terça-feira, 12 de março de 2013

Lições 3 => Jesus o caminho para ceú.



A meta popular de nossa geração é "a vida boa". Este sonho não é novo. Tem sido o desejo de cada era, de mestres e filósofos, de reis e de homens comuns. Mas para verdadeira vida boa, como para qualquer outra coisa boa, JESUS É O CAMINHO.

Jesus Corrige os Equívocos

A vida boa é resumida melhor, provavelmente, na palavra FELICIDADE. Entretanto, quando pensamos em vida boa, pensamos geralmente em prosperidade material, em prazer e em popularidade. É porque supomos que estas são as coisas que trazem felicidade. Jesus rejeita esta suposição. Ouça-o:
"Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15).
"Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas" (Lucas 6:25-26).
As nossas próprias observações concordam que muitas pessoas ricas e famosas não são felizes. Apesar disso, continuamos a buscar estas coisas e, freqüentemente, ficamos desapontados quando Jesus não as dá para nós. Se Jesus oferecesse estas coisas como o caminho para uma vida melhor, ele seria um fracasso.

Jesus Erradica o Problema

Deus deu ao homem uma vida boa, bem no princípio dos tempos. Mas o homem perdeu-a quando pecou. Com o pecado veio a culpa, o medo, a dor e a morte. O pecado ainda é o devastador. Jesus disse:
"Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:21-23).
Não é verdade que muita infelicidade que temos conhecido está ligada justamente a pecados como estes? É somente abandonando o pecado que podemos ter esperança de encontrar a felicidade.
"Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" (1 Pedro 3:10-11).
Somente estudando a Lei de Cristo podemos reconhecer o pecado.
". . . o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4).
Somente seguindo o perfeito exemplo de Jesus podemos evitar o pecado.
"Pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca" (1 Pedro 2:21-22).
Imagine uma vida sem culpa, sem medo, sem a ansiedade que sempre acompanha uma vida de pecado! Aqui, na verdade, está a paz que ultrapassa o entendimento.

Jesus nos Ensina a Procurar Novas Metas

A meta de um mundo infeliz é o tesouro material. Jesus diz:
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu" (Mateus 6:19-20).
Os homens ficam ansiosos para receber, mas relutantes em dar. Jesus diz:
"Mais bem-aventurado é dar que receber" (Atos 20:35).
Os homens consideram um símbolo da vida boa quando são servidos. Jesus diz:
"Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva . . . tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir" (Mateus 20:26,28).
As metas que o mundo estabelece são alvos que muitos jamais poder o atingir. Sua realização não assegura felicidade e aqueles que falham em atingi-las tornam-se mais angustiados por seus insucessos.
Mas quando nossas metas são mudadas, poderemos estar contentes sem estas coisas que o mundo considera essenciais; elas já não são mais as coisas que estamos buscando. Nosso contentamento e felicidade vêm com a realização de nossos novos objetivos, e sua realização está ao alcance de todos. Todos podem juntar um tesouro no céu, todos podem dar, todos podem ser servos. Se houver qualquer dúvida de que isto traz mesmo a felicidade, basta olhar para qualquer indivíduo que você conheça que esteja realmente praticando isto.
Mas, maravilha das maravilhas, ainda há MAIS:

Jesus Dá o Que Não Esperamos!

Uma vez que aprendermos a não tornar nossas metas em coisas materiais, prazer e fama, Jesus nos dá uma porção inesperada destas mesmas coisas! Ouça-o:
"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? ou, Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).
"Dai, e dar-se-vos-á ; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão" (Lucas 6:38).
"Pois todo o que se exalta será  humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14:11).

Como Jesus o Faz?

Não podemos jamais saber todos os modos pelos quais o Senhor cumpre Suas promessas. Mas um deles é através da simples sabedoria de Suas instruções. Conhecendo o homem como conhece, e amando o homem como ama, Ele nos pede somente aquelas coisas que são boas para nós; e proíbe somente as que nos são prejudiciais.
Nossa saúde é melhor quando vivemos a vida pura que Jesus ensina. Estamos melhor, financeiramente, porque somos melhores trabalhadores e não temos mais que pagar o alto preço do pecado. A vida familiar é melhor quando aprendemos a pensar primeiro nos outros. E, independente dos problemas e transtornos que ainda teremos que enfrentar, enfrentamo- los com Jesus e com a esperança do céu.


0 comentários:

Postar um comentário