terça-feira, 5 de março de 2013

MOISÉS E A LEI



8.1 A escravidão de Israel no Egito
  • Vimos na aula passada como Jacó, após lutar com Deus, passou a chamar-se Israel e que em seguida estaria retornando à terra de Canaã.
Os seguintes acontecimentos se sucederam:

 Gênesis 33:1~11;    Jacó (Israel), encontra Esaú e ambos se
                                           reconciliam.
 Gênesis 33:18~20;  Jacó chega à Siquém, em Canaã, e lá levanta um
                                           altar a Deus.
 Gênesis 34:1~7;       Jacó e sua família começaram a ter problemas
                                           com os habitantes da região, que tentam fazer
                                            acordos para que as famílias se misturassem.
 Gênesis 34:25~31;   Os filhos de Jacó não aceitam os acordos e
                                            matam os homens da cidade.
 Gênesis 35:1~3;       Jacó muda para Betel e lá ergue um altar.
 Gênesis 35:16~19;   Nascimento de Benjamim e morte de Raquel.
 Gênesis 35:23~26;   Os 12 filhos de Jacó.
 Gênesis 35:27~29;   Jacó encontra Isaque, seu pai, e este morre aos
                                           180 anos.
  • Depois de Jacó, vieram seus 12 filhos. Quando esses filhos herdaram a promessa, foi uma queda total no relacionamento com Deus; a fé em Deus diminuiu muito. Se verificarmos nos capítulos seguintes até o final do livro de Gênesis, não encontraremos nenhuma referência de levantamento de um altar para adoração a Deus ou para sacrifício pelos pecados, ou mesmo falar-se das promessas de Deus. O que vemos é só rebeldia, inveja, atos violentos que foram cometidos. A única exceção foi José.
  • José é um tipo, uma figura, de Jesus Cristo;  José era amado do pai, porém era odiado dos irmãos e foi vendido. Jesus era amado do Pai, odiado dos irmãos (judeus) e foi vendido.
  •   José mesmo odiado pelos irmãos, os acolhe em uma hora de fome naquela terra. Jesus Cristo acolhe e salva qualquer israelita que vem a Ele e o reconhece como Messias.
  •   Enquanto José estava no Egito, casou-se com uma gentia. Jesus se casará com a igreja, antes de instalar o seu reino para Israel.
Então vemos vários aspectos da vida de José que já eram profecias, em figura, de Jesus. José era um tipo de Jesus Cristo e foi a única exceção, de todo afastamento dos filhos de Jacó, do relacionamento com Deus.
 Gênesis 37: 1~36; José é vendido pelos seus irmãos.
  V.3; Israel amava mais a José que aos outros filhos.
  V.4~5; os irmãos odiavam a José.
  V.6~8; sonho de José, de que reinaria sobre os irmãos; Deus sempre nos avisa dos acontecimentos.
  V.26~28; os irmãos vendem José que vai para o Egito.
  V 36; no Egito, José é vendido a Potifar, oficial do Faraó.
  • Mesmo no meio de toda essa situação, Deus faria com que a descendência "real", fosse preservada. Satanás queria contaminar toda a raça desde o início, pois sabia que Deus estava preparando um povo, uma nação, para que viesse "aquele que pisaria a cabeça de serpente", profetizado desde o início.
  • Satanás não sabia de qual filho continuaria a descendência; não sabia que seria de Judá. Bem que tentou obstruir o plano de Deus, mas Deus, em Sua soberania, faria com que Seu plano fosse adiante e a descendência escolhida, fosse preservada. Gênesis 38:1~30;    Judá e Tamar; a descendência em
                                               Pérez (ou Fáres), com a mão de Deus.
     Mateus 1: 2~3;          Judá e Fáres na genealogia de Jesus.
José no Egito
  • José na casa de Potifar é colocado como mordomo;
 Gênesis 39; 1~23
  V.1~5; José é colocado como mordomo; Deus é com José e a benção alcança toda a casa e o campo de Potifar.
  V.6~15; a mulher de Potifar tenta seduzir a José que mantém-se fiel a Deus. Vemos aqui Satanás querendo atrapalhar os planos de Deus.
  V.16~20; José é encarcerado por Potifar.
  V.21~23; Deus era com José mesmo na prisão. Se somos fiéis a Deus as portas se abrem sejam quais forem as circunstâncias; Deus faz com que caiamos na graça de nossos inimigos.
  • José na prisão, interpreta dois sonhos e fica conhecido; quando o Faraó tem um sonho, José é chamado para interpretá-lo e cai na graça de Faraó que o coloca como governador do Egito, em posição somente abaixo do Faraó
 Gênesis 41:1~7;     o sonho de Faraó.
 Gênesis 41;8;          os adivinhadores do Egito não interpretam o sonho.
 Gênesis 41:14~16; Faraó chama José, para interpretar o sonho; José responde: "Isto não está em mim; Deus é que dará uma resposta de paz a Faraó".
 Gênesis 41:25~36; José interpreta o sonho de Faraó e o instrui como
                                         fazer contra a fome que viria sobre a terra.
 Gênesis 41:37~44; José é colocado como governador no Egito.
 Gênesis 41:46~49; José ajunta todo o mantimento para garantia dos
anos que viriam. José era da idade de 30 anos  quando se apresentou a Faraó; Jesus iniciou seu ministério aos 30 anos, (Lucas 3:23); outra
figura de Jesus.
  • A fé de Abraão foi decrescendo. Com exceção de José, todos os demais filhos de Israel foram rebeldes as alianças, aos pactos; não tiveram um relacionamento com Deus. Porém Deus, tinha uma vocação para essa nação, para esse povo, que ainda era só uma família.
  • O que aconteceu? Com a fome que assolava a terra, os irmãos de José procuraram o Egito. José acolhe a seus irmãos, se faz conhecer, fala a Faraó de sua família e os traz para o Egito; ao todo, contando com José, eram 75 pessoas: Jacó, seus 12 filhos, suas esposas e filhos.
  • José fez entrar no Egito essa família, os acalhe, dá a eles uma ótima terra para criarem gado, e lá mesmo dentro do Egito, Deus vai fazer com que essa família se transforme num povo; o povo de Israel.
  • A morte de Jacó e de José.
 Gênesis 49:1~33; Jacó profetiza sobre cada filho, formam-se as 12 tribos de Israel, e morre.
  V.8~10; a benção da descendência está sobre Judá; "o cetro não se arredará de Judá ... até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos". Aqui fala da vinda de Jesus, que governará sobre o trono de Israel.
  V.28; "todas estas são as doze tribos de Israel...", a nação se forma.
  V.33; Jacó morre e foi congregado ao seu povo.
 
 Gênesis 50:22~26; A morte de José. No V.24, vemos a fé
de José acerca da promessa de Deus quanto ao povo no futuro, saindo do Egito e voltando a habitar na terra de Canaã, a terra prometida a  Abraão, Isaque e Jacó.
  • Como é que esta família se torna um povo? De uma maneira sobrenatural. Dentro de um outro país, começa a se formar um outro povo, nitidamente separado do povo do Egito, sem nenhuma mistura com aquela raça; um povo que Deus estava criando, não é uma coisa estranha? Deus faz tudo completamente sobrenatural para nós crermos. É o mesmo que acontece conosco hoje; no meio do mundo contaminado (Egito), Deus forma um povo (a Igreja) nitidamente separado, para glória do Seu nome, Aleluia!
Êxodo 1:1~14; o povo que entrou no Egito, o seu crescimento e como foram escravizados.

  V.1~5; a família que entrou no Egito.
  V.6~8; a geração toda passou, morreram todos. Passou-se muitos anos, cerca de 400 anos, e levantou-se um novo rei no Egito, que não conheceu a José.
  V.9; vejam o tamanho do povo; mais numeroso e mais forte do que os egípcios. Fica claro que não houve mistura dos povos, Israel era um povo separado dos egípcios; é sobrenatural.
  V.12; quanto mais o povo de Israel é afligido, mais cresciam e se espalhavam.
  V.13~14; então o povo foi escravizado com dureza pelos egípcios.
  • Dissemos no começo do curso, que todos os períodos terminam com um juízo, com uma interferência de Deus; e esta foi a interferência de Deus para disciplinar os Seus filhos. Mesmo formando de maneira sobrenatural um povo, mais numeroso, nítido e distinto, no meio de outro povo, por causa da indisciplina desse povo em relação a Deus, veio disciplina; se tornaram escravos, a escravidão é a disciplina.
  • A disciplina é uma lição muito clara para nós. Povo escolhido? Sim. Povo formado por Deus? Sim. Povo com quem Deus tem todas as alianças e as cumpre? Sim. Mas a desobediência, a rebeldia, não isenta o povo de Deus da disciplina; Deus não pode abençoar um povo indisciplinado. É como um verdadeiro pai em relação a seus filhos; quando estes erram, o pai não fica premiando. Deus é Pai perfeito, Ele disciplina os Seus filhos. A graça de Deus não nos isenta de Sua disciplina.
 Hebreus 12:5~9; o Senhor corrige ao que ama.
 Jó 5:17~27;bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige.
  • Disciplinar é ensinar, não rejeitar. Viraram até escravos, mas Deus não rejeitaria o povo de Israel. Toda disciplina de Deus tem um objetivo, trazer de volta para Ele; este é o objetivo das disciplinas de Deus. Esta família, por tudo que tinha feito, pelo seu afastamento dos caminhos de Deus, tinha que ser disciplinada e ao mesmo tempo em que estava sendo transformada num povo.

0 comentários:

Postar um comentário