sexta-feira, 15 de março de 2013

Obtenha cura interior para o medo



Vamos falar de dois tipos de homens: aqueles que são tomados ou dominados pelo medo e por isso, não chegam a lugar algum. E aqueles que, por mais desesperadora que seja a situação em que se encontram, não tiram os olhos das promessas.

Vamos ver mais de perto a história de alguns homens que foram espiar a terra prometida pelo Senhor, a terra que haveriam de conquistar.

Em Números 13, Moisés, a mando do Senhor, escolhe e envia homens para espiar a terra. Ao final de 40 dias, estes homens voltam alarmados e se declaram como incapazes. Segundo eles, como gafanhotos. Gafanhotos são pequenos insetos, que reunidos realizam grandes coisas. Uma nuvem de gafanhotos destrói quilômetros de plantações. Conseguem voar longe e são temidos pelos agricultores.

Quando Josué e Calebe foram mandados por Moisés, junto com os outros espias, para reconhecer a terra que receberiam por herança, viram-se como gafanhotos diante dos habitantes daquela terra.

Viram a terra habitada por gigantes, cercada por muros altos, que aos olhos deles, pareciam não ter fim.

Um enorme pavor, tomou conta daqueles homens, e não conseguiram enxergar que as promessas de Deus pra eles estavam para se cumprir. Ficaram apavorados: (Números 13:31) "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós". Essa foi a conclusão que tiraram ao avistar a terra e sua riqueza.

Agiram movidos pelo medo, e no meio desse desespero, se esqueceram das promessas do Senhor para eles. Já tinham muitas experiências pra contar dos seus dias no deserto. Haviam visto o Senhor cuidando deles pessoalmente a cada dia e ainda assim tiveram medo.

Quando nos deixamos conduzir pelo medo, perdemos a visão das promessas do Senhor e assim abrimos uma brecha para o adversário roubar a nossa bênção. "O nosso adversário anda ao derredor, bramando como um leão, procurando quem ele possa tragar".- I Pedro 5:08

O medo nos enfraquece, nos debilita, nos faz covardes, nos faz voltar atrás. No versículo 27, disseram a Moisés, que a terra era realmente rica, próspera, como haviam sido comunicados, mas era habitada por gigantes. Aos olhos deles, habitada por um povo poderoso. - (Números 13:27 e 28) "E contaram-lhe e disseram: Fomos a terra, a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o fruto. O povo porém que habita nesta terra, é poderoso , as cidades fortes e muito grandes".

Um grupo tomado pelo medo e que com certeza se dava por vencido. Com suas próprias palavras se apropriavam da derrota e do fracasso. No versículo 31, declaram a causa perdida. Veja sua conclusão: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

Quantas vezes nos sentimos como gafanhotos diante das dificuldades. Nos sentimos apavorados e aí o temor se apodera de nós e nos torna paralíticos espirituais. Pessoas de grande potencial, capacitadas, por causa de um obstáculo, se vêem derrotadas e sem nenhuma esperança de vitória, de conquista.

É preciso tirar os olhos da situação e colocar os olhos em Deus. Sentir medo é normal, mas ser dominado pelo medo é perigoso.

Vivemos numa geração dominada pelo medo. Medo do desemprego, medo de ser assaltado, medo de ser traído, medo de ser enganado, medo da falência, da miséria, enfim, uma nação dominada pelo medo do que lhe virá amanhã.

Mas ainda neste texto, havia dois homens que pensaram diferente: Josué e Calebe, dois homens dominados pela ousadia, pela coragem.

Esses dois regressaram cheios de ânimo, pois haviam contemplado a promessa. No versículo 30, suas palavras são de encorajamento, pois se viam ansiosos para conquistar a terra. "Subamos e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela... a terra pelo meio da qual passamos a espiar, é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nesta terra e no-lo dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto como pão, o podemos devorar, retirou-se deles o seu amparo, o Senhor é conosco, não os temais".

Dois homens que presenciaram a mesma cena dos outros 10 espias, mas tinham uma visão diferente.

Também se sentiam pequenos, talvez como gafanhotos, mas sabiam que estes pequenos insetos são capazes de fazer um grande estrago. Se sentiam prontos para devorar o inimigo, prontos pra avançar e conquistar a terra, pois se apegaram às promessas do Senhor.

Quem sabe amado(a), neste exato momento, você se sente, assim, cheio de medo no coração e paralisado sem conseguir agir ou reagir.

Quem sabe você tem perdido grandes oportunidades, por causa do medo de não conseguir. Só você sabe quantos sonhos, quantos projetos deixou de realizar por causa do medo de não conseguir. Sabe-se lá quantas oportunidades de trabalho já lhe escaparam por causa do medo. Quantas pessoas pode ter perdido, por causa do medo de lutar.

Deus tem um chamado pra você nesta geração: "Saquear o inferno e povoar o Reino de Deus. Deus tem coisas tremendas pra você conquistar, mas é preciso que se veja como Deus te vê: Raça eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as virtudes daquele, que vos chamou das trevas, para sua maravilhosa luz". - I Pedro 2:09

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, o que Deus, tem preparado pra você". - I cor 2:9.

Não temas, porque o Senhor é contigo e nenhum dos planos de Deus pra sua vida serão frustrados.

Você só precisa te ver como Deus te vê. Alguém que foi criado à imagem e semelhança dEle, preparado pra conquistar, dominar e vencer qualquer situação.

Não é tempo de desistir, de voltar atrás, de se apavorar com a força do vento, com a impetuosidade da tempestade, porque o Senhor é contigo, por onde quer que fores.

Você tem chamado para ser benção... Mas precisa se ver como uma benção.

Que nestes dias, Deus possa te abrir os olhos para ver os projetos tremendos que Ele tem para você!



0 comentários:

Postar um comentário