segunda-feira, 17 de junho de 2013

Galardões



"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." II Coríntios 5:10
A palavra "comparecer" nesse texto é planeroa, e significa "tornar conhecido, tornar público". Nesse tribunal de Cristo, que não é o juízo do Grande Trono Branco, mas sim um momento de avaliação da igreja diante de seu Senhor, todos os cristãos, salvos, comparecerão para dar conta de tudo que fizeram.

Nossa salvação não será decidida ali. I Coríntios 3:9-15 esclarece mais sobre o assunto. Ali Paulo diz que o fogo provará a obra de cada um: se for de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, o fogo a demonstrará e a obra de cada um pode ser reduzida a um montinho ou a nada, embora aquela pessoa seja salva "como pelo fogo". (Veja v. 15)
Percebemos, portanto, que alguém pode ter uma obra aparentemente muito grande, como um enorme celeiro cheio de palha, mas que o fogo reduz a nada. Outro possui uma obra pouco visível aos homens, mas grandiosa aos olhos de Deus.
Devemos avaliar constantemente nossa obra para o Senhor. Sabemos que não somos salvos pelo que fazemos, mas nosso amor por Ele nos motiva a trabalhar. E o julgamento de nossas obras determinará o tamanho de nosso galardão. Talvez alguém diga: "Tudo bem, não faço questão de galardão." Isso não seria apenas desculpa para ficar parado? E quem morreu por você não merece seu serviço?

Vários textos na Bíblia falam sobre coroas: Ap 2:10 fala na coroa da vida; 2 Tm 4:6-8 fala da coroa da justiça; Ap 3:11 nos adverte a ter cuidado para não perder a coroa - "Guarda o que tens." Pode um cristão ficar de braços cruzados aguardando a redenção?
Então o que o Senhor da obra espera de nós? Mateus 10:42 fala em dar nem que seja um copo de água a alguém para receber galardão. Daniel 12:3 fala em ser sábio e ensinar a justiça a outros para brilhar. Lucas 6:35 fala em amar o inimigo, fazer o bem, emprestar sem nada esperar para ter grande galardão. Fazer a obra do Senhor é tão simples como essas pequenas ações. Entretanto muitos somente vêm valor em realizar coisas grandiosas aos olhos dos homens. Mas Deus não olha as aparências, Ele está sondando você, seu coração e motivos.

O que eu posso fazer para melhorar a obra? Muitas vezes somos críticos em relação ao que os outros fazem, mas não avaliamos a nós mesmos nem o que poderíamos fazer para o Senhor. Por amor dEle, trabalhe para aumentar o seu galardão.



0 comentários:

Postar um comentário