quinta-feira, 30 de abril de 2015

FAÇAM O POSSÍVEL


 O que é impossível para nós, para Deus é possível. Mas Deus deseja e gostaria de ver em nós, os nossos esforços para fazermos o que é possível


Deus tem todo o poder, isso não há dúvida, e Ele nos tem dado uma amostra disto...
e poder, nos dando tudo que precisamos para viver uma vida que agrade a Ele.

O apóstolo Pedro nos explica melhor em sua carta aos primeiros cristãos da época, no inicio da igreja primitiva em: (2 Pedro 1:1-11)

O poder de Deus nos tem dado tudo que precisamos, não falta nada, agora é só viver uma vida que agrade a ELE. Portanto está no conhecimento que temos daquele que nos chama para viver uma vida certa: Jesus Cristo

Através de Jesus Deus nos tem dado dons e promessas, para que nós possamos escapar da imoralidade, da corrupção, que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte da sua natureza divina

Assim Deus nos deixa um recado: façam o possível para juntar a bondade a fé que temos, e junte a bondade com o conhecimento, e ao conhecimento o domínio próprio (temperança). Ao domínio próprio juntem a perseverança (paciência) e a paciencia a devoção a Deus, este é o caminho para todos os homens

É um conjunto de coisas que devemos desenvolver, isso é conosco, por isso tem que haver o faça o possível

Fazer o possível inclui estas ações e são tarefas básicas no nosso dia a dia: Seguir as instruções de Deus em todo lugar, se juntar com outros cristãos que tenham a mesma afinidade e desejo de também fazer o possível de viver em um amor fraternal, e com esta amizade conquistar outras pessoas através do amor incondicional, aumentando o convivio social, pois estas são as qualidades que o um bom cidadão precisa ter


Se os homens bons realmente fazerem o possível, para atrair e viver bem com outras pessoas e agindo com boas ações, com paz, amor, justiça e misericórdia, serão cada vez mais ativos e produtivos, produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo que começou a boa obra, dando seu próprio testemunho de vida

Jesus tinha prazer em ser amigo de todos, até dos fariseus que tanto fazia opressão aos planos de Deus. Você acha que Jesus não tinha prazer em corrigi-los para seu próprio bem, ele fazia o possível, com demonstrações de amor, justiça e paz para colocar todo mundo no seu lugar, ensinando a fazer o certo e correto

Um amigo sempre corrige para o nosso próprio bem. Os Fariseus eram extremamente religiosos e tinham dificuldades em fazer amigos, fora do seu circulo pessoal, excluíam muita gente, principalmente os pecadores que viviam a margem da sociedade.


Eles tinham interesse maior em só fazer amizade com Deus, não saia do templo fazendo orações e cumprindo leis e doutrinas, mas negava o amor ao próximo – “aparentemente achavam que conhecia o poder de Deus, mas desconheciam que este mesmo poder era também para alcançar outras pessoas, através do amor, da misericórdia, da amizade e ajuda mútua.


Não podemos só pensar no amor de Deus sem fazer o possível para ajudar os outros a também conhecerem este amor, esta á síntese do evangelho, anunciar a todos as pessoas sobre o amor de Deus, sobre o plano de Deus para salvar toda a humanidade que fica presa aos pecados do mundo.

Precisamos fazer o possível para fazer amigos, atrair as pessoas para perto de Deus, para juntos também viver no reino de Deus.

Portanto o recado de Deus para os homens de hoje, permanece o mesmo: procurem cada dia ficar mais firmes na vocação, na certeza que Deus os chamou e escolheu, se fizerem isso, jamais abandonarão a fé, nunca jamais tropeçarão e assim receberão todo direito de entrar no reino eterno do nosso senhor e salvador Jesus Cristo


O Ap. Pedro disse isto aos cristão do primeiro século, uma série de procedimentos para fazerem o possível para agradar a Deus e serem ativos e produtivos, e essa mensagem continua viva, é a única eficaz para viver num mundo cheio da presença e realidade de Deus.


Uma mensagem que através dos tempos, se torna prioridade num mundo cada vez mais decadente, movido pelos pecados do homem, e uma mensagem cheia de virtudes, qualidades que farão qualquer pessoa realmente interessada em fazer o possível, para ver sua vida próspera e abençoada.


Mas tem que haver o possível, com todo vontade de mudar de vida, caprichar nas ações, atitudes e comportamentos que agradem a Deus.


Fazer o possível em nós, inclui desenvolver a bondade, que é um fruto do espírito “ você não consegue ser bondoso na sua própria força de vontade, naturalmente não somos bons, somos egoístas, pensamos muito em nossas próprias necessidades e pouco pensamos nos outros”.

Fazer o bem cansa, ser bondoso demais pode não ser tão prazeroso, abrir mão de nosso próprios desejos e atender o próximo

Há um processo de mudança e sem fazer o possível, nada acontece de bom para os outros, o espírito nosso tem que estar alegre e disposto a fazer o bem, sem pensar em quem, praticar a bondade sem ser mecânico, não forçando a barra, de forma superficial, sem fingir que somos bons, enganando a nós mesmos


Fazer o possível em nós, inclui desenvolver a fé, outra coisa que é dom de Deus, ele nos dá a fé, mas ela tem que crescer dentro da gente, isso é tarefa nossa, ela é como um grão de mostarda, também tem que ser cultivada para crescer a medida que praticamos esta fé.


Se juntar a bondade com a fé, é um bom começo para sermos produtivos e eficientes no processo de agradar a Deus, em seguida tem que haver o conhecimento da palavra, Jesus é a palavra, que instrui, corrige e nos deixa apto para praticar o amor e justiça para fazer o que é certo e correto


Se fazer o possível em praticar, ser bondoso, ter fé e conhecimento chegaremos a um nível mais próximo de Deus, quanto mais próximo de Deus, mas próximo das outras pesssoas ficaremos, pois o amor atrai outras pesssoas


E já tendo conhecimento da palavra, o cristão chega até outro fruto do espírito, outra coisa que precisa ser desenvolvida em nós: o dominio próprio, a temperança, o controle de nosso temperamento. Lidar com nosso temperamento não é fácil, mas não se preocupe, Deus deixou sua palavra justamente para nossa meditação e prática, sempre fazendo o possível para controlá-los.


Deus permite que pessoas chatas, insuportáveis e desagrádaveis se aproximem de nós, justamente para aprendermos a lidar com nosso temperamento, este é o teste, que vai nos ajudar a desenvolver domínio próprio.


Isso é um desafio nos nossos muitos relacionamentos, desenvolver dominio proprio exige muito de nós e pouco dos outros, é uma questão de reação às palavras, situações e comportamento dos outros


Depois da bondade, fé, conhecimento da palavra, dominio próprio, aí vem uma coisa muito importante: a paciência


É preciso fazer o possível, senão não vamos conseguir ser pessoas com muita paciencia. Nesse mundo não é nada fácil exercitar a paciência. Deus não dá paciência, seja por isso que ninguém consegue se não esforçar mesmo, justamente no meio de situações e pessoas insuportáveis.


Essa é a regra que Deus usa para nos tornar pessoas ativas e produtivas a imagem e semelhança de seu filho: Jesus Cristo


Para uns pode até ser fácil em algumas areas da vida, mas para outros seres humanos, dependendo o temperamento a cabeça explode, literalmente
perde-se toda paciência


Quantas vezes perdemos a paciência? Com os filhos, com a esposa, com o patrão, com o colega de trabalho, com a fila de bancos, com o transito, na rua, com as pessoas e tudo gera discussão. Eis o nosso grande desafio: ter paciência


Mas se tivermos, bondade, fé, conhecimento e dominio próprio se chega mais fácil até a paciência. Fazer o possível para agradar a Deus é assim, não podemos ser como cegos, sem saber para onde estamos indo, apenas seguir uma religião e esperar as coisas acontecerem do nosso jeito.


Deus já fez a parte dele, a parte mais dificil, que foi uma loucura impossível de nós fazermos, um plano de amor, que foi entregar seu filho, enviá-lo ao mundo para nos instruir em sabedoria, para depois ser morto por causa dos nossos pecados, assim ele nos ensina como é viver na terra, na esperança de entrar na vida eterna, fazendo o possível para viver o plano de Deus, já traçado para a gente fazer apenas a nossa parte


Faça o possível, Deus já fez a parte dele, nos amou, nos colocou a parte de seu plano perfeito, nos libertou, perdoou, agora é para viver em novidade de vida, com liberdade, longe do pecado e fazendo o possível para ser bom, com fé, conhecimento, dominio próprio e paciencia para não sermos desamparados e para não perecer neste mundo cheio de aflições


João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Se posicione nestas condições, faça o possível para viver neste plano de salvação, alcance outras pessoas para Deus, porque para nós este trabalho é possível!

Fonte: aproveitandoasoportunidades.blogspot.com.br
 

0 comentários:

Postar um comentário