quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Como saber e fazer a vontade de Deus I



 Mt 7.21-27


Texto: "21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda".

Introdução:

1. Uma das maiores dificuldades que enfrentamos como filhos de Deus é saber qual é a vontade de Deus em cada decisão que precisamos tomar em nossa carreira cristã. Existem certas situações que exigem de nós horas e horas de oração, e nem mesmo assim, alcançamos o ideal de convicção da vontade de Deus para tomarmos uma decisão sem dúvidas.

2. Quando a decisão que precisamos tomar tem respaldo na Palavra de Deus, fica fácil. Basta olhar para os textos alusivos e tomar a referida decisão. Mas há situações em que a Bíblia não é clara, ou até mesmo omissa, e é aí que precisamos gastar tempo com Deus, para termos aquela convicção interior de que não estaremos tomando uma decisão errada.

3. No texto que lemos encontramos algumas maneiras claras para agirmos obedecendo a Palavra do Senhor. Queremos falar nesta noite sobre algumas maneiras de fazermos a vontade de Deus:



I - Fugindo à hipocrisia

1. Vs. 21-23, 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

2. Aquele que busca a realização da vontade de Deus é autêntico nas suas atitudes. Uma religião apenas de lábios nada significa para quem a pratica, nem honra a Cristo. O que falamos e fazemos, deve partir do nosso íntimo, e expressar a nossa relação com Deus. Os homens do nosso texto sabiam interiormente que eram falsos e tentaram enganar a Jesus em sua falsidade e hipocrisia.

3. Uma religião hipócrita, ainda que demonstrada com sinais, desagrada profundamente ao Senhor. Veja o que o Senhor fala destes falsos crentes no texto, utilizando suas próprias palavras no dia do Juízo:

a) "Não profetizamos em teu nome?" Temos aqui um tipo de profecia, que pode incluir tanto o ensino público, como também as previsões futuras. Estas pessoas eram mestres na Igreja, autoridades religiosas, mas não serviam a Cristo.

b) "...e em teu nome não expulsamos demônios?" São pessoas que usam o nome de Cristo para expelir demônios, mas nunca tiveram um compromisso de fato com ele.

c) "...e em teu nome não fizemos muitos milagres?" Provavelmente indica aqui operações sobrenaturais como "cura", "sinais", "maravilhas", etc. Novamente Jesus está fazendo referência a elementos que operam numa dimensão espantosa, porém, cujas vidas vivem em dissonância com a Palavra de Deus.

4. Talvez você pode perguntar. Mas como estas pessoas conseguem realizar todas estas coisas? Algumas coisas que para nós são impossíveis no reino físico, para Satanás e seus demônios são possíveis. Este é um recurso que Satanás usa para enganar:

a) Os magos e astrólogos do Egito operavam pelo poder dos demônios, Êx 7.10-12, "10 Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. 11 E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. 12 Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles".

b) O Anticristo, fará demonstração com sinais e maravilhas, 2 Ts 2.9-10, "9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem".

c) O falso profeta fará também milagres aos montões, Ap 13.11-14, "11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. 12 E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. 13 E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. 14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia".

5. Para Deus não importa o que possamos realizar, para impressionar os homens, mas importa fazer a sua vontade, sem hipocrisia, nem fingimentos. Precisamos ser autênticos.

II - Vivendo o Evangelho

1. Vs. 24-25, "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha".

2. Tomar conhecimento do Evangelho e não praticá-lo é pior do que desconhecê-lo. Evangelho é vida que se deve viver, e não simplesmente doutrina em que em que se deve crer. Deus não quer pessoas que conheçam profundamente a sua Palavra, mas busca pessoas que estão dispostas a obedecer seus princípios. Sobre a questão da religiosidade sem a devida prática da Palavra de Deus, há inúmeros textos:

a) Tg 1.22-25, "22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito".

b) Os 6.6-7, "6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. 7 Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim". A "misericórdia", no trato com os nossos semelhantes, e o "conhecimento prático de Deus", são elementos vitais em nossa vida de prática da Palavra de Deus.

c) Mt 9.13, "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". Aqui Jesus cita parte da profecia de Oséias, para os escribas e fariseus, um grupo de grande religiosidade, mas sem a prática da Palavra de Deus.

3. Quando optamos pela prática da Palavra de Deus somos abençoados de maneira grandiosa:

a) Tg 1.25, "...este tal será bem aventurado no seu feito". Isto indica plena realização e felicidade completa, uma vez que a expressão "bem aventurado", poderia ser traduzida por "felizes". Seremos felizes por ver prosperar tudo aquilo em que colocamos as mãos.

b) Js 1.8, "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido". Notem que prosperidade está condicionada à obediência da Palavra. Ao "fazer tudo quanto está escrito na Palavra, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido", e não de outra maneira.

c) Sl 1.1-3, "1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará".

4. Sejamos praticantes de Palavra de Deus e não somente ouvintes. O exemplo da senhora de cor de livro "Ei Deus!".

III - Resistindo as provações

1. Vs. 22, "E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha".

2. As provações vêm a todas as vidas. Quem se submete à vontade de Deus não se abate ante as adversidades. Sabe que está firmado sobre Cristo, a rocha que tem resistência a todos os embates, e que permanecerá irremovível pelos séculos dos séculos.

3. As tentações e provações que chegam até nós, normalmente vem pelo dedo do Diabo, mas com a permissão de Deus, Tg 1.13, "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta". Tiago não faz distinção entre "tentação" e "provação", sendo que para ele tanto uma como a outra vem através do Diabo.

4. O crente verdadeiro e que anda nos princípios da Palavra de Deus usará, até mesmo os momentos de adversidades para o seu crescimento cristão:

a) Tg 1.2-4, "2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma".

b) Tg 1.12, "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam".

5. Devemos também lembrar que nenhuma tentação ou provação chega até nós, sem que tenhamos resistência para suportá-la, 1 Co 10.13, "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".

0 comentários:

Postar um comentário