quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A fonte de alegria



"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." Filipenses 4:4
A Bíblia mostra claramente que a fonte responsável pela alegria de nossas almas é o Senhor Jesus. O texto acima citado coloca a alegria como um "dever" e não como uma opção. Muitos foram admirados ou mesmo indignados diante desta verdade bíblica. E não podia ser diferente, pois suas vidas são um verdadeiro poço de descontentamento. Os descontentes pensam que seriam felizes se obtivessem tudo aquilo que suas almas cobiçam. Não entendem que seus corações são como sanguessuga. A Bíblia esclarece melhor a questão. No livro de Provérbios 30:15 está escrito: "A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá." O descontente é descrito como um parasita, um mordedor, sempre explorando, sempre cobiçando. A alegria não faz parte da vida do descontente, pois o seu coração está contaminado por uma doença degenerativa. E alguém que se encontra nesse estado precisa urgentemente passar por uma "cirurgia cardíaca". E o único cirurgião competente para fazer este tipo de intervenção é o Senhor Jesus Cristo. O velho coração precisa ser rapidamente substituído por um novo coração. E a Bíblia fala que Jesus Cristo já realizou a obra de nossa salvação. E. Ez. 36:26-27 está escrito: "Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis em meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis."
Esta operação pode ser realizada a qualquer instante que o interessado desejar. Ela não custa nada, pois é realizada inteiramente por Graça. No livro de Apocalipse 22:17 esta verdade está assim descrita: ".... E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da Água da Vida."
O requisito fundamental para alguém ganhar um coração transformado é a sua fé no sacrifício de Cristo Jesus. Devemos descansar no fato de que Jesus Cristo foi competente para, através de Sua morte, remover do interior do homem o seu velho coração. Uma vez que alguém crê neste fato recebe uma nova vida conforme está descrito em Coríntios 5;17: "E, assim se alguém está em Cristo , é nova criatura; as coisas antigas já se passaram; eis que se fizeram novas." E aquele que já foi transformado numa nova criatura tem no seu interior a Vida de Cristo. É por isso que a alegria do regenerado é mais do que uma opção circunstancial, ela passa a ser um "dever" a ser cumprido. Sendo isto uma verdade, por que muitos regenerados vivem das subalternas? Por que muitos salvos não desfrutam da alegria do Senhor, e vivem a maior parte do tempo reclamando e se lamuriando. O nosso texto base esclarece esta questão: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Duas verdades importantes e reveladoras estão inseridas neste texto. A primeira é que o estado de alegria na vida de uma nova criatura não permite férias, deve ser constante. O segundo ponto a ser considerado é que a nossa alegria está numa Pessoa, o Senhor Jesus Cristo. E é aqui que encontramos o ponto chave e revelador da questão. Infelizmente, muitos buscam alegria neste mundo e tudo o que ele oferece. Mas Jesus foi claro quando disse em João 16:33 "No mundo terei aflições..." Uma certeza que devemos ter no coração é que no mundo teremos decepções. Consequentemente, o mundo e a alegria não se combinam. A nossa alegria não se encontra nas coisas temporais, pessoais ou circunstanciais, e sim numa Pessoa. Issac Abbott escreveu: "A alegria é o resultado da presença direta de Cristo, num sentimento de bem estar. Nele e um sentimento de conformidade para tudo que viver."
Paulo estava preso quando escreveu a carta aos Filipenses. E ele dá uma viva demonstração de que sua alegria vinha do Senhor. Apesar de rodas as aflições que o cercavam por todos os lados, ele demonstrou ser uma pessoa alegre no Senhor. Ele adoçava a sua oração com alegria. Lemos em Filipenses 1:4: "Fazendo sempre, com alegria, oração por vós..." Ele se regozijava por Cristo ser anunciado. Filipenses 1:18 diz: "Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda." Paulo vibrava de alegria em seu coração, e em sua despedida aos irmão ele recomendava: "Resta meus irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor..." Verdadeiramente , Paulo sabia que a sua alegria não vinha das circunstâncias favoráveis a ele, e sim do Senho Cristo. Thomas Watson escreveu: "Mesmo quando tudo parece escuro à nossa volta, a alegria do cristão é a lâmpada que desvanece as trevas."
Cristianismo sem sofrimentos ou perseguições não existe, porém é lamentável que muitos associam cristianismo com tristeza. Isto é um absurdo. Alguém disse que: "O calendário do pecador tem apenas uns poucos dias do ano assinalados com dias festivos; mas todos os dias do calendário do cristão se acham assinalados pela mão de Deus como dia de regozijo." O livro de Salmos 118:24 testifica esta verdade: "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." Diz a história que quando Napoleão foi enviado para Elba, adotou um orgulhosos desafio a seu destino, o lema "Ubicunque Felix". Isto nunca foi verdadeiro em sua experiência, mas o regenerado pode, com certeza, ser verdadeiramente "Feliz em toda parte", e sempre.
A pedra de toque da vida de um regenerado E a alegria real e contagiante que vem do seu interior. Mesmo nos momentos mais trágicos, o cristão tem o dever de semear a alegria e falar que a sua esperança está numa Pátria Superior. Francisco de Assis dizia que; "Se partilhas o teu pão, ele diminui; se partilhas o teto, ele não diminui; se partilhas a alegria ela aumenta."
O mundo precisa urgentemente de conhecer o verdadeiro óleo da alegria. E somente os genuínos cristãos podem dispensar esta benção a um mundo que está entregue à sua superficialidade. Não defendemos um cristianismo sem problemas, mas pregamos que todo cristão "deve" ter alegria em seus corações. No livros de II Coríntios 4:8-9 está escrito: "em tudo somos atribulados; porém não angustiados; perplexos; porém não desanimados; perseguidos; porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos." E Paulo continua dizendo: "Por isso, não desanimados, pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia. Não atentando nós as coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas." II Coríntios 4: 16-18. Apesar de lutas e provas, todo cristão tem, pela graça, a capacidade de demonstrar sempre a sua alegria no Senhor. "Não há alegria? Então pense: deve haver um sério obstáculo entre você e Deus."- Escrivá de Balaguer.

0 comentários:

Postar um comentário