segunda-feira, 17 de junho de 2013

As promessas dos Salmo 23



Salmo 23
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

O Salmo 23 certamente é o mais conhecido da Bíblia. Talvez pela sua beleza, talvez pela sua profundidade, este salmo se tornou o preferido por muitos cristãos em todo o mundo.

O Salmo 23 começa com uma declaração de fé: ?O SENHOR é o meu pastor?. Davi que era pastor de ovelhas em sua juventude, e conhecia todas as atribuições de um pastor, não teve dúvidas em declarar que Deus era o governante da sua vida. Sim, a palavra pastor também tem o significado de governante.

Davi estava dizendo que o Senhor o guardava e o protegia. Que era nEle que ele colocava a sua confiança para o suprimento das suas necessidades.

A atitude de um pastor em relação a sua ovelha é de proteção e cuidado. O próprio Davi em certas ocasiões lutava com animais selvagens para não deixar que nenhuma de suas ovelhas se perdesse. Era costume em Israel que, mesmo quando uma ovelha não pudesse ser salva das feras, o pastor deveria trazer um pedaço dela para mostrar que lutou por sua ovelha.

O pastor guia, orienta, direciona a vida da sua ovelha. Deus faz assim conosco, pois na Sua Palavra temos a bússola que nos direciona para uma vida de paz e segurança ao lado do nosso Criador.

Jesus, o nosso Pastor, deu a Sua vida por nós. A Bíblia diz que nenhum dos que foram entregues em Suas mãos se perdeu.

Em João 10:11, Jesus se apresenta assim: ?Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas?.

Mas, qual a atitude da ovelha em relação ao seu pastor? A ovelha conhece a voz do seu pastor e a segue, ou seja, ela é obediente. Seguindo e amando o nosso supremo pastor, somos guiados por veredas seguras a pastos verdejantes.

A obediência plena a Deus nos leva ao refrigério da nossa alma. É importante imaginar o quão era importante para uma ovelha o chegar a um lugar de descanso. Depois de trilhar um caminho pelo deserto e após sofrer todas as intempéries do tempo e o sol causticante, guiada pelo seu pastor, a ovelha chega a um pasto verdejante, a águas tranqüilas.

Mas a obediência deve ser ressaltada. O verso 3 nos diz que o Senhor, nosso Pastor, nos guia por veredas da justiça motivados por amor ao Seu Nome.

Não são todos os caminhos que levam a Deus, é Deus quem nos guia pela vereda correta!

No Verso 4. diz-se ?Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam?.

Os caminhos da vida são tortuosos, cheios de lutas e momentos de aflição. Mas em Deus temos a certeza do cuidado. Não há por que temer, pois o nosso Pastor é protetor e nos ama a ponto de dar Sua vida por Suas ovelhas.

O verso 4, entretanto, usa duas figuras: O bordão e o cajado.

O bordão- Vara usada pelo pastor para conduzir suas ovelhas pelo caminho correto. A ovelha dede estar pronta a receber a correção do seu pastor. A ovelha não enxerga tão bem, ela se perde fácil e muitas vezes pode desviar do seu rumo. A vara ou bordão é usado para trazer a ovelha de volta ao caminho indicado pelo pastor.

O texto de Hebreus 12:6 diz ? porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe?. Não aceitar a disciplina do Senhor é negar o Seu pastoreio, é recusar-se a obedecer e encaminhar-se por veredas sem a necessária proteção do pastor, é entregar-se à sorte.

Infelizmente, a maioria nega-se a se submeter à voz do Pastor das nossas vidas e escolhe outros caminhos.

A Bíblia diz:

Provérbios 14:2 ?O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza?.
Provérbios 14:12 ?Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte?.

A palavra hebraica para bordão é shebet e o seu significado indica autoridade. Chamar a Deus de pastor não é apenas crer que Ele supre a nossa necessidade (Ele realmente o faz), mas submeter-se a Sua autoridade é ser obediente a Sua Palavra em todo o tempo.

Cajado ? É o bordão de pastor, com a ponta superior arqueada. O pastor de ovelha usa o seu cajado para traze-la de volta ao seu senhorio. Trazê-la de volta ao rumo certo. Quando erramos e nos arrependemos, Deus nos traz de volta para perto dele com o seu cajado que simboliza o Seu imenso amor por nós.

O caminho de uma ovelha é cheio de espinhos e pedregulhos que ferem e machucam. O pastor tem o cuidado de se aproximar de forma amorosa da sua ovelha para, não só arrancar o espinho, mas colocar o remédio que trará cura.

O verso 5 diz ?Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda?.

O óleo era usado não só na consagração para ministérios específicos, mas também de forma medicinal e cosmética.

O pastor põe óleo nas feridas para amolecê-las e sara-las. O hospedeiro oriental punha óleo perfumado na cabeça dos seus hóspedes. O Senhor Jesus faz isso quando nos alivia e consola as nossas dores da alma.

Davi conhecia todos estes sentidos, havia sido consagrado Rei em Israel, mas sabia de forma profunda como se dava o relacionamento com o Deus vivo.

O Salmo por Davi composto é chamado de o salmo da comunhão. Ao findá-lo, ele demonstra a confiança e a esperança de habitar com Deus, o seu Pastor.

No verso 5 fala: ?Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre?.

Este salmo, como registra a Bíblia Shedd, revela profunda intimidade da ovelha com o seu Pastor: 17 vezes o autor fala de si mesmo, 13 vezes refere-se a Deus.

Neste Salmo, Davi diz que no Senhor nada nos faltará:

Nem descanso: Pois Ele me faz repousar em pastos verdejantes
Nem refrigério: Pois Ele refrigera-me a alma
Nem diretrizes: Pois Ele guia-me pelas veredas da justiça
Nem companhia: Pois ?ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo?.
Nem consolação: Pois o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Nem sustento: Pois o Senhor prepara uma mesa na presença dos meus adversários.
Nem gozo: Pois ele unge-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Enfim, nada nos falta, ainda que as circunstâncias digam o contrário. O Senhor é o Pastor das nossas vidas, submeta-se a Ele.

Escolher o contrário é colocar-se à deriva como ovelha que não tem pastor.

0 comentários:

Postar um comentário