terça-feira, 5 de março de 2013

MICAL – A RAINHA REJEITADA



MICAL – A RAINHA REJEITADA

II Samuel 6:12-23

Peço perdão por não colocar os textos. Mas você pode ler na sua Bíblia os textos pois será muito edificante a você.

A personagem central da história é Mical. Filha mais nova de Saul, princesa de Israel, esposa de Davi. É interessante como foi feito o seu casamento. Se você pesquisar a história da luta de Davi e Golias verá que um dos prêmios para quem matasse o gigante era a mão da filha do rei (os outros prêmios eram riquezas e a família livre dos impostos). Mas casar com a filha do rei era o melhor prêmio (eu creio). Já pensou? Ser genro do rei. Mas não era com Mical, pois ela era a mais nova. Por ser a mais nova, provavelmente ela se casaria com um qualquer. Provavelmente com o primeiro Davi que aparecesse.

Como você já conhece a história vou pular a parte da luta de Davi e Golias. E quando Saul viu que um moleque (era isso realmente o que Davi era na época, provavelmente tinha entre 15 e 18 anos), ruivo, rosto formoso, saudável, pastor de ovelhas e tocador de harpa oficial da corte, deu conta do serviço que era obrigação do rei e este ainda perdeu a popularidade ante o povo de Israel, Saul mudou a conversa. Veio com aquela conversa de vamos pensar melhor. Depois de muitos contratempos, finalmente, Saul cedeu e deu Mical por esposa a Davi sendo que ela não era parte do prometido. Para melhor compreensão dos fatos leia em I Samuel 18, garanto que você irá se impressionar com as atitude perversa de Saul e com a humildade de Davi.

Mas Mical realmente amava a Davi. Deve ter sido amor à primeira vista. (Também com aquela carinha de bom moço, era provável que todos gostassem dele. E todas também. Mas não vamos nos atentar a isso no momento). Creio que Davi também a amava porque ela o defendeu e acobertou a sua fuga. Em I Samuel 25, conta-nos que Davi casou-se novamente e se eu contei certo, depois ele se casou mais quatro vezes. Eu especulo que com isso Mical já havia começado a menosprezar a Davi deste ponto em diante, talvez por ciúme. Deve ter sido um golpe e tanto para alguém que já estava acostumada com rejeições e traições em sua própria família.

Podemos até fazer um paralelo interessante. Quantas vezes “menosprezamos” a Deus por Ele abençoar e escolher a outros em nosso lugar. Isso é só para você refletir no travesseiro quando você for dormir. Nós, como noiva do Senhor, devemos saber que Jesus tem o mesmo amor para comigo, com você e com os pecadores. A diferença básica, é que esses últimos não sabem disso e nós sabemos. Como Mical fomos “comprados” também, mas por um dote muito mais precioso. E o preço deste dote foi a própria vida do Nosso Noivo.

Mas vamos ao texto que interessa. O incidente da arca só foi a gota d’água para ela. Davi queria de qualquer jeito levar a arca para Jerusalém, tanto que procedeu erroneamente ao mandar seus servos colocarem a arca num carro de bois. Deus não se agradando disso, feriu ao homem que tentou segurar a arca com as mãos, conforme II Samuel 6:1-11. Quando a boa intenção fala mais alto do que a obediência a Deus, Ele realmente não se agrada.

E a arca ficou na casa de um tal de Obede-Edom, levita, por três meses. E Deus o abençoou tanto em tão pouco tempo que ele ficou falado. Só por ter acolhido a arca em sua casa. Olha que mistério interessante. Quando realmente temos a presença de Deus em nossas vidas e em nossa família, fatalmente seremos não só abençoados como também ficaremos falados por sermos servos do Altíssimo e por Ele habitar em nós. (Glórias a Deus por isso)!!!

Mas eis que Davi fica sabendo do ocorrido e convoca os levitas e sacerdotes para levarem a arca. Imaginem só o tamanho do cortejo. Realmente não sei a distância entre a casa de Obede-Edom e Jerusalém, mas deve ter demorado dias para chegarem até Jerusalém. E a Palavra ainda fala que a cada seis passos era feito um sacrifício.

E lá estava Davi, vestido com roupas sacerdotais liderando a comitiva, dançando. Imagino que ele não conseguia parar. O Espírito Santo o encheu de uma alegria tal que ele não conseguia somente caminhar. E no texto fala que ele dançava com toda a força. TODA A FORÇA. Numa outra tradução do texto, diz que ele dançava com toda exuberância. Isso vai além. Não só estava dançando mas também sabia o que estava fazendo. Deve ter sido lindo. Os sacerdotes levando a arca, os levitas tocando seus shofares, o povo todo dançando, gritando, celebrando e o rei liderando tudo. Como estavam felizes. Era a arca da aliança indo para a capital do país. A Presença de Deus indo para Jerusalém. Creio que durante o trajeto, ia ajuntando mais povo à comitiva. Talvez Davi não só estava dançando, mas estava também puxando o povo, como um líder de torcida. Porque quando chegaram em Jerusalém estava todo o povo. Todo o povo estava lá (será?).

Não!!!! Eis que havia alguém assistindo a tudo, no camarote vip do palácio real. Era a nossa amiga Mical. E não estava nada contente com o que estava assistindo de sua janela. O que Davi estava fazendo, fez Mical desprezá-lo mais. Ela ia assistindo a tudo se remoendo e imaginando onde é que Davi estava com a cabeça para fazer aquilo. Para louvar daquele jeito, para adorar daquele jeito. Para dançar daquele jeito. Onde já se viu? Era demais. Ele estava perdendo o respeito. Era o Rei dançando entre os seus reles subalternos. A autoridade máxima do país, se misturando ao povo, se rebaixando, como isso era possível? Era inconcebível, impraticável. Em linguagem nacional, ela deve ter pensado assim: “Poxa, Davi não se manca, ele é o rei de Israel”.

Mas voltemos à cena do povo. A chegada em Jerusalém foi apoteótica. A arca foi posta numa tenda especialmente preparada para ela. E Davi ofereceu ainda mais holocaustos a Deus. Creio que a alegria de Davi estava tão contagiante que o povo todo começou a dançar e se alegrar na Presença de Deus. É inimaginável um país inteiro em uma cidade, celebrando e dançando em tamanha felicidade. Eles estavam realmente felizes com a arca, com a presença de Deus em Jerusalém. E depois Davi abençoou o povo. Um por um, família por família. E o povo voltou para suas casas muito bem abençoados. Depois disso, Davi, muito feliz, foi abençoar a sua casa.

Mas, ei, espera aí. “Tem gente em casa”, creio que deve ter pensado Davi quando estava chegando perto do palácio. “Porque será que a minha família não estava na festa?” deve Ter passado por sua cabeça. E ainda por cima ao seu encontro vem a bendita da Mical. Com aquela cara de não gostei do que vi. Davi, como um bom marido deve ter olhado para ela e pensado: “Porque será que ela não estava conosco”? Nem deu para ele perguntar porque Mical já foi falando e apresentando a sua queixa.

Ela ironicamente, quis mostrar o que ele estava perdendo ao fazer tudo aquilo. Queria abrir os olhos para o grande erro que havia cometido, que isso acarretaria em ficar mal visto ante o povo de Israel, ante suas servas e caindo em descrédito para com o povo. É interessante que Mical pensou que Davi fazia para se mostrar para as jovens, por vaidade. Para quem já tinha seis esposas, uma a mais só seria lucro e ela continuaria rejeitada.

Mas de bate e pronto, Davi respondeu o que era para ser falado. Ele sabia que o pleno propósito de Deus havia se cumprido na vida dele. Davi sabia de onde havia sido tirado e onde Deus havia colocado. Sabia que seu futuro como pastor de ovelhas não seria muito promissor. Não era um futuro dos melhores. Mas Deus se agradou mais de um jovem pastor de ovelhas do que do rei da nação, que não passava de um medroso, desobediente e confuso.

Davi se achava sim, mais que na obrigação de louvar e de se alegrar no Senhor. Era muita honra para um homem só. Por isso ele louvou a Deus com todas a forças. Gosto muito dessa expressão TODAS AS FORÇAS. Creio que mesmo perdendo o fôlego, ele ainda tirava forças de onde não tinha para louvar a Deus. Davi sim louvou a Deus com todo o seu ser. Pois o que Deus havia feito em sua vida era bom demais para ser verdade. E depois ainda vem a dondoca da rainha para tirar satisfação de COMO ele estava adorando.

Querido (a) irmão (ã) isto é muito perigoso. Quando julgamos a adoração do outro, quando desdenhamos a forma de como outros cristãos adoram, nos vemos numa posição de superioridade, como se somente nós soubéssemos adorar. Não podemos julgar, pois estamos agindo igualmente a Mical. Ironizamos uma coisa que foi feita para glória de Deus. Anulamos o que foi feito por amor a Ele. E o pior, se você já leu o texto, obviamente você viu muito bem o que aconteceu com a Mical. Por causa desta intolerância nunca mais teve filhos. Se agirmos como ela, nossas vidas fatalmente ficarão infrutíferas. Nossos ministérios serão estéreis. Seremos secos como a figueira que a única saída é ir ao fogo. E ainda quem sai perdendo nessa história somos nós mesmos. E o Reino de Deus mais ainda.

Deus deseja que você o adore, não importa como. Depois de tantas rejeições na vida, Mical já tão acostumada se esqueceu de Deus, provavelmente achando que havia sido rejeitada por Ele também, por isso não havia mais motivos para louvá-Lo, engrandecê-Lo e adorá-lo. Ela se esqueceu que a posição de rainha também havia sido dada por Deus. Ela nunca seria rainha e recebeu isso por ser esposa de Davi. Já Davi conquistou isso a duras penas. As pessoas ficam tão acostumadas com a rejeição que uma rejeiçãozinha a mais não fará diferença, pensam que talvez seja até bom, mais um fardo a carregar, em vez de entregarem esse fardo a Deus. E por não procurarem a Ele, sentem-se rejeitadas, acham que Deus ama mais aos outros e não a elas. Ficam numa posição cômoda. Pensam: Deus não me quer, eu também não quero Ele.

Mas eu te uma coisa eu te falo, Deus te deseja sim. Quando entramos na presença de Deus em louvor e adoração, seja celebrando, dançando, prostrado, louvando, cantando, rindo, chorando, orando, de ponta cabeça (nunca tentei, mas está aí a idéia), Jesus já está de braços abertos à nossa espera. Isso é que é amor. Veja como Ele nos ama. Ele não te rejeita não. Você é amado por Deus. Totalmente querido, esperado, desejado. E Mical provavelmente nunca tenha experimentado isso. Muitas pessoas também não. E estão perecendo.

Mical não sabia que é lá na presença de Deus que somos envolvidos com Seu amor e TODO (eu digitei TODO MESMO) medo e rejeição são lançados fora. Mical não conhecia isso. Davi sim, pois nos momentos de intensa luta e perseguição, ele sabia onde se refugiar. Somente na presença de Deus. Foram em tempos assim que saíram os mais belos salmos. Davi sabia que na presença de Deus, ele não era rejeitado. E só lá somos totalmente aceitos e bem-vindos. Pois um coração quebrantado e contrito, Deus não rejeita. E ainda se regozija de nós. Foi uma verdade que ele descobriu em seus tempos de pastoreio e durante as lutas.

Faça isso ainda hoje. Adore-O. Não importa como, mas entre na presença de Deus. Ele não quer pose, quer coração. Os jeitos de louvar e adorar são diversos (citei alguns acima), mas o coração e a motivação é Deus quem vê e sonda. Amado, Deus quer você.

0 comentários:

Postar um comentário