segunda-feira, 7 de julho de 2014

O SEGREDO PARA UMA VIDA VITORIOSA



MATEUS 26: 41. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Quando Jesus falou as palavras descritas em Mateus 26:41, Ele estava prestes a enfrentar a maior provação que alguém possa imaginar. Algo que somente Ele poderia realizar. Diante da grande dor que Jesus estava prestes a conhecer, Ele encontrava-se orando. 

O mestre sabia que Ele havia nascido para este propósito. “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lucas 22:44). Às vezes quando a adversidade nos encontra, nossas orações se tornam mais intensas e frequentes. Mas não vemos isso acontecer na vida de Jesus. Ele orou quando estava prestes a enfrentar uma grande provação e antes disso também.

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” (Lucas 6: 12)

 “E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.” (Lucas 9: 28)

“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.” (Lucas 5:16-17)

“E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.” (Marcos 6: 46 - 47)

Jesus cultivou durante toda a sua existência aqui na terra uma vida de oração e intimidade com Deus. E assim Ele pode orar: “Pai afasta de mim esse cálice, contudo seja feita a Tua vontade e não a minha” (Mat. 26: 42). Jesus sabia que por mais difícil que fosse viver a vontade de Deus, essa era a melhor escolha que Ele poderia fazer. Durante Seus momentos de oração, Deus o fortalecia com uma força sobrenatural para que Jesus fosse capacitado mais e mais a viver o plano de Deus para a vida dele.

Se Jesus tivesse orado apenas “pai afasta de mim esse cálice”, O Pai celestial com certeza haveria de atender ao pedido de Seu filho amado, contudo Jesus se dedicara tanto a viver uma vida consagrada a Deus, de abnegação a si próprio, que para Ele não importava o sofrimento que teria que passar, Ele estava determinado a viver a vontade de Deus. E com isso, Jesus mudou o curso da humanidade, por meio da Sua dor, todos nós recebemos a cura, pela fé (“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5).

Não poderemos viver a vontade de Deus se não cultivarmos uma vida de oração. No caminho que leva a vitória há muitos obstáculos, propositalmente colocados por Deus pra que no final cheguemos totalmente transformados para mais semelhantes a Ele. A oração é o combustível que nos torna capazes de percorrer toda a jornada, é a energia que faz com que, mesmo muitas vezes cansados, sejamos capazes de percorrer longas distâncias, pois “Ele dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40:29). 

Antes de Deus te fazer uma pessoa de sucesso, um missionário, um cantor, um pastor, ele vai te fazer um homem/mulher de oração. A oração é a chave do sucesso. A oração abre portas que o inimigo não pode fechar ou entrar. A oração cria em nós um coração alinhado com o de Deus. Sem oração, todo sucesso que tivermos nos afastará da presença de Deus. Toda bênção se transformará em maldição. Porque o coração do homem é mau, o dinheiro, a fama, o sucesso, podem tirar-nos do centro da vontade de Deus. Mas se cultivarmos uma vida de oração, Deus sempre será o dono do nosso coração, aquele que guia os nossos passos, e corrige nossas motivações.

*      A oração acaba com a depressão.
*      A oração acaba com a angústia.
*      A oração acaba com o medo.
*      A oração move os olhos de Deus em nossa direção.
*      A oração permite Jesus ser nosso amigo íntimo.

Quando não temos uma vida de oração, podemos muitas vezes achar que ela não mudará a nossa vida, podemos muitas vezes começar uma prece e não sentir que estamos diferentes. Mas o segredo está na perseverança. Continuar orando mesmo que não venhamos a sentir a mudança ocorrendo em nós!

Uma característica do nosso inimigo que é muito forte e que por isso ele tem tido, muitas vezes, vitória sobre aquilo que quer, é que ele é paciente. Nosso adversário é muito paciente, ele nos tenta até que tenha vitória. Mas quando entramos no refúgio da oração, uma bolha de graça e proteção nos cerca e o impede de agir sobre nossa vida. Mas, por ele ser paciente, ficará atento para quando falharmos, e dormirmos o sono da indiferença (“Não vou orar hoje, estou muito cansado”, “já orei bastante ontem”, etc.) Não desista de orar! Não se deixe levar pela preguiça espiritual! Às vezes temos fé em tantas coisas, temos fé nos remédios que tomamos para combater algum mal, temos fé que amanhã acordaremos vivos, que obteremos coisas, mas não temos fé na oração.

Nunca desistir de orar, esse é o segredo para se ter uma vida vitoriosa, uma vida de bênçãos e de paz.

Ore até que você se esqueça do que veio pedir a Deus. Ore até que se esqueça do relógio. Ore guiado pelo Espírito Santo.

Peça a Deus para direcionar a sua oração, às vezes temos tanto a pedir a Ele, mas esquecemos de que Ele também quer nos levar a orar por alguém, por uma causa, ou simplesmente O adorar em oração.

Em todo tempo precisamos estar atentos, vigilantes, para que o dia mal não venha sobre nós e nos surpreenda, nos encontre sem recursos, sem uma fé firmada em Deus.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5:8)

E não somente isso, precisamos orar para nos tornarmos amigos chegados de Deus, para conhecer o Seu coração, para sermos transformados para mais semelhantes a Ele e para cumprirmos com êxito nosso propósito aqui nesta terra.

Que o Espírito Santo nos ensine a orar. Que venhamos a desejar tanto a oração como desejamos a comida diária, o dinheiro na carteira, a saúde no corpo, o entretenimento e tantas outras coisas.

Que venhamos a aprender com Jesus a orar o “Pai nosso” verdadeiramente, dispondo-nos a cumprir cada frase dita, não como mera repetição, mas com seriedade e comprometimento, enquanto Ele nos ensina a profundidade dessa oração.

 “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.” (Lucas 11:1-4)

“Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

“E Jesus contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.” (Lucas 18:1)


Que Deus abençoe a sua vida!

0 comentários:

Postar um comentário