terça-feira, 12 de março de 2013

Lições 7 => Jesus o caminho para ceú.



Tanto a Bíblia como a experiência nos lembram de que a morte é certa.
"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…" (Hebreus 9:27).

O julgamento acontecerá quando Jesus voltar, e ele o descreveu:
"Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda" (Mateus 25:31-33).
Estes dois grupos irão para destinos muito diferentes.

O Inferno

As seguintes palavras descrevem o destino daqueles da esquerda.
"Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41).
"…é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois, seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga" (Marcos 9:47-48).
"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Apocalipse 21:8).
"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas cousas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Efésios 5:6).

O aviso deste último versículo é apropriado ao nosso tempo. Para nossa geração, o inferno é uma brincadeira, considerado nada mais do que uma imprecação inofensiva. Mesmo entre aqueles que se dizem cristãos, há muitos que insistem que Deus é "bom demais" para mandar os homens para o inferno. Questionar a existência do inferno é, contudo, questionar a bondade de Deus, pois Deus é também bom demais para mentir. Jesus disse: "E irão estes para o castigo eterno" (Mateus 25:46).

Quem crê em Jesus tem que acreditar que isto é verdade. O caminho para o inferno é fácil e popular.
"Larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mateus 7:13).

Não se tem que fazer perversidades para ir para o inferno. Pode-se ir para o inferno ao deixar de entrar no caminho do céu. A Bíblia descreve o fim do mundo, quando: "…do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1:7-9).

O Céu

O homem não foi criado para passar a eternidade no inferno, mas para andar com Deus no paraíso (Gênesis 2:7-9). Quando o homem perdeu seu lar no Éden, pelo pecado, Deus iniciou um plano de redenção pelo qual ele pode ser perdoado e gozar um lar que é ainda melhor do que o Éden.

Ao apóstolo João foi dada uma visão deste novo paraíso:
"Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então ouvi grande voz vindo do trono dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povo de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram" (Apocalipse 21:2-4).

Este é o paraíso ao qual o Rei convidará aqueles que estão à sua direita, dizendo:
"Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34).
Mas o triste fato é que poucos entrarão neste paraíso celestial.
"Porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7:14).
Jesus é o Caminho

Aqueles que entrarão no descanso celestial depois do julgamento são aqueles que morrem em Jesus, porque ele é O CAMINHO.
"Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham" (Apocalipse 14:13).

Se desejarmos estar entre os que morrem no Senhor, temos que estabelecer essa relação com ele enquanto vivemos. Isto não é realizado apenas por chamá-lo de "Senhor", mas obedecendo a vontade de Deus conforme revelada através do Senhor. Ele nos exortou:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21).

Já aprendemos que a vontade do Pai para aqueles que crêem em Jesus é que eles se arrependam de seus pecados e sejam batizados em Cristo.
"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Gálatas 3:27).
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:14).

Tendo sido batizados em Cristo e vivendo como ele determina, podemos ter certeza que estamos no caminho para o céu. Se não estamos em Cristo, não estamos no caminho, pois, como o texto desta série nos assegura, ele é o único caminho.

0 comentários:

Postar um comentário