terça-feira, 12 de março de 2013

Lições 2 => Jesus o caminho para céu.



Encontrando Jesus, o Caminho

Seguir Jesus como o Caminho significa seguir seu exemplo e ensinamento. Ele disse:
"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (João 8:31).
Jesus censurou as pessoas do seu tempo que diziam aceitá-lo como Senhor, mas negligenciavam seu ensinamento.
"Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?"(Lucas 6:46).
A Bíblia é a única fonte confiável de informação sobre Jesus. Produtores de filmes e autores de romances tomam muitas liberdades ao contarem histórias sobre ele. Muitos pais e conhecidos que nos falam sobre Jesus jamais fizeram um estudo sério da Bíblia. Freqüentemente, pregadores e professores que estudaram a Bíblia por muitos anos, acrescentam tantas das próprias opiniões e filosofias, que dificilmente podemos saber o que é da Bíblia e o que não é. O fato de que eles diferem tão largamente é prova de que muitos estão enganados. É essencial, então, que cada um de nós faça seu próprio estudo da fonte original da verdade sobre Jesus.

Jesus no Velho Testamento

A Bíblia está  dividida em duas partes principais, o Velho Testamento e o Novo Testamento. A escrita do Velho Testamento foi completada 400 anos antes de Jesus nascer; entretanto, contêm muitas coisas sobre ele.
O Velho Testamento nos dá vislumbres de Jesus, num estado pré-carnal. Quando Deus estava a ponto de fazer o homem, ele disse a outro ser divino: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gênesis 1:26).
O Novo Testamento identifica este ser divino como "o Verbo." "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3).
O Velho Testamento profetiza seu nascimento de uma virgem. "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará  Emanuel" (Isaías 7:14).
O nome Emanuel significa "Deus conosco" (Mateus 1:23). O Velho Testamento até prediz o lugar de seu nascimento em Miquéias 5:2.

Jesus nos Evangelhos

O Novo Testamento registra o cumprimento das predições do Velho Testamento. João testifica: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14).
Quatro escritores dão relatos sobre sua vida. Estes relatos são chamados comumente os Evangelhos, uma palavra que significa "boas novas." Cada um dos escritores parece ressaltar alguma coisa diferente sobre Jesus.
Mateus frisa seu ensinamento, especialmente aquele relativo ao "Reino do céu."
Marcos apresenta os milagres de Jesus, mostrando seu poder.
Lucas parece sublinhar a perfeita humanidade de Jesus sem desvalorizar sua divindade.
João parece realçar a perfeita divindade de Jesus, sem desvalorizar sua humanidade.
Ninguém pode conhecer Jesus, o caminho, se não tiver lido estes registros cuidadosamente. Lendo-os, podemos até ser surpreendidos ao ver o quanto Jesus difere daquele ser imaginário, que foi criado em nossas mentes pela má informação tão comumente circulada entre nós.

Jesus no Livro de Atos e nas Epístolas

Os evangelhos não contêm todo o ensinamento de Jesus. Eles relatam somente o que ele ensinou quando estava na terra. Isto tinha que ser limitado ao que seus discípulos poderiam compreender, no pouco tempo em que Jesus esteve com eles. Antes que ele os deixasse, contou-lhes a maneira pela qual continuaria a falar-lhes:
"Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará  por si mesmo, mas dirá  tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará , porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar" (João 16:12- 14).
O Espírito Santo veio sobre eles logo depois que Jesus retornou ao Céu. "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedeu que falassem" (Atos 2:4).
Isto significa que o ensinamento e os escritos dos apóstolos inspirados, que encontramos no restante do Novo Testamento, são o ensinamento de Jesus tanto quanto o que lemos nos evangelhos. O apóstolo Paulo escreveu: "Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo" (1 Coríntios 14:37).

Nenhuma Outra Revelação

A revelação de Jesus e seu ensinamento no Novo Testamento é completa. Os escritores advertiram: "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema"(Gálatas 1:8). O escritor do último livro do Novo Testamento dá este aviso: "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará  os flagelos escritos neste livro"(Apocalipse 22:18).

Velho ou Novo Testamento?

Ainda que muitas coisas sobre Jesus foram preditas e prefiguradas no Velho Testamento, é no Novo que Deus nos fala através dele. "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho"(Hebreus 1:1,2). Isto significa que não devemos voltar ao Velho Testamento para aprender como seguir Jesus, o caminho.A lei do Velho Testamento foi dada simplesmente para conduzir homens a Jesus. "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio"(Gálatas 3:24,25).


0 comentários:

Postar um comentário