua própria consciência, não tem poder, não pode, não tem capacidade, de voltar, de retornar àquilo que perdeu, à sua ligação com Deus, o seu relacionamento com Deus. Sem Deus, o homem não tem capacidade de se livrar da situação de separado de Deus.
 Gênesis 8:1~14; as águas secam
 Gênesis 8:15~22; Noé sai da arca
 Gênesis 9:1~7; Deus abençoa Noé e seus filhos
  Agora, terminado o dilúvio, as águas baixaram e Noé teve a prova de que tudo estava seco, ele sai da arca, e imediatamente Deus vem falar com ele.
    • Gênesis 8:20; a 1ª coisa que Noé faz é um altar ao Senhor e oferece sacrifícios a Deus, significando que continuava aquela forma de relacionamento do homem com Deus, através do sangue de animais.

  Até aqui vimos: na 1ª época, o homem estava num estado neutro e teria que exercer sua vontade para provar se queria ou não ficar com seu criador. Depois, o homem caído, na 2ª época, mas com a consciência despertada para o bem e para o mal, vimos o fracasso do homem ser dirigido por si próprio. Agora, vamos ver Deus estabelecendo algo novo; Deus vai estabelecer um governo, leis, vai escolher homens para governar homens. O plano de Deus era estabelecer o seu reino na terra, onde homens que ele levantasse, guiados por Ele, guiassem outros homens. Assim que Noé sai da arca, Deus vem e apresenta sua vontade; porém nunca se esqueçam, todas as vezes que Deus revela Sua vontade para o homem, Satanás está ali vendo qual é o plano de Deus, pois ele vai apresentar outro semelhante, para destruir, para tentar desfazer e estragar o plano de Deus.
 Gênesis 9:1~7
  • Deus vem falar com Noé, e vemos claramente Deus novamente mudando a maneira de lidar com o homem aqui na terra; dando novas ordens, revelando Sua vontade para o homem. Vamos salientar o que Deus colocou de novo:
      • V.2 e V.3; até aqui, todos os animais e o homem comiam apenas ervas; vimos isso em Gênesis 1:29~30, e não tinham medo um do outro. Não tinham medo, porque Deus estava avisando que de agora em diante os animais terão medo dos homens. Deus muda aqui, prestem atenção pois é uma mudança, muda o relacionamento dos homens com os animais. Antes todos comiam só ervas, e não tinham porque ter medo; mas agora, os animais serviriam de alimento para o homem, Deus estava ordenando ao homem para comer carne além das ervas.
 
      • Havia um motivo para essa nova ordem. O que vamos falar agora, Deus revelou a uma médica americana, que Deus preparou para ministrar batalha espiritual.

Temos um corpo físico, nosso corpo que vemos; mas a Bíblia mostra que temos também um corpo espiritual. O nosso espírito tem a forma do nosso corpo físico, a mesma silhueta;
 
 II Coríntios 12:2~3; Paulo relata que foi arrebatado ao céu, e tinha dúvida se em corpo ou em espírito, com certeza viu o seu formato, a silhueta de si mesmo.
A forma de nosso corpo espiritual, corresponde exatamente a forma de nosso corpo físico, e quando lutamos contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes, quem luta é o nosso corpo espiritual, sob a total orientação de Jesus Cristo. Por isso Paulo fala que nossas armas não são carnais, mas são poderosas em Cristo;  II Coríntios 10:3~4. Talvez, isso seja muito estranho para você, mas é exatamente o que acontece. Quando oramos para nos revestirmos da armadura de Deus;  Efésios 6:10~18, nosso corpo espiritual, nosso espírito é que será revestido.
 
 I Coríntios 5:3~4; vemos aqui Paulo ausente no corpo mas presente em espírito sob o comando de Jesus Cristo.
Essa saída do espírito do corpo, também é usada pelas pessoas ímpias, com a maior tranqüilidade; isso é o que acontece nas viagens astrais, quando a pessoa diz que entrou em alfa, mas estão sob a ordem de Satanás ou da alma da pessoa. A alma nunca se separa do corpo físico, só quando o corpo morre, é o espírito que se separa.
Para entrarmos em batalha espiritual, entrar na brecha por alguém, temos em 1º lugar que estar sob o comando do Senhor Jesus Cristo, revestidos com a armadura de Deus, assim Deus permitirá que entremos na batalha; temos que ter intimidade com Deus, com a Palavra de Deus, para entrarmos em uma luta espiritual. Estamos falando de batalha, não uma "guerrinha".
Quando o nosso corpo espiritual entra em luta espiritual, o nosso corpo físico sofre um desgaste muito grande de proteínas, não temos consciência disso, mas é isso que acontece; ficamos exaurido fisicamente após uma luta espiritual. Se não cuidarmos de repor essas proteínas, nosso corpo enfraquecido fica sujeito à ataques demoníacos e podemos ter problemas em nosso corpo físico. E aqui em  Gênesis 9:3, Deus manda que o homem coma carne, tinha um propósito para isso, pois o homem passaria a guerrear no reino espiritual contra as hostes da maldade, contra Satanás e seus anjos caídos.
Mas desde esse dia, Satanás está trabalhando para que o homem não coma carne. No hinduismo, como em todas as religiões orientais que não seguem a Deus, se ensinam a abstinência de carne.
Quando estudamos a Bíblia, vemos muitas passagens relacionadas com esta nova ordem:
 
- Na lei mosaica, os sacerdotes e os levitas eram obrigados a comerem carne todos os dias e eles eram os guerreiros espirituais do povo de Israel;
- Quando Elias foi enfrentar os profetas de Baal, Deus antes o alimentou no deserto, após um jejum de 40 dias, com carne trazida por corvos;
- Quando os 3 anjos foram visitar Abraão, e um deles era o próprio Jesus, Abraão ofereceu um novilho para comerem; vimos em  Gênesis 18:7~8;
 
Essa história de que comer carne faz mal, é mentira do diabo; os movimentos vegetarianos, as proibições de comerem certos alimentos, não partem de Deus;
 
 I Timóteo 4:1~4; doutrinas de demônios, a Bíblia é que diz.
Não queremos dizer que no dia em que você não comer carne, vai sofrer um ataque do diabo, não é isso. Muitas vezes, precisamos fazer jejuns pois Jesus mesmo disse que existem castas de demônios que só saem com jejum e oração, mas depois da batalha temos que repor as proteínas;
 
 Mateus 17:14~21
Temos também o exemplo de Daniel que ficou comendo só vegetais, pois as iguarias do rei estavam contaminadas, consagradas a espíritos malignos. Por isso a Bíblia nos exorta a orarmos sempre antes de comermos.
 
      • V.4; essa ordem de não comer sangue, é dada aqui, é repetida na lei mosaica e é repetida para a Igreja;
 
 Atos 15:20 e 29; abstenham de comer carne sufocada e do sangue.
É impressionante como os mesmos cultos que proíbem comer carne, mandam tomar sangue, já vimos isso muito por ai.
 
      • V.5 e V.6; Deus está aqui instituindo a pena de morte; se o homem matar, eu requererei s sua vida. Lembram como era no período anterior? Pisou no pé, morreu, e ainda cantavam e faziam poesia sobre o acontecimento. Deus falou não, vamos barrar isso aqui. Se alguém matar, o governo tem que intervir; Deus não está falando de vingança pessoal, está estabelecendo uma pena para que esta agressividade, essa violência do homem contra o homem, cessasse. Mas seria o governo e não o indivíduo.
 
      • Estes itens que vimos, permanecem até hoje para a raça humana. Até aqui, Deus falou com a raça humana como um todo; a raça humana era uma só, uma só língua, um só povo, e quando Deus revelava Sua vontade, era para a raça toda. Este vai ser o último período em que Deus fala a humanidade toda; daqui para frente Ele vai falar com grupos de pessoas da humanidade. Aqui vai ficar provado que o homem, como raça, o homem no geral, rejeitou a revelação de Deus.
 
      • V.7; Deus confirma o que já havia estabelecido para Adão.
 
  Gênesis 9:8~17; Deus estabelece uma aliança.
  • Toda vez que virem o arco-íris no céu, lembrem que Deus continua com o Seu plano de salvar a raça humana, lembrem que Ele tem uma aliança com o homem, e o arco-íris é o sinal dessa aliança, o Seu arco. Quando chegarmos lá na Nova Jerusalém, quando entrarmos na sala do trono de Deus, veremos o arco-íris lá;  Apocalipse 4:3.


Qualquer dúvida ou dificuldade, mande-nos um , que o mais rápido possível iremos responder sua pergunta. Obrigado!
 
 

0 comentários:

Postar um comentário