terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar.

Os 7 piores alimentos processados que você precisa evitar.

Os alimentos processados têm a vantagem da economia de tempo, e isto os torna práticos para quem tem um estilo de vida muito ocupado, e para aqueles que não gostam de cozinhar. O preço também costuma ser mais baixo, o que torna o produto um tanto quanto irresistível. No entanto, em algum momento, teremos que observar as consequências ocultas que esses alimentos causam para nossa saúde.
Não é segredo que a maioria desses alimentos não é saudável. Em geral, eles tem baixíssima quantidade de bons nutrientes, e enorme quantidade de calorias. Também possuem ingredientes artificiais que podem ser tóxicos ao organismo.
Eliminar todos os alimentos processados de sua dieta pode ser bem difícil. No entanto, você pode fazer um enorme progresso apenas eliminando os piores alimentos processados. Compilamos uma lista com os 7 piores para a saúde:

Nuggets de Frango

Nuggets de frango, alimentos processados.
Os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura.
Você pode até achar que os nuggets são em sua maior parte, compostos de proteína. Mas os nuggets industrializados típicos, têm mais de 50% de gordura, e uma quantidade de carboidratos bem maior que a de proteína. E saiba que essa parte de carboidratos é composta do tipo mais insalubre deles.
A maioria dos nuggets é frita, e frequentemente em óleos que contém gordura trans. Esse tipo de gordura causa deformidades nas membranas celulares que contribuem para o desenvolvimento de doenlas metabólicas como o diabetes do tipo 2. Isso sem falar nos aditivos cujos nomes soam como verdadeiros palavrões, como a butil-hidroquinona terciária.

Refrigerantes

coca-cola
Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias.
Não existe absolutamente nada nutritivo em refrigerantes, são apenas calorias vazias. Uma lata de refrigerante contém nove colheres de açúcar, uma quantidadade astronômica, que além de estimular a ingesta de ainda mais açúcar, pode causar picos de glicemia. No caso dos refrigerantes zero, os adoçantes artificiais, além de estimular o gosto por mais bebidas doces, também estão associados ao risco de doenças.
Isso porque ainda não falamos da acidez dos refrigerantes. Como consequência, o pH normalmente alcalino do nosso organismo pode se acidificar. Isso cria um ambiente ótimo para células cancerosas, que têm mais dificuldade em sobreviver num ambiente mais alcalino. Um pH mais ácido também torna o organismo mais vulnerável a infecções virais e bacterianas, por enfraquecer as defesas naturais do sistema imunológico.

Salsichas e outras carnes processadas

salsichas-carnes-processadas
A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal e outros elementos não saudáveis.
A imensa maioria das salsichas e outras carnes processadas contém toneladas de sal, nitrato de sódio e outros conservantes, aromatizantes artificiais e alguns enchimentos baratos. A maioria das pessoas não se dá conta que o preparo destes alimentos se dá sob temperaturas e pressão tão extremas, que qualquer valor nutricional que as carnes tinham no começo foi perdido durante o preparo. Por exemplo, as proteínas se tornam desnaturadas sob essas condições extremas.

Biscoitos e bolos

bolos-biscoitos
Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans.
Aqui se incluem todas as variantes comuns de biscoitos, cookies, muffins, bolos, crackers, etc. Afinal, o efeito na saúde é praticamente o mesmo para todos eles. Além dos altos teores de açúcar e sal, a maioria desses produtos também contém gordura trans. Ela é adicionada por ser muito mais barata que as gorduras saudáveis, o que torna o produto final mais lucrativo. E também prolonga a vida útil do produto nas prateleiras e melhora a textura. Na verdade, existe toda uma “ciência” envolvida em aperfeiçoar como o uso de gordura trans e outros componentes artificiais pode ajudar a alcançar a textura perfeita para esses produtos.
E o que está escrito nas tabelas nutricionais não é totalmente confiável, mesmo que lá diga que o produto tem zero gordura trans. Na verdade é permitido que, ao atingir um limite máximo de gordura trans, o fabricante diga que o produto não a contém. Mas aqui vem o truque: Muitos fabricantes simplesmente diminuem a quantidade de uma porção do alimento, para que esta atinja o número mágico. Para descobrir se o produto contém gordura trans de fato, leia a tabela nutricional e procure as palavras “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”. Se elas estiverem lá, o produto certamente contém gordura trans.

A maioria dos cereais para café da manhã

cereais-matinais
Muitos cereais matinais possuem uma quantidade alta de açúcar.
Sabe por que a imensa maioria dos cereais são “enriquecidos” com vitaminas e minerais? O motivo é porque, se não fosse assim, eles seriam tão pobres em nutrientes que ninguém os compraria. “Enriquecido” significa que os nutrientes são adicionados artificialmente durante o processamento do alimento. E não quer dizer que esses nutrientes adicionados sejam bons, por exemplo, os cereais frequentemente oferecem uma forma de vitamina D que não é facilmente usada pelo nosso organismo.
Isso sem falar na quantidade de açúcar que grande parte dos cereais contém. Se o cereal for feito de milho, você pode apostar que é um tipo de milho geneticamente modificado, porque esse milho é bem mais barato e aumenta os lucros. Os riscos de câncer causados por esse tipo de milho não foram descartados, e estudos mais profundos sofrem ameaças de indústrias de biotecnologia. Na dúvida, é melhor não correr o risco.

Barras de cereal

barra-cereal
Quase toda marca de barra de cereal contém uma relevante quantidade de açúcar.
Você pode achar surpreendente ver barras de cereal entre os 7 piores alimentos processados, mas de fato elas merecem estar aqui. O marketing dessas barras é bem enganador. Elas são apresentadas como alimentos excepcionalmente saudáveis, quando são o oposto. Isso significa que você tende a comer mais, pensando que está ingerindo algo conveniente, gostoso, saudável, quando a verdade está longe disso.
Quase toda marca de barra de cereal tem quantidades consideráveis de açúcar, nas mais diversas formas, por exemplo, melado de cana. Deve-se estar alerta, porque parece saudável, mas não é muito diferente de comer um doce ou um chocolate, principalmente se você acreditar que está comendo algo que não engorda, e exagerar. Também contém muitas gorduras, especialmente trans, e sódio.

Molhos pré-prontos e para saladas

molho-salada
A maioria desses molhos contém açúcar, sem contar os aditivos e até gordura trans.

A maioria desses molhos contém grandes quantidades de açúcar, pois é uma forma fácil dos fabricantes poderem dar consistência e sabor aos produtos, com um custo baixo. Muitos também contém gorduras trans e aditivos. Outro fator que os torna insalubre é que tendemos a não pensar sobre o que eles contém quando os colocamos em nossos alimentos. Uma salada fresca e saudável pode rapidamente se tornar uma bomba calórica se adicionarmos esses molhos.
Uma forma boa de lidar com isso é preparar os seus próprios temperos e molhos, pois assim você controla os ingredientes. Dá para armazenar molhos de salada ou ketchup feito em casa por ao menos uma semana na geladeira.
Finalizando, um dos passos mais importantes para uma vida mais saudável é eliminar, ou ao menos reduzir substancialmente os alimentos processados que você ingere. Também é importante que você leia cuidadosamente as tabelas nutricionais quando estiver fazendo compras, e não depender apenas do que está dito na parte da frente da embalagem.

Alimentos que você deve comer todos os dias



Alimentos que você deve comer todos os dias
Conheça os alimentos funcionais que consumidos todos os dias podem ajudar a prevenir doenças.


Água de coco

É um isotônico natural e rico em potássio. Quando uma pessoa transpira demais ou tem diarreia, perde uma quantidade grande do mineral, que deve ser reposto para evitar a desidratação e cãibras. É eficiente principalmente contra doenças do trato urinário. A água de coco é uma opção muito mais saudável que o refrigerante, cheio de açúcar e calorias vazias.

Alho

É expectorante, reduzindo o muco, e também pode ser usado no tratamento de infecções do trato respiratório; é antialérgico e antibacteriano, diminui a pressão sanguínea e o colesterol. Ainda melhora o sistema de defesa e estimula a liberação de toxina. Tudo isso graças à alicina, seu principal princípio ativo, segundo confi rmou uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá. A alicina só não é boa para uma coisa: o hálito.

Aveia

Se canja de galinha não faz mal a ninguém, aveia também não. É um alimento absolutamente saudável que pode ser consumido por qualquer pessoa por ser de fácil digestão e não provocar alergias. Leva vantagem sobre a canja quando o quesito é qualidade nutricional. Apresenta na sua composição cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos. Há vários estudos comprovando que o consumo de aveia ajuda a controlar a glicemia, a pressão arterial e o colesterol.

Cebola

Reduz o risco de ataque cardíaco, previne o câncer, mata bactérias, diminui o colesterol e combate fungos. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, identificaram um composto, um peptídeo batizado de GPCS, com capacidade de reduzir a perda de massa óssea.

Azeite

A cada dia se descobre um novo benefício do óleo. Uma pesquisa da Universidade Harokopio, de Atenas, confirmou que a dieta rica em azeite tem impacto na saúde do esqueleto, principalmente feminino, ajudando a fixar os minerais essenciais para os ossos, como cálcio e fósforo. Entre seus talentos conhecidos estão a prevenção de problemas cardíacos, graças à gordura monoinsaturada, e a inibição da formação de tumores, ao diminuir risco de câncer de mama e pulmão.

Castanhas e nozes 

São fontes de fitoesteróis, vitamina E, ácido fólico e minerais como selênio, manganês, cálcio e magnésio. Com esta composição baixam o estresse do organismo, auxiliam a redução do colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Há estudos mostrando que consumir 60 g por dia, ou seja, 2 colheres (sopa) cheias, não tem impacto no aumento de peso, embora metade disso já seja sufi ciente para garantir os benefícios nutricionais.

Arroz integral

É ótima fonte de vitamina E e minerais, como selênio, manganês, cobre e zinco. Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, reduzindo os picos de fome e diminuindo os riscos de resistência de diabetes. Associado a isso, ajuda a reduzir a gordura abdominal e os riscos de doenças cardiovasculares. Ganha de longe, em termos nutricionais, do seu colega refinado.

Chocolate amargo 

Sim, ele também está na lista! É o álibi que você precisava. O chocolate amargo contém epicatequinas, catequinas e procianidinas, substâncias com alto poder antioxidante. Mas tem de ser o meio amargo, que contém três vezes mais antioxidantes que o ao leite. A barrinha deliciosa tem também ácido esteárico, que reduz a absorção de colesterol e aumenta sua excreção. Isso tudo com o consumo de apenas 6,3 g por dia, o equivalente a dois quadradinhos de uma barra. Não exagere porque- além de pesar na balança- o consumo diário de 100g de chocolate aumenta a excreção de cálcio em quase 150%. O ideal é sempre escolher aqueles com mais de 70% de cacau. 

Cenoura 

A batida piadinha que diz que coelho não usa óculos porque come cenoura pode ter um fundo de verdade. A raiz é rica em carotenoides, que ajudam a melhorar a visão. Um time de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, parece ter encontrado mais um motivo para comer esse alimento. Um pesticida natural da raiz foi capaz de reduzir o crescimento de cânceres em rato. O nome da substância com essa propriedade é falcarinol.
 

Comer para a saúde do coração!


Conheça os benefícios de alguns alimentos para o seu coração

Veja como alguns alimentos podem ser aliados do seu coração e coloque-os em sua alimentação diária para desfrutar de todos os benefícios:

Alho: tem potente ação no controle da pressão arterial. Pesquisas mostram que o alho inibe uma enzima chamada angiotensina que tem papel vasoconstrictor. Com essa enzima inibida os vasos são mais relaxados e o sangue circula melhor.

Suco de uva: As uvas escuras são ricas em polifenóis que melhoram a elasticidade dos vasos e ajudam e diminuir a formação de placas de colesterol. Estudos mostram que o consumo de 200ml ao dia tem relação inversa com doenças do coração.

Romã: Pesquisa feita em Israel mostrou que o consumo de suco de romã, devido aos seus antioxidantes não só controlou a formação de placas de colesterol, mas também reduziu o entupimento das artérias. A sugestão de consumo é de 250ml ao dia do suco.

Amêndoas: são fontes de gorduras insaturadas, um tipo de gordura que no fígado não é transformada em colesterol. Também tem fito-esteróis que diminuem a absorção do colesterol da dieta. Inclua com opção de lanche da manhã ou da tarde.

Peixes: o ômega 3 presente no salmão, atum ou sardinha são fundamentais para a saúde cardiovascular. Esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de arritmias. Além de ser anti-inflamatório.

Cacau: é rico em flavonoides, antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol ao mesmo tempo que melhoram a flexibilidade dos vasos. Assim seu consumo está relacionado a redução da pressão arterial e também a menor risco de infarto. Use 30g do chocolate amargo ao dia ou use o cacau em pó em bebidas ou frutas.

Laranja: é rica em um tipo de fibra solúvel, a pectina. Essa fibra reduz a absorção do colesterol ingerido na dieta e diminui seu acumulo nas veias e artérias. Também é boa fonte de potássio, mineral importante no controle da pressão arterial.

Fonte: www.dietaesaude.com.br

10 estratégias para você comer menos nas festas de fim de ano




Uma dica é se alimentar de três em três horas para não chegar na hora da ceia com muita fome



Dezembro costuma ser um mês muito esperado pela maioria das pessoas. É tempo de férias, viagens e, principalmente, festas. Grande parte das famílias prepara reuniões especiais para celebrar, ao lado de parentes e amigos, o Natal e a chegada do Ano Novo.



E para acompanhar estas comemorações tão importantes, comidas e bebidas não podem faltar! E aí que mora o perigo: em meio a tantas delícias – que incluem desde frutas secas e outros aperitivos, passando por deliciosos pratos salgados, com muitas carnes e massas, além de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas -, são poucas as pessoas que conseguem resistir e manter a dieta que seguem no dia a dia.



Não há mal nenhum em comer um pouco de doce e até beber um gole de champanhe para celebrar esses momentos especiais, mas o problema é que muitas pessoas exageram ao comer tudo que evitaram consumir ao longo do ano.



Pensando exatamente nesta dificuldade que muita gente tem em manter uma boa alimentação durante as festas de fim de ano, a nutricionista Sabrina Lopes cita algumas dicas para comer menos nestas ocasiões e evitar futuros arrependimentos:



1. Coma de três em três horas

Sabrina Lopes cita que o primeiro passo para evitar exageros durante as festas de fim de ano é se alimentar corretamente, de três em três horas, durante o dia, para não chegar no momento da ceia ou do almoço com muita fome.



2. Evite aperitivos calóricos

Antes do jantar ou almoço, muitas famílias têm o costume de servir petiscos de frutas e oleaginosas, entre outros. Porém, apesar de serem saudáveis, estes são alimentos calóricos, que não devem ser consumidos em excesso.

“Nas festas de Natal e Reveillon, evite os petiscos de frutas secas e oleaginosas antes do almoço ou ceia, esses contém algumas calorias extras”, orienta a nutricionista Sabrina.



3. Opte pelas frutas

Na maioria das reuniões de fim de ano é possível encontrar também as mais variadas opções de frutas. A recomendação da nutricionista Sabrina é optar por elas em vez de comer doces.

“Mas caso vá consumir doces, faça isso em pequenas quantidades”, destaca.



4. Não exagere na preparação dos alimentos

“Procure retomar a alimentação normal no dia 26 de dezembro e, também, no dia 1 de janeiro. Então não prepare grandes quantidades de alimentos para não ficar comendo as sobras nos dias seguintes”, orienta Sabrina Lopes.

Caso tenha o costume de passar as festas na casa de algum familiar ou amigo, e o anfitrião ofereça um pouco de doce ou alguma outra comida para você levar para a casa, seja gentil e agradeça, mas diga que não precisa, pois, para o dia seguinte, já tem outros planos.



5. Evite as bebidas alcoólicas

As festas de fim de ano são, geralmente, regadas com muitas bebidas: cerveja, chopp, batida, vinho, champanhe, entre outras. E para algumas pessoas, que têm o costume de beber socialmente, especialmente em ocasiões especiais, fica difícil resistir.

“Tome cuidado com os excessos de bebidas alcoólicas. Mas, se for beber, prefira os vinhos e o champanhe que são menos calóricos”, orienta a nutricionista Sabrina.



6. Intercale a bebida com água

Se você não resistir e optar por beber um pouco de cerveja, chopp ou outra bebida alcoólica, não exagere na quantidade. Uma dica que pode ajudar neste sentido é intercalar um copo de água com o copo da bebida, dessa forma, você beberá menos, mas não ficará “com o copo vazio”.



7. Prepare bons alimentos

Se você é o anfitrião e quer oferecer uma boa ceia aos seus convidados, mas sem exagerar na quantidade de comida e nos alimentos calóricos, faça boas escolhas! “Não se esqueça de servir um belo prato de salada e legumes, sem adição de maionese. Prefira as carnes magras, como o peru, chester e peixes. Evite carnes como tender, leitão e pernil que possuem bastante gordura”, diz Sabrina Lopes.

Outra dica da nutricionista é adicionar castanhas e nozes em preparações com arroz, saladas e carnes. “Mas não as sirva como petiscos antes da refeição devido à grande quantidade de calorias que oferecem”, destaca.

“Sirva como sobremesa frutas e troque o refrigerante por sucos”, acrescenta a nutricionista.



8. Abuse das saladas

Se você é convidada de um jantar ou almoço, não tem como garantir que os alimentos oferecidos serão os mais saudáveis possíveis. Mas, provavelmente, saladas e alguns legumes serão servidos e a dica fundamental é começar por eles!

“Na hora de se servir, abuse de saladas e legumes, preenchendo boa parte do prato. Assim vai consumir menos comidas engordativas”, destaca Sabrina Lopes.



9. Coma salada antes de ir à festa

Mas, caso você saiba que, na ceia para a qual foi convidada, não terão opções de salada e legumes, coma apenas uma salada antes de sair de casa, para evitar exageros na hora de jantar.



10. Comemore de outra forma

Lembre-se que Natal e Reveillon são duas datas importantes, que não se limitam somente a bebidas e comidas.

De acordo com Sabrina Lopes, essa é a dica mais importante: “tire o foco da comida e aproveite ao máximo a companhia dos familiares e amigos!”, destaca a nutricionista.



O que devo comer no dia seguinte?


Mas muitas pessoas, de fato, não resistem à variedade de comida existente nestas festas de fim de ano e, realmente, acabam exagerando, comendo mais do que deviam. E é no dia seguinte que costuma vir o arrependimento…



“Para ajudar nos exageros do Natal, coma frutas ou faça sucos com laranja, abacaxi e mamão. Dê preferência a saladas, carnes magras, grelhados e alimentos integrais, como aveia, granola e arroz integral. A água também é fundamental para reidratar o corpo, beba em média um litro e meio de água”, diz Sabrina Lopes.



A nutricionista cita ainda alguns alimentos que não podem faltar no pós-festa:

Pimentão vermelho

Repolho

Tomate

Cebola

Cenoura

Abacaxi

Salsa

Pimenta vermelha

Uvas

Alho

Limão

Laranja



Mas vale destacar que, após o consumo excessivo de comidas e bebidas, não há como “voltar atrás”. Dessa forma, a melhor maneira é evitar os excessos, para retornar à dieta no dia seguinte sem peso na consciência.

Como Estudar a Bíblia

Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. Consideremos algumas sugestões práticas de coisas que nos ajudarão a ser melhores estudantes da Bíblia.

Atitudes e Preparações Necessárias

Antes que possamos estudar efetivamente a Bíblia, precisamos considerar sua fonte e abordar o estudo com profundo respeito pelo Deus que nos criou e nos revelou sua vontade nas Escrituras. É importante estudar com absoluto respeito pela palavra de Deus.
Samuel aceitou a instrução de Eli e recebeu as palavras de Deus com uma atitude de humildade: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Samuel 3:9-10). Cada vez que abrirmos as páginas das Escrituras, deveremos demonstrar exatamente esta atitude. O estudante humilde tem que ter também um coração aberto. Pedro nos diz que precisamos esvaziarmo-nos do mal para que possamos aceitar o puro evangelho com o ardente desejo dos recém-nascidos querendo leite (1 Pedro 2:1-3). Com humildade e corações abertos, procuramos cumprir o compromisso de cada servo fiel de Cristo: obedecer tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:19-20).
O estudo proveitoso também depende de uma valorização correta do texto que estamos estudando. A Bíblia contém a completa, suficiente e final revelação da vontade de Deus para o homem, por isso deverá ser estudada cuidadosa e respeitosamente. O estudante fiel da palavra deverá estar familiarizado com as afirmações de textos tais como 2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:3; Judas 3; Hebreus 1:1-4; 2:1-3 e Gálatas 1:6-9.
Devemos estudar também com respeito pelo silêncio das Escrituras. Muitos erros podem ser evitados se temos o cuidado de não falar presunçosamente quando Deus não falou. Agir quando Deus não disse nada é mudar sua palavra (veja a ilustração em Hebreus 7:12-14, onde o escritor mostra que Jesus não foi um sacerdote de acordo com a lei do Velho Testamento, mas que ele mudou a lei ao tornar-se um sacerdote de uma tribo que não estava autorizada a servir desta maneira). Jesus tinha o direito de mudar a lei, mas nós não. Tais passagens como 2 João 9; 1 Coríntios 4:6 e Apocalipse 22:18-19 nos lembram do perigo de ir além ou acrescentar à palavra revelada.
Uma outra prática importante, quando entramos no estudo das escrituras, é a oração. Devemos orar como o salmista o fez: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmo 119:18).

Ferramentas Para o Estudo da Bíblia

Há vários recursos que podem ser úteis em nosso estudo da Bíblia. O mais importante é a própria Bíblia. Somos abençoados em nosso tempo por termos Bíblias em quase todas as línguas faladas. Há um bom número de traduções portuguesas. Escolha uma que seja inteligível, mas que mantenha cuidadoso respeito pela mensagem sendo traduzida. Ajuda-nos bastante ter várias traduções diferentes para comparar.
Muitos outros livros têm sido escritos para auxiliar no estudo da Bíblia. Uma Chave Bíblica, por exemplo, é muito útil para localizar várias passagens que usam a mesma palavra. Serve como um tipo de índice listando as palavras da Bíblia e onde são encontradas. Vários tipos de dicionários são também bem úteis no estudo da Bíblia. Muitos mal-entendidos podem ser evitados ou corrigidos pela consulta a um dicionário comum. Dicionários especiais de palavras bíblicas são ainda mais valiosos, pois freqüentemente dão explicações úteis do modo como uma palavra é usada nas Escrituras. Ainda que eles sejam um pouco difíceis de se aprender a usar, os dicionários bíblicos baseados nas línguas bíblicas originais (hebraico e grego) nos ajudam a apreciar mais precisamente os significados de algumas palavras. É claro que tais outros livros não são essenciais ao entendimento de nossa responsabilidade diante de Deus, mas podem esclarecer a mensagem da Bíblia e nos auxiliar a apreciar sua força e beleza.
Pode também ser útil estudar o ambiente do texto, usando tais auxílios como os atlas ou os mapas das terras bíblicas, livros sobre história, etc. Tais livros servem para ressaltar o rico significado do texto.
Comentários aparecem em muitas formas. Podem ser bastante úteis, ou muito destrutivos. Comentários são simplesmente as explicações de autores humanos sobre o significado dos textos bíblicos. Eles vão desde breves artigos ou mesmo notas de rodapé em Bíblias de estudo, até coleções de livros. Podem ser encontrados em boletins, revistas, sermões, etc. Ao usar todas estas fontes, precisamos nos lembrar que seres humanos nunca são infalíveis e que todo o ensinamento tem que ser examinado à luz das Escrituras (Atos 17:11; 1 Tessalonicenses 5:21-22).

Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia

Há algumas sugestões práticas que podem ajudar a desenvolver bons hábitos no estudo da Bíblia por toda a vida:
 
1. Leia, leia, leia!  

O passo mais importante no estudo efetivo é a leitura do texto. Isto deverá envolver pelo menos dois tipos de leitura: (a) Leitura geral do texto da Bíblia para tornar-se cada vez mais familiar com a mensagem da Bíblia como um todo (um plano bom e prático é ler a Bíblia inteira pelo menos uma vez por ano), e (b) Leitura mais cuidadosa de textos específicos que você estiver estudando.
 
2. Procure entender o contexto. 

Um dos erros mais comuns no estudo e ensino da Bíblia é tirar um versículo do seu contexto para interpretá-lo de um modo que vai contra o significado do texto e contra o amplo contexto da Bíblia como um todo. Se você estiver estudando um capítulo, olhe primeiro o livro onde foi encontrado. Se estiver estudando um versículo, leia pelo menos o capítulo que o envolve. Muitos erros serão evitados pela cuidadosa consideração do contexto em cada estudo. Ajuda no entendimento da Bíblia procurar respostas para questões simples, tais como: Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu?
 
3. Observe que tipo de texto você está estudando. 

É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? É parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)?
 
4. Entenda as palavras que você está estudando. 

Neste ponto, aquele dicionário da Bíblia ou outra tradução pode ser muito útil.
 
5. Procure auxílio em outras passagens. 

Muitos dos mais difíceis textos da Bíblia são esclarecidos por mais simples afirmações em relatos paralelos ou similares. A Bíblia é o seu próprio e melhor comentário! Desde que verdade nunca contradiz verdade, é nossa responsabilidade estudar diligentemente para reconciliar as discrepâncias aparentes.

6. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas.
 
7. Faça anotações. 

Muitas pessoas acham muito útil o uso de um caderno para anotar as observações sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes responderão a dúvidas ou questões, por isso é bom ter anotações que você possa usar para aumentar o seu conhecimento.
 
8. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer. 

A infinita sabedoria de Deus está além da nossa compreensão, e há muitas coisas que poderemos querer saber que não estão reveladas na Bíblia (veja Deuteronômio 29:29). Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e não devemos nos permitir opinar e presumir para falar onde ele não falou.

O Valor do Estudo Bíblico

O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hábitos de estudo reflitam a atitude expressada no 

"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra." Salmo 119:14-17.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Recepcionando 2014 de coração preparado!





Essa mensagem despertou a minha última postagem do ano, por isso quero compartilhá-la:

Quando 2013 começou, ele era todo seu. Foi colocado em suas mãos... Você podia fazer dele o que quisesse...  Era como um Livro em Branco e, nele, você podia colocar um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração. Podia, hoje, não pode mais; já não é seu. É um livro ...
...já escrito... Concluído. Como um livro escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes e você não poderá corrigi-lo. Estará fora de seu alcance. Portanto, antes que 2013 termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado. Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo. Leia tudo !! Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo. Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito. Não, não tente arrancá-las. Seria inútil. Já estão escritas... Mas, você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue. Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu e evitar repetir as ruins. Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio e terá para preencher toda a imensa superfície do seu mundo. Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o. Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Pai. Não importa como esteja... Ainda que tenha algumas páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Agradeço e Perdão!!! E, quando 2014 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco todo seu, no qual você irá escrever o que desejar! Feliz Livro Novo!
Sobre as páginas negras, você não as poderá apagar, mas Deus pode restaurá-las e transformá-las em bênçãos, pois 
 
(Romanos 4:7-8)  “Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. ” 
 
(1 João  1:9)“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 
 
(Hebreus 8:12) “[...]para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” 

A grande conquista de Jesus para Deus foi o perdão dos nossos pecados pelo pagamento deles na cruz do Calvário:   
(Colossenses 2:13)  E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; 
 
(1 João 2:12) Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.
E se algumas pessoas mancharam as páginas do nosso livro com suas perseguições e falta de amor, também esse poder de perdoar pode nos atravessar e alcançar os borrões, pois o Senhor nos orienta, dizendo:

(Col. 3:13) Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. 
Efé. 4:32 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 

Se não perdoamos, nos tornamos semelhantes àqueles que nos fizeram mal, então cabe a orientação:(3 João 1:11).  “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” 
Sobre as páginas coloridas e felizes, é necessário agradecer e dar glória a Deus pelas vitórias conseguidas, pois recebemos o imperativo no Velho Testamento:

Sal. 30:4).Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.”  
 
E no Novo Testamento: (1 Tess. 5:18).“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”   Como ensina Isaías falando da chegada do Messias:
Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Isaías 12:1-6) 
Você pode orar assim:
Querido Deus, agradeço por me acompanhares em 2013 e renovo o meu pedido pela Tua Presença em 2014. Eu quero ouvir a Tua voz e Tua orientação nesse ano que se inicia. Orienta meus projetos e investimentos, perdoa os meus erros e ajuda-me a perdoar totalmente os que se opuseram a mim e ajuda-me a errar menos e acertar mais. Eu recebo de ti esse novo ano que se inicia e quero, acima de tudo, vivê-lo em Tua presença e direção pelo Espírito Santo, em nome de Jesus. Amém.

Lembre-se de seguir em frente: 

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. " (Filipenses 3:13-14).
 
 blog: pastoraanavirginia.blogspot.com.br

Recebendo uma mudança real e positiva


O novo será sempre um desafio. Ele desafiará o velho, tentará reordenar os valores para estabelecer a mudança como válida. Um processo controverso, sem dúvida, que pode terminar mostrando que o novo é apenas mais uma face do velho. 
 
Afinal, o que torna algo realmente novo? 
E o que o faz tornar-se um melhoramento? 
 
Vamos meditar sobre o equilíbrio para a mudança, que a torna tanto aceitável, quanto frutífera. 
 
Quantas vezes você ouviu da sua empresa que vai haver uma grande mudança administrativa? 
 
Houve um tempo em que tudo era ré-engenharia. Na maioria das vezes, para os funcionários, isso somente significou cortes de cargos, gratificações e mais supervisão.
Quando estamos diante de desafios, geralmente, tendemos a polarizar as decisões, pensando que são soluções, mas isso é somente inverter a situação para outro extremo. Por exemplo, pessoas muito passivas entendem que para mudar devem tornar-se autoritárias, rígidas e inflexíveis. Ou pessoas que são rígidas, entendem que para mudar devem tornar-se um sim eterno e indiferenciado. Isso não é mudança real. É só a inversão do problema. 
 
O problema da rigidez é que ela é uma decisão antecipada de não escutar a mais ninguém a não ser a sua própria razão e seu querer. O problema de estar sempre concordando com outros é que você nunca vai poder contribuir com a sua posição e ela será anulada. Continuando a explorar esse exemplo, no caso do rígido ou do ultra-flexível, o problema real não é o que ele decide, mas como decide. A postura de ambos impede que a escolha seja relacionada à necessidade de resolver cada situação. Já existe um método pré-selecionado para todos os problemas: ceder ou não ceder.
O novo não pode ser apenas o oposto do atual, o novo precisa ser eficaz, precisa resolver os problemas. O novo, para não ser apenas uma mudança de problema, precisa resolver realmente as situações de conflito e trazer o equilíbrio que soluciona as questões e supre as necessidades.
Jesus trouxe uma proposta nova. Mas, muitas pessoas a interpretam como algo antigo. Ele veio para mostrar Deus em relacionamento conosco, mas muitos o interpretam apenas como um novo conjunto de regras ou uma desculpa para ações ritualísticas, filosóficas, políticas e sociais. No tempo do Novo Testamento, os fariseus eram ritualistas religiosos, que pensavam satisfazer a Deus com rituais; os saduceus eram negociantes políticos e religiosos, achavam que, com práticas e políticas sociais, poderiam ampliar a esfera de ação da igreja e seu poder. Observe que a intenção de ambos não era necessariamente má. Os fariseus e saduceus sinceros achavam que aquela era a forma correta de servir a Deus e havia honestidade nos corações deles. Mas, no fim, tudo estava como antes.
Não havia nada de novo nessas práticas. Deus não estava mais perto dos homens, quer com a repetição dos rituais ou com as ações sociais e políticas. Isso não resolvia a separação entre Deus e os homens. Além disso, havia os fariseus e saduceus hipócritas, que só se utilizavam do discurso dos seus grupos para obter vantagens pessoais, o que valeu várias críticas de Jesus (como em Mateus 23:13-29, por exemplo). Jesus veio trazer o novo que resolvia o problema da distância entre o homem e Deus, o problema que as duas repetições religiosas não resolviam.
Não adianta tentar resolver a necessidade de vida com qualquer outra coisa que não seja vida. Se nós queremos algo novo, precisamos resolver as nossas necessidades espirituais e não apenas repetir métodos das tradições, que vimos e ouvimos a vida toda ou que ouvimos em um workshop qualquer. Uma mudança real precisa responder primeiro à necessidade fundamental de todo ser humano, pois “[...]todos pecaram e carecem da glória de Deus,[...]” (Romanos 3:23). Há uma carência de glória, uma carência da presença de Deus, que precisamos suprir, antes de mais nada. Nenhum ritual, prática social ou política resolverá isso. Jesus é radical quando dá a solução: [...]respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. [...] quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3-5).
Quando o novo é novo realmente, vem do céu e dá vida nova. Começando do zero, sobre novos princípios, animado por novo poder: “e, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” ( 2 Cor. 5:17). O novo de Jesus vem do cancelamento da dívida do pecado: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;” (Col. 2:14). Com Jesus, podemos realmente partir do zero. Mesmo mantendo a lembrança do que foi feito, podemos contar com o perdão dos nossos erros por Deus. Aceitar esse reinício é responsabilidade nossa.

Libertando-se para receber o novo


.Não é possível recomeço sem desligamento do passado. O passado só pode ser apagado pela aceitação do perdão. Mas o perdão é possível porque o pecado foi pago e a justiça foi executada com a pior pena, a morte na cruz. O direito de substituir-nos na cruz é dado a Jesus quando admitimos a nossa carência de Deus e as nossas imperfeições que nos afastam dEle.
Somente deixando a repetição é que poderemos trazer o novo para as nossas vidas. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13). Deus enviou Jesus para nos dar o novo. Aceite a novidade de vida que Ele lhe oferece, e receba uma nova vida após enterrar um passado na cruz e receber o poder da ressurreição no guiar do Espírito para fazer algo realmente novo de sua vida, pois “[...]todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. ” (Romanos 8:14). E então, você poderá iniciar um processo de mudança real. Paulo sabia que todo o poder de mudança que estava contido nisso quando dizia:
 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. (Filipenses 3:8-11).
Observe que Jesus realmente iniciou algo novo na vida de Paulo, quando Paulo assumiu que Jesus seria seu marco zero. Paulo não estava apenas mudando de facção política ou ritual religioso. Havia algo fundamentalmente e irreversivelmente novo na sua vida, pelo qual ele deixou tudo que considerava como relacionamentos, princípios e métodos antigos. Pense nisso e procure um começo real e equilibrado, retirando de sua vida aquilo que é destrutivo, ou seja, que desagrada a Deus, buscando mudanças efetivas e que solucionem realmente as suas necessidades. Tome a Palavra de Deus e o guiar do Espírito Santo para basear as suas mudanças e certamente você encontrará sucesso.
Você pode orar assim:

Querido Deus, tenho tentado mudar minha vida de várias formas, tenho pensado, tentado e insistido, mas no fim vejo que tudo se repete. Senhor Jesus, me dá força e coragem para abandonar o que é velho e fadado ao fracasso na minha vida. Ajuda-me a distinguir e quebrar os ciclos que repetem a derrota e a construir novos caminhos onde encontre a tua paz, alegria e justiça, em nome de Jesus.

Blog: pastoraanavirginia.blogspot.com.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Filha de Jairo

Uma história que inspira fé e confiança, em um mau momento da vida. Mesmo que pareça que tudo se torna ainda pior. Muito nos ensina, a cura da filha de Jairo.

Jairo era um homem respeitado e considerado na sua comunidade. Era um chefe na sinagoga local. E sua filha única de doze anos, estava gravemente enferma. Dias terríveis, de medo e incerteza aquela família passou.

De início, todos procuram animar os pensamentos. Tranquilizam o doente, afirmando que a enfermidade vai passar. Jairo era muito conhecido. Certamente teve os melhores médicos a sua disposição. Porém, o tempo foi passando, muitas tentativas feitas sem sucesso. A filha de Jairo cada vez mais piorava seu estado de saúde. Cada vez mais grave sua situação se tornava.
"E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, e o adorou." Marcos 5:22
E na medida em que a enfermidade da filha de Jairo se agrava, os ânimos começam a diminuir. Já se pode ver a família mexer a cabeça num sinal negativo. Muitos já não acreditam mais em possibilidade de cura.

a ressurreição da filha de jairo                              A Filha de Jairo: Cura e Ressurreição.
Logo se fala na aceitação daquele destino. Outros tentam confortar os pais. Muitos choram ao ver aquela situação. Alguém fala em se conformar com a morte da menina.

Mas Jairo, em seu muito amor de pai, não se conforma em ver sua filha naquele estado. E ele sendo chefe da sinagoga judaica, assume o risco de ser expulso daquela comunidade, e procura por Jesus.

A Ressurreição da Filha de Jairo

Ao encontrar Jesus, ele se ajoelhou e o adorou. Enquanto suplicava pela vida de sua filha, os principais da sinagoga trazem uma notícia ainda pior: A filha de Jairo já está morta.
"Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?" Marcos 5:35
E pode ser assim mesmo. Situações desesperadoras, que nos remetem a Deus. Nesta busca, pode acontecer de recebermos notícias não muito boas. Porém de Deus sempre vem notícias de fé e de conforto: Não temas. Crê somente.
"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." Marcos 5:36
Se Jairo desse crédito às palavras de sua família e amigos, não alcançaria a cura de sua filha. Veja que o texto de Mateus 9:23, informa que já estavam na casa de Jairo, músicos e muita gente em alvoroço.

a cura da filha de jairo                                     A Filha de Jairo: Não Temas, Crê Somente.
"E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço," Mateus 9:23
Eram as choradeiras ou carpideiras de Jeremias 9:17-18. Os Judeus tinham costume, quando a família podia pagar, de contratar músicos e mulheres para chorar o funeral do morto.

Ou seja, a filha de Jairo nem tinha ainda morrido, mas alguém da família já tinha contratado o funeral. E os homens que deram a notícia da morte da filha de Jairo, já desconsideravam qualquer possibilidade de restauração: Não adiantava fazer mais nada.
"Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele." Mateus 9:24
Mas ele recebeu a boa instrução de Jesus. Crê somente. Ele acreditou no mestre e não se decepcionou. Jesus afirma que a filha de Jairo estava apenas dormindo. Todos riem e zombam. Não creem. Mas para Deus, a morte é como um sono.
"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." Marcos 5:41
A menina reviveu e andava entre eles. Todos ficaram assombrados. Certamente os músicos e as choradeiras tiveram outra função naquele dia.

Ajudaram no culto de alegria por aquele milagre tremendo que Jesus realizou!
Não temas! Crê somente!

O Filho da Viúva de Naim

Toda Judéia ficou sabendo da história sobre o filho da viúva de Naim. Naim, que em hebraico significa a bela, a graciosa, era uma aldeia construída próximo ao Hermom, a sudoeste de Nazaré.

Naim está situada na região de Suném, onde morava a sunamita, figura muito conhecida no Antigo Testamento.

Atualmente Naim é uma pequena cidade edificada sobre os escombros da aldeia que existiu.

Jesus percorreu trinta e oito Km, vindo de Cafarnaum, onde curou o escravo de um centurião. Ele pôde chegar a Naim à tarde, horário em que normalmente se realizavam os funerais.

E ele estava acompanhado por muitas pessoas felizes, que glorificavam a Deus pelos sinais que haviam visto. Mas Jesus quando rodeava e subia a encosta que leva à cidade de Naim, encontra um cortejo fúnebre. O morto, um jovem, filho único de uma mãe viúva. O filho da viúva de Naim.

O cortejo fúnebre, seguia em sentido contrário ao de Jesus, para o cemitério, que se localizava (conforme o uso dos hebreus), a certa distância das casas, fora da povoação.

A dez minutos a leste de Naim, ainda hoje são vistos sepulcros abertos na rocha.

E há esse contraste de ânimos. De um lado, uma multidão alegre pelo que presenciaram com Jesus. De outro, parentes e amigos, choravam a morte de um filho querido.
"E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade." Lucas 7:12

A Viúva de Naim

E a mãe do jovem morto, via a tragédia da sua vida se agravar ainda mais. Já havia perdido o marido e passado um sofrimento enorme. Como a mulher naquela época não podia ter emprego e salário, restou ao filho prover o seu sustento.

o filho da viúva de naim                                     O Filho da Viúva de Naim.
Porém com a morte de seu filho, esta viúva sofrida, além do sofrimento da separação pela morte de sua família, estava agora sozinha, sem nenhum meio de sustento. A viúva de Naim estava exposta à solidão e à miséria.

Os moradores da cidade ficaram comovidos ao tomar conhecimento daquela tragédia que se desenhava. Logo se juntou muita gente, abalada pela morte do filho da viúva, ainda mais tocada por seu próprio destino que se revelava entristecedor.

A Ressurreição do Filho da Viúva de Naim

E Jesus ao vê-la, moveu-se de íntima compaixão por ela. Em um lance o mestre entendeu a vida daquela pobre viúva.

O mestre movido em si mesmo, aproxima-se do esquife (uma espécie de urna fúnebre) e o toca. O cortejo é paralizado. Pela lei cerimonial não se podia tocar em um morto. Mas o mestre não se prende à letra, ele não fica insensível ao sofrimento humano.
"E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar." Lucas 7:14
Nos corações já se podia ouvir murmurações, como pode um judeu tocar um morto? 

Mas o mestre mostra que é senhor da lei, da vida e da morte. Jesus ordena e o morto se levanta. O mestre carinhosamente o conduz e o entrega a sua mãe.

a ressurreição do filho da viúva de naim                                     A Ressurreição do Filho da Viúva de Naim
Ninguém mais resiste ficar calado. Todos se maravilham e glorificam a Deus! 
Definitivamente a morte encontrou com a vida naquele dia! 

O enterro virou festa! Coisas de Jesus.

Um dia pra ficar marcado na história daquela cidade e de todo Israel!

O mundo precisava saber: Todo aquele que crê em Jesus, com certeza, ainda que esteja morto, viverá!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue

Uma história emocionante e de Fé, esta que fala da cura da mulher com fluxo de sangue. As mulheres no primeiro século, eram naturalmente vistas como inferiores aos homens.

E esta mulher em questão, nem por seu nome era conhecida. Ficou marcada como a mulher do fluxo de sangue.

O livro de Mateus, capítulo 9:19-22, informa que ela estava enferma havia doze anos. Tinha gastado todos os seus bens com médicos, buscando a cura, sem sucesso. Certamente esta mulher vivia mais reclusa em casa do que as outras mulheres.

Havia um preconceito enorme da sociedade em se aproximar de uma pessoa com tal enfermidade. Todo aquele que tocasse uma mulher com fluxo de sangue, seria considerado impuro.
"Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde." Levítico 15:19
A perda contínua de sangue causa muita fraqueza no enfermo. Entretanto, a dor maior era talvez não da doença física, mas da doença social. Não poder se confraternizar, viver sem amigos, não poderia se casar. A própria família evitaria contato com ela, pois eram todos religiosos.

a cura da mulher com fluxo de sangue                                     A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue.

Assim a mulher do fluxo de sangue, em uma busca incessante por sua cura, de médico em médico, em uma medicina baseada no empirismo, que mal conhecia a anatomia humana, pois a lei cerimonial não permitia que se tocasse em mortos, mesmo que fosse para estudar o corpo humano.

Ela segue receitas, toma chás de diversas raízes, utiliza de tudo, consome todo seu patrimônio, mas não consegue a cura do seu mal.

E quantas vezes ela foi enganada, por esses "médicos", que sempre apareciam com uma fórmula nova que mais se assemelhava a uma "poção mágica", mais uma promessa. Era um meio de cobrar mais, de explorar e de ganhar mais dinheiro daquela pobre alma, aflita por sua cura.

A Mulher do Fluxo de Sangue permaneceu nessa luta por doze anos. Reclusa em casa, pois poderia ser apedrejada se tocasse as pessoas na rua. Porém quando ouviu falar que o messias prometido, Jesus, estava por perto, a fé genuína se acendeu no seu íntimo.
"Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã."
Mateus 9:21

A Cura da Mulher com Fluxo de Sangue

E ela em um esforço arriscado de fé, resolveu em seu coração, que sairía de casa e enfrentaria o preconceito, a discriminação e a multidão. Sem ninguém que pudesse ajudá-la, ela se chega a Jesus, buscando tocar-lhe a orla de seu vestido.
Jesus que estava a caminho da casa de Jairo para curar sua filha, era apertado e oprimido por uma multidão, que parecia mais uma platéia de espetáculo. Muita gente ali, mas estavam com o coração fechado. Buscavam ver algo de Jesus, como se busca ver uma performance de um mágico.
"E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?" Lucas 8:45
No meio de uma multidão incrédula, Jesus percebe um toque de fé, um toque de paz. O poder e a virtude do mestre, estavam como sempre estiveram, esperando por um coração sincero, que acreditasse na vontade de Deus em salvar o ser humano.

a mulher com fluxo de sangue                           A Mulher com Fluxo de Sangue: Tocar na Orla do Vestido de Jesus
"E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude." Lucas 8:46
Deus não resiste a um coração sincero e contrito! Quando Deus encontra com um coração quebrantado, ele fica alegre, pois fica incapaz de dizer não!

E a mulher do fluxo de sangue a princípio estava temerosa de dizer que foi ela quem havia tocado o Mestre, pois sabia que a multidão não permitiria a sua aproximação, pois não queriam ser "contaminados" por uma mulher religiosamente impura.
"Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara." Lucas 8:47
Mas Jesus ao ouvir a sua história de vida, não temeu a impureza cerimonial, o Mestre sabia que o amor supera em muito as cerimônias da lei. Jesus não condena a atitude da mulher do fluxo de sangue, antes demonstra o seu sublime amor para com ela.

Que doces e confortantes palavras a mulher do fluxo de sangue pôde ouvir de Jesus, "filha vai, a tua fé te salvou"!
"E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz." Lucas 8:48