quinta-feira, 6 de março de 2014

Armadilhas para a liderança






Um líder vai à frente influenciando as vidas de seus liderados, conduzindo-os ao crescimento em um processo de constante aprendizagem.

O processo, no entanto, não é ininterrupto e sem obstáculos. Ao contrário, encontra percalços com frequência que desafiam a liderança a rever conceitos, a mudar direcionamentos, a questionar valores.

Exige uma postura de constante avaliação para que não se desvie dos objetivos traçados e nem se permita acomodar-se a resultados medíocres.

Há algumas armadilhas que podem atrapalhar o progresso da liderança e levá-la a um colapso, uma quebra.

Dr. John Maxwell, em artigo na Leadership Wired, ilustra tais armadilhas como passos que levam à derrota. Os passos são os seguintes:

1. Comparação - não importa o que você tenha experimentado, lembre-se: há pessoas que fizeram melhor que você e há as que fizeram pior. Já pessoas de grande talento perderem oportunidades porque ficaram preocupadas com o que outros estavam recebendo ou conquistando. Se você se preparar com o melhor de suas habilidades e der o máximo de si em todas as situações, você será bem sucedido.

2. Racionalização - Atualmente parece que tudo pode ser racionalizado. Prevalece o relativismo, onde não é possível ver erro em qualquer ação que seja tomada. Assumir a responsabilidade em vez de ficar racionalizando é uma questão de integridade.

3. Isolamento - Você não poderá ser um líder melhor se ficar sempre sozinho. Liderança exige trabalho de equipe, e equipe exige pessoas. Tentar evitar um desafio ou um problema isolando-se dos outros sempre resulta em um problema ainda maior.

4. Remorso - Ontem acabou na noite passada! Por mais que desejemos, não podemos voltar atrás e mudar o que já aconteceu. Podemos apenas nos mover para frente e fazer o melhor possível hoje. Ficar se recriminando apenas drena energia e torna mais difícil seguir em frente.

5. Amargura- feridas do passado podem fazer você se amargurar ou se tornar melhor. Se você se agarrar à decepção se tornará amargurado. Se você aprender do desapontamento terá mais chance de não se decepcionar pelo mesmo problema no futuro. No meu livro "Failing Forward", eu conto a história de José do Egito. Ele foi lançado em um poço, vendido como escravo, acusado falsamente, preso; entretanto, ele não se prendeu às pessoas que lhe fizeram mal. José aproveitou o que havia de positivo em suas experiências negativas e prosseguiu até ser um poderoso líder no Egito.

Certamente há outros passos que podem desviar os pés do líder para longe de uma influência positiva na vida de seus liderados. Os exemplos acima, no entanto, são suficientes para deixar todos atentos e vigilantes.


0 comentários:

Postar um comentário