terça-feira, 16 de julho de 2013

8 alimentos que atrapalham a dieta sem você perceber. Parte 1

granola_dietaesaude

É preciso ter cuidado com os alimentos que tentamos incluir na dieta ma tentativa de substituir aqueles mais calóricos, como as massas, pães e açúcares. Alguns, embora não aparentem, podem se tornar o vilão de nossas dietas sem que percebamos. Observe a Lista:

 1. Granola 

Essa mistura de cereais e grãos contém muito açúcar e outros componentes também calóricos. Se você não conseguir evitá-la, opte pela granola diet ou light; pois, segundo os nutricionistas, a granola, embora saudável, é bastante calórica: uma porção de  100 g de granola tem 421 calorias. Só comparando, 1 pãozinho francês tem, em média, 140 calorias. Às vezes, na tentativa de substituir as massas, optamos por alimentos mais calóricos ainda.

2. Água de sabor 
Essas bebidas possuem muitos aditivos químicos. A composição delas é bem semelhante as dos refrigerantes. Não fazem nenhum bem à saúde e ainda podem conter açúcares em excesso. O nosso organismo precisa de água para se manter hidratado e desempenhar bem suas funções. Mas, prefira a água pura, filtrada. Evite bebidas com produtos industrializados.

3.  Molhos  e temperos de saladas

Legumes e verduras devem ser consumidos crus e bem mais próximos do natural possível. Ou seja, evite exagerar nos molhos e temperos calóricos. Prefira ingerir saladas com temperos mais simples e leves.  Molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons (mini-torradinhas, tipo salada Caesar) devem ser evitadas porque, com esses complementos, elas podem se tornar tão calóricas quanto as massas e carboidratos que tentamos evitar.

4. Frutas

Você pode está se perguntando o porque de incluir as tão bem-vindas frutas nessa Lista. Mas, observe bem: se o seu programa de emagrecimento possui um limite diário de açúcar, obviamente você não poderá exagerar em nenhum alimento que contenha açúcar em excesso. E, nem mesmo o açúcar das frutas, a frutose. Algumas frutas contém bastante frutose por unidade ou por porção de 100g. E, este açúcar será convertido em glicose e poderá resultar no acúmulo de calorias ou no aumento de peso. Em outras palavras, fruta também engorda. Por isso, atente-se à alimentação balanceada e escolha bem os alimentos. Manga, laranja e mexerica são exemplos de frutas “calóricas” devido ao alto índice de frutose (açúcar) que elas contém.



Fonte: www.dietaesaude.net

0 comentários:

Postar um comentário