sexta-feira, 15 de março de 2013

RAÍZES DO MEDO



Infelizmente uma noticia ruim para nós, é que no Reino de Deus temos visto casos de pessoas, que eram fiéis a Deus, sinceros, e davam bons testemunhos, produziam bons frutos , e derrepente quando ninguém esperava, lhe sobrevieram a queda .E lá estavam os soldados caídos frente ao inimigo, contra quem tanto lutaram. E o mais curioso é que a queda sempre acontece na área que o soldado mais impôs resistência ao seu inimigo.

O QUÉ ISTO ?

Aonde estão as falhas no nosso exercito ? Por onde o nosso adversário tem infiltrado seus ardis ?

Estou convencido que a história de Jó pode nos dar pistas, ou melhor, grandes esclarecimentos sobre a arma secreta do nosso inimigo.

Jó Cap. 3:25-26 (25 Porque aquilo que temo me sobrevêm, e o que receio me acontece. / 26 Não tenho repouso, nem sossego, nem descanso; mas vem a perturbação )


Não é segredo para nós o relatório que Deus faz ao nosso inimigo sobre a fidelidade de Jó (Jó 1:8 (Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? ) , e na verdade Jó era fiel e dava bom testemunho. Mas no seu desabafo em Jó 3:25-26, ele nos da a idéia da ação da arma secreta do nosso inimigo : O MEDO INTERNO ( Jó tinha Raízes de Medo )

- TUDO QUE EU RECEAVA ME ACONTECEU
- TUDO QUE EU TEMIA ME SOBREVEIO

O que atribulava Jó, como ele mesmo atesta no Cap. 3:26, é sem sombra de dúvida o medo. Mas é exatamente isto que nos chama a atenção , pois como um homem , que tem a aprovação de Deus , com relação a sua integridade , pode sofrer tamanha luta interior contra este sentimento negativo que é o medo ?

A bíblia está cheia de trechos que nos dizem que devemos temer a Deus como em Deuteronômio 6:13 ( ) . ? Mas nestes casos o temer está relacionado com : Respeitar a sua Divindade, submeter-se a Sua vontade, e não desafiar a Sua Palavra. Mas este temer é sábio , por isso é essencial temer a Deus, e o interessante é que Jó tinha esse temor a Deus . Jó Cap. 1:8.

Agora também existe o medo na sua manifestação mais conhecida pelas pessoas, que é o pavor, assombro, calafrios, medo de morrer, de sofrer, de perder, de empobrecer, medo que aconteça alguma coisa ruim.
E é bem aqui entrelaçado e escondido nos temores humanos, que está alojado uma arma mortal do nosso inimigo. Pois é bem sabido de nós e do nosso adversário, que o medo na sua manifestação mais conhecida, é facilmente aplacado pelo conhecimento da palavra de Deus e da manifestação da mesma em nossas vidas. Veja Salmo 91:5-6 ( ) ? Este texto nos dá uma idéia da eficácia da palavra de Deus com relação a aniquilar o medo existente em nós.

Mas então o que é esse medo que Jó tinha, e o que ele receava ?

- Como já dissemos no inicio , grandes homens e mulheres de Deus tombaram no campo de batalha por estarem contaminados por esta arma mortal. Todos estavam lá lutando, opondo resistência ao nosso inimigo, conquistando territórios, mas derrepente não suportaram os efeitos negativos deste vírus e caíram doentes no campo de batalha.

Veja: o Reino de Deus , na nova aliança está todo relacionado com a RESTAURANÇÃO, e nós devemos Ter bastante atenção à esta palavra , pois somos seres sob constante restauração.

E porque devemos dar bastante atenção ?

Porque é justamente por estarmos sob constante restauração , que não podemos nos sentir prontos e auto suficientes. Pois pensando assim começamos a atrair para nós a responsabilidade da nossa vida espiritual por completo. Por exemplo :
- Passamos a Ter uma relação de mostrar para Deus , nossos atos de justiça, nosso empenho em lutar em sua obra, nosso desgaste em ser zelosos para com Deus, e até inconscientemente a nossa relação com Deus passa de Criador e criatura, para Criador e criador. E isso contribui bastante para que o medo como um vírus se esconda cada vez mais dentro de nós, até o momento de nos dominar .

Agora para ilustrar melhor a questão de que esquecemos o que significa restauração , e passamos a nos sentir prontos e auto suficientes, é mostrada na vida de Elias em um período da sua vida, após Ter vencido os profetas de Baal , e Ter sido ameaçado por Jezabel, fugiu para o deserto, foi alimentado por um anjo, caminhou uma longa jornada, e se abrigou numa caverna. E ali foi questionado por Deus , acerca do que estava fazendo :
- O que fazes aqui Elias ?
A pergunta de Deus estava recheada de indignação , pois Elias estava agindo por sua auto suficiência, ou seja ; como se ele dissesse isso é o melhor a ser feito.
E isso é comprovado com a sua resposta .
Ele diz : - Tenho sido muito zeloso pelo Senhor ...
Veja , ele esconde de Deus seus temores , e tenta passar uma imagem de auto suficiência para Deus .
Mas Deus aplaca a sua exaltação , quando lhe diz : Que é para ele voltar, ungir pessoas para alguns cargos específicos, e até Eliseu profeta em seu lugar, e finalizando lhe disse que havia preservado sete mil pessoas, que permaneciam fiéis a Deus. Ou seja, Deus não estava dependendo e a mercê apenas de Elias.
Portando nunca vá a Deus se sentindo auto suficiente , não tente parecer zeloso para com Deus , e com isso escondendo seus medos internos. (o acontecimento com Elias está registrado em 1O Reis cap. 18 e 19 ).

Lembre-se :
- TUDO QUE EU RECEAVA ME ACONTECEU
- TUDO QUE EU TEMIA ME SOBREVEIO

MEDOS INTERNOS !
Todo ser humano, por algum acontecimento em sua vida, foi contaminado por um vírus chamado :medo interno, e esse medo interno é justamente alimentado pelo fato de que a pessoa faz de tudo ao seu alcance para que aquilo que ele teme não aconteça (como Jó passou a vida fazendo de tudo para que nenhuma desgraça acometesse a si e a sua família, mas tudo o que fazia , alimentava mais o seu medo interno, até que O MESMO SE CONSUMOU, E LÁ ESTAVA Jó envolto em caos ).

Por isso , já vimos casos de pessoas que no Senhor , isto é sob a nova aliança , fizeram de tudo para :
- Não trair seu cônjuge
- Não roubar
- Não fracassar nos negócios
- Não ser espancador de filhos
- Não recair em vícios
- Não se sujeitar aos veículos da carnalidade
- E outras calamidades e agentes do caos.

Mas quando menos esperavam , o medo interno se consumou, e lá estavam eles caídos justamente naquilo que mais temiam.

Agora o grande desfecho desta história se encontra em Jesus Cristo no cenário do Getsêmani: Mateus 26:38-42(38 Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. / 39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. / 40 Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? / 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. / 42 Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. ).

Passa quase impercebível por nós, mas nesse trecho da jornada de Jesus Cristo, ele nos dá a resposta para aniquilar os medos internos, e acabar de vez com qualquer ação do diabo, proveniente deste vírus.
O segredo está no vers. 39, quando Ele confessa para o Pai um medo interno que o atormentava. Ele diz : - ...meu Pai , se possível passa de mim este cálice. Todavia não seja como Eu quero, mas como Tu queres.
Veja, Jesus Cristo sabia que só haveria vitória , se Ele fosse à cruz. Pois sem derramamento de sangue não há remissão . Hebreus 9:22.
Isto estava bem enfático na sua vida, a cruz era o único caminho que Ele deveria percorrer. E provando o que diz Filipenses 2;5-7 .
- De sorte que haja em vos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus , não teve por usurpação ser igual a Deus , mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo , fazendo-se semelhante aos homens.

Ele chega perante Deus como um homem, ou seja , um ser incompleto que está sobre um processo de restauração. E é bem neste ponto que Ele vence o medo interno, arranca as raízes do medo, pois assumindo a forma de homem , Ele não se mostra pronto, e muito menos zeloso para com Deus.
A sua atitude é tremendamente maravilhosa, Ele chega para Deus, e com suas forças tira para fora o seu medo interno , e diz :
- Pai Eu estou com medo de ir para a cruz , mas eu não quero que está vontade seja feita, mas sim a sua vontade. E a sua vontade é que eu vá para a cruz , então irei para a cruz .

Agora Jesus estava indo para a cruz ! Mas bem diferente ! E porque diferente ?

- Porque Ele confessou para Deus o seu medo interno, sem nenhuma reserva, Ele foi sincero para com Deus . E todo o inferno foi obrigado a ouvir , e por conseqüente qualquer cilada que satanás estivesse forjando para fazer Jesus tropeçar e cair , haviam sido frustradas naquele momento.
- O vírus foi aniquilado , o medo sumiu, pois agora a vitória estava dependendo apenas da perfeição de Deus, e não da imperfeição de Jesus Cristo homem.

Entenda quando vivemos com medos internos, temos dificuldades de expô-los à Deus. Pois nós os interpretamos como por exemplo : falta de fé. E nunca os expomos para Deus, pois estamos sempre tentando alimentar a fé . Por pensar que se trata de falta de fé ( é mais ou menos como tentar sarar de uma gripe , usando um remédio para azia ).

Mas o exemplo de Jesus é que devemos ir à Deus com sinceridade, tomando a postura de um ser imperfeito que quer continuar se restaurando, e lançar diante de Deus todos os nossos medos internos. Como verdadeiramente eles são, sem nenhuma reserva ,para que o diabo perca todo o tipo de vinculo com a nossa vida.
Manter vínculos com as armas do diabo, dá a ele direito de nos atormentar.

Por isso viva uma vida sincera para com Deus. Desfazendo assim todos os vínculos com o maligno existente em seu coração.
Tragada foi a morte na vitória . 1O . Coríntios 15:54b



0 comentários:

Postar um comentário