segunda-feira, 18 de agosto de 2014

LIÇÃO Nº 05 (EBD) - CRISTO: A MOTIVAÇÃO DA COMUNHÃO.



 TEXTO BIBLICO: Colossenses Cap. 3

LEITURA DIARIA:

Segunda Feira ------------------=> 1ª Cor. 3: 12 – 16.
Terça Feira -----------------------=> Gálatas 2: 17 – 21.
Quarta Feira ---------------------=> Col. 3: 1 – 4.
Quinta Feira----------------------=> Col. 3: 5 – 9.
Sexta Feira -----------------------=> Col. 3: 10 – 17.
Sábado ---------------------------=> 3: 17 – 25.
Domingo -------------------------=> Efésios 5: 21 – 33.

Um engenheiro constrói uma casa com uma base solida. Utiliza o melhor material disponível no mercado para garantir uma edificação de qualidade. As pessoas constroem suas vidas a partir do nascimento. As decisões que tomamos todos os dias são parte integral dessa construção. Os objetos,  decisões e ações que estabelecemos em nossas vidas, como pessoas e como igreja, são como as partes componentes de uma casa.

A QUALIDADE DE NOSSAS DECISÕES DETERMINA A QUALIDADE DE NOSSAS VIDAS.

Nossas ações, por serem visíveis, são como a modelagem final da estrutura da casa de nossas vidas. Elas determinam a durabilidade da estrutura que edificamos durante o nosso viver (1ª Cor. 3: 12 – 16). Precisamos, portanto do melhor exemplo possível. Jesus Cristo é o nosso exemplo perfeito. Ele deve ser a nossa motivação de vida na igreja na sociedade. Ele é o nosso modelo para que vivamos uma vida de comunhão profunda com os nossos irmãos e irmãs na família de Deus, a igreja.

DE QUE FORMA PODEMOS COLOCAR ISSO EM PRATICA?

1.       NOSSO OLHAR DEVE ESTAR VOLTADO PARA CIMA.

Em Col. 3: 1 – 4 o apostolo Paulo nos orienta sobre qual deve ser a maneira de agirmos a fim de termos o padrão perfeito para as nossas vidas. Esse padrão para ser observado por nós como pessoas e como comunidade cristã. “Se pois, foste ressuscitados”. “Se”, não expressa divida. É antes o reconhecimento de um fato e poderia ser traduzido por “já que ressuscitasse...” Paulo sabia que os cristãos de Colosso, e de todas partes, tinham obtido nova vida em virtude de ressurreição de Cristo (veja Gálatas 2: 20). em função disso devemos ter uma vida de acordo com a vida do ressuscitado. Ele é o nosso modelo perfeito.

Como participantes dessa vida em Cristo deveram ter uma nova motivação. Os padrões de conduta para nos  são de uma outra natureza e qualidade que os padrões encontrado no mundo. Por isso devemos buscar e pensar nas coisas que são de cima. Nosso padrão é mais elevado. Pertencemos ao Reino de Deus.

O que a Bíblia está nos ensinando é que devemos ocupar  nossas mentas ,corações e vida com as coisa que edificam e se constituem em padrão para o nosso viver. Os padrões culturais em que vivemos, onde predomina a filosofia pragmática do capitalismo, incluem, entre outros, a competição predatória, a lei do vencer a qualquer preço, a desconfiança e a falta de solidariedade.

Devemos evitar que esses padrões determinem a nossa conduta como cristãos. Isso não significa, contudo, que devemos viver como alienígenas. Paulo no conjunto de seus ensinos reconhece que existem coisas neste mundo que são legitimas. Devemos nos preocupar com elas.

O que ele está nos dizendo é que, só ao “pensar nas coisas de cima estaremos colocando as deste mundo dentro da perspectiva correta. Assim não permitamos que os padrões culturais da sociedade em que vivemos nos atropelem; pelo contrario! Em lugar  da competição predatória  irá predominar a confiança resultante da comunhão na vida da igreja., motivada pelo exemplo de Jesus.

A nova vida que temos em Cristo é tão preciosa que “esta escondida em Deus”. Essa é uma outra forma de dizer que a fonte ultima da verdadeira vida que agora desfrutamos é espiritual. Pertencemos de fato, embora vivamos na esfera visível da historia humana, ao reino espiritual e eterno “onde Cristo está assentado a destra de Deus”.

Paulo pode estar utilizando a expressão “escondida”  como reflexo da pratica antiga de esconder um tesouro em covas ou lugares secretos. Uma pessoa redimida está segura em Cristo e, consequentemente, em Deus.

2.       TIRANDO AS ROUPA VELHA.

É preciso ficar claro que uma pessoa não se torna cristã pelo deixar, ou não de fazer. A única forma de alguém se tornar cristão é através do arrependimento dos seus pecados e da aceitação de Jesus Cristo como seu salvador pessoal.

Acontece porem, que a pessoa que assim experimentou a Jesus em sua vida é transformada. A sua vida muda de foco e direção. O padrão dos valores para sua vida muda ( veja em Colossenses 3: 5 – 11). Seu comportamento passa a ser diferente como consequência de seu  encontro pessoal com Cristo. Os reflexos dessa mudança podem ser percebido no comportamento do crente como um todo. A relação de coisas que devem ser “exterminadas ou abandonadas” (Ver. 5.) tem a ver com uma vida dominada pela sensualidade e pelo desejo das posses de bens materiais ( que podem incluir a posse de pessoas com o objetivo de obter satisfação sexual).  “A Avareza” significa obter bens de forma fraudulenta.

O psicólogo Erich fromm nos adverte sobre três tentações básicas do ser humano. São elas o desejo que todos nós temos de: poder, posse e prazer. Em ultima análise, são as mesmas áreas que Paulo descreve como característica do comportamento que resumia a antiga vida do cristão. Agora, no entanto sua vida mudou. Seu comportamento também.

Devemos nos despir-nos dos antigos trajes de uma vida sem cristo. Aquela roupa velha não é mais adequada para a nova natureza de uma vida transformada por Jesus. A relação de coisas mencionada por Paulo nos versos 8 – 9 provam a deterioração e rompimento das relações humanas. Caso persistam, impedirão a comunhão entre os membros da família de Deus.

Porem, o cristianismo não é uma fé que leva as pessoas apenas a deixar de fazer certas coisas. A fé cristã não nos leva à inercia ou à fuga. A orientação da fé cristã é positiva. Deixamos de fazer as coisas erradas porque estamos preocupados e ocupados em fazer as coisas certas. O cristão é certo, tira sua roupa velha característica da velha natureza. Coloca uma roupa novinha, bonita e forte, característica da nova vida que desfruta em Cristo. A grife da roupa que agora utiliza é a grife de Cristo.

3.       COLOCANDO A ROUPA NOVA.

Ao invés do preconceito religioso, radical, econômico ou social (ver 11) que provam a competição, a discórdia e a ruptura nos relacionamentos, agora deve predominar a aceitação, a cooperação, a compressão, o perdão, o apoio e o amor de uns para com os outros. Essas atitudes criam, fortalecem e disse e a disseminam a paz, a humildade, a mansidão, a comunhão, a cooperação, a gratidão e a solidariedade entre os membros da família de Deus. É essa a roupa nova que devemos vestir. Aliás,  é a única roupa nova que devemos usar como expressão de nossa vida em Cristo. Fomos salvos para mostrar ao mundo através da vida em comunidade na igreja, um novo paradigma de vida em sociedade.

No entanto com frequência, permitimos que os valores do mundo nos dominem e deixamos de cumprir o plano de Deus para nós, como indivíduos e como igreja. Já é tempo de recuperar a vida de comunhão intensa e profunda que Deus deseja que vivamos através de atos simples mesmo modesto, que tem, no entanto a força de  produzir e cimentar relacionamento humanos  profundo e significativos.

4.       COMO DEVEMOS VIVER A NOVA VIDA.

Na parte final do capitulo 3 de Colossenses (Vers. 18 – 25) Paulo dá ênfase a algumas aspecto fundamental sobre como devemos viver a nova vida. O foco principal é a vida em família. Por mais que se fale, sempre podemos melhorar nesse aspecto.

Primeiramente ele fala do relacionamento entre o marido e a mulher (Vers. 18 – 19) a oportunidade de vivermos a nova vida em Cristo se apresenta primeiramente na intimidade da vida em família. A ideia de submissão, de acordo dom a passagem paralela de Efésios 5: 21, implica em reciprocidade: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” Não há aqui qualquer fundamento para uma dominação despótica do homem sobre a mulher, como muitos querem faze entender.

Ao proceder desta forma revelam antessuas fraquezas e preconceitos do que um ponto de vista sobre a matéria. A mulher é para estarão lado do marido. Os dois se completam. Alias, a ideia de uma submissão literal fracassada quando lemos sobre o que os homens devem fazer com relação as suas mulheres. “ Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas”. Ver. 19.

O relacionamento entre pais e filhos também deve ser moldado pelo padrão da nova vida em Cristo. Esse relacionamento é crucial e importante para estabilidade da própria sociedade como um todo. Lares desajustados tem um potencial de risco maior no sentido de provocar filhos desajustado. Os filhos devem obedecer aos pais. Os pais não devem frustrar os seus filhos para que não fiquem desanimado (ver também, a passagem de Efésios 5: 21 – 33 sobre toda a matéria) .

Em seguida, Paulo mostra que o próprio relacionamento entre patrões e empregados, lembrando que os servos na antiguidade eram escravos na acepção do termo, deve ser temperado pelo padrão do amor de Deus, que é central na nova vida que temos em Cristo (Ver. 22 – 25).

Na realidade, todos os nossos relacionamentos devem ser pautado pelo padrão da nova vida em Jesus Cristo. Se conseguirmos trabalhar bem as nossas motivações e desempenho na atmosfera mais intima do lar e do trabalho, ser-vos-á muito mais fácil fazer o mesmo no relacionamento com as pessoas com as quais nos encontramos nos demais relações sociais. O que não dizer então do relacionamento na vida de comunhão no contexto da igreja?

Esse é o primeiro laboratório que Deus nos prepara para uma vida de testemunho autentico nos círculos em que vivemos.

CONCLUSÃO!

Temos um padrão básico perfeito para vivermos a vida que Deus deseja que vivamos aqui na terra. Os padrões de Deus encontrado na Bíblia não pretendem nos limitar ou tornar infelizes. Pelo contrario! Os padrões de Deus são como um sol em nossas vidas. Quando os cumprimos sentimos-nos felizes. O autor de Eclesiastes bem conhecia essa realidade quando: Teme a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isso é o dever de todo homem. Ecl. 12: 13.

A essência de nossas vidas é encontrada quando fazemos a vontade de Deus. E não há felicidade maior do que quando podemos cumprir  a razão pela qual vivemos aqui na terra.

Deus deseja que aqueles que formam a sua família aqui na terra vivam bem. Firme agora o proposito de contribuir para desenvolver a vida de comunhão em sua igreja. Veja o que você pode fazer , em termos de ações bem simples como, por exemplo, para a fim de conversar e ouvir sobre as necessidades das pessoas; de orar em favor delas, de visita-las,  enfim, de uma grande quantidade de pequenas ações que você pode fazer desde que se disponha a realizá-las.

Autor: Pr. Darci Dusillek: Bacharel em teologia, licenciado em filosofia, especialista em documentação científica e mestre em ciência da informação. Foi professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, da Universidade do Rio de Janeiro, da PUC e da Universidade Gama Filho, todos no Rio de Janeiro.

É autor do conhecido Livro: A Arte da Investigação Criadora.
Em janeiro de 2006 lançou seu último livro: O Que Deus Sabe Sobre o Meu Futuro? — a doutrina da predestinação e eleição à luz da Bíblia, da teologia e da cosmologia.

0 comentários:

Postar um comentário