segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A segurança perfeita




Davi instituiu cantores que adorassem e louvassem ao Senhor, assim como instrumentistas, para estarem no templo louvando ao Senhor com cânticos e instrumentos em turnos de vinte e quatro horas seguidas. Ele mesmo compôs muitos salmos e criou muitos instrumentos. O poder do louvor permanece no novo testamento, que ensina que devemos carregar um salmo na alma e trazê-lo em nossa voz, e mais, que salmodiar nos enche da presença de Deus:
18  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos [salmos] e cânticos espirituais, (Efésios 5:18-19, veja também  Col. 3:16)
 Hoje, nesse tempo de lutas, quando nos sentimos angustiados, tantas vezes, o Salmo 121 fala especialmente a meu coração. Esse salmo era cantado de forma responsiva pelos peregrinos que seguiam para Jerusalém para as festas anuais. As estradas eram árduas e perigosas, o viajante poderia ferir-se nas pedras do caminho, sofrer o sol inclemente ou adoecer nas noites geladas do deserto, sem falar no perigo dos assaltantes, mas o Senhor os fortalecia e guardava. Nós estamos numa jornada com Cristo. Podemos sofrer tropeços, com o calor do fogo da perseguição, o frio do isolamento e ainda sermos atacados por inimigos. Esse salmo de três mil anos é bastante atual e vale à pena mergulhar nele para beber dessa fonte.
 
1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2  O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.3  Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. 4  É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 5  O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6  Dedia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7  O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8  O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121)

Elevo os meus olhos para os montes: de onde virá o meu socorro?

A imagem é de alguém olhando para os altos montes que cercam Jerusalém. Se viesse ajuda de um exército, surgiria de detrás dos montes, mas eles permaneciam vazios e silenciosos. Não havia ajuda vinda da terra. Algo interessante nessa visão de uma pessoa olhando para os montes e procurando ajuda é que não era o costume se olhar para os montes para orar. Jesus sempre orou olhando para o céu. Foi assim quando abençoou o pão da ceia (Lucas 9:16); quando ressuscitou Lázaro (João 11:41); quando se despediu dos apóstolos e intercedeu por eles (João 17:1).
Tire os olhos da terra e lance o seu olhar no infinito do céu, onde você encontrará o poder daquele que cria soluções onde não existem saídas, o Deus que “[...] vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” (Romanos 4:17).  Enquanto a nossa expectativa estiver nos recursos da terra, estamos presos ao possível. Os montes podem representar forças invencíveis para nós, mas a fé supera a impossibilidade humana, trazendo sobre os montes imóveis, o poder daquele que os criou. Faça isso você também. É o primeiro passo para perceber a fonte do socorro: o meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (Salmo 121:2).

E o povo responde: “Ele não permitirá que os teus pés vacilem [...]”

O original da palavra traduzida para vacilem sugere algo que treme, perde a firmeza, se abala. Viajar num caminho pedregoso traz sempre o risco do tropeço. Assim como os viajantes do novo e do velho testamentos, nossa jornada não é por caminho fácil: “[...] porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mateus 7:14).
Mas o mesmo Deus que levava os fiéis ao seu destino e os guardava está conosco na nossa jornada. Deu noite e de dia. Sem um momento sequer de descuido, Ele está à nossa frente e à nossa retaguarda: 3  não dormitará aquele que te guarda. 4  É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” (Salmo 121:3-4).
Esses dois versículos eram repetidos pela multidão que seguia pelas estradas e entrada em Jerusalém. Imagine que bela cena e belo som de segurança entrando pelas portas do templo. O som da fé trazia em segurança o povo à casa de Deus, vencendo as dificuldades da jornada. Deus não cochila, muito menos dorme. Deus não levanta para tomar cafezinho e nem tira férias ou adoece. Deus é Deus Eterno, Todo-poderoso. Ele está vigilante sobre nossa vida e nossas necessidades 25 horas por dia, 10 dias por semana, 40 dias por mês e quinhentos dias por ano, porque Ele é poderoso para fazer “[...] infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos [...]” (Efésios 3:20a).

O SENHOR é quem te guarda

Tenho insistido com as pessoas com a ideia de que as melhores coisas não são as dadas por Deus, mas aquelas em que Deus se entrega. Deus não manda um guarda, Ele é O nosso guarda. O Pai toma conta, cuida, faz florescer e quer ver os frutos. A sua Presença é nossa proteção: 5  O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6  De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” (Salmo 121: 5-6).
Sabe aquela expressão “com medo da própria sombra”? Era bem aplicada a quem viajava no deserto. Se alguém fosse atacado, não teria como pedir ajuda. Se fossem feridos, certamente morreriam sem socorro. Os assaltantes não tinham a menos piedade. Além disso, para quem viajava no deserto, sob calor diurno de 50 graus à sombra e frio de vários graus negativos à noite, estava bem clara a necessidade de guarda especial, principalmente uma que fosse maior que o clima da região. Mas eles criam na presença daquele que criou o clima para ajudá-los.
Segurança na jornada é algo que Deus ainda nos concede hoje. João diz: amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2). A palavra traduzida para prosperidade nesse trecho, significa ‘que tenha boa jornada’. O Senhor é a nossa guarda e provisão no meio das pedras, perseguições, indiferenças e perigos que enfrentamos na vida. Ele é o nosso guarda.
Não precisamos temer. Não há segurança particular mais poderoso ou mais devotado. Pois Ele nos guarda como o bom pai guarda os filhos na sua casa: quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.” (Lucas 11:21). Jesus orou por isso: “já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” (João 17:11). 

“O SENHOR guardará a tua alma”.

7  O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121)
“Todo o mal” é um resumo perfeito de qualquer dificuldade que possa estar vivendo ou com medo de viver. Será assim: “o Senhor te guardará de todo o mal [...]” (Salmo 121:7). A cada dia, ao entrar e ao sair para o trabalho, escola, casa, diversão, o Senhor contigo é teu guarda. Não importa o que há na sua agenda, o Senhor é sua proteção. Deus não quer apenas lhe proteger, Ele quer ser sua proteção.
Assuma, então, essa verdade para a sua vida: “[...] todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1 João 5:18). Observe o texto acima, que a palavra Aquele está em maiúscula porque se refere a Jesus. Jesus nos guarda. Você lembra do zelo de Jesus no templo? Ele destruiu tudo o que não agradava a Deus. Ele estava guardando a pureza do templo e do culto. E aquele templo era o templo físico. Imagine a força com que Ele vai vir em sua defesa...

A Paz é guardiã da alma

Esse salmo é um maravilhoso abraço de conforto e proteção. A presença do Deus que protege destrói toda a ansiedade pelo passado, presente e futuro. Observe o poder da Paz, que emana da presença de Deus como uma guarnição montada para a sua segurança:
E a paz de Deus [será sua, aquele estado de uma alma segura da sua salvação através de Cristo e que, assim, não teme nada de Deus e está contente com tudo o que acontece na terra, qualquer que seja a sua sorte, essa paz] que transcende toda a compreensão será uma guarnição e montará guarda sobre os seus corações e mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7 – Bíblia Amplificada).

“O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada”

O judeu ortodoxo coloca em umas caixinhas de metal partes das escrituras e as colocam do lado direito dos batentes das suas casas,  cumprindo literalmente o versículo: “e as escreverás [as leis de Deus] nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deut. 6:9). Cada vez que entram ou saem tocam na caixinha (mezuza) com reverência, lembrando que devem andar com o Senhor e sobre seus mandamentos e promessas. Mesmo sem usarmos nada físico, precisamos ter em mente sempre que o Senhor guardará a nossa saída e a nossa entrada, desde agora e para sempre.
O Pai está conosco e nós podemos contar com Ele. Podemos lançar sobre Ele a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:8). Como dizia o salmista: 24  Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. 25  Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. 26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.” (Salmo 73:24-26).
Você pode orar assim:
Querido Deus, o Senhor está acima de qualquer situação ou poder. O meu socorro vem de ti. O Senhor é a minha segurança, o Senhor é meu guarda eterno, sempre vigias por mim e me guardas de todo o mal. Eu sei que por onde tu me guiares irás comigo todos os dias da minha vida, eu te agradeço por isso e peço que sempre me lembre disso, em nome de Jesus.



Blog: pastoraanavirginia.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário