Com o passar da idade, as células do cérebro (neurônios) vão morrendo e as que resistem por mais tempo vão ficando cada vez mais “exigentes”. Por isso, a escolha da alimentação é fundamental para ajudar a fortalecer as células e processar novas informações. É a eficiência desse processamento que garante a boa memória. Alguns alimentos possuem propriedades especiais que ajudam a retardar o envelhecimento cerebral e preservar a memória por mais tempo.
Os melhores alimentos para o cérebro, segundo os especialistas, são:
Amoras: ricas em antioxidantes chamados polifenóis que diminuem essa inflamação e incentivam a comunicação entre os neurônios ( as sinapses). Com isso, melhora a capacidade de absorver novas informações.
Café: a cafeína ajuda a proteger contra a degeneração celular. Um estudo finlandês com mais de 1.400 consumidores de café revelou que voluntários (com idade entre 40 e 50 anos) que bebiam entre três e cinco xícaras de café por dia tinham 65% menos chance de desenvolver mal de Alzheimer.
Canela: o cérebro envelhece porque há a formação de placas de depósitos de substâncias, cuja ação depende de proteínas. pesquisas recentes da Universidade da Califórnia revelam que dois compostos da canela, os proantocianidinas e o cinamaldeído podem inativar estas proteínas e preservar a vitalidade cerebral.
Maçãs: a casca da fruta é a fonte principal de quercetina, um antioxidante poderoso que defende as células do cérebro dos radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios. A quercetina protege a memória do envelhecimento.
Além desses alimentos destacados acima, a uva, os peixes com ômega 3 e os grãos integrais são bem importantes para a saúde do cérebro.
Fonte: www.dietaesaude.net
0 comentários:
Postar um comentário