INTRODUÇÃO:
1. Uma das dificuldades que encontramos como filhos de Deus
e como crentes no Senhor Jesus Cristo é o fato de muitas vezes vivermos na
carne.
2. Deus ao nos salvar, proporcionou para nós uma vida cristã
abundante, cheia de vida, onde nós devemos aprender a depender do Espírito
Santo de Deus para deixarmos a carne e caminharmos na direção da
espiritualidade.
3. "VEJAMOS NESTA NOITE ALGUNS PONTOS SOBRE O HOMEM
CARNAL":
I - OS PECADOS DA CARNE
1. Em Rm 7, Paulo estava experimentando uma guerra contra o
pecado que habita no corpo. No Vs. 11, ele diz: "O pecado prevalecendo-se
do mandamento, através do mandamento, em enganou e me matou". No Vs. 13,
temos a mesma idéia do Vs. 11, ou seja a idéia de "morte". Nos Vs.
15-20, Paulo fala do "pecado que habita em mim".
2. Vamos classificar as necessidades do corpo humano em três
categorias: Alimento, reprodução e defesa. Antes da queda do homem, estas
necessidades eram exigências legítimas, sem mistura com o pecado. Mas, após a
queda, elas se tornaram veículos do pecado.
3. A primeira tentação do homem, é na questão de alimento. O
mundo usa a comida para nos seduzir. Assim como o fruto do conhecimento do bem
e do mal seduziu Eva, assim o beber, comer e festejar, tornaram-se em pecado
hoje, Mt 24.37-39:
a. Os crentes de Corinto (carnais), fizeram seus irmãos
tropeçarem exatamente neste assunto de alimentos, 1 Co 6.13; 8.8sess.
b. Todos os que tornaram-se presbíteros e diáconos naqueles
dias, tinham que ter vencido neste pecado, 1 Tm 3.3, 8.
c. Somente aquele que é espiritual considera a inutilidade
de devotar-se ao comer e ao beber, 1 Co 10.31.
4. A segunda tentação do homem é relacionada à reprodução.
Seguindo a queda, a reprodução foi mudada em lascívia humana. A Bíblia relaciona
lascívia com a carne:
a. Mesmo no Éden, o pecado de comer associado e estimulado
pela cobiça, imediatamente despertou a luxúria e a vergonha.
b. Paulo coloca este dois pecados juntos na sua primeira
carta, 1 Co 6.13, 15sess.
5. A terceira tentação, é na área de defesa. Quando o pecado
assume o controle do corpo, o corpo exibe sua força em auto defesa. Ele se opõe
a qualquer coisa que possa interferir em seu conforto e prazer:
a. O que é comumente chamado de gênio, e tanto de seus
frutos, como ira e contenda, brotam da carne e são, portanto, pecados da carne.
b. A maioria de pecados do mundo resultam do interesse
pessoal, auto exigência, vanglória, opinião própria e tudo mais que exista no
ego.
6. Devemos buscar uma vida no Espírito, para vencer os pecados,
na área da comida, na área da reprodução, e na área da auto defesa.
II - AS COISAS DA CARNE
1. A carne tem muitas manifestações. Aprendemos com ela como
ela é hostil a Deus e não pode agradá-lo, b Só podemos tratar com ela pelo
Espírito Santo de Deus, Rm 8.9-11.
2. As manifestações da carne, são bem conhecidas e são
sujas. A carta de Paulo aos Gálatas nos fornece uma lista dos pecados da carne,
que são classificados em cinco grupos, Gl 5.19-21:
a. Os pecados ligados ao corpo:
a.1. Prostituição, imoralidade – "porneia" -
pornéia. Indica o comércio do sexo e toda forma de pecados de natureza sexual.
Nos dias de Paulo, havia os famosos "cultos da fertilidade". Só em
Corinto, havia mais de 1.000 prostitutas sacerdotisas. Paulo denuncia tais
pecados, Rm 1.18-27.
a.2. Impureza. Significa também imundícia, impureza nas
questões sexuais. A palavra usada no original, indicava uma ferida suja, ou uma
depravação moral do espírito. As impurezas sexuais, nos tornam imundos, Lv
13.1-3.
a.3. Lascívia. Significa sensualidade exagerada. Conduta
sexual irrestrita. O original vem do grego "aselgeia" - aselgeia, Ef
4.19.
b. Os pecados ligados a comunicação sobrenatural com forças
satânicas:
b.1. Idolatria. Trata-se da adoração de ídolos. Os ídolos
são figuras de demônios, 1 Co 10.19-21. Ver Vs. 14.
b.2. Feitiçarias. Vem do termo grego "farmakeia" -
pharmakeia, que indica uma alusão ao uso de drogas de qualquer espécie,
benéficas ou venenosas. Os feiticeiros e bruxas usam drogas em seus rituais e
por esta razão, esta palavra veio indicar a prática da feitiçaria, da mágica,
das bruxarias, etc.
c. Os pecados do gênio e suas peculiaridades:
c.1. Inimizades. Indica muitas modalidades de ódio contra
Deus e contra os homens. É o oposto do amor. As inimizades geram hostilidades
de todas as formas.
c.2. Porfia. Indica desavenças, contenda. Trata-se de uma
atitude mental hostil, que resulta em divisões e discenções. É a mesma coisa
que discórdia.
c.3. Ciúmes. Trata-se da inveja, desejo intenso de obter
vantagem pessoal com a degradação das realizações e qualidades dos outros. É o
egoísmo maligno.
c.4. Iras. Indica a raiva, mas temperamento, explosões de
iras, que criam ressentimentos e hostilidades entre irmãos, Ef 4.26-27; Gl 4.4.
d. Pecados relacionados a seitas e partidos:
d.1. Discórdias, Fp 2.3. Trata-se de facções, espírito
partidário. É uma das formas de egoísmo que causa divisões e partidarismos.
d.2. Discensões. Indica sedições, levantes. Paulo indica
aqui as discórdias que ameaçam a unidade do Corpo de Cristo, Rm 16.17-18.
d.3. Facções. São as heresias, espírito faccioso, formação
de grupo, II Pe 2.1.
d.4. Inveja, ou malícia. A inveja era uma característica dos
que entregaram Jesus as autoridades romanas, Mt 27.18.
e. Pecados do comer e beber:
e.1. Bebedices. Uso de bebidas alcoólicas de forma
exagerada.
e.2. Glutonarias. Comer excessivamente, Pv 23.1-3.
CONCLUSÃO:
1. Olhando para todos estes pecados da carne, notamos o
quanto somos falhos diante de Deus, pois é muito difícil encontrar um crente
que não possua pelo menos um destes pecados e por não dizer mais de um.
2. É necessário que aprendamos a andar no Espírito, para nos
desprendemos da carne, e isto só é conseguido por aqueles que estão dispostos a
se sacrificarem por amor a Deus. Caso contrário certamente vamos amargar sérias
derrotas.
0 comentários:
Postar um comentário