segunda-feira, 18 de agosto de 2014

KOINONIA – COMUNHÃO



Frequentar os cultos da Igreja não garante comunhão. É possível frequentar cultos a vida inteira e ainda assim ser alguém sozinho e desconectado. A comunhão não é algo que acontece automaticamente. É algo que precisa ser intencionalmente cultivado.

A PALAVRA BÍBLICA PARA COMUNHÃO É KOINONÍA.

Significado da palavra comunhão: É ter algo em comum, estar comprometido uns com os outros assim como estamos com Cristo. O pecado destruiu a comunhão entre o homem e Deus, mas também quebrou a comunhão entre homem e homem. Uma igreja forte é aquela que vive em comunhão João 13: 35.

A verdadeira comunhão cristã somente pode acontecer por meio do Espírito Santo, o Cristo que habita em nós. É o Espírito Santo quem promove a comunhão do Corpo.

O QUE NÃO É A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO

Não é um ambiente social superficial

Esse é o tipo de comunhão de um clube. A verdadeira koinonía somente pode ser encontrada na Igreja do Senhor Jesus. Pessoas superficiais têm comunhão, mas, quando estão juntas, se assentam para falar futilidades e para comentar a vida dos outros. Esse tipo de comunhão gera morte.

Não é possível ter comunhão sem estarmos juntos, mas o estarmos juntos apenas não significa uma comunhão do espírito. A verdadeira comunhão implica em compromisso e aliança.

Não é uma comunhão abstrata

Existe algo que une todos os cristãos, mas a verdadeira koinonía implica em estar juntos em um grupo menor. Se não estamos juntos em um propósito e aliança, então não temos comunhão verdadeira.

O QUE É A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO

É vida compartilhada

A palavra Koinonía significa vida compartilhada.

Nós compartilhamos da vida do mesmo Cristo. Portanto, comunhão é uma questão de compartilhar do mesmo tipo de vida. Não podemos ter comunhão com aquele que não possui a vida de Deus dentro de si. Dos ímpios podemos ser colegas, conhecidos ou ter relacionamentos superficiais, mas não podemos ter comunhão com eles. (2 Coríntios 6.14-18).

Como se aconselhar com alguém que não conhece a Deus e não tem o Espírito de Cristo?  Ovelhas não deveriam ter comunhão com lobos. Só há comunhão se o jugo for igual. Algumas vezes os crentes espirituais têm dificuldade de ter comunhão com carnais. Ainda que possuam a mesma natureza, não está na mesma frequência.

É a comunhão que Cristo teve com seus discípulosAliança e compromisso mútuo

A comunhão de Cristo com os discípulos foi mais que ficar juntos. Jesus não vivia com os discípulos em uma mesma casa. A comunhão entre eles era, antes de tudo, uma questão de compromisso mútuo e aliança.

Se você não tem ao menos o compromisso de vir aos cultos na igreja, então você está fora da verdadeira comunhão do Espírito. Ter compromisso é uma condição fundamental para uma comunhão verdadeira. Não podemos ter comunhão com alguém se não temos compromisso com ela.

É a comunhão da igreja primitivaComunhão de propósitos

A comunhão na Igreja primitiva era, acima de tudo, uma comunhão de propósitos. Era uma comunhão na Palavra, no Espírito e na oração.

Só há comunhão entre pessoas que possuem o mesmo propósito, a mesma visão. Podemos ter a mesma vida e a mesma natureza, mas se não temos um mesmo propósito, estaremos caminhando em direções diferentes Amós 3: 3. A comunhão implica em perseverar na mesma visão e propósito Atos 2: 42.

É A COMUNHÃO QUE HÁ NA TRINDADE

Koinonía é o cumprimento da oração feita por Jesus no Evangelho de João. João 17: 11 – 21. Você tem noção da unidade que há entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Jesus orou para que pudéssemos experimentar entre nós o mesmo tipo de unidade.

CONCLUSÃO

Queremos ganhar muitos filhos para o Senhor, mas nada disso acontecerá se não houver unidade entre nós. O alvo final da comunhão é nos tornarmos um, é a unidade completa de propósito e visão (2 Coríntios 13.13; 1 João 1.7).

Adaptado do livro: 21 dias pela unidade do Pr. Aluízio A. Silva.

0 comentários:

Postar um comentário