sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mais fortes e menos ansiosos


Parar está cada vez mais difícil. Demandas e demandas surgem a todo o instante nos deixando o tempo todo em estado de alerta. E você pode se perguntar: há como viver de outra forma? Essa fábula nos dará uma oportunidade muito boa de reflexão.
Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.

– Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Há momentos em que precisamos decidir se aquilo que nós perseguimos não se tornou o nosso perseguidor. Devemos buscar tudo o que há de bom nessa vida, sem perdermos a paz que nos faz desfrutá-la. Conseguir esse equilíbrio é fundamental. Estar sempre alerta para a competição no trabalho, o trânsito caótico das cidades, as contas que se acumulam com a vontade comprar, e tantas outras demandas geram o pior dos inimigos: a ansiedade.
Segundo o dicionário de psicologia, ansiedade pode ser neurótica, uma angústia e uma preocupação exageradas, sem objeto definido, ligada a medo e  tensão, chegando a provocar falta de ar e taquicardia; e também pode haver a ansiedade objetiva, aquela que deriva de uma situação de ameaça real, fazer uma prova sem ter estudado, o chefe chama na sala dele e está de cara feia, etc. enfim, você fica ansioso por basicamente dois motivos: quando quer algo e não tem garantia de poder conseguir ou quando não quer algo e não tem garantia de poder impedir.
Mas quem é que nunca quis aprender um conteúdo e apresentar um bom trabalho, mas não pode prever o futuro? Quis namorar um rapaz e não sabe se ele também quer? Quis um emprego e não sabe se o entrevistador vai gostar do que você disse? Quis o título, mas não sabe se vai ganhar o jogo... Ou então, não quis que o resultado do exame médico desse positivo; que o dinheiro não desse pra pagar as contas; que a namorada acabe o namoro por causa da besteira que você fez... A diferença entre nós e o ratinho rico é que ele escolheu viver daquele jeito. Mas para nós humanos, no campo ou na cidade, tem sempre alguma coisa pra nos dar um susto. A diferença vai estar em se tornamos a ansiedade em um estilo de vida ou em um estado passageiro até que encontremos a paz de novo entre as linhas desse versículo e em outros:
Fil. 4: Não andeis [vivais] ansiosos de coisa alguma; [...] 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

A ansiedade e a saúde

O nosso corpo responde à ansiedade como faria um animal em perigo. A adrenalina e o cortisol aumentam. Isso provoca um jogo de irrigação sanguínea para as pernas e braços e áreas motoras do cérebro, enquanto há diminuição de irrigação para o cérebro nas áreas de raciocínio lógico. Ou seja, aumenta a rapidez para agir e diminui a capacidade de pensar logicamente. Fomos preparados geneticamente para precisarmos desse reforço por algum tempo, mas se isso permanece por muito tempo, vão começar a haver danos no nosso organismo. Ou seja, a ansiedade objetiva, momentânea é normal, mas uma vida à base de ansiedade é destrutiva.
A ansiedade doentia é aquela que cria problemas onde não existem e onde as possibilidades negativas são sempre as mais prováveis; onde sempre existe, mesmo sem justificativa, o temor de alguma coisa ruim acontecer. A capa da ansiedade impossibilita a cobertura do manto da paz.
O ratinho do campo, no exemplo, adotou um estilo de vida que o deixou mais tranqüilo, mudou seus objetivos e deu prioridade àquilo que lhe dava paz. Mesmo aparentando desistir de coisas que para outras pessoas eram ótimas, mas que se tornaram risco de vida. Nós devemos fazer isso a cada tomada de decisão: “seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Col. 3:15). Não faça nada que lhe tire a paz de Cristo. Eu não estou dizendo que só faça coisas agradáveis, estou dizendo que não se deixe corromper ou se afastar de seus princípios por nada. Jesus fez o caminho mais difícil que uma pessoa poderia fazer indo até à cruz, mas Ele o fez em paz, sabendo que estava indo pelo caminho que o Pai lhe dera e que estava com Ele.

A vida sempre tem um desafio novo.

Um dia, cansada, depois de muita luta, apareceu mais um desafio. Eu choraminguei para Deus e disse: “Senhor, porque as coisas para mim têm que ser tão difíceis. Tantas pessoas conseguem as coisas de maneira mais fácil...” Ele me respondeu suavemente: “Porque eu estou lhe treinando para ser forte. Eu quero que você seja forte.” Os desafios servem para nos fortalecer. O peso que você tem que puxar ou empurrar fortalecerá na sua alma exatamente os músculos de que você precisará mais adiante. Davi sabia disso e dizia:
Sal.144:1Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra; minha misericórdia e fortaleza minha, meu alto refúgio e meu libertador, meu escudo, aquele em quem confio e quem me submete o meu povo.
Davi era um pastor e tinha que ser qualificado, capacitado, desenvolvido em todas as suas habilidades para ser rei. Os desafios passados nos capacitam para desafios futuros. A vitória no passado nos leva a vitórias no futuro; as derrotas no passado nos ensinam o que evitar no futuro. A vida é o lugar de aprender a ser. Não somente a ter informações sobre as coisas, mas a saber viver da melhor maneira possível.

A vitória nasce da luta

Deus não nos levará a um lugar onde não haja problemas, Ele nos levará a estar acima deles na Paz dELe.  Como aprendeu Davi:
Sal. 91: Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6  nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. 9 Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 10  Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11  Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12  Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 13  Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. 14  Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. 15  Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
Você pode até pensar que Davi nunca teve problemas lendo esse salmo. Mas não é verdade. Davi enfrentou muitos problemas. Esse salmo não fala de ausência de problemas, fala do livramento de Deus em cada um: do perigo da noite, da seta, da peste, mortandade, onze mil inimigos, praga, pedras, leões, leõezinhos, serpentes, angústia... Muitos inimigos e, às vezes, simultâneos ataques, mas a presença do Senhor nos livrará por dentro e por fora de tudo isso.

Os sucessivos treinamentos

Davi foi capacitado desde que era pastor. Ele só decidiu enfrentar Golias porque já tinha vencido um leão e um urso. Davi estava no campo e apareceu um leão e agarrou uma das ovelhas. Um leão tem aproximadamente entre 180 a 200 quilos, e mede entre 1,8 a 2,2 metros de altura. Ele ali sozinho no mato com uma funda, sem muitas chances de acertar mais de uma pedra. Entrou numa disputa corpo a corpo com a fera e venceu. Os leões não seriam mais um desafio tão grande para Davi.
Mas veio a próxima etapa, um urso... Aproximadamente três metros de altura em pé e podem pesar até uma tonelada (urso pardo, natural da região de Israel). Davi também o matou. Lição mais difícil que a do leão. Mas esse urso já estava na altura certa do desafio físico que Davi iria enfrentar em Golias. Só que Davi não imaginava que um dia iria enfrentar um gigante com tanta naturalidade. Seus irmãos que estavam acostumados aos combates não tiveram a coragem que Davi teve, porque não passaram pelo mesmo treinamento, nem na alma e nem no corpo. Davi decidiu enfrentar Golias no mesmo momento que o viu e ouviu. Ele ouviu exatamente o rugido do leão e do urso e lembrou dos dois no chão. Os seus irmãos, sem o treinamento de Deus, só ouviram os gritos, o tamanho e a força do gigante.
Deus está adestrando as suas mãos para a batalha. Segure o seu leão pela barba e derrube-o hoje. Quando o urso chegar, enfrente-o, e um dia, o trono estará à sua disposição. E lembre-se, Davi lutou desde que era pastor, lutou depois de vencer Golias e lutou como rei. A luta só pára quando lutarmos a última batalha ao lado do Senhor da glória. Veja o que disse Davi a Saul que tentava dissuadi-lo da batalha:
1 Samuel 17: 33  Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. 34  Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, 35  eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. 36  O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 37  Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. 
Aquilo que o Senhor já lhe deu em vitória é o degrau para a próxima. Diante da dificuldade, lembre-se de cada vitória e tome-a como degrau para o pódio. Cada luta é a subida de mais um degrau. Não tema a luta, aproveite-a como treinamento. Essa é a mente de um vencedor.

O treinamento da alma

Davi teve que enfrentar leões, ursos, Golias, que são inimigos externos. Mas, Davi também teve que enfrentar seus inimigos internos. Davi não foi treinado e desafiado apenas no corpo. Ele foi desafiado no nível da alma fortemente. Saul, o rei ungido de Deus que o protegia, que o chamou para sua casa, que lhe deu a filha em casamento, que o tirou da casa de seu pai por chamá-lo de filho, começou a persegui-lo e desejar matá-lo. Era difícil para Davi reconhecer que a única emoção que restara a Saul a seu respeito fora a inveja. Mas, Davi temia a Deus e não se deixaria ser derrotado no nível da alma. O leão daquele dia morava no peito de Davi, o leão do ódio e da vingança. Observe o relato abaixo do dia em que Davi facilmente teria matado Saul, pois estava aliviando o ventre numa caverna que estavam Davi e todos os seus homens. Ressalto só o que cabe a Davi:
1 Samuel 24: 8  Depois, também Davi se levantou e, saindo da caverna, gritou a Saul, dizendo: Ó rei, meu senhor! Olhando Saul para trás, inclinou-se Davi e fez-lhe reverência, com o rosto em terra. Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? 10  Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus. 11  Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto sem te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares. 12  Julgue o SENHOR entre mim e ti e vingue-me o SENHOR a teu respeito; porém a minha mão não será contra ti.
Cortou a orla do manto, mas não tocou no rei... Prostrou-se com o rosto em terra... Olha, pois, meu pai... Quanto sinal de respeito... e a tentativa de convencer Saul de que não tinha má intenção. Tudo isso demonstra o vínculo de respeito, de necessidade de aprovação, nesse momento, Davi não acreditava que vinha de Saul, que ele fosse capaz por si mesmo de persegui-lo. Achava que era por causa de focoa que fazia aquilo. Depois, ele convenceu-se que era a mediocridade de Saul que o faziam persegui-lo e teve outra chance de matá-lo e ainda não o fez pelo mesmo motivo. Ele segurou a si mesmo e aos outros para não romper com o temor do Senhor. Esse é o princípio de todo o norte de um vencedor. Somente alguém que teme ao Rei dos Céus pode reinar como regente de Deus na terra.

As tantas lutas do Rei Davi

Davi travou muitas batalhas. Perdeu a esposa, que foi dada a outro; foi perseguido pelas cavernas por Saul e conviveu com pessoas à margem da sociedade; sofreu problemas graves entre os filhos (estupro, assassinato, usurpação do trono); perdeu batalhas morais como o adultério com Bateseba e o assassinato de Urias; luto da perda do filho com Bate-seba; a usurpação do trono por Absalão... Todas essas lutas poderiam tê-lo ferido e derrotado mais facilmente do que as lutas com espadas. O treinamento das suas emoções e caráter é mais importante e mais demorado do que todos os outros tipos de treinamento porque os sustentará todos. Se você não souber lidar com suas emoções e mantiver seu caráter digno do Senhor de nada valerão habilidades físicas ou mentais.

A luta do reconhecimento

Não é fácil ser jovem e ser reconhecido pela sua família. A família não reconhecia nem o próprio Jesus. Por mais perfeito que fosse o seu testemunho, Tiago, irmão do Senhor, só o reconheceu depois de crucificado e ressuscitado. Davi também passou por isso, mas o Senhor não precisa de nenhum reconhecimento humano para levá-lo ou levá-la até onde Ele planejou. Davi estava relegado entre os irmãos, não foi nem chamado para o jantar com o profeta, mas Deus parou tudo e mandou chamá-lo e ungi-lo no meio dos irmãos, que aparentemente eram mais capacitados do que ele, até para o profeta:
1Sm 16:7  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. [...] 1Sm 16:11  Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. 1Sm 16:12  Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 1Sm 16:13  Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. (1 Samuel 16:7,11-13)
Há pessoas que estão investindo tudo o que podem no seu exterior, naquilo que podem carregar e parecer perante os homens, mas o Senhor escolhe pelo interior, por aquilo que podemos ofertar a Ele. Davi não tinha status social, nem diante dos próprios irmãos; não tinha aparência de guerreiro; era diferente dos demais em Israel (não eram comuns os ruivos, os judeus são morenos na maioria); seus irmãos eram guerreiros, atraíram até a atenção do profeta (que foi repreendido por isso); ele não foi sequer convidado para a festa. MAS O SENHOR PAROU TUDO E O CHAMOU DO JEITO QUE ELE ERA E COM O QUE ELE TINHA, um coração que agradava a Deus!
Cultive o seu coração. É dele que virá a promoção. Não importa onde você estiver, o Senhor poderá promovê-lo. Não importa quem não lhe dá valor, o Senhor sabe o que você tem guardado para Ele. O seu coração é que vai ser o motor para aprender todas as habilidades e conhecimentos necessários para o que Deus quer fazer através de você. Muitos podem ter habilidades antes do coração, mas Deus olha desde o coração e prepara as habilidades e conhecimentos. Ele fez assim com Davi, fez antes com José, fez com Daniel e fará com você também.

O cuidado de Deus

O que podemos dizer, então, sobre ansiedade? Que há duas respostas para vencê-la. Uma delas começa no fato de que podem vir lutas, mas “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37). E que tudo que precisamos é colocar na nossa cabeça que Deus cuida de nós o tempo todo. Nós não damos conta sozinhos, mas não precisamos fazer isso sozinhos porque o Pai cuida de nós.
Você já lançou uma pedrinha na água? Ela faz umas ondinhas e afunda. É até bonito de ver. Pode até ser divertido. É desse jeito que devemos fazer com as nossas ansiedades:   
1 Pedro 5: 7Lançando todos os vossos cuidados [todas as vossas ansiedades, todas as vossas preocupações, todos os vossos interesses, de uma vez por todas] sobre Ele, pois Ele cuida de vocês carinhosamente e cuida com atenção de vós. 8 Sejam equilibrados (temperantes, sóbrios de mente), sejam vigilantes e cautelosos em todos os momentos; pois o vosso inimigo, o diabo, ronda à vossa volta como um leão rugindo [na força da fome], buscando alguém para aproveitar-se e devorar. 9 Resista; seja firme na fé [oponha-se ao seu aparecimento – enraizado, estabelecido, fortalecido, imóveis e determinados], sabendo que os mesmos sofrimentos (idênticos) são percebidos sobre seus irmãos (todo o corpo de cristãos) através do mundo.
(Bíblia amplificada)
Aquilo que está causando ansiedade, jogue agora mesmo nos braços de Deus e você verá isso afundar e desaparecer em seus cuidados carinhosos e atentos. E você poderá enxergar o mover das suas águas, providenciando a solução, ainda que tenha que mover todo o lago. Lance o que lhe angustia a Deus porque Ele tem cuidado de você.

Deus ouvirá

A segunda resposta para a ansiedade é que Deus lhe escuta SIM. Uma das sensações mais angustiantes é a de precisar de ajuda, pedir e achar que não foi escutado. Mas, há uma promessa quando nós trazemos o nosso coração para derramar na presença do Pai:
2 Crônicas 7: 14  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 1 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.
O lugar onde precisamos estar é o da fé. Se ficarmos correndo para disfarçar as dores da ansiedade procurando alívios e paliativos como correr para a geladeira de cinco em cinco minutos, beber, fumar, querer estar na rua, cair na farra para esquecer o que lhe angustia, sinto muito, mas todas essas coisas não são mais do que temporárias quando não trazem pioras à sua vida. Precisamos seguir a sequência:
1.    chamar-se pelo nome do Senhor - ter uma aliança com Jesus;
2.    se humilhar - dizer que não consegue sozinho e precisa de ajuda;
3.    orar - contar a Deus tudo o que está acontecendo, o que você sente, o que precisa que ele mude dentro e fora de sua vida;
4.    se converter dos seus caminhos maus - decidir fazer as coisas como Deus para fazer e não mais do seu jeito;
O resto é com Deus e Ele garante perdão e cura para tudo ê todos os que forem necessários. Essa postura não só atrai, como assegura os olhos de Deus sobre sua vida. E a paz substituirá a ansiedade:
Fil. 4: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. 
Deus cuida de você e escuta a sua entrega. Mas Ele é Senhor, não está disposto a fazer o que você quer, mas o que precisa fazer.
Você pode orar baseado na oração de Davi:

Eu habito no esconderijo do Altíssimo e descanso à sombra do Onipotente. Eu digo ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele me livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-me-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarei seguro; a sua verdade é meu escudo. O Senhor me saciará com longa vida e me mostrará a sua salvação.
Você fez uma aliança com Jesus? Se não tem certeza, ou se sabe que não fez, você precisa fazê-la. Consiste em declarar com sua boca que seu único mestre e guia é o Senhor Jesus ressuscitado, como está escrito em:
(Romanos 10: 9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Você precisa estar fazendo isso de coração e não apenas repetindo palavras. Não há mágica. Mas, se você crê e deseja ser somente do Senhor e quer que a sua vida seja dEle e a dELe seja sua, você pode orar assim:

Senhor Jesus, eu creio que o Senhor morreu na cruz para tirar os meus pecados e ressuscitou para me dar a sua vida Eterna. Eu quero morrer para os meus pecados como o Senhor morreu na cruz e receber de ti uma vida nova onde o Senhor cuidará de mim e eu de te agradar. Eu te recebo como meu único e suficiente Salvador.



Blog: pastoraanavirginia.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário