segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como sucessor das promessas



 
Como sucessor das promessas, devemos ocupar espiritualmente o que nunca foi conquistado - Josué 1
 
Textos Base:

Josué 1:1, 2, 3 e 6
1 > Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2 > Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 > Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.
6 > Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Josué 13:1, 7 e 8
1 > Era Josué já velho e avançado em anos, quando lhe disse o Senhor: Já estás velho e avançado em anos, e ainda fica muitíssima terra para se possuir.
7 > Reparte, pois, agora esta terra por herança às nove tribos, e à meia tribo de Manassés.
8 > Com a outra meia tribo os rubenitas e os gaditas já haviam recebido a sua herança do Jordão para o oriente, a qual Moisés, servo do Senhor, lhes tinha dado.

A ? Objetivo
Mostrar que a dinâmica da nossa conquista não tem tempo para descansar nos louros da vitória, ou seja, nossa conquista é incansável e interminável para nós e para o Reino de Deus.

Aquele que avança espiritualmente sempre está vislumbrando novas oportunidades para através de cada uma delas alcançar novas vitórias.

Este é o nosso chamado, avançar sempre e nunca parar.

B ? Revelação
A terra da nossa herança é conquistada em sucessão pelo povo de Deus. A herança prometida desde Abraão, passou para Isaque, Jacó, José do Egito, Moisés e agora para Josué.

Cada um deles viveu um marco na sua geração dando avanço ao que a geração anterior alcançou mantendo-se na vontade de Deus.

Josué divide a herança repartindo a conquista, alcançando testemunhos de vitória contra toda a resistência armada e espiritual e levando cada um a manter e expandir as suas porções e vitórias.

C ? Aplicação
Cristo é a boa terra, da qual desfrutamos a partir de nosso posicionamento como HERDEIROS, e quando seguimos nosso chamado não somos roubados em nosso fruto.

Posicionamento dos patriarcas do Reino de Deus na busca e manutenção da conquista ? promessa de Deus (Abraão, Isaque, Jacó, José do Egito, Moisés e finalmente Josué):

1° Posicionamento: Abraão - Ouvir o chamado e começar a perseguir a herança, a promessa.

Hebreus 11:8
8 > Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Notas - Abraão:
a) Caminhar como pioneiro abrindo espaço para as conquistas (primeiro patriarca);
b) Ter fé no chamado (não sabia para onde Deus o mandaria);
c) Conhecer a voz de Deus (discernir o certo do errado);
d) Ter ousadia (levou toda a família sem rumo certo);
e) Aguardar no Senhor (Sara teve o filho da promessa quando tinha Abraão 100 anos e ela 90 anos).

2° Posicionamento: Isaque ? Não fugir do chamado e ser um herdeiro em Submissão.

Gênesis 22:9
9 > Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.

Hebreus 11:9, 18 e 19.
9 > Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
18 > e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,
19 > julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.

Notas - Isaque:
a) Viver a ressurreição e não temer a morte mantendo-se na continuidade da promessa (manteve os passos de Abraão como primeiro sucessor das promessas);
b) Honrar os sonhos de Deus e aquilo que foi colocado em suas mãos (não parou, não desanimou e não desonrou o que Deus lhe colocou a fazer).

3° Posicionamento: Jacó (Chamado Israel pelo anjo do Senhor) ? Conquistar a primogenitura e ser herdeiro da benção da multiplicação (12 Tribos - Filhos).

Deuteronômio 33:27 e 28
27 > O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; ele lançou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.
28 > Israel, pois habitará seguro, a fonte de Jacó a sós, na terra de grão e de mosto; e o seu céu gotejará o orvalho.

Hebreus 11:20
20 > Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.

Notas - Jacó:
a) Caminhar e ver a benção multiplicada na descendência (12 filhos - tribos de Israel);
b) Mudar o futuro contra todas as perspectivas humanas (era o mais fraco, mas tomou para si as bênçãos de seu irmão Esaú como primogênito);
c) Trabalhar arduamente pelas promessas sem murmurar (trabalhou 14 anos (sendo 7 anos por Léia) para o tio Labão visando alcançar sua promessa ? Raquel);
d) Ter perseverança (saiu da madre segurando o pé do seu irmão gêmeo primogênito Esaú e brigou com o anjo, mesmo ferido na coxa até ser abençoado).

4° Posicionamento: José do Egito ? Viver o chamado com excelência para preservar a herança (Canaã).

Gênesis 45: 7 e 18
7 > Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
18 > tomai o vosso pai e as vossas famílias e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.

Notas ? José do Egito:
a) Não se limitar por aquilo que se alcançou (chegou a Governador sobre todo o Egito);
b) Ser fiel a Deus e prostar-se apenas diante Dele (José foi escravo por mais de 20 anos e acreditou que Deus o honraria e não prostou-se nem ao próprio Faraó);
c) Perdoar (perdoou seus irmãos que o venderem como escravo);
d) Não ter soberba (foi humilde sobre seus irmãos, mesmo quando passavam fome, sendo ele o segundo homem de mais poder do maior reinado da época).

Hebreus 11:22
22 > Pela fé, José estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. (Voltar para a terra da promessa).

5° Posicionamento: Moisés ? Resgatar o chamado, quebrando o julgo do Egito e habilitando-se para a herança.

Hebreus 11:27
27 > Pela fé, deixou o Egito não temendo a ira do rei; porque ficou firme como quem vê aquele que é invisível.

Notas - Moisés:
a) Enxergar a extensão do seu chamado (salvar o povo de Deus ? 2,5 milhões de pessoas - de 400 anos de escravidão e levar a terra prometida);
b) Acreditar que Deus vai te amparar nas suas fraquezas (Deus usa o irmão de Moisés - Arão para falar por ele, pois tinha problema de fala pesada - gago);
c) Ser persistente (40 anos andando no deserto sob o sustento diário de Deus para um povo tão numeroso).

6° Posicionamento: Josué - Viver o chamado de Guerreiro, Sacerdote, Conquistador e ser Herdeiro da benção de ser sucessor (Consolidar a Promessa).

Números 27:18 e 20
18 > Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;
20 > e sobre ele porás da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

Hebreus 11:30
30 > Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.

Notas - Josué:
a) Vencer toda a resistência (o Povo acreditava em Moisés e teria que acreditar em Josué agora);
b) Ganhar todas as lutas (guerrear com povos fortes e desconhecidos pela posse da terra prometida);
c) Ter fé (para derrubar as muralhas invencíveis de Jericó, destruir gigantes e conquistar a promessa).

0 comentários:

Postar um comentário