terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar.

Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar.

Os alimentos processados têm a vantagem da economia de tempo, e isto os torna práticos para quem tem um estilo de vida muito ocupado, e para aqueles que não gostam de cozinhar. O preço também costuma ser mais baixo, o que torna o produto um tanto quanto irresistível. No entanto, em algum momento, teremos que observar as consequências ocultas que esses alimentos causam para nossa saúde.
Não é segredo que a maioria desses alimentos não é saudável. Em geral, eles tem baixíssima quantidade de bons nutrientes, e enorme quantidade de calorias. Também possuem ingredientes artificiais que podem ser tóxicos ao organismo.
Eliminar todos os alimentos processados de sua dieta pode ser bem difícil. No entanto, você pode fazer um enorme progresso apenas eliminando os piores alimentos processados. Compilamos uma lista com os 7 piores para a saúde:

Nuggets de Frango

Nuggets de frango, alimentos processados.
Os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura.
Você pode até achar que os nuggets são em sua maior parte, compostos de proteína. Mas os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura, e uma quantidade de carboidratos bem maior que a de proteína. E saiba que essa parte de carboidratos é composta do tipo mais insalubre deles.
A maioria dos nuggets é frita, e frequentemente em óleos que contém gordura trans. Esse tipo de gordura causa deformidades nas membranas celulares que contribuem para o desenvolvimento de doenlas metabólicas como o diabetes do tipo 2. Isso sem falar nos aditivos cujos nomes soam como verdadeiros palavrões, como a butil-hidroquinona terciária.

Refrigerantes

coca-cola
Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias.
Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias. Uma lata de refrigerante contém nove colheres de açúcar, uma quantidadade astronômica, que além de estimular a ingesta de ainda mais açúcar, pode causar picos de glicemia. No caso dos refrigerantes zero, os adoçantes artificiais, além de estimular o gosto por mais bebidas doces, também estão associados ao risco de doenças.
Isso porque ainda não falamos da acidez dos refrigerantes. Como consequência, o pH normalmente alcalino do nosso organismo pode se acidificar. Isso cria um ambiente ótimo para células cancerosas, que têm mais dificuldade em sobreviver num ambiente mais alcalino. Um pH mais ácido também torna o organismo mais vulnerável a infecções virais e bacterianas, por enfraquecer as defesas naturais do sistema imunológico.

Salsichas e outras carnes processadas

salsichas-carnes-processadas
A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal e outros elementos não saudáveis.
A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal, nitrato de sódio e outros conservantes, aromatizantes artificiais e alguns enchimentos baratos. A maioria das pessoas não se dá conta que o preparo destes alimentos se dá sob temperaturas e pressão tão extremas, que qualquer valor nutricional que as carnes tinham no começo foi perdido durante o preparo. Por exemplo, as proteínas se tornam desnaturadas sob essas condições extremas.

Biscoitos e bolos

bolos-biscoitos
Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans.
Aqui se incluem todas as variantes comuns de biscoitos, cookies, muffins, bolos, crackers, etc. Afinal, o efeito na saúde é praticamente o mesmo para todos eles. Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans. Ela é adicionada por ser muito mais barata que as gorduras saudáveis, o que torna o produto final mais lucrativo. E também prolonga a vida útil do produto nas prateleiras e melhora a textura. Na verdade, existe toda uma “ciência” envolvida em aperfeiçoar como o uso de gordura trans e outros componentes artificiais pode ajudar a alcançar a textura perfeita para esses produtos.
E o que está escrito nas tabelas nutricionais não é totalmente confiável, mesmo que lá diga que o produto tem zero gordura trans. Na verdade é permitido que, ao atingir um limite máximo de gordura trans, o fabricante diga que o produto não a contém. Mas aqui vem o truque: Muitos fabricantes simplesmente diminuem a quantidade de uma porção do alimento, para que esta atinja o número mágico. Para descobrir se o produto contém gordura trans de fato, leia a tabela nutricional e procure as palavras “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”. Se elas estiverem lá, o produto certamente contém gordura trans.

A maioria dos cereais para café da manhã

cereais-matinais
Muitos cereais matinais possuem uma quantidade alta de açúcar.
Sabe por que a imensa maioria dos cereais são “enriquecidos” com vitaminas e minerais? O motivo é porque, se não fosse assim, eles seriam tão pobres em nutrientes que ninguém os compraria. “Enriquecido” significa que os nutrientes são adicionados artificialmente durante o processamento do alimento. E não quer dizer que esses nutrientes adicionados sejam bons, por exemplo, os cereais frequentemente oferecem uma forma de vitamina D que não é facilmente usada pelo nosso organismo.
Isso sem falar na quantidade de açúcar que grande parte dos cereais contém. Se o cereal for feito de milho, você pode apostar que é um tipo de milho geneticamente modificado, porque esse milho é bem mais barato e aumenta os lucros. Os riscos de câncer causados por esse tipo de milho não foram descartados, e estudos mais profundos sofrem ameaças de indústrias de biotecnologia. Na dúvida, é melhor não correr o risco.

Barras de cereal

barra-cereal
Quase toda marca de barra de cereal contém uma relevante quantidade de açúcar.
Você pode achar surpreendente ver barras de cereal entre os 7 piores alimentos processados, mas de fato elas merecem estar aqui. O marketing dessas barras é bem enganador. Elas são apresentadas como alimentos excepcionalmente saudáveis, quando são o oposto. Isso significa que você tende a comer mais, pensando que está ingerindo algo conveniente, gostoso, saudável, quando a verdade está longe disso.
Quase toda marca de barra de cereal tem quantidades consideráveis de açúcar, nas mais diversas formas, por exemplo, melado de cana. Deve-se estar alerta, porque parece saudável, mas não é muito diferente de comer um doce ou um chocolate, principalmente se você acreditar que está comendo algo que não engorda, e exagerar. Também contém muitas gorduras, especialmente trans, e sódio.

Molhos pré-prontos e para saladas

molho-salada
A maioria desses molhos contém açúcar, sem contar os aditivos e até gordura trans.

A maioria desses molhos contém grandes quantidades de açúcar, pois é uma forma fácil dos fabricantes poderem dar consistência e sabor aos produtos, com um custo baixo. Muitos também contém gorduras trans e aditivos. Outro fator que os torna insalubre é que tendemos a não pensar sobre o que eles contém quando os colocamos em nossos alimentos. Uma salada fresca e saudável pode rapidamente se tornar uma bomba calórica se adicionarmos esses molhos.
Uma forma boa de lidar com isso é preparar os seus próprios temperos e molhos, pois assim você controla os ingredientes. Dá para armazenar molhos de salada ou ketchup feito em casa por ao menos uma semana na geladeira.
Finalizando, um dos passos mais importantes para uma vida mais saudável é eliminar, ou ao menos reduzir substancialmente os alimentos processados que você ingere. Também é importante que você leia cuidadosamente as tabelas nutricionais quando estiver fazendo compras, e não depender apenas do que está dito na parte da frente da embalagem.

0 comentários:

Postar um comentário