segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novos horizontes, novas vitórias




Outro dia, um casal aqui no prédio, no andar de cima, teve uma discussão que aconteceu das 18 às 22 horas. Houve agressão, a polícia foi chamada, o casamento está por um fio. Entre eles, o desrespeito está assumindo proporções graves e perigosas. O quadro desenhado era uma criança pequena nos braços da mãe e ambas assustadas. Por hora, estou orando para que o Senhor me dê direção de como ajudar e pedindo que faça o impossível por eles... Quanta falta de paz, Senhor, tenha misericórdia de todos, em nome de Jesus. Mas, eu sei que a paz é possível porque foi e é possível para mim. Foi presente de Jesus e ninguém toma, a menos que eu a entregue.
Entretanto, há pessoas que estão na mesma luta que o casal da história acima, mas de maneira pior e silenciosa, possuem seus tormentos dentro de si. Não possuem um minuto de paz em sua mente. Mesmo que não haja uma situação para atormentá-los, eles revivem uma que já passou ou uma que poderá passar. Há pessoas que aprenderam que ser responsável é ser preocupado. Quanta energia se desperdiça em viver no passado ou no futuro e ainda mais num passado e num futuro sempre desagradável.
A instância em que você observa e interpreta o mundo e a vida é a sua mente. Se ela estiver preparada para ler o mundo sob a ótica certa, tudo será diferente. Observe essa história que uma moça, membro da minha igreja, relatou no Facebook sobre uma vez que saiu com a prima  para acompanhá-la ao dentista (omiti os nomes por questões de privacidade):
Fui ao de dentista cm à tarde cm minha prima = Bela Tarde ! :/
... Daí, quando vamos pra o Centro ,começou :D
1º um passarinho do nada aparece e faz cocô no pé dela. = eu ri sem parar =D;
2º eu fui furtada, roubaram meu celular :(( ;/
3º pegamos o busão LOTADO, daí só tem 1 cadeira vazia , a do lado do cobrador, ai eu sento no colo dela;
4º Uma mulher vai entrando e fecha a janela e prende o braço de minha prima;
5º Outra mulher entra e dá uma lapada com a sombrinha no meu braço;
6º Aparece uma aranha do nada no meu braço, depois vai pro braço de minha prima e depois pula pra perna dela...;
7º Outra mulher dá um pisão no meu pé...;
.... Dia bom, né ?? :/ pelo menos tava cm ela o tempo todo, rindo da gente...
:) Te amo Prima *-----*
Mas msm assim: SENHOR, Obrigada por mais esse dia de vida \o/
Elas vivem em um lugar de Paz. Observando pela janela da alma, puderam ver que o amor ainda está lá e vale mais do que qualquer coisa que sofreram ou perderam. Sua mente está programada para valorizar e manter o que faz bem. Mas, vamos ser sinceros, é difícil encontrar essa postura. E parece que fica mais difícil encontrá-la, tanto mais quanto a idade avança.
A Palavra é clara quando mostra o problema e a solução para manter a paz em nossas mentes: 
6 Não se queixem ou tenham nenhuma ansiedade sobre nada, mas em todas as circunstâncias e, em tudo, pela oração e petição (pedidos definidos), com ações de graças, continuem a fazer seu querer conhecido a Deus. 4.7 E a paz de Deus [será sua, aquele estado de uma alma segura da sua salvação através de Cristo e que, assim, não teme nada de Deus e está contente com tudo o que acontece na terra, qualquer que seja a sua sorte, essa paz,] que transcende toda a compreensão, será uma guarnição e montará guarda sobre os seus corações e mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7 – Bíblia Amplificada)
É posível viver livre da ansiedade e isso é poderoso e maravilhoso. O restante dessa mensagem mostrará bases para construir essa paz em sua vida.

É possível e necessário viver livre da preocupação.

Calma, não se irrite, nem se revolte! Não é o momento de surgir a preocupação de que fala o texto acima. O texto está falando de um estilo de vida vivido a serviço da preocupação. Por isso, a tradução de João Ferreira de Almeida diz “não andeis ansiosos”, significa “não estejam frequentemente assim, não tenha a ansiedade como estilo de vida”. A Palavra mostra a solução: orar e pedir o que precisamos a Deus.
Aprendemos de forma errônea que não nos preocuparmos o tempo todo é sermos negligentes. A Palavra, entretanto, diz para não sermos preocupados como no texto anterior e também para não sermos negligentes: “quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Provérbios 18:9). A palavra não pode negar em um lugar e afirmar em outro. Tudo o que ela diz para fazer é bom. Então, preocupação ou ansiedade não é boa, e nem é conseqüência ou sinônimo de responsabilidade.

A ansiedade e o orgulho

Na realidade, quando nos preocupamos e não levamos as nossas ansiedades a Deus, estamos com problemas de orgulho. Estamos, na realidade, procurando resolver sozinhos algo que Deus quer que compartilhemos com Ele. Procurar ser independente de Deus sempre será bastante problemático. Pessoas que têm necessidade de controle têm esse problema.
Observe o que Pedro sabia sobre depender de Deus: “humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. ” (1 Pedro 5:6-7).
Somos educados como uma geração órfã, sob a ilusão de que haverá um dia em que seremos totalmente autossuficientes e que a autossuficiência é a nossa medida de sucesso. Mais grave ainda é que muitos são educados para não confiarem na ajuda de ninguém. E, por fim, se seguirmos essa linha de raciocínio, quem recebe ajuda é tido como inferior e malsucedido. Essas pessoas vivem na ilusão de que ou resolvem os seus problemas contando unicamente com seus recursos próprios ou nada se fará a respeito. 

Péssimas companhias

Autossuficiência, desconfiança e orgulho são péssimas companhias e são mães da ansiedade. É preciso bravura para lançar sobre o invisível aquilo que é importante. Você pode resistir por muito tempo a fazer isso, até que sua energia esteja tão baixa por tentar atuar na área do impossível, que você desista e, finalmente, lance sobre Deus a sua expectativa e sua necessidade. Você pode ser movido pelo desespero, mas é melhor que seja pela fé, pela humildade e pela obediência.

A paz deve ser guardada

Sobre aquela briga que contei no início. Ela só acabou quando a polícia entrou em cena. O versículo da Bíblia amplificada mostra claramente a necessidade de guardar a paz: “e a Paz de Deus [...] que transcende toda a compreensão será uma guarnição e montará guarda sobre os seus corações e mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7). 
Observe que Jesus fala de uma situação em que dois poderes lutam por um mesmo espaço: “Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.” (Lucas 11:21-22). Se você está tranqüilo na sua mente e, de repente, é invadido por pensamentos de ansiedade, considere que a entrada de pensamentos perturbadores é um ataque à sua morada. Eles só podem entrar se forem mais valentes do que o que está dentro de casa. Mas, eu tenho uma boa notícia para você: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 João 4:4).  
Falsos profetas são aqueles que mandam mensagens mentirosas. Você não precisa ser vencido pelas falsas mensagens da ansiedade. Você só precisa ser dominado pela Paz e segurança em Jesus. Você não está fadado a resolver tudo sozinho, pode e deve receber ajuda de Deus. Se sua mente se firmar na fé e naquilo que Deus prometeu e se você se recusar a ficar ansioso porque o Senhor é Fiel, ninguém vai invadir a sua casa, a sua mente. E se ninguém perturbar a sua mente você vai ter tudo o que precisa para resolver cada situação. Não adianta o diabo soprar na sua mente que vai faltar isso ou aquilo porque você responde:
Eu conheço as promessas de Deus e a Sua fidelidade e ele me prometeu em Deuteronômio 8:7-10, que me faria entrar numa boa terra, onde há todo o tipo de provisão, onde nada vai me faltar, onde eu vou louvar o nome do Senhor pelo que me deu. Deus não mente como os homens (Números 23:19). Eu creio na vitória, em nome de Jesus!

Não seja definido pelo visível, mas pela fé

Você pode estar ansioso por causa de uma enfermidade, mas não importa o que os sintomas digam, lá de dentro, você vai dizer para o medo da doença: 
Está na Palavra de meu Pai que Ele é quem perdoa as minhas iniqüidades e sara as minhas enfermidades. Pai, obrigada(o) porque Tu me renovas as forças (Salmo 103: 2-5). Não vou ter medo da doença, porque o que está em mim é maior do que ela. Jesus é o Senhor da minha vida e a doença é só uma circunstância passageira, menor do que Ele. Nenhum mal será como o que foi no passado e não terá lugar no meu futuro.
Faça como a bíblia ensina: “sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. ” (Tiago 4:7). Diga à ansiedade:
"Não vou mais viver sob seu jugo. Meu Deus vai me suprir seja do que for preciso! Não aceito esse tormento do medo na minha mente, em nome de Jesus! Eu assumo a minha herança, porque Jesus me prometeu: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14: 27).  
Combata a ansiedade toda vez que ela surgir:
“A paz de Jesus é minha e você não vai me tirar. Não permito em nome de Jesus! Não solto o que é meu! Ele está comigo para resolver tudo.”
Repita com convicção, meditando nas promessas sobre isso, até que a ansiedade se afaste. E, tenha certeza, ela se afastará. 

Estratégias de ataque da ansiedade

Você pode estar a tanto tempo sob jugo da ansiedade que nem percebe quanto ela direciona os seus pensamentos. Preocupar-se pode ter se tornado seu estilo de vida. Se é assim, peça libertação ao Senhor. E vamos aprender outra forma de basear os pensamentos. 
A ansiedade tem uma boca enorme. Se você permitir, ela lhe engole. Ela sussurra palavras de derrota o tempo todo. Ela sussurra que vão se repetir derrotas do passado e que vão se gerar derrotas no futuro. Ela lhe tira as forças para usufruir do presente, mesmo quando não está acontecendo nada de ruim. Ela se assenhora da sua vida sem que você perceba e você ainda entende que esse é o modo correto de uma pessoa responsável viver e critica quem não vive torturado por ela como você. Podemos nos tornar amargos e críticos por causa do medo.

É possível e vale à pena

Levei muito tempo para aprender a manter a minha mente em paz. Acredite. Há um lugar de paz para você morar dentro de você. E quando você encontra isso, do lado de fora, a Paz se estabelece. Não estou falando de qualquer Paz, mas a Paz baseada na fé de que sua parte é apenas fazer o possível e para a parte do impossível há Alguém que te ama, disponível e competente, 25 horas por dia.
Sem ansiedade, a Paz te dá planos para o futuro que poderão ser ajustados se necessário, mas que não derrubarão seu mundo se precisar fazer esses ajustes. A Paz que deixa o passado das derrotas e leva em frente somente a certeza de que seu Deus repetirá e acrescentará outros sucessos aos já concedidos; consertará os seus erros e ensinará a não repeti-los; e, ainda que você os repita, não definirão seu padrão de vida nunca mais. Só tem um detalhe, Deus é seu chefe e não lhe presta conta dos seus métodos, você só terá acesso aos resultados finais.
Muitas pessoas têm falhado em trazer a Paz à sua família porque são ansiosas "nível profissional". A dedução é rápida: que tipo de fé é essa que não resolve nada? Que lhe faz temer sempre? Que mantém a tristeza, a ansiedade e a tensão e muitas vezes a mágoa? Uma fé que não traz a Paz é insatisfatória, precisa ser ajustada. E finaliza com a conclusão dos que assistem: “bom, se não serve para ele(a) então também não preciso disso.” 

Essa conquista é um processo

Então, que podemos dizer? Que existe um estilo de vida onde a ansiedade não é senhora, mas a Paz, sim reina. Um mundo onde podemos viver fazendo apenas o possível. Para vivê-lo, precisamos vencer o orgulho, a autossuficiência e a desconfiança. Só assim conseguiremos lançar as nossas ansiedades (específicas) sobre Deus e agradecê-lo pelas providências. E essa atitude precisa ser o nosso novo estilo de vida.
Entretanto, esse processo exige uma conquista e a guarda do território da nossa mente: “tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3). O Senhor está conosco e Ele é o valente maior que guarda a nossa Paz: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” (Isaías 9:6). 

Soltando as cadeias da ansiedade

Não precisamos estar presos no passado, temendo a repetição das derrotas. Podemos sim, esperar a repetição da misericórdia, que a cada dia se manifesta mais poderosamente nas nossas vidas. A Bíblia diz que é ela quem se renova a cada manhã (Lamentações 3:22-23). O medo só se renovará a cada manhã se for a ele a quem dermos espaço nas nossas mentes, porque o medo só existe porque lhe damos abrigo, senão morreria de fome e frio.
Também não precisamos estar presos ao temor do futuro, projetando problemas e tentando controlar tudo. Com isso, ganhamos flexibilidade, sabendo que os maiores imprevistos não saem do controle de Deus, mesmo que saiam do nosso: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).
O conhecimento da Paz tocará mais o coração das pessoas à sua volta do que milhões de palavras que você sonhar em dizer. Mas exige um esforço para consegui-la: “aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la. (Salmo 34:14). A paz é a força de que você mais precisa para resolver a sua vida: “o SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.” (Salmo 29:11).
Os passos em direção à Paz

Segundo aquele versículo de Filipenses que coloquei antes, para lançar as ansiedades sobre Deus,  os passos são os seguintes: 
1. fazer a petição específica (orar especificamente sobre o que precisa, ainda que tenha que preencher dez folhas de caderno com a lista); 
2. Agradecer porque Ele vai lhe suprir e pelo que Ele já supriu; 
3. Continuar pedindo por qualquer coisa nova que apareça, ou seja, pode estender a sua lista inicial, quantas vezes necessitar.
Pratique a Palavra, nada substituirá isso.



Blog: pastoraanavirginia.blogspot.com.br


0 comentários:

Postar um comentário