sábado, 16 de março de 2013

O QUE É O SERVIÇO CRISTÃO? -



Considerando que a Igreja é tanto uma comunidade de serviços e educação, quanto uma comunidade de assistência social, manutenção, comunhão uns com os outros, evangelização e adoração ao único e verdadeiro Deus.

O Serviço do Senhor é uma dádiva concedida por Deus através do Espírito Santo aos crentes, cujo, principal objetivo é levar a Igreja de Cristo a exercer plenamente as missões que lhes confiou o Senhor Jesus “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use este dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12. 6-8).

AMOR, COMPROMISSO E HUMILDADE – são características dos verdadeiros servos de Cristo.
À medida que a revelação divina foi progredindo, o serviço foi adquirindo um sentido mais amplo e novo.

O serviço cristão, por exemplo, requer uma dimensão horizontal, isto é, de homem para homem “... tal como o Filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt. 20.28).

Desse modo, Jesus estabeleceu exemplos e precedentes para serem seguidos por todos os seus discípulos, de todas as épocas. Jesus nos deixou esse exemplo, sobretudo em sua vida, sofrimento, morte e ressurreição.

A razão pela qual o Senhor lavou os pés dos discípulos justifica ser os discípulos o que havia de mais precioso para ele – os discípulos era a razão porque Jesus estava ali “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas e que havia saído de Deus e que ia para Deus, levantou-se da Ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (Jo 13.3-5).

Os discípulos não entendiam aquela atitude de Jesus a ponto de Pedro recusar que Jesus lavasse os seus pés (Jo 13.8). “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendei o que  os tenho feito ? .........Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, façais vós também” (Jo 13.12,15).

Deus chama de servos à suas criaturas que o adoram.

ADORAÇÃO É UM DOS SERVIÇOS CRISTÃO – “Vai e dize ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ias tu casas para minha habitação?”  (2 Sm 7.5).

Servo do Senhor é o nome que se dá a todo que reconhece Jeová (Senhor) como seu Deus, e de acordo com o valor do termo, que fielmente faz a sua vontade.

Assim é dito daqueles que serviram fielmente a Deus como Moisés: “Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda minha casa” (Nm 12.7). O contexto dessa afirmativa foi por causa da censura de Arão e Miriam contra Moisés, os quais foram repreendidos por Deus (Nm 12.1,4-8).

Como Abraão (Sl 105.6); Davi (Sl 132.10); Isaias (Is 20.3);

Em Josué 1.1 - 2, Deus traz à memória a pessoa de Moisés – “E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”.

Observe-se que após ter sido servo de Moisés é que Josué pode ser chamado servo do Senhor, conforme Js 24.29. “E, depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, o servo do Senhor, faleceu, sendo da idade de 110 anos”. Josué está sendo chamado não mais servo de Moisés, mas, o servo do Senhor.

O Serviço Cristão consiste na evangelização, na realização das Missões local, nacional e  estrangeira – intercultural, transcultural e multicultural.

A Grande Comissão, a Comissão Cultural, e a Comunhão, formam o tripé da Missão Integral da Igreja.

O Evangelho de Cristo é integral.

Eis porque temos que pregar o Evangelho a toda criatura, amenizar o sofrimento dos enfermos, saciar a fome aos famintos, abrigar o desamparado oferecendo-lhe um ombro amigo.

O crente deve colocar-se á disposição de Deus para realizar sua obra integralmente, visto que a Igreja local cumpre integralmente o serviço cristão.“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos ...... louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.42,43,47).

0 comentários:

Postar um comentário