sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO



TODA SOLUÇÃO QUE É CERTA, NASCE DA COMUNICAÇÃO.

CASAMENTOS BEM SUCEDIDOS SÃO CONSTRUIDOS E MANTIDOS PELA BOA COMUNICAÇÃO.


I. O QUE É COMUNICAÇÃO:

A comunicação entre cônjuges deve ser mais que simples troca de informações, deve ir além de simples expressão de sentimentos através de palavras.

Poderíamos definir comunicação no relacionamento marital como sendo a atividade levada a efeito entre duas pessoas, a qual implica em dar, receber e compreender informações e sentimentos; é um diálogo, é uma troca de idéias e opiniões, é uma atmosfera de aceitação e compreensão, é revelar-se a si mesmo.


II. DICAS DE COMUNICAÇÃO:

Algumas dicas para você se relacionar melhor com sua família:

1 – PROCURE SER UM BOM OUVINTE E NÃO RESPONDA ENQUANTO A OUTRA PESSOA NÃO TERMINAR DE FALAR: (Tiago 1.19 ; Provérbios 18.13)

Sem dúvidas um dos grandes defeitos na comunicação entre cônjuges é a falta de atenção ao que está sendo dito, tendo em vista que a maioria de nós gostamos de falar, de expressar o que sentimos e muitas vezes esquecemos que as outras pessoas também tem a necessidade de ter alguém que as escute.

A arte de ouvir, assim como a arte de falar deve ser cultivada em nosso relacionamento.

Muitos de nós esperamos ser ouvidos e compreendidos, mas poucos estamos preocupados em parar para ouvir nosso cônjuge.

Se quisermos ser felizes, temos que começar a cultivar o maravilhoso hábito de ouvir a pessoa amada .

2 – PENSE DUAS VEZES ANTES DE FALAR: ( Provérbios 21.23 ; 15.23,28 ). Não seja precipitado ao responder. Fale de tal maneira que a pessoa possa entender e aceitar aquilo que você diz.

3 – FALE A VERDADE, MAS FALE COM AMOR. NÃO EXAGERE: ( Éfesios 4.15,25; Colossenses 3.9

4 – NÃO SE ENVOLVA EM RIXAS: (Provérbios 20.3; 17.14; Romanos 13.10 ; Éfesios 4.31) É possível discordar sem causar brigas.

5 – NÃO USE O SILÊNCIO PARA FRUSTRAR O SEU CÔNJUGE: Silêncio, especialmente por parte do marido, representa para a esposa uma resposta negativa.

6 – NÃO RESPONDA COM RAIVA: ( Provérbios 14.29; 15.1; 25.5; 29.11; Éfésios 4.26,31 ) . Use palavras brandas e respostas bondosas.

7 – EVITE ABORRECER SEU CÔNJUGE: ( Provérbios 10.19; 17.9; 20.5 ).

8 – QUANDO ESTIVER ERRADO (A) ADMITA E PEÇA PERDÃO: ( Tiago 5.16 ). Quando alguém lhe pedir perdão, comunique-lhe que você perdoou (Colossenses 3.13; I Pedro 4.8; Éfesios 4.32) .

9 – NÃO CULPE OU CRITIQUE SEU CÔNJUGE, MAS RESTAURE, ENCORAJE, EDIFIQUE: ( Gálatas 6.1; Romanos 14.13; I Tessalonicenses 5.11 )

10- PROCURE ENTENDER A OPINIÃO DE SEU CÔNJUGE: ( Filipenses 2.1-4; Efésios 4.2 ).

11- ESCOLHA O TEMPO CERTO PARA SE COMUNICAR: ( Efésios 4.26; Provérbios 15.23)
Dicas para você escolher o momento certo para conversar.

Escolha de preferência as últimas horas do dia, pois quando estamos fisicamente cansados a nossa tendência é reagir menos.

Não discuta na frente dos filhos.

Não brigue em público.

Não discuta quando o outro estiver em atividade.

Marque um horário para conversar e seja fiel a este.

Não esqueça que ao final de cada conversa você deve está pronto e disposto a dizer três palavras: "Me desculpe"; "Eu estava errado"; e "Eu amo você".

LEMBRE-SE : FALE MENOS E OUÇA MAIS JULGUE MENOS E AME MAIS CRITIQUE MENOS E ENCORAJE MAIS
MURMURE MENOS E LOUVE MAIS

0 comentários:

Postar um comentário