terça-feira, 12 de março de 2013

Lições 5 => Jesus o caminho para ceú.



Com sua morte na cruz, Jesus tornou possível o perdão de nossos pecados. Quando pecados são perdoados, não mais somos objetos da ira de Deus.
"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Romanos 5:9).
Mas precisamos de mais do que isto. Necessitamos da íntima amizade como existiu entre Deus e Adão antes da queda do homem.
 
Exigências de um Relacionamento Íntimo
Para existir uma relação íntima entre Deus e o homem, temos que entender Deus e sentir conforto na aproximação com ele. Isto não é fácil.

Deus tem todo o poder, ilimitada sabedoria e santidade perfeita. Ele é o criador de todas as coisas, o sustentador de tudo e ele sabe de tudo. Ele é eterno, imortal e invisível. Ele é um Espírito (João 4:24) e, como espírito, não tem carne nem ossos (Lucas 24:39). Como pode um homem mortal e finito esperar compreender tal Deus? Contemplando sua natureza, o salmista escreveu:
"Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir" (Salmo 139:6).

Mas, se conseguíssemos compreendê-lo, como poderíamos jamais aproximar-nos dele? Sentimos a necessidade de um advogado para nos representar diante de um tribunal humano; muito mais ainda diante de Deus! Jó expressou esta necessidade num dos mais antigos livros da Bíblia:
"Porque ele não é homem, como eu, a quem eu responda, vinda juntamente a juízo. Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos" (Jó 9:32-33).
Jesus é este árbitro, este mediador.
"Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5).
Ele é qualificado para "pôr a mão sobre nós ambos" porque ele é o Filho de Deus (João 5:25), e também o Filho do Homem (João 5:27).
 
Jesus Revela Deus ao Homem
"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou" (João 1:18).
Paulo escreveu sobre Jesus:
"Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9).
Jesus é:
"... o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3).

Jesus Representa o Homem Perante Deus
Ao se tornar um homem, o Filho de Deus não somente revelou a Divindade em forma palpável, como também se tornou nosso irmão, de modo que ele possa representar-nos perante Deus.
"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:15-16).

Nosso Relacionamento com Deus em Cristo
Através do bom trabalho de Jesus somos templo e sacerdócio de Deus.
"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).
Somos filhos de Deus, em Cristo.
"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus" (Gálatas 3:26).
Quando Cristo está em nós, Deus está em nós. Jesus orou assim:
"Eu neles e tu em mim" (João 17:23).
Quando estamos em Cristo, estamos em Deus.
"Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Colossenses 3:3)

As Bênçãos de Deus para Nós estão em Cristo
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).
". . . Ele nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor" (Efésios 1:4).
"Nele temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Efésios 1:7).
"Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança" (Efésios 1:13-14).
É somente em, e através de Jesus, que temos acesso a Deus em oração. Ele disse aos seus discípulos:
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (João 15:16).
Em Cristo, Deus concede a vida eterna.
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho" (1 João 5:11).

Jesus é o Único Caminho
"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida" (1 João 5:12).
Jesus não hesitou em afirmar que é o único caminho a Deus:
"Respondeu-lhe Jesus, 'Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
Isto torna essencial que cada um de nós esteja em Cristo. Você está em Cristo?
"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Gálatas 3:27).
"O que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho" (2 João 9).
Podemos ajudá-lo a se unir com Cristo?

0 comentários:

Postar um comentário