quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dos filhos de Jacó, quem recebeu a primogenitura?

Segundo as Escrituras, Jacó teve doze filhos. Por ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Estes foram os filhos do patriarca, afora uma filha, Diná, filha de Leia (Gn 30.21; 34.1), que mais tarde pecaria com  Siquém, filho de Hamor (Gn 34.2, 5).

De acordo com a tradição judaica, o primeiro filho ou primogênito deveria herdar porção dobrada de tudo quanto o seu pai possuía, por ser "o princípio da força" deste, mesmo sendo filho da mulher aborrecida (de quem o pai gostasse menos, Dt 21.17, NTLH). Em suma, primogenitura era a prioridade de idade entre irmãos e irmãs.

A pergunta em questão parece fácil de ser respondida, mas, na verdade, não o é. Naturalmente, Rubén seria o mais cotado ou garantido a receber duas vezes mais do que seus irmãos, todavia não foi isso que aconteceu. Devido a uma fornicação incestuosa, pois o mesmo "deitou-se com Bila, concubina de seu pai" (Gn 35.22), ele acabou perdendo seus direitos de primogênito. Perdeu permanentemente  a posição de liderança e de herdeiro honrado dentre seus irmãos (Gn 49.3, 4). 

Por causa da falha moral de Rúben, a "coroa" de primogenitura despencou de sua cabeça e foi parar, conforme 1 Cr 5.1, na cabeça dos filhos de José: "Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele era o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura. Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele provém o príncipe; porém a primogenitura foi de José)".

Em Cristo,

João Paulo M. de Souza
fonte: www.joaopaulomsouza.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário