terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Perdão que liberta

A palavra desculpa é muito superficial nos dias atuais. Significa que não estamos preocupados se tal pessoa nos perdoou ou não. Já a palavra perdão tem outra conotação, removendo barreiras entre o ser humano e Deus.
"Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (Mt 6.12).
Usamos a palavra "desculpa" para muitas coisas que ocorrem durante o dia. Por exemplo: se pisamos nos pés de alguém, pedimos desculpas. Mesma coisa ocorre quando chegamos atrasados a um compromisso. Quando pedimos desculpas por essas e outras ações, geralmente não estamos preocupados se a pessoa nos desculpou ou não.
Nós assumimos que tudo se normaliza ante o pedido de desculpas.
Perdoar tem outra dimensão. Perdoar significa a remoção de alguma barreira entre nós e Deus, ou entre nós e o próximo.
Essa barreira prejudica o nosso ser em todos os aspectos.
Ela nos impede de sermos livres, de sermos o que devemos ser e nos impulsiona ao uso de várias artimanhas para que possamos fugir das nossas responsabilidades.
Deus oferece o seu perdão gratuitamente, ou seja: ele não barganha. Esse perdão é dado com base no que Cristo realizou na cruz.
Este perdão nos introduz a uma íntima comunhão com Deus. Perdoados por Deus, somos livres para sermos o que Deus quer que sejamos.
Da mesma forma como Deus nos perdoou em Cristo, temos que perdoar aquelas pessoas que cometeram ofensas contra nós. E mais, quando nós somos os ofensores, devemos pedir perdão. Somente quando as amarras da ofensa deixarem de existir experimentaremos a liberdade em toda a sua plenitude.
Devemos pensar se tem alguém que precisamos perdoar. Se existe alguém, a nossa primeira atitude é perdoar essa pessoa em nosso coração, diante de Deus, e depois procurá-la e pedir perdão. Essa é uma tarefa difícil, mas genuinamente cristã. Se a pessoa não tem o desejo de nos perdoar, esse será um problema dela diante de Deus e ela terá que prestar contas ao Pai Amado.
Se alguém pedir perdão a nós, devemos igualmente perdoar sem questionar se aquele pedido é sincero ou não.

Compete a Deus julgar os sentimentos


fonte: http://www.intercessoras.com.br

0 comentários:

Postar um comentário