segunda-feira, 7 de julho de 2014

VIVENDO EXPERIÊNCIA PARTICULAR COM DEUS



Juízes 6: 36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste, 37 eis que eu porei uma porção de lã na eira: se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então conhecerei que hás de livrar a Israel por meu intermédio como disseste. 38 E assim sucedeu; porque ao outro dia se levantou de madrugada e, apertando a lã , do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água. 39 Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã: que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho. 40 E Deus assim o fez naquela noite: pois só a lã estava seca, e sobre a terra ao redor havia orvalho.

PARTICULAR = CONFIDENCIAL, ÍNTIMO, ESPECIAL, EXCEPCIONAL.

I - INTRODUÇÃO

Deus nos tem como filhos e, desta forma, zela para que tenhamos experiências íntimas com Ele.

Gideão precisava saber que Deus, além de querer livrar Israel dos midianitas, queria também levá-lo a viver momentos especiais na presença dEle. Muitas vezes pensamos que o nosso Deus é somente um Deus da coletividade, da igreja, do ministério, da nação, porém Ele é muito mais do que isso: Ele é nosso Pai. Um pai gosta de ensinar seu filho sobre determinados valores, a fim de que este cresça, viva sem experiência de derrota e, principalmente, que saiba que o pai sempre está com ele nas dificuldades da vida.

Gideão viveu experiências fortes e íntimas com Deus porque as procurou, não ficou só no derrubar o altar de Baal, foi mais a fundo e viu coisas que ninguém vira, viveu situações que só mesmo Deus poderá fazer. Ele viveu o carinho de Deus de molhar o novelo de lã e não molhar a terra, depois viu o oposto acontecer, porque buscou de Deus o oposto, e o novelo ficou seco e a terra molhada. Porém Deus foi mais longe e ainda deu um terceiro sinal, fazendo com que alguém do inimigo tivesse um sonho, no qual a espada de Gideão seria vencedora contra o general deles (Juízes 7:13-15). O segredo para ter experiências particulares com Deus é buscar ser íntimo dEle.

Jesus Cristo era íntimo do Pai, e essa intimidade teve com Seus discípulos, apesar de alguns terem sido mais íntimos.

II - DISCÍPULOS, AMIGOS OU FILHOS?

Marcos 3: 13 Depois subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14 Então designou doze para estarem com eles e para os enviar a pregar.

Uma das marcas do ministério de Jesus foi Sua convivência equilibrada e íntima com Seus discípulos. Jesus os chamou primeiro para estar com Ele e, num segundo momento, para os enviar para pregar, mostrando que a obra de Deus não deveria ser só exercida como ministério, mas que teria que haver uma comunhão na qual os discípulos vivessem experiências íntimas e particulares com Ele.

De todos os discípulos, três se destacavam por andarem mais íntimos com Jesus e os três tiveram experiências muito especiais com Ele. Os três a quem me refiro foram: João, Tiago e Pedro. Eles alcançaram experiências mais particulares, porque procuravam estar mais íntimos dEle (Marcos 13:3).
Assim como Pedro, João e Tiago tiveram experiências particulares com Jesus, você também precisa ter. É só buscar. Você precisa buscar experiências particulares em cinco áreas da sua vida:

1ª experiência: Grandes momentos de revelações espirituais

Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilharam, dizendo: Donde vêm a este estas cousas?

Que sabedoria é esta que lhe foi dada?
E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?
E não vivem aqui entre nós suas irmãs?
E escandalizavam-se nele. (Marcos 6:2 e 3)

O mundo espiritual interfere no mundo material quando se busca conhecê-lo profundamente. A Bíblia nos diz que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o ama (I Coríntios 2:9 e 10). Porém Deus nos revela pelo Seu Espírito.
Deus tem grandes revelações a trazer para os Seus amados, porém há a necessidade de amarmos e buscarmos realmente para ter essas experiências.

Pedro, João e Tiago buscaram e viram o maior momento de Jesus como homem: a transfiguração. Os três foram levados em particular ao monte para orar. O objetivo deles não era apenas o de estar mais próximos de Jesus, mas de estar mais próximos dos Seus valores mais importantes, a comunhão com o Pai. Ali no monte viram as duas faces distintas de Jesus Cristo, o homem e o Deus. Quanto mais buscamos a intimidade de Deus, mais Ele se revela particularmente para nós.

Os três viram Jesus glorificado e viram também Moisés, Elias e ouviram a voz de Deus falando em particular para eles: Este é meu Filho amado em quem me comprazo, a Ele ouvi.
(Marcos 9:7)

Você precisa ter uma experiência espiritual marcante. Busque a intimidade de Deus em oração. Você é filho de Deus.

2ª experiência: Ver Jesus transformar morte em vida Falava ele ainda, quando... (Marcos 5:35 e 37)

Jesus, quando realizou este grande milagre, não permitiu que ninguém estivesse junto, a não ser Pedro, Tiago e João. Isto demonstra o quanto Jesus tinha experiência em particular para ministrar aos três. Jesus pegou a garota morta pela mão e ela reviveu e, em seguida, mandou alimentá-la.

Você precisa presenciar experiências particulares de ressurreição, de valores de vida que você deu como acabados. Busque-os, pois Jesus tem milagres e, depois de eles se realizarem, tem como alimentá-los e nunca mais morrerem.

3ª experiência: Ver Jesus levar você acima de todas as contrariedades da vida

Então lhes disse: Isto... (Mateus 14:24, 28 e 29)

Jesus estava andando sobre o mar, estava tudo sob controle para Jesus, pois Ele tinha autoridade sobre todas as coisas. Os discípulos estavam lutando, o vento estava contrário às ondas, indo contra o barco. Porém Pedro não se conformou só na libertação, ele queria a mesma autoridade de Jesus e foi buscá-la e, assim, Jesus o fez andar sobre as águas também. De forma clara no mundo espiritual, ele recebeu a autoridade apostólica e o poder de ligar e desligar do mundo espiritual, porque ele buscou a intimidade de Jesus e os valores espirituais que só Cristo tinha para lhe dar (Mateus 16:13-20).

4º experiência: Entender o que é a comunhão no sofrimento de Jesus - Marcos 14:33 e 34

O momento no Jardim do Getsemani é de extrema importância na vida dos discípulos. O momento mais importante de Jesus. Aqueles discípulos mais íntimos também não puderam ser solidários, pois as suas carnes não resistiram e ali eles não puderam ficar no momento de maior angústia de Jesus.

Mas Ele não estava sozinho: o Pai estava com Ele. Apesar do fracasso dos discípulos, que depois o abandonaram, Jesus foi atrás de cada um deles. Depois de Sua morte, Jesus apareceu aos três num momento de fracasso em que eles não tinham pescado nada e lhes perguntou: "Filhos, não têm nada para comer?" E eles disseram "Não".

 Jesus não estava cobrando o que eles não tinham, Ele queria abençoá-los e os mandou lançar a rede na Sua vontade e cessou o sofrimento.João, que esteve com Ele na Sua morte, recebeu a incumbência de cuidar da própria mãe de Jesus.

Não questione o seu sofrimento momentâneo por amor de Cristo, pois o galardão e o valor espiritual serão grandes (João 19:26 e 27.

0 comentários:

Postar um comentário