Desde a Antiguidade, os benefícios do fruto da Oliveira são bastante conhecidos. Para muitos, o azeite de oliva é considerado o segredo da longevidade e para cura de muitas doenças. Mas, para a maioria da população, ele é comumente utilizado apenas como tempero de saladas e de outros alimentos.
Mas, o azeite de oliva possui utilidades que não se limitam meramente a um simples tempero: combate doenças cardíacas como o colesterol, auxilia na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), controla a Hipertensão (pressão alta), alivia dores de ouvido e ainda serve para fazer massagens para alívio de dores musculares.
Rico em ácidos graxos, o azeite também possui as vitaminas A, D, K e E. Além do valor nutricional, há inúmeras utilidades do azeite também na estética e beleza: hidrata a pele, reduz sinais e manchas pelo corpo, ameniza as estrias, auxilia no amolecimento das cutículas das unhas; aumenta a maciez e brilho dos cabelos, por exemplo.
Se misturado a água morna, pode ser usado para limpar maquiagem na área dos olhos ou como creme de barbear. Adicionado ao iogurte natural, pode ser usado também como máscaras de hidratação para o rosto. Porém, enquanto estiver usando a máscara no rosto, não se exponha ao sol ou calor.
A qualidade do azeite é muito importante. Vale lembrar que o seu grau de pureza e de acidez faz diferença no que se refere às suas propriedades e sabor. Prefira o azeite extra-virgem, que é o extraído da primeira prensagem a frio das azeitonas.
Este é considerado o melhor e o mais puro porque possui maior quantidade de nutrientes e preserva melhor as propriedades funcionais. Essas informações sobre grau de pureza e acidez constam nos rótulos das embalagens.
Fonte: www.dietaesaude.net
0 comentários:
Postar um comentário