quinta-feira, 30 de abril de 2015

O JOVEM RICO E AS RIQUEZAS DESTE MUNDO

           


E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. (Mateus 19:16-22)
Quantas pessoas estão convivendo com suas riquezas?
Riquezas não são necessariamente posses materiais, a pessoa pode não ser rica em dinheiro, mas é rica em saúde, rica em amor, em bondade, em misericordia, em justiça.
As pessoas querem ser felizes, se apoiam em suas riquezas, não querem abrir mão de outros caminhos mais seguros. Para muitos a riqueza é um hobby, um vício, um hábito, são amigos, times de futebol, um bar, uma bebida, uma droga, estas são riquezas que entram fácim em nossos corações
Quantas pessoas hoje estão entrando nas igrejas com o coração igual ao do jovem rico
Pessoas que querem ser felizes, mas não abrem mão do coração fechado para as riquezas interiores.
Estas pessoas querem muito receber as bençãos de Deus, não querem mais decepção, querem um caminho seguro, mas ainda estão presas as suas riquezas.
O jovem rico se afastou triste da presença de Jesus, porque não abriu mão de seu coração endurecido, ele descobriu que tudo que ele tinha, agora na presença de Jesus teria que repartir, compartilhar com os outros para ser feliz
Quando as pessoas vem para perto de Jesus, vai ter que estar preparada para muito dar, dar o seu melhor em direção a Deus e aos outros.
As pessoas que pensam que vão para a igreja e vão ser feliz, vão se decepcionar, pois ocaminho da perfeição é fazer os outros felizes.
As pessoas que não abandonam as suas riquezas exteriores e compartilham elas com as outras, tem pouca coisa para dar e querem muito receber.
Vão acabar se achando infelizes até mesmo dentro de uma igreja.
Aquelas que querem realmente ter um verdadeiro encontro com Jesus, tem que estar dispostar a dar o seu melhor, ser o melhor cristão, o melhor amigo, repartir o melhor, compartilhar o melhor, desejar o melhor pra todos
Que triste decepção é a daquela pessoa parecida com o jovem rico, querer vir para a igreja alcançar a salvação e não se desprender das riquezas do mundo, pensar em só querer que as pessoas a façam feliz, sem querer ao menos compartilhar o que há de melhor em seu coração
Riquezas ou salvação? O que queremos?
Muitas pessoas entram na porta do reino de Deus e saem tristes porque nada deu de sua contribuição para os outros, por isso, nada recebeu de ninguém, muito menos de Jesus, que ficou ali esperando o seu coração disposto a obedecer seus mandamentos.
 
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34


Onde está o coração está o nosso tesouro. Se você semeiar amor, colherá amor. Se você semear alegria, colherá alegria, assim será com a paz, a justiça e a misericórida.

Mas se semear contendas, colherá contendas, assim será com a invejas, iras e pelejas.

Riquezas ou salvação? Que triste decisão?

Para o jovem rico, ele não pode escolher, tudo que ganhou, tudo que ajuntou para ser feliz, descobriu que agora tinha que repartir com alguém.

Ele até que conhecia as leis de Deus, conhecia os mandamentos principais que falam do amor em direção a Deus, mas quando os mandamentos falavam do amor em direção ao próximo, hesitou em compreender, seu coração disparou, ele tinha a certeza que Jesus poderia salvar sua alma, mas lhe faltou uma coisa, que ele não pode escolher, o que ele tinha de melhor, ele não queria compartilhar.

Bem na área de relacionamentos Jesus o pegou no ponto fraco, ele queria entrar e viver no reino de Deus de forma individualista, ele até queria se dar bem com as pessoas, ser alegre, ser bem recebido, ser agradável, ser reconhecido, até queria viver em amor com as pessoas, mas estava apegado as suas riquezas de tão forma que era impossível pra ele repartir, compartilhar, pois suas riquezas diziam respeito a somente ele usufluir. Era só para ele e mais ninguém...

Então Jesus disse: "sinto muito, você quer me seguir, mas, se não repartir tudo que você tem para os outros, não vai conseguir me seguir, você não achará a verdadeira felicidade"

A nossa maior riqueza é a riqueza interior. Quando estivermos dispostos a doar o que melhor temos dentro de nós, acharemos a verdadeira felicidade. A nossa maior riqueza é tudo que temos para agradar aos outros, quando damos o nosso coração para fazer os outros felizes, é para nós mesmos que estamos canalizando o melhor de nossas riquezas

"Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e necessitados de riquezas, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me"

De seu coração, de sua alegria, de sua compaixão, de o seu sorriso, de o seu tempo, de seu dom, de sua habilidade, de sua bondade. Estas são riquezas da fonte, Jesus é a fonte de todas estas riquezas. Quanto mais você dá, mas Deus lhe enche disto

A verdade é que queremos ser felizes como o jovem rico sem a responsabilidade de compartilhar e ajudar os outros, sem dar o que temos de melhor, sempre esperamos que os outros nos façam felizes.

O jovem rico preferiu ficar com suas riquezas exteriores, não pode acreditar, não teve fé suficiente para compartilhar bênçãos.

Que triste decisão, riquezas ou salvação?

Muitas pessoas se sentem sozinhas, infelizes, insatisfeitas porque não querem abrir mão de suas riquezas, mesmo que conheçam tudo sobre Deus, ainda são egoistas, avarentas, mesquinhas, orgulhosas, incapazes de muito dar, preferem criticar, julgar, discriminar, pois não conhecem na prática o amor e a bondade de Deus.

Deixe suas riquezas e vem, Jesus, o mestre foi quem falou e nos ensinou, esquece suas riquezas e vem, de coração, disposto a dar, porque é muito melhor repartir e compartilhar do que só receber.

Só quem tem Jesus no coração pode ser perfeito e oferecer coisas boas para a humanidade. A maior riqueza que um homem pode ter é Jesus no coração, pronto para ouvir e obedecer a sua voz

O jovem rico, além de ter bens materiais, seu coração estava fechado para os bons relacionamentpos, ele não queria se desprender de suas posses, nem compartilhar suas experiencias;

Suas emoções, suas idéias e suas habilidades poderiam ser muito úteis as outras pessoas, mas não quis servir a Deus, seu coração estava duro e fechado, e Deus nos quer servindo de coração aberto.

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.  Atos 20: 35.




Fonte: aproveitandoasoportunidades.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário