terça-feira, 4 de junho de 2013

Por que acreditar em Deus, em Jesus e na Bíblia?



A Existência do Universo
A Precisão da Bíblia
A Unidade da Bíblia
Profecia Cumprida
Milagres
A Ressurreição
Conclusão

Introdução

Você já se perguntou se Deus existe, se Jesus realmente é o Filho de Deus ou se a Bíblia realmente é verdadeira? Se nunca perguntou, você é uma pessoa diferente. Todas as pessoas, às vezes, perguntam sobre esses assuntos. O propósito desse estudo é examinar a evidência para algumas das afirmações mais básicas da Bíblia. Durante a leitura, por favor acompanhe na sua Bíblia as citações que estão, neste artigo, em letras MAIÚSCULAS. Depois responda cada pergunta que tenha um antes do número (1, 2, etc.). OBS: As respostas corretas das perguntas estão no final desta. Essa lição não foi feita para as respostas serem mandadas para correção.

Quais afirmações a Bíblia faz?

1. A Bíblia afirma que Deus existe.

Leia HEBREUS 11:6.

1. Para agradar a Deus, no que devemos crer?

    A. Em tudo que nossos pais nos ensinaram.

    B. Em tudo que nosso pregador nos diz.

    C. Que Deus existe e que é galardoador dos que o buscam.


2. A Bíblia afirma ser a revelação infalível da vontade de Deus.

Leia 2 TIMÓTEO 3:16,17.

2. De onde as Escrituras vieram?

    A. São inspiradas por Deus.

    B. Expressam as opiniões de homens.

    C. São lendas antigas de origem desconhecida.

"... reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo" (1 Coríntios 14:37). [Veja também Efésios 3:3-5; 2 Pedro 1:21; 1 Tessalonicenses 2:13; Galátas1:11-12.]

3. A Bíblia afirma que Jesus é o Filho de Deus.

Leia JOÃO 20:26-31.

3. Tomé chamou Jesus de quê?

    A. Um ótimo pregador.

    B. Senhor e Deus.

    C. Um impostor.

4. Em que devemos crer para ter a vida eterna?

    A. Que Jesus é Cristo, o filho de Deus.

    B. Que Maomé é um profeta

    C. Nada importa.

"...Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16). [Veja também João 1:1,14; 4:42; 8:24; Lucas 19:10; Mateus 16:15-18; 10:37.]

OBS: Essas afirmações não permitem meio-termo. Não podemos dizer, "A Bíblia é apenas um bom livro", ou "Jesus foi apenas uma pessoa ótima". A Bíblia afirma que é a palavra de Deus, e Jesus afirmou ser Deus na carne. Se essas afirmações não são verdadeiras então Jesus é um mentiroso e a Bíblia é uma fraude!

Que tipo de evidências vamos estudar?

Deus Pai é invisível (1 João 4:12). Não podemos fazer experiências de laboratório para determinar se ele existe, mas isso não quer dizer que temos que aceitar "fé cega" sem evidência. Jesus afirmou ser Deus na carne. Sua vida pode ser investigada como qualquer outro fato histórico. Do mesmo modo, muitas outras afirmações bíblicas podem ser investigadas pela evidência lógica e histórica. Na nossa vida diária, todos nós determinamos nossas crenças baseadas nesse tipo de evidência. Por exemplo, um caçador pode não ver um animal mas pelas suas pegadas ele sabe que existe e sabe muito sobre a sua natureza. Da mesma forma, Deus deixou "pegadas nas areias do tempo".

Um juiz e um júri não observam fisicamente um crime, porém, chegam a um veredicto sobre o que aconteceu pelo depoimento de testemunhas. Da mesma forma, Deus "não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo" (Atos 14:17).

Vamos chamar as "testemunhas" de Deus, e você seja o juiz. Pese o depoimento honestamente, em seguida chegue a um veredicto (Romanos 10:17), mas não se esqueça que você não está determinando a culpa ou inocência de uma outra pessoa. Certamente, seu veredicto determinará seu próprio destino eterno!

Testemunha Nº 1:
A Existência do Universo

Ninguém pode negar a existência do universo. A pergunta é: qual foi a origem do universo?

Só têm duas explicações disponíveis: há um Deus todo-sábio, todo-poderoso que o criou; ou matéria é eterna e, começando com uma forma de vida original simples, todas os seres vivos se desenvolveram gradualmente durante milhões de anos pelo processo de evolução. Considere qual dessas duas visões se encaixa melhor nas evidências.

A. A vida vem apenas da vida.

Leia ATOS 17:24-28.

5. O que esse versículo diz que é a origem do universo?

    A. A vida na terra sempre existiu.

    B. Um acidente não-planejado da natureza produziu a primeira vida primitiva através da geração espontânea num pântano antigo.

    C. A vida na terra foi criada por um Deus vivo, sábio e poderoso.

Uma das leis mais aceitas na ciência é a Lei da Biogênese, que diz que a vida vem apenas de seres vivos. Não há evidência de que matéria morta pode produzir vida espontaneamente.

A. Bíblia concorda com fatos científicos, pois diz que a vida veio do Criador vivo e eterno (veja Atos 14:15). No entanto, a evolução contradiz provas científicas, já que requer que matéria morta em algum momento espontaneamente passou a viver. Qual dessas duas visões se encaixa melhor nas evidências?

B. Seres vivos reproduzem segundo sua própria espécie.

Leia GÊNESIS 1:11,21,24,25.

6. Que tipo de descendentes os seres vivos têm?

    A. A mesma espécie dos pais.

    B. Com tempo suficiente, seres completamente diferentes podem evoluir.

    C. Nunca se sabe.

Todo ano seres vivos reproduzem, e os descendentes são sempre da mesma espécie dos pais. Isso é exatamente o que a Bíblia diz. Os descendentes de cachorros serão outros cachorros, não peixes, pássaros ou pessoas!

No entanto, a evolução ensina que todas as espécies atuais são descendentes de antecedentes de espécies diferentes, até chegar numa só forma de vida original. Mas não há evidência convincente para isso. Seres vivos se adaptam ao seu meio, mas aonde há evidência de que produzem espécies totalmente diferentes de seres vivos (peixe para réptil para pássaro, etc.)?

Se a evolução fosse verdade, devia ter muitos fósseis de "elos" intermediários entre espécies de seres vivos atuais. No entanto, os "elos" ainda estão faltando!

C. A raça humana é única.

Leia GÊNESIS 1:26-28.

7. Qual é o lugar do homem no universo?

    A. O homem é apenas mais um animal.

    B. O homem é o ser mais inteligente e poderoso que existe.

    C. O homem é a imagem de Deus e acima dos animais.

A observação simples mostra que o homem é bem superior aos animais. Apenas o homem tem inteligência racional. Qual animal usa símbolos abstratos (letras e números) para falar, escrever ou fazer cálculos matemáticos? Qual animal inventa novas ferramentas e máquinas, adestra animais, usa fogo ou registra sua sabedoria para passar às gerações futuras?

Entre os animais tem muitos graus de inteligência. Se o homem evoluiu do animal, por que não tem animais com graus de inteligência até o nosso, ao invés de ter um buraco enorme entre nós?

Apenas o homem cria coisas novas para apreciá-las na forma de música, arte, poesia, humor, etc.

Apenas o homem tem consciência e senso de valores religiosos. Qual animal pela sua natureza sente culpa ou procura achar e adorar a causa da sua existência?

Se o homem evoluiu do animal, como explicamos essas enormes diferenças? Se desenvolvermos novas características através da "sobrevivência dos melhores", como a valorização de arte, etc., nos faz mais aptos a sobrevivermos?

No entanto, a Bíblia facilmente explica todas estas diferenças. O homem divide essas características em comum, não com os animais, mas com Deus em cuja imagem fomos criados.

D. Um desenho vem de um desenhista.

Leia ROMANOS 1:20 & SALMO 19:1.

8. Como podemos ver o poder e a divindade de Deus?

    A. Pela "fé cega" sem evidência.

    B. Pelas coisas que Deus criou.

    C. Não os podemos ver.

Seres inteligentes podem ser reconhecidos pelas obras por um outro ser inteligente.

Quando um ser inteligente desenha algo para realizar um propósito, aquela coisa carrega marcas da sua inteligência - é inteligível. Outros seres inteligentes podem estudar como funciona, etc. Mesmo que nunca tenhamos conhecido o criador, temos que saber que ele existe e que podemos apreciar o grau da sua inteligência.

Para confirmar este aspecto para si mesmo, faça este teste. Tente nomear uma coisa que tenha estas características: Interessa a sua inteligência - "faz sentido" como uma maneira razoável e lógica de realizar algum propósito. Mas, você sabe que não originou como um esforço de algum ser inteligente - "apenas aconteceu" por mero acaso. Você pode citar uma coisa assim? Um carro? Casa? Ponte?

O universo carrega inúmeras marcas provando que foi desenhado por um Ser inteligente.

Máquinas fotográficas são desenhadas por seres inteligentes, mas nenhuma máquina pode ser comparada com o desempenho total do olho humano. De onde vieram seus olhos?

Computadores são desenhados por seres inteligentes, mas o cérebro humano pode ultrapassar computadores de muitas maneiras. De onde veio seu cérebro?

Fábricas são feitas por seres inteligentes para fabricar um produto. Mas quem fez o sistema reprodutivo humano?

"Pois toda casa é estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus" (Hebreus 3:4). Quando se considera os órgãos do corpo humano, depois de todos as plantas e animais, dos corpos celestiais e de todas as leis complexas da natureza, é razoável defender que tudo isso passou a existir sem planejamento inteligente?

A ciência é fundada na convicção de que o universo é inteligível - é tão metódico e sistemático que a inteligência humana é capaz de compreender muito sobre como funciona. Isso, em si, não prova que um ser inteligente o inventou? E o fato que muito sobre a maneira que funciona está além da nossa capacidade de entender e duplicar não prova que o Ser inteligente que fez isso é bem superior a nós?

Todo efeito tem de ter uma causa satisfatória! A evolução diz que a vida começou pelo acaso cego e depois mutilações aleatórias produziram todas as formas de vida avançadas. No entanto, a Bíblia diz que o Deus todo-sábio e todo-poderoso intencionalmente planejou e criou o universo e todas as formas de vida nele. Ao chegar no seu veredicto, você deve determinar qual ponto de vista é mais razoável e serve melhor às evidências.

Testemunha Nº 2:
A Precisão da Bíblia

Embora a Bíblia seja um livro de texto sobre a religião, muitas vezes tocam em outras matérias como história, geografia e ciências. Quando toca, podemos conferir comparando-a com a arqueologia, etc. Se a Bíblia fosse escrita pelo Criador que sabe tudo, esperaríamos precisão.

Além disso, a Bíblia foi escrita há 2000-3500 anos, quando os erros científicos eram abundantes. Descrentes já procuraram impiedosamente achar erros nela. Mas se, apesar disso, podemos confirmar que não contêm os erros comuns daquela época - se verdadeiramente fala fatos que eram desconhecidos pelos cientistas até séculos mais tarde - então isso reforçaria bastante a nossa confiança de que não vem dos homens mas sim de Deus.

Considere os exemplos a seguir nos quais a Bíblia já foi provada ser precisa, mesmo quando "estudiosos" não concordaram com ela.

A. História e geografia

1. A nação hetéia

A Bíblia freqüentemente fala desta nação antiga (2 Samuel 11:3,6,17,24; Gênesis 15:19-21; Números 13:29; Josué 3:10), mas durante anos descrentes diziam que a Bíblia estava errada. Depois, em 1906, Hugo Winckler desenterrou Hattusa, o capitão heteu. Agora sabemos que, no auge, a civilização hetéia disputou com o Egito e a Assíria em esplendor!

2. Pitom e Ramessés

A Bíblia diz que os escravos israelitas construíram estas cidades egípcias usando tijolos de barro misturado com palha, depois de barro com restolho, e depois apenas de barro (Êxodo 1:11; 5:10-21). Em 1883, Naville examinou as ruínas de Pitom e achou os três tipos de tijolos.

3. O Livro de Atos

Sir William Ramsay era um descrente que procurou contestar Atos traçando as viagens de Paulo. Em vez disso, suas investigações fizeram dele um crente tenaz da precisão do livro! O ponto decisivo foi quando ele provou que, ao contrário da sabedoria já aceita, a Bíblia estava certa quando deixa subentendido que Icônio ficava numa região diferente de Listra e Derbe (Atos 14:6). (Veja Free, Archaeology and Bible History, 317.)

Considere estas citações de arqueólogos notáveis:

"...pode ser afirmado categoricamente que jamais uma descoberta arqueológica tem negado uma referência bíblica. Um grande número de descobertas arqueológicas foram feitas que conferem em resumo claro ou em detalhes exatos afirmações históricas na Bíblia. E, pela mesma moeda, uma avaliação adequada de descrições bíblicas tem levado a descobertas incríveis" - Dr. Nelson Glueck (Rivers in the Desert, 31).

"...a arqueologia tem confirmado inúmeras passagens que tinham sido rejeitadas por críticos como não-históricas ou contraditórias a fatos conhecidos.... No entanto descobertas arqueológicas mostraram que estas acusações críticas ... estão erradas e que a Bíblia é confiável justamente nas afirmações pelas quais foi deixada de lado por não ser confiável. Não sabemos de nenhum caso no qual a Bíblia foi provada errada" - Dr. Joseph P. Free (Archaeology and Bible History, 1,2,134).

B. Ciência

Leia ISAÍAS 40:22.

9. Qual é a forma da terra?

    A. Redonda.

    B. Plana.

    C. Cilíndrica.

Isaías escreveu isso quando os homens acreditavam que a terra era plana ("redondo" = "um circulo, esfera" - Gesenius). Hoje temos fotos tiradas do espaço que mostram a forma da terra, mas como Isaías sabia disso?

Leia JÓ 26:7.

10. Como a terra é sustentada (apoiada)?

    A. Por quatro pilares enormes.

    B. Nas costas de Atlas.   

    C. Paira sobre nada.

Os homens antigos acreditavam em muitos erros. Como Jó sabia a verdade?

Leia SALMO 8:8.

11. O que fica no mar de acordo com este versículo?

    A. Montanhas

    B. Sendas.

    C. Alga marinhas.

    D. Peixes.

Os homens não sabiam das sendas dos mares até que Matthew Maury leu este versículo e resolveu achá-las. Ele descobriu as correntezas do oceano, e ficou conhecido como o Pai da Oceanografia. (Impact, 9/91, pág. 3-4).

Leia ECLESIASTES 1:7.

12. O que esse versículo nos diz sobre os rios?

    A. Os rios correm para o mar.

    B. O mar não se enche.

    C. Os rios voltam ao lugar de onde vieram.

    D. Todas as alternativas.

Hoje entendemos como isso acontece através do ciclo da água e da evaporação. Com Salomão sabia disso?

A Bíblia contradisse teorias não-comprovadas, mas se for entendida corretamente nunca contradiz qualquer fato científico comprovado. No entanto, muitas vezes afirmou verdades científicas séculos antes dos homens conhecerem-nas.

Enquanto a Bíblia já foi provada ser precisa repetidamente, aqueles que criticam a Bíblia foram incapazes de provar o contrário. Isso certamente fortalece nossa fé em outros ensinamentos bíblicos.

Testemunha Nº 3:
A Unidade da Bíblia

A Bíblia inclui 66 livros escritos por 40 homens diferentes durante um período de 1.500 anos.

Esses homens eram de gerações, localidades e experiências bem diferentes. Eram reis, escravos, pescadores, médicos, etc. Eles moravam em Israel, Babilônia ou Roma de 1400 a.C. a 100 d.C.

Porém, seus escritos, quando reunidos, não apresentam contradições.

Paulo concorda com Moisés, João não discute com Davi, etc., apesar deles terem escrito sobre os assuntos mais polêmicos da vida do homem. Pelo contrário, seus ensinamentos fortalecem e apóiam um ao outro.

Alguns descrentes alegam que existem contradições na Bíblia, mas peça a eles que produzam uma! A maioria nem vai tentar. Geralmente eles mesmos nunca estudaram a Bíblia, mas estão acreditando em algo que outra pessoa disse. Estudo correto pode reconciliar qualquer contradição alegada que aparecer.

Mera sabedoria humana nunca poderia atingir tal unidade.

Considere professores religiosos que escrevem pela sua própria sabedoria. Você consegue achar dois que concordam em tudo? Muitas vezes um homem acaba se contradizendo!

Então como 40 homens com histórias tão diferentes poderiam concordar tão plenamente? A resposta deve ser que não estavam escrevendo pela sua própria sabedoria! Não é possível que a Bíblia seja o produto de 40 mentes diferentes. Deve ser o produto de uma mente suprema, assim como afirma.

Esta testemunha testifica que: Deus existe, já que só um Ser Supremo poderia escrever um livro como a Bíblia, e a Bíblia é uma mensagem daquele Ser Supremo.

Testemunha Nº 4:
Profecia Cumprida

A. O propósito da profecia

A Bíblia usa a profecia para provar que Deus existe.

Leia ISAÍAS 41:21-23, 42:8,9.

13. Como Deus provou que ele é o Deus verdadeiro e que os ídolos são falsos?

    A. Ele predisse acontecimentos do futuro.

    B. Ele nos disse para aceitar tudo isso sem provas.

    C. Ele não se importa com o que as pessoas acham.

Os homens não sabem "o que sucederá amanhã" (Tiago 4:14). É preciso ser um Ser Supremo para predizer o futuro precisamente. Se o Deus da Bíblia pode fazer isso, então ele deve existir e deve ser o Deus verdadeiro.

A Bíblia usa a profecia para mostrar quais homens eram porta-vozes de Deus.

Leia DEUTERONÔMIO 18:20-22.

14. Se um homem tentar predizer o futuro e falha, o que podemos saber sobre ele?

    A. Ele é de Deus e devemos acreditar nele.

    B. Ele não foi inspirado por Deus.

    C. Não temos como saber nada sobre ele.

Se os escritores da Bíblia poderiam predizer o futuro com certeza infalível, isso indicaria que Deus estava trabalhando através deles. [Ver também Jeremias 28:9.]

A Bíblia usa a profecia para mostrar que Jesus era o Filho de Deus.

Leia LUCAS 24:25-27,44.

15. O que Jesus disse sobre as Escrituras do Velho Testamento?

    A. Elas não têm mais valor.

    B. Ele não conseguia entendê-las.

    C. Elas falavam sobre ele e ele as cumpriu.

    D. Todas as alternativas.

Os discípulos muitas vezes citavam profecias do Velho Testamento para provar que Jesus era o Messias e que suas afirmações eram verdadeiras [veja João 5:39; Atos 2:25-36; 3:18- 26; 10:43; 13:27-39].

B. Exemplos de profecias cumpridas

Aqui estão apenas algumas das centenas de profecias que Jesus cumpriu.
ASSUNTO            PROFECIA          CUMPRIMENTO
Lugar de nascimento: Belém           Miquéias 5:2        Mateus 2:1-6
Genealogia: Descendência de Davi                Jeremias 23:5      Atos 13:22-23
Nascido de uma Virgem    Isaías 7:14           Mateus 1:18-25
Profeta, sacerdote e rei      Deuteronômio 18:17-19; Salmo 110:1-4     Hebreus 7:17; 8:1; Atos 3:20-23
Precursor: João Batista     Isaías 40:3,4        Lucas 3:2-5
Entrada Triunfal                 Zacarias 9:9         Mateus 21:1-9
Morte pela crucificação    Salmo 22:16-18; 34:20     João 19:18-37
Morreu pela culpa dos outros          Isaías 53:4-12     1 Pedro 2:21-25
Sepultado no túmulo de um homem rico     Isaías 53:9           Mateus 27:57-60
Ressurreição        Salmo 16:10        Atos 2:24-32

Enquanto um homem poderia cumprir uma ou duas profecias por acaso, cumprir todas elas seria impossível se não fosse o plano de Deus.

Além disso, a Bíblia freqüentemente predisse o futuro de nações e cidades como Israel (Deuteronômio 28:15-64), Tiro (Ezequiel 26:3-14), Nínive (Sofonias 2:13-15), e Babilônia (Isaías 13:19-21; Jeremias 51:37-58).

Meros homens, escrevendo pela sua sabedoria humana, nunca poderiam predizer o futuro desta maneira, mas os autores da Bíblia fizeram isso repetidas vezes. Esta testemunha afirma que Deus existe e que ele falou através destes homens. Já que Jesus cumpriu estas profecias, ele tem que ser o Messias, o Rei, o Profeta e o Salvador que Deus mandou ao mundo.

Testemunha Nº 5:
Milagres

A. Exemplos de milagres

Um milagre, de acordo com a Bíblia não é apenas um evento extraordinário, nem seria chamado de um milagre só pelo fato de ser causado por Deus. Um milagre é um evento que seria impossível pela lei natural, mas acontece pelo poder supernatural de Deus. Alguns exemplos são:

Ressurreição de mortos (João 11:17-44; Atos 9:36-42).

Andar sobre a água e acalmar uma tempestade (Mateus 14:22-33; 8:23-27).

Dar comida às multidões com alguns pães e peixes e ter mais comida sobrando do que havia no começo (Mateus 14:13-21; 15:32-39).

Curar, instantânea e completamente, todo tipo de doenças como lepra, cegueira, surdez, coxeadura, mão ressecada, etc. (João 4:46-54;5:1-9; 9:1-11,30-38; Atos 3:1-20; 4:22; 14:8-10; 5:12-16; 19:11-12; 9:32-35; Marcos 2:1-12, etc.).

B. O propósito dos milagres

Leia JOÃO 5:36.

16. O que Jesus disse que suas obras provavam?

    A. Que o Pai o mandou.

    B. Que ele era um mágico hábil.

    C. Que qualquer um que ama a Deus pode receber milagres.

Leia ATOS 14:3.

17. Qual foi o propósito dos milagres feitos através de Paulo?

    A. Deixaram Paulo rico.

    B. Provaram que o Senhor falou através de Paulo.

    C. Provaram que todo mundo pode fazer milagres

    D.Todas as alternativas.

As pessoas precisam ter uma maneira de diferenciar os verdadeiros porta-vozes de Deus dos falsos. Este era o propósito dos milagres - eles confirmavam a palavra (Marcos 16:20). Se os homens podiam fazer obras que só poderiam acontecer pelo poder de Deus, as pessoas saberiam que Deus estava agindo naqueles homens e eles acreditaram na mensagem pregada (Hebreus 2:3,4; Atos 2:22; João 20:30-31; 4:48; 2 Coríntios 12:12).

C. Provas que os milagres aconteceram

Já que Jesus e seus apóstolos não estão conosco pessoalmente, como podemos chegar a um veredicto hoje de que se os milagres aconteceram ou não? Temos que chamar as testemunhas. A Bíblia tem o depoimento de muitas testemunhas oculares para confirmarem os milagres que aconteceram (João 20:30-31 - veja também os muitos exemplos já citados). Lembre-se que a Bíblia é confiável historicamente. Até os inimigos do evangelho e seus apóstolos fizeram milagres.

Leia ATOS 4:16 e JOÃO 11:47.

18. Quem reconheceu que Jesus e seus apóstolos fizeram milagres?

    A. Líderes judeus e todas as pessoas em Jerusalém.

    B. Apenas os discípulos de Jesus.

    C. Apenas fanáticos ingênuos.

Seja um amigo ou inimigo, ninguém que realmente viu as obras de Jesus e de seus apóstolos podia negar que os milagres aconteceram. Seu depoimento torna-se uma prova na qual podemos basear a nossa fé (veja Mateus 12:22-24; Atos 8:5-13; 13:10-13; Êxodo 8:17-19; 1 Reis 18:17-39). Os milagres são o selo de aprovação de Deus nos ensinamentos de Jesus e dos autores da Bíblia. Esta testemunha afirma que há um Deus que possui poderes sobrernaturais. Já que os autores da Bíblia fizeram milagres, eles devem ter sido guiados pelo poder de Deus. E já que Jesus fez milagres, suas afirmações devem ser válidas: Ele era o Filho de Deus.

Testemunha Nº 6:
A Ressurreição

Jesus "foi designado Filho de Deus com poder ... pela ressurreição dos mortos" (Romanos 1:4). A ressurreição é a prova de Deus de que Jesus é seu Filho. É o maior de todos os milagres, no sentido de que, se aceitarmos este, todos os outros milagres da Bíblia são fáceis de aceitar. Mas se rejeitarmos a ressurreição, os outros milagres não importariam já que não podemos ser salvos se rejeitarmos a ressurreição (veja Romanos 10:9-10; João 20:28-31).

A. Os fatos envolvidos na morte de Jesus

Leia 1 CORÍNTIOS 15:3-8.

19. O que Paulo pregou sobre Jesus?

    A. Ele morreu.

    B. Ele foi sepultado.

    C. Ele ressuscitou.

    D. Ele apareceu a muitos.

    E. Todas as alternativas.

Os relatos dos quatro Evangelhos confirmam os seguintes fatos. Lembre-se que a Bíblia, historicamente, é confiável. Praticamente todos reconhecem estes eventos como verdadeiros.

Jesus foi açoitado, pregado numa cruz e perfurado com uma espada.

Soldados romanos examinaram seu corpo para ter certeza de que ele estava morto.

Seus discípulos embalsamaram seu corpo e colocaram-no no túmulo de José de Arimatéia.

Os judeus selaram o túmulo e colocaram soldados para guardá-lo.

Três dias depois, o corpo não estava lá.

Muitas pessoas afirmaram que haviam visto Jesus vivo novamente.

Os discípulos começaram a pregar que sua ressurreição provava que ele era o Cristo (Atos 1:3; 2:24-36; 3:15, etc.).

Qualquer explicação dada para estes eventos deve levar em conta todos os fatos. Especialmente uma pessoa deve explicar o túmulo vazio e o depoimento de testemunhas oculares daqueles que afirmaram terem visto Jesus vivo. (Leia os relatos em Mateus 27-28; Marcos 15-16; Lucas 23-24; João 18-21 e Atos 1.)

B. Explicações possíveis para as provas

1. A teoria que os discípulos roubaram o corpo.

Os soldados foram pagos para dizerem isso (Mateus 28:11-15), mas considere o seguinte:

Isso inclui homens testificando sobre o que aconteceu enquanto dormiam! Porque devemos aceitar isso como um depoimento válido?

Como os discípulos se livraram dos guardas que estavam lá para evitar que o corpo fosse roubado? Obs.: o castigo por perder um prisioneiro, principalmente se dormisse em serviço, era a morte (veja Atos 12:19; 16:27). Se isso tivesse acontecido mesmo, eles teriam admitido?

Qual motivo os discípulos teriam para fazer isso? Foram perseguidos e a maioria morreu por pregar a ressurreição. Nenhum deles obteve poder, riqueza ou prazer. No entanto não negaram seu depoimento sobre a ressurreição. Por que fariam isso se soubessem que era uma mentira?

Como isso explica as aparições pessoais do corpo, principalmente a inimigos e duvidadores como Saulo de Tarso (Atos 9) e Tomé (João 20:26-29)?

2. A teoria de que Jesus na verdade não morreu mas apenas "desmaiou" na cruz e depois se recuperou no túmulo.

Como isso explica o depoimento dos soldados romanos, do centurião e dos discípulos que embalsamaram Jesus, todos dizendo que ele estava morto (João 19:32-34,38-42; Marcos 15:44-45)?

Jesus foi açoitado, crucificado e perfurado com uma espada. Ele ficou três dias num túmulo sem comida, água ou remédio. Como ele poderia despertar, tirar a pedra enorme, livrar-se dos guardas, andar a extensão da Palestina e ainda aparecer saudável o suficiente para convencer seus discípulos cépticos de que havia ressuscitado? Isso seria um milagre quase tão grande quanto a ressurreição em si!

O caráter de Jesus permitiria isso? Lembre-se, isso faria dele um mentiroso e blasfemador.

3. A teoria de que os discípulos tiveram "delírios" e apenas imaginaram que viram Jesus vivo depois da crucificação.

O que aconteceu com o corpo? Esta teoria significaria que o corpo ainda estaria no túmulo onde os inimigos poderiam mostrar para desmentir as afirmações da ressurreição.

Os discípulos estavam num estado de espírito para delirarem? As pessoas que deliram vêem aquilo que esperam ver, mas os discípulos não esperavam ver Jesus vivo novamente. Eles nem acreditaram quando viram (Marcos 16:11-14; Lucas 24:11). O incrédulo Tomé e o descrente Saulo deliraram também?

Como isso explica o número e a natureza das aparições? Como tantas pessoas poderiam ter o mesmo delírio, sendo muitas delas ao mesmo tempo? O tom é real e histórico. As testemunhas viram, ouviram e tocaram o corpo (Lucas 24:39; João 20:26-29).

Nenhuma destas teorias cabe nas provas. O único veredicto razoável é que Jesus si apresentou vivo "com muitas provas incontestáveis" (Atos 1:3). Ele realmente ressuscitou dos mortos. Por isso, ele é verdadeiramente o Filho Divino de Deus, assim como ele afirmou.

Conclusão

As testemunhas já testificaram e você tem que chegar ao seu veredicto. Lembre-se que não importa a que veredicto outras pessoas chegam. O que importa é a que veredicto você chega. Seu destino eterno depende de sua decisão. Para concluir honestamente que Deus NÃO existe, que a Bíblia NÃO é a palavra de Deus e que Jesus NÃO é o Filho de Deus, você precisa fazer as seguintes coisas:

Explicar a existência do universo sem Deus para criá-lo. Que explicação razoável há?

Contradizer a precisão de Bíblia. Descrentes estão tentando fazer isso há séculos sem conseguirem.

Contradizer a unidade da Bíblia. Mais uma vez, isso foi tentado inúmeras vezes sem sucesso.

Explicar as profecias cumpridas. Que explicação poderia haver além da inspiração de Deus?

Contradizer os milagres. Mesmo os inimigos de Jesus no primeiro século não conseguiram fazer isso!

Contradizer a ressurreição. Que explicação você pode dar?

A que veredicto você vai chegar? Você acredita que Deus existe, que a Bíblia é a palavra de Deus e que Jesus é o Filho divino de Deus?

0 comentários:

Postar um comentário