terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Alimentos que você deve comer todos os dias



Alimentos que você deve comer todos os dias
Conheça os alimentos funcionais que consumidos todos os dias podem ajudar a prevenir doenças.


Água de coco

É um isotônico natural e rico em potássio. Quando uma pessoa transpira demais ou tem diarreia, perde uma quantidade grande do mineral, que deve ser reposto para evitar a desidratação e cãibras. É eficiente principalmente contra doenças do trato urinário. A água de coco é uma opção muito mais saudável que o refrigerante, cheio de açúcar e calorias vazias.

Alho

É expectorante, reduzindo o muco, e também pode ser usado no tratamento de infecções do trato respiratório; é antialérgico e antibacteriano, diminui a pressão sanguínea e o colesterol. Ainda melhora o sistema de defesa e estimula a liberação de toxina. Tudo isso graças à alicina, seu principal princípio ativo, segundo confi rmou uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá. A alicina só não é boa para uma coisa: o hálito.

Aveia

Se canja de galinha não faz mal a ninguém, aveia também não. É um alimento absolutamente saudável que pode ser consumido por qualquer pessoa por ser de fácil digestão e não provocar alergias. Leva vantagem sobre a canja quando o quesito é qualidade nutricional. Apresenta na sua composição cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos. Há vários estudos comprovando que o consumo de aveia ajuda a controlar a glicemia, a pressão arterial e o colesterol.

Cebola

Reduz o risco de ataque cardíaco, previne o câncer, mata bactérias, diminui o colesterol e combate fungos. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, identificaram um composto, um peptídeo batizado de GPCS, com capacidade de reduzir a perda de massa óssea.

Azeite

A cada dia se descobre um novo benefício do óleo. Uma pesquisa da Universidade Harokopio, de Atenas, confirmou que a dieta rica em azeite tem impacto na saúde do esqueleto, principalmente feminino, ajudando a fixar os minerais essenciais para os ossos, como cálcio e fósforo. Entre seus talentos conhecidos estão a prevenção de problemas cardíacos, graças à gordura monoinsaturada, e a inibição da formação de tumores, ao diminuir risco de câncer de mama e pulmão.

Castanhas e nozes 

São fontes de fitoesteróis, vitamina E, ácido fólico e minerais como selênio, manganês, cálcio e magnésio. Com esta composição baixam o estresse do organismo, auxiliam a redução do colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Há estudos mostrando que consumir 60 g por dia, ou seja, 2 colheres (sopa) cheias, não tem impacto no aumento de peso, embora metade disso já seja sufi ciente para garantir os benefícios nutricionais.

Arroz integral

É ótima fonte de vitamina E e minerais, como selênio, manganês, cobre e zinco. Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, reduzindo os picos de fome e diminuindo os riscos de resistência de diabetes. Associado a isso, ajuda a reduzir a gordura abdominal e os riscos de doenças cardiovasculares. Ganha de longe, em termos nutricionais, do seu colega refinado.

Chocolate amargo 

Sim, ele também está na lista! É o álibi que você precisava. O chocolate amargo contém epicatequinas, catequinas e procianidinas, substâncias com alto poder antioxidante. Mas tem de ser o meio amargo, que contém três vezes mais antioxidantes que o ao leite. A barrinha deliciosa tem também ácido esteárico, que reduz a absorção de colesterol e aumenta sua excreção. Isso tudo com o consumo de apenas 6,3 g por dia, o equivalente a dois quadradinhos de uma barra. Não exagere porque- além de pesar na balança- o consumo diário de 100g de chocolate aumenta a excreção de cálcio em quase 150%. O ideal é sempre escolher aqueles com mais de 70% de cacau. 

Cenoura 

A batida piadinha que diz que coelho não usa óculos porque come cenoura pode ter um fundo de verdade. A raiz é rica em carotenoides, que ajudam a melhorar a visão. Um time de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, parece ter encontrado mais um motivo para comer esse alimento. Um pesticida natural da raiz foi capaz de reduzir o crescimento de cânceres em rato. O nome da substância com essa propriedade é falcarinol.
 

0 comentários:

Postar um comentário