segunda-feira, 17 de junho de 2013

A promessa de Deus à Abraão




  • A promessa de Deus para Abrão se centralizava em 3 palavras: terra, descendência e bênçãos, ÞGênesis12:1~2. Quase todas as vezes que Deus falou à Abrão, e depois a seus descendentes, essas palavras estavam incluídas; terra e descendência, terra, descendência e bênçãos; não se esqueçam disso.
Þ Gênesis 13:1~13
  • Aqui está registrado que começaram contendas entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló, a ponto de terem que se separarem. Muitas vezes acontecem coisas em nossas vidas que não entendemos; pessoas terem que se separar sem um motivo aparente, mas no final com propósitos gloriosos para ambos os lados.
Þ Romanos 8:28
  • Deus tem um plano maior para cada um de nós e ficamos vendo só o que está acontecendo no presente; Deus está sempre trabalhando para aquele plano bom em nossas vidas. A vontade de Deus para nós é boa, agradável e perfeita; não devemos ter medo da vontade de Deus para nós, Þ Romanos 12:2.

 
Þ Gênesis 13:14
  • Notem que diz: "depois que Ló se separou de Abrão". Porque Deus não falou claramente antes à Abrão? Porque a Bíblia registra isso? Muitas vezes ficamos aguardando as bênçãos de Deus para nós porque falta algo de nós. Agora Deus iria estender a Sua conversa com Abrão; vai mostrar claramente à Abrão o que iria dar a ele.
Þ Gênesis 13:14~18
  Deus começou a fazer promessas à Abrão; vejam novamente as palavras terra e descendência. Notar que a promessa da terra é para sempre; quando Deus diz para sempre é para sempre. A terra de Israel é para o povo judeu e não tem jeito de não ser.
  • Ló preferiu o vale do Jordão, ÞGênesis 13:10~11; é impressionante a humildade de Abrão. Quando começaram as contendas entre os seus pastores e os de Ló, Abrão falou: "Ló vamos nos separar; você escolhe para onde você que ir. Se você escolher o norte eu vou para o sul; se você escolher para cá, eu vou para lá". Não era Abrão que deveria escolher? Esse é o padrão do mundo, é o conceito do mundo; Abrão seguiu porém o conceito de Deus. Vejam que Ló vai lá e escolhe; Ló viu aquela campina verde, "deve ser fértil, se eu for para lá, estou feito na vida". Só que ele foi para Sodoma; foi porque era bonito aos olhos, nem pediu a direção de Deus. Devemos ter certeza em nossas decisões se estão na direção de Deus.
Þ Gênesis 14:1~17
  Aqui vemos que Abrão teve que entrar em guerra; 4 reis poderosos atacaram outros 5 reis, e um deles era o rei de Sodoma e outro de Gomorra. Os 4 dominaram os 5 e levaram cativos todos os povos desses 5 reis, Ló estava naquela região. Abrão ficou sabendo e com 318 homens, que nem eram guerreiros, os homens de Abrão eram pastores, lutou e venceu os 4 reis, que já haviam vencidos 5 reis. A fé de Abrão é que fez com que fosse guerrear e vencesse. Abrão foi, venceu os 4 reis e trouxe tudo de volta.
Þ Gênesis 14:18~24
  No caminho de volta, Deus dá um presente para Abrão; ele encontra Melquisedeque, um tipo (uma figura) de Jesus Cristo. Melquisedeque apresenta a Abrão o Deus Altíssimo; a cada nome de Deus na Bíblia, Deus vai se revelando aos homens. Melquisedeque vem, apresenta o Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra, e Abrão paga o dízimo para Melquisedeque.
  • Muitos incrédulos, durante anos, ridicularizaram este capítulo 14 de Gênesis, até que foram encontrados provas, na região da Síria, da existência de Sodoma e Gomorra, onde até o nome desses reis estão citados. Esses incrédulos diziam como Abrão com 318 pastores venceria 5 reis? Sodoma e Gomorra, realmente existiram? diziam eles.
  • Estamos acompanhando a história de Abrão. A Bíblia mostra nestes capítulos como Deus foi se revelando à Abrão. Quando lemos o V.T., devemos considerar como uma grande fotografia da nossa vida com Deus, como Deus age; como Deus agiu com a nação de Israel, é como Deus age conosco individualmente.
Þ Gênesis 15:1~3
  • Então Abrão conversa com Deus e mostra-se preocupado; Abrão ainda não tinha filho, e fala do costume que havia na terra de que quando o senhor dos bens não tinha herdeiro, quando morresse, tudo passava para o servo principal, e Abrão diz: "o Senhor prometeu tudo isso, mas eu continuo sem filho, portanto o herdeiro da minha casa é Eliézer". Aqui Abrão queria dar "uma mãozinha" para Deus; quantas vezes não agimos igual?
Þ Gênesis 15:4~5
  Deus diz: "Não Abrão, teu herdeiro será teu filho; Abrão olha para o céu, você está vendo as estrelas? você pode contá-las? A tua descendência será exatamente como as estrelas, não vai dar nem para contar".
Þ Gênesis 15:6
  • E a Bíblia diz: "Abrão creu no Senhor". É interessante porque Abrão não creu na promessa por si só. ele creu no Senhor. Ele creu na promessa porque o Senhor é quem a deu. Muitas vezes se você olhar para a promessa, não dá para crer, as vezes é impossível a nossos olhos. Mas quando você crê no Senhor, Ele realiza o impossível por você. Dava para crer? Esse homem até então não tinha filhos; lemos em ÞGênesis 11:30 que sua mulher era estéril, e Deus manda olhar para o céu e contar as estrelas! Não dá para acreditar. Mas dá para acreditar em quem prometeu, acreditar no Senhor. Quando cremos no Senhor, em tudo que Ele fala conosco, o nosso raciocínio, nossa mente, nossa alma, perde o efeito, sai de si. Então entra o nosso espírito, e aí, seja qual for a promessa, se Ele relamente falou, devemos dizer: eu creio no Senhor.


0 comentários:

Postar um comentário