segunda-feira, 29 de julho de 2013

O cristão e as novelas

De vez em quando, assisto a uma novelinha em casa. Todavia, percebo que há alguns irmãos na igreja que me recriminam e até me criticam por isso, e me dizem que a novela destrói a família cristã e seus valores. Será que estou errada? Será que estou pecando por isso? Ajude-me.

Vou lhe apresentar quatro razões bíblicas para um cristão jamais desperdiçar seu precioso tempo e até colocar em dúvida os padrões morais e espirituais de Deus para a família e os relacionamentos cristãos, assistindo a telenovelas e filmes, sejam nacionais ou não:

1) As novelas corrompem a imaginação de quem as vê.

A grande batalha de Satanás agora é pelo terreno da mente humana, especialmente pelo controle da mente dos juvenis e jovens. Como cristãos, deveríamos evitar tudo aquilo que tem contribuído para a degeneração e corrupção da nossa mente.

O que dizer do sensualismo fora de contexto, do chamado “amor livre’; do sexo sem compromisso, das inúmeras traições nos triângulos amorosos que filmes e especialmente as novelas “pregam” todos os dias em milhões de lares? Não se esqueça de que somos transformados diariamente por aquilo que contemplamos.

2) A maioria dos autores de novelas e filmes tem o espiritismo como filosofia espiritual de vida.

Não podemos nos “alimentar” dessas fontes de cisternas rotas. A Palavra de Deus deve ser nossa única regra de fé e de prática diária. Há muita gente boa, nas nossas fileiras, que está sendo consumida diariamente pelas vãs filosofias do espiritismo chamado “moderno”; não apenas nas telenovelas e filmes, que trazem em suas apresentações as mais distintas formas do “antigo” engano do Éden.

A velha serpente continua dizendo em sua interminável sessão mediúnica: “É certo que não morrereis” (Gn 3:4). Cuidemos porque hoje em dia é “chique” ser espírita, e lembremo-nos de que os princípios de Deus continuam sendo imutáveis, O espiritismo será o grande engodo de Satanás no “tempo do fim”.

3) O espiritismo será a última investida de Satanás contra os filhos de Deus espalhados por toda a Terra, antes da volta de Jesus.

O espiritismo tem crescido em proporções alarmantes ao redor do mundo. Além das novelas e filmes, há dezenas de “escritores” na atualidade que estão tendo um sucesso internacional bombástico. Há milhares de livros no setor de “auto-ajuda”. A grande pregação dessa literatura é que você pode tudo, o que falta é só você descobrir a força que há dentro de você e aprender a usá-la a seu favor.

Ao contrário do que prega esse setor “literário”, Jesus disse categoricamente: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Algum tempo depois o apóstolo Paulo focaliza o mesmo princípio dizendo: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13). Nossa suficiência é Cristo, o resto é palha.

4) O exemplo de vida da maioria dos “astros e estrelas” das novelas e filmes é pouco recomendável.

Há uma verdadeira idolatria por parte de milhares de adolescentes, jovens e adultos quando o tema é “astros e estrelas” de novelas e filmes. Que lástima ver pessoas iludidas com banalidades como essa! Os “astros e estrelas” definitivamente não são um exemplo de vida, especialmente quando o assunto é relacionamento com o sexo oposto ou, pior do que isso, relacionamento com pessoas do mesmo sexo.

A Bíblia diz: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:20). Nosso verdadeiro astro e nossa única estrela é Cristo. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12). A analogia de Jesus é perfeita! O que o Sol é para o mundo físico, Jesus é para o mundo espiritual.
(Pr. Otimar Gonçalves)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O DEUS SEMPRE PRESENTE

Isaías 63:7-9 e Outras Passagens
Tem sido dito que esta nossa sociedade, identificada como pós-moderna, pode ser definida como a sociedade:
a)      Com muita RELIGIOSIDADE e pouca ESPIRITUALIDADE.
b)      Com muita CRENÇA e nenhum COMPROMISSO.
c)      Com muita FÉ, porém sem EXPERIÊNCIA COM DEUS.
  • Celebramos um Deus sempre presente:

1)     QUE NUNCA FALHOU NAS SUAS PROMESSAS.
(V. 7) “Celebrarei as benignidades do SENHOR e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o SENHOR nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades.”
  • A ação de Deus alcança o nosso: PASSADO, o nosso PRESENTE e o nosso FUTURO.
2)     QUE SEMPRE SUSTENTA A SUA PALAVRA.
(V. 8) “Porque o Deus Eterno disse: Certamente, eles são meu povo, filhos que nunca me trairão; e eu lhes tornei o seu Salvador.”
  • A PALAVRA de Deus nos GARANTE a continuidade da sua PROTEÇÃO
(Isaías 40:8) “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”
  • Hoje tudo muda: Conceitos, padrões, normas, procedimentos, condutas, técnicas, etc.

3)     QUE CONTINUA FIRMANDO  O SEU CUIDADO.

(V. 9) “Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias desde a antiguidade.”
  • O cuidado de Deus representa: REMISSÃO, SALVAÇÃO e também DIREÇÃO.
CONCLUSÃO: O Deus sempre presente:

a)     Nos ALCANÇOU com o seu AMOR.
b)     Nos SUSTENTA por sua PALAVRA.
c)     Nos GARANTE  a sua  SALVAÇÃO.

O FOCO DA MENSAGEM CRISTÃ

Atos 9:10-16 e Outras Passagens

A história da igreja, registra extraordinários momentos que a todos inspira e motiva. Como resultado de uma experiência marcante com Cristo, somos desafiados com o verdadeiro foco da nossa mensagem.
  • A mensagem do Evangelho:
1)    NOS CONDUZ A UMA AUTÊNTICA EXPERIÊNCIA DE FÉ.

(Vs. 3-5) “Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu em terra e ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue? Quem é o senhor? perguntou ele. A voz respondeu: Eu sou Jesus, aquele que você persegue.”
  • Com CRISTO a nossa VIDA muda de RUMO.

2)    NOS MOTIVA  A UM NOVO TESTEMUNHO DE VIDA.

(V. 15)  “Mas o Senhor disse a Ananias: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”

3)    NOS CAPACITA COM O PODER DO ESPIRÍTO.

(V. 17) “Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.”

CONCLUSÃO
Uma vida impactada por Cristo:

  • Sabe a diferença entre FÉ  e RELIGIÃO.
  • Possui um COMPROMISSO com DEUS.
  • Busca a PLENITUDE de ESPÍRITO.

No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. E começou imediatamente a anunciar Jesus, dizendo: Jesus é o Filho de Deus” (Vs.18,20).

O PÃO E O CÁLICE DO SENHOR

I Cor. 11:23-29 e Outras Passagens

A  “Ceia do Senhor” é uma expressão Bíblica. Também, é chamada de “o partir do pãoo cálice da bênção”, “a comunhão” e “a mesa do Senhor
A Ceia foi instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo e nos apresenta várias mensagens.
  • No “partir do pão” e no “beber do cálice”:

1)    SOMOS CONDUZIDOS À RETROSPECTIVA.
(Vs. 23,24) “Porque eu recebi do Senhor este ensino que passei para vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.”
  • Celebramos a ceia, como um ato MEMORIAL.
2)    SOMOS CONDUZIDOS AO RECONHECIMENTO.
(Vs. 25,26) “Assim também, depois de cear, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.” De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”
  • Celebramos a ceia, como um ato de CULTO.

3)    SOMOS CONDUZIDOS À REFLEXÃO.

(Vs. 27,28) “Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.”
  • Celebramos a ceia, como um ato de CONFISSÃO.

CONCLUSÃO: Quando olhamos para o calvário:

a)    Podemos RECORDAR o que seríamos sem CRISTO.
b)    Podemos PENSAR o que somos com CRISTO.
c)     Podemos MEDITAR o que em CRISTO.

O ROSTO DE CRISTO

João 14:6 e Outras Passagens

“Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Alguns pesquisadores já apresentaram, em algumas ocasiões, imagens diferentes daquilo que revelam ser “o rosto de Cristo”, porém, grande parte da sociedade moderna questiona esses estudos. O mais conhecido é o denominado “Santo Sudário”, que dizem ser uma peça de linho que envolveu o corpo de Cristo.
Sempre que eu leio a história de Cristo
Eu fico a pensar com grande emoção
No privilégio que muitos tiveram
De ver o Seu rosto, sentir Sua mão.
Eu também queria a mesma alegria
De vê-Lo bem perto, bem junto a mim
E olhar os Seus olhos, serenos e meigos
E como eu seria tão feliz assim.
Um dia também O verei face a face
E assim eu creio, pela minha fé
Ó aleluia! Verei o Seu rosto
Verei a Jesus, como Ele é.

  • Quando olhamos para Cristo, pela fé:

1) RECONHECEMOS O CAMINHO A SEGUIR. 
(João 14:6a)  “Eu sou o caminho….”
  • Caminhar fora de  CRISTO significa PERDIÇÃO.

2) DESCOBRIMOS A VERDADE QUE LIBERTA. 
(João 14:6b) “Eu sou a verdade…”
  • A  VERDADE nunca nos deixa CONFUNDIDOS.
3) EXPERIMENTAMOS A VIDA QUE TRANSFORMA. 
(João 14:6c) “Eu sou a vida…”

  • Longe de CRISTO, a vida é INCOMPLETA.

(João 10:10) “Disse Jesus: Eu vim para que tenham vida, a vida completa e abundante.”
CONCLUSÃO: Olhe hoje para Cristo!!!

a)     Encontre o RUMO a seguir.
b)     Liberte-se das DÚVIDAS.
c)     Garanta a ETERNIDADE.

O SINAL DOS CRAVOS


João 20: 25-29 e Outras Passagens

Após a sua ressurreição Jesus Cristo aparece aos seus discípulos e a experiência dos discípulos naquele episódio, serve para nos encorajar e nos fortalecer até os dias atuais.
  • O sinal dos cravos nos desafia:

1)   CRER NO SACRIFÍCIO DE CRISTO.

(Vs. 24,25)  “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.”

2)   EXPERIMENTAR A PAZ DE CRISTO

(V. 26)  “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!”

3)   COMPROVAR O AMOR DE CRISTO.

(Vs. 27,28) “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”

4)   EXERCITAR A FÉ EM CRISTO.

(V. 29) “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!”

CONCLUSÃO

Posso afirmar com certeza, como o autor sacro:

“Hei de ver meu Redentor; redimido, junto dele eu ei de estar. Hei de ver meu salvador; Os sinais dos cravos hei de contemplar.”

terça-feira, 23 de julho de 2013

RECONHECIMENTO QUE GARANTE A VITÓRIA

Salmo 136 e Outras Passagens
Uma das maiores virtudes da fé cristã  é o reconhecimento, antes mesmo de receber aquilo que temos pedido a Deus. Um coração agradecido reconhece, pela fé,  que a vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável” em nossa vida.
  • O que acontece quando reconhecemos ???
1)    Favorecemos a COMUNICAÇÃO.
2)    Desenvolvemos o RELACIONAMENTO.
3)    Investimos na .
4)    Cultivamos a COMUNHÃO.

  • Temos a garantia da vitória quando:
1)    RECONHECEMOS AS VIRTUDES DE DEUS.

(Vs. 1 – 3 BLH/RA)  “Dêem graças ao Deus Eterno porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Porque a sua misericórdia não tem fim; Ele é o mais poderoso de todos.  Rendei graças ao Deus dos deuses; Ele é o Senhor dos senhores. Dêem graças ao Senhor para sempre.”
2)    RECONHECEMOS  O PODER DE DEUS.

(Vs. 5 – 16 BLH/RC)  “Dêem graças ao Deus Eterno pela sua sabedoria, ele fez os céus; Ele pôs a terra sobre as águas profundas; Ele fez o sol e a lua; Ele fez os grandes luminares; Fez o sol para governar o dia, a lua e as estrelas para presidirem a noite. Ele tirou do Egito o povo de Israel; Ele dividiu o mar Vermelho em duas partes; Deus guiou o seu povo pelo deserto. Dêem graças ao Senhor para sempre.”
3)    RECONHECEMOS AS AÇÕES DE DEUS.

 (Vs. 23 – 25 BLH/NVI) Quando somos abatidos, Deus não esquece de nós; o seu amor dura para sempre. Ele nos livra dos nossos inimigos; Ele nos liberta dos nossos adversários; Ele é quem nos dá o alimento para a nossa sobrevivência. Dêem graças ao Senhor para sempre.”

CONCLUSÃO: Libere a vitória em sua vida !!!

 Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre e o seu amor não tem fim(V. 26 VN/SHEDD).

domingo, 21 de julho de 2013

Por que oro a Deus e sinto que nada acontece


“Por que oro a Deus e sinto que nada acontece?”

Na biblia afirma que se orarmos Deus é fiel e justo. Acontece que eu oro por 2 problemas graves e muitas pessoas já oraram e nada acontece.

Muito interessante essa questão apresentada por um telespectador. O sentimento de que “nada acontece” quando oramos pode ter pelo menos duas origens:

1) Na nossa maneira errada de pedir: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Tiago 4:3. Podemos estar orando por motivos egoístas ou esquecemos Jesus (é bom finalizar a oração em nome de Jesus – João 14:12-14).

2) Nos nossos sentimentos corrompidos pelo pecado. A Bíblia diz que o nosso coração é “enganoso e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Portanto, mesmo que o Espírito Santo use nossa consciência para nos comunicar a vontade de Deus (Isaías 30:21), não podemos confiar “cegamente” naquilo que pensamos ou sentimos (Jeremias 17:5).

Nesse caso, você e eu precisamos fazer duas coisas:

a) Confiar mais em Deus – que afirma ouvir e atender (no tempo certo) nossas orações (ver Mateus 7:7-11) – do que em nossos sentimentos. É bom confrontar os pensamentos negativos com 1 João 3:19, 20 e decidirmos crer mais na Revelação Escrita do que em nós mesmos!

b) Persistir na oração. Em Romanos 12:12 Deus recomenda que sejamos perseverantes e Jesus Cristo – a Segunda Pessoa da Divindade – até contou uma parábola sobre a importância de orarmos sem desanimarmos:

“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lucas 18:1-8 (Grifo acrescentado).

Por isso, se sinta à vontade para continuar em suas orações.

Fale com Deus a respeito dessas dicas e verá o quanto Ele está interessado em cada palavra que você diz ou pensa.

sábado, 20 de julho de 2013

Pequenas Lições


(Mateus 13.3-9) “E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Os pais foram convidados a vir à escola para dialogar sobre seus filhos. Certo pai explicou, com seu jeito humilde, que ele, devido à sua profissão (era representante comercial) não tinha muito tempo para falar com o filho, nem vê-lo, durante a semana. Saía para trabalhar muito cedo, quando seu filho ainda estava dormindo. Ao retornar do serviço, já era muito tarde. E, o garoto não estava mais acordado. Explicou, ainda, que não havia jeito… Ele tinha de trabalhar para prover o sustento da família. Mas, contou também que isso o deixava angustiado. Por não ter tempo para o filho, tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites ao chegar em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava, vendo o nó, sabia, então, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.
O nó era o meio de comunicação entre eles. A diretora da escola ficou surpresa e emocionada quando constatou que o filho desse pai era um dos “melhores” alunos da escola.
Tal fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples e eficiente. E, o mais importante é que o filho percebia, através do “nó afetivo”, o que o pai estava lhe dizendo. Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento.
Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é mais importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas “ouçam” a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro. Enfim, as pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
A primeira lição deixo aos pais.
Vivemos num mundo extremamente agitado. É trabalho, estudo… São muitos compromissos. O mundo nos envolve com seus afazeres.
A igreja pode acelerar essa correria. É algo semelhante à parábola do semeador no que se refere à sementinha que caiu em meio aos espinhos. Ela foi sufocada, perdendo a sua força. Facilmente isso pode acontecer conosco.
Perdemos a clareza sobre a importância das coisas. Tudo é importante, mas existem diferentes escalas de valores, diferentes prioridades. A família sempre deve ocupar o segundo lugar.
O lugar mais alto cabe ao nosso Deus. Na parábola a semente é a Palavra de Deus. A minha história apresenta como semente sufocada o amor.
Quando deixamos de amar a Deus acima de tudo, quando deixamos de amar aos nossos queridos, podemos estar entronizando nosso trabalho, ou nossos bens, ou até mesmo podemos nos tornar pessoas egoístas, cujo centro é a nossa própria pessoa. A velha história do… Eu sou o bom! Por isso, mesmo em meio à correria, não se esqueça do Senhor Deus e de sua família.
Pequenos gestos para com a esposa (o) e filhos são necessários e trazem um bom tempero à vida. Por isso, seja criativo e invente seus “nós afetivos”.
A segunda lição deixo aos filhos.
A vida dos filhos hoje está tão agitada quanto à dos pais. Por vezes, o filho se fecha em seu espaço, tornando-se cego com respeito a Deus e aos seus familiares. Cria um mundinho próprio, deixando de perceber os pequenos fatos familiares que acontecem à sua volta, os quais por vezes são carregados de afetividade.
Devo dizer que não existe família perfeita, mas também nenhuma família é um inferno. Aos filhos que não enxergam as pequenas atitudes amorosas que perpassam o ambiente familiar, indico como caminho ir ao encontro de Jesus, como aconteceu com Bartimeu, dizendo: Jesus! Eu quero tornar a ver.
Deus tem a capacidade de curar nossa cegueira espiritual. Ele é a luz.
A terceira lição deixo à comunidade como um todo.
Dou um passo adiante, passando a falar de nossa família maior na fé. Todos nós temos um único Deus, que é Pai. Por vezes me vejo na situação de chefe querendo determinar o que Deus deve ou não fazer. Faço de Deus um empregado e quero que tudo aconteça segundo minha vontade.
O que difere do Pai Nosso, onde Jesus ensina: Seja feita a tua vontade… Esperamos grandes milagres. Esperamos que todos os nossos pedidos sejam atendidos. Na verdade, se pararmos e observamos com atenção o mundo que nos cerca, veremos “muitos pequenos nós afetivos” que Deus prepara por nós. São bênçãos diárias e cotidianas que escapam de nossos olhos. Os judeus esperavam e esperam um “grande messias”. Jesus veio montado num jumentinho. O profeta Elias esperava revelação no fogo e terremoto, Deus apareceu na leve brisa. É lindo.
Ver a Deus nas pequenas coisas é um exercício diário. Deus se revela e quer se revelar. Deus quer colocar em nosso coração um espírito de gratidão. Por isso, aprenda a parar e observar. Aprenda a dizer: Eu quero ver! Aprenda a agradecer.
Por fim, vale dizer que, na história, a professora constatou que o menino que recebia o “nó afetivo” de seu pai destacava-se dos demais. Ele tinha maior capacidade para aprender e conviver. Se você viver na presença de Deus, você será uma pessoa melhor e mais útil à sociedade. Cristão e bom cidadão!
Deus abençoe sua vida.

ILUSTRAÇÃO



 Conta-se que certo homem tinha acabado de comprar uma casa, linda, espaçosa, a casa dos sonhos de qualquer um.
 Mas havia um problema, ele morava nela sozinho, então decidiu convidar Jesus para morar ali também.

- O Senhor pode ficar à vontade lá no quartinho dos fundos! – disse o homem ...
E Jesus então passou a morar no quartinho escondido lá nos fundos da casa....
Algum tempo depois, numa noite muito escura alguém bateu à porta, e o dono da casa, que já estava dormindo, acordou assustado e foi atender.

 Quando abriu, mais que depressa o Diabo lhe deu uma surra muito grande, antes mesmo que pudesse se defender.
 Indignado e todo machucado ele foi até o quarto onde Jesus havia se instalado tirar satisfações:
 - Se o Senhor estava aqui, por que deixou o Diabo me bater desse jeito e não me protegeu?
 E Então Jesus respondeu:
- O que esperava que eu fizesse? Moro no quartinho dos fundos, você me pediu para ficar aqui e eu fiquei.

- Então , façamos o seguinte, vou colocar o Senhor num dos quartos da frente, está bem?
- Está ótimo - respondeu Jesus
Naquele mesmo dia, Jesus se instalou no novo quarto.
Quando chegou a noite, mais uma vez alguém bateu à porta e o dono da casa foi atendê-la.

Era o Diabo novamente, e deu outra surra naquele pobre homem.
Mais uma vez ele foi até o quarto de Jesus, saber o que estava acontecendo:
- O Senhor estava aqui e não me defendeu. Por que?
- Porque você me disse para ficar aqui.
- Sendo assim é melhor o Senhor ficar com a casa toda.

- Como quiser, respondeu Jesus que dali em diante passou a ocupar toda a casa.
Algumas noites tranqüilas se passaram, depois adivinhe quem bateu à porta?
Mas dessa vez as coisas foram diferentes, logo que a porta se abriu e Jesus perguntou o que desejava, logo ele respondeu:
- Acho que me enganei de casa! - e saiu correndo pra nunca mais voltar.
 Muitas vezes agimos como aquele homem.
 Deixamos Jesus em um cantinho escondido de nossa vida e quando vem os problemas, as tentações, ficamos ali, esperando que Ele faça alguma coisa.

 Mas para que possamos vencer as tentações do dia à dia, é preciso aprender a deixar que Jesus “tome conta de toda a casa”.
 E quando vierem as adversidades, Ele não vai permitir que nada de mal nos aconteça.


Deus abençoe sua vida!

Macarrão na Panela de Pressão muito Rápido



Ingredientes
  • 1 pacote de macarrão pene
  • 1 caixa de molho pronto
  • 1 lata de creme de leite
  • 4 copos de água
Como fazer
Coloque em uma panela de pressão os quatro copos de água, deixe esquentar, coloque o macarrão, dê uma mechidinha pra ele não grudar, e coloque o molho pronto. Tampe e deixe pegar pressão, (quando começar a fazer barulho), conte três minutos, tire a pressão, e ponha o creme de leite. Coloque em um refratário, com um queijinho por cima, e está pronto um macarrão delicioso, que pode ser servido com uma carne, e saladinha básica.
Ótimo para quem quer algo rápido e prático. Se colocar mais água que isso, fica muito ensopado.

Como fazer Macarrão - Receita Básica

Como fazer macarrão - pode parecer fácil, mas existem seus mistérios! Esta receita vai te mostrar como não errar na hora de preparar esta delícia!
Ingredientes
  • Massa
  • 1 pacote(s) de espaguete
  • 5 litro(s) de água
  • 1 colher(es) (sobremesa) de tempero alho e sal
  • 1 colher(es) (sopa) de óleo de soja
  • Molho
  • 1 caixinha(s) de molho de tomate
  • 3 colher(es) (sopa) de manteiga
  • Montagem
  • quanto baste de queijo ralado
Como fazer
  Massa

Ferva a água, com o tempero de sal e alho e o óleo.
Quando a água estiver fervendo, coloque o macarrão aos poucos, para não parar a fervura. Quando acabar de colocar o macarrão na panela, comece a contar o tempo de cozimento, indicado pelo fabricante na embalagem, geralmente esse tempo é de 8 a 12 minutos. Mexa de em quando, para evitar que os fios de macarrão grudem.
Terminado o cozimento, apague o fogo, separe 2 conchas da água do cozimento do macarrão e reserve.
Para 2 porções de macarrão reserve 1 concha da água do cozimento, para o pacote inteiro (500g), reserve 2 conchas Coloque um copo de água fria na panela, mexa com a colher de pau e coe o macarrão, imediatamente, no coador de macarrão. Se o macarrão ficar na água quente, vai continuar cozinhando, e vai empapar. A água fria é usada para parar o cozimento. Nunca lave o macarrão, se lavar o macarrão esfria e perde o sabor.
Molho
Enquanto cozinha o macarrão, coloque o molho com a manteiga em uma panela pequena, e aqueça em fogo brando.
Quando o macarrão ficar pronto, misture 2 conchas da água do cozimento do macarrão reservada, no molho, deixe ferver e apague o fogo.
A manteiga e a água do cozimento do macarrão farão que o molho seja absorvido pela massa, e fique grudadinho na massa.
Montagem
Coloque omacarão cozido e escorrido em uma travessa, coloque o molho por cima, mexa ligeiramente e sirva, acompanhado de queijo ralado. Sirva o macarrão bem quente.


Lasanha de Queijo e Presunto - Muito Rápida



Se foi pega de surpresa, ou está com pressa ou até com preguiça, esta receita de lasanha de queijo e presunto vai salvar o seu dia! Com poucos ingredientes e de preparo muito rápido vira uma lasanha deliciosa!
 
Ingredientes
  • Molho
  • 1 caixinha(s) de creme de leite
  • 1 pacote(s) de mistura para sopa creme de cebola
  • quanto baste de massa para lasanha
  • 400 gr de presunto sem capa de gordura
  • 400 gr de mussarela
Como fazer Molho
Em 900ml de água filtrada, junte o creme de cebola em uma panela e mexa até começar a ferver. Apague o fogo e misture o creme de leite mexendo. Enquanto isso, coloque a massa para cozinhar. Coloque num refratário, o molho, uma camada de presunto e uma de queijo e a massa; vá repetindo as camadas até acabar. Termine com uma camada de queijo e uma de molho. Leve para gratinar.

Massa de Panqueca Perfeita!



12 avaliações -
Esta é uma receita de massa de panqueca super aprovada por quem já preparou. Aproveite a dica e faça na sua casa!
Ingredientes
  • 2 1/2 copos de leite (copo de requeijão)
  • 4 ovos
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa rasa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 3 colheres (sopa) de óleo
Como fazer Bata tudo no liquidificador. Despeje pequenas quantidades em uma frigideira anti-aderentel. Quando começar a desgrudar as bordas, coloque uma espátula sob a panqueca e vire-a. Ela fica super fácil de virar. Não precisa colocar óleo na frigideira, porque na massa já tem.O óleo dependerá da sua frigideira. A minha não tem bordas, é reta. Só a uso para fazer crepes e panquecas. O recheio fica à gosto. Pode ser salgado ou doce, dependerá de sua criatividade e de seu orçamento. As panquecas ficará´mais saborosa se colocarmos um creme branco ou rose sobre elas, com queijo ralado polvilhado e colocar para gratinar.
Se for doce, despeje sobre elas caldas, daquelas prontas a gosto.

Torta de Chocolate com Coco


118 avaliações -
Ingredientes
  • 1 Litro de leite
  • 4 Colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 Ovos
  • 2 Pacote de coco ralado
  • 1 Lata de leite condensado
  • Calda
  • 7 Colheres (sopa) de achocolatado
  • 2 Colheres (sopa) de manteiga
  • 1 Lata de creme de leite
  • Ramos de hortelã para enfeitar
Como fazer Bata os ingredientes no liquidificador.
Coloque-os em uma panela e leve em fogo baixo para cozinhar.
Mexa sem parar até o creme ficar com consistência pastosa.
Coloque em um refratário umedecido e reserve.
Calda
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que se dissolvam completamente
Coloque-os por cima do creme e leve à geladeira por 6 horas
Polvilhe com achocolatado e decore com hortelã

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Filmes pornô gospel

O Blog do Pavarine publicou a mais nova invencionice gospel. Em nome de uma pseudo-espiritualidade, surge retumbante em nosso Brasil varonil, o movimento pornô gospel, onde filmes eróticos serão produzidos para “educação” do povo de Deus. Segundo os organizadores da indústria cinematográfica “porno-cristã”, os filmes produzidos devem ser fundamentados no "maior respeito". Para tanto eles estabeleceram regras como:

•"Retratar só casais matrimonialmente ligados em atos sexuais. Isto significa que quaisquer parceiros sexuais, em uma produção pornô cristã devem ser marido e mulher, dentro e fora da tela. Todos os agentes devem ser casados na vida real e retratarem a vida real. E eles só devem ter relações sexuais com seus cônjuges."

• "Retratar o sexo dentro de contexto de um casamento cristão. Devem-se aparentar através das ações, comportamentos e fala dos personagens retratados que são cristãos e que levam um estilo de vida cristã, e tem um casamento no qual sua fé é o ponto principal. Isto pode ser ilustrado em uma variedade de formas, com cenas mostrando por exemplo, um jovem orando em conjunto e estudando a Bíblia e freqüentando a Igreja ou realizando funções na Igreja e outras cenas relativas a um outro casal cristão fazendo sexo fora do seu quarto."

• "Não deve haver sexo extraconjugal, a não ser que seja para ilustrar as quedas de adultério. Os casais, em uma produção pornô cristã nunca devem ter relações adúlteras, a menos que seja para demonstrar que eles e seus parceiros sofrem e são punidos pelos seus pecados."

Além disso, O Cristianismo pornô traz a realidade da igreja de Cristo diversas práticas sexuais tidas como sodomitas, ménage a trois (sexo a três), sadomasoquismo, fisting, nudismo só para citar alguns, como sendo um presente de Deus para nossas vidas.

Pois é, definitivamente chegamos ao fundo do poço. Recuso-me a acreditar que pessoas ditas cristãs promovam este tipo de obscenidade. Tenho plena convicção que práticas como estas se opõem veementemente a mensagem do Evangelho de Cristo Jesus. Cabe a Igreja de Cristo um posicionamento audacioso diante da promiscuidade que tomou conta do nosso país. Sem sombra de dúvidas não devemos nos curvar diante da imoralidade que tem destruído parte da sociedade brasileira.
Como já escrevi anteriormente fomos chamados pelo Senhor a vivermos de modo absolutamente diferente dos que compõem esta geração. Compromisso com a moral, decência e santidade devem fazer parte da vida daqueles que nasceram de novo, levando-nos a exalar sobre os que se encontram em estado de putrefação espiritual o bom perfume de Cristo.

Maranata!
Renato Vargens

terça-feira, 16 de julho de 2013

A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA

Neemias 8.10c "...porque a alegria do SENHOR é a vossa força."

Sabemos hoje que os filhos que mais recebem dádivas de seus pais são aqueles que demonstram mais, educação, obediência, respeito, são sensíveis à vontade dos pais, agradáveis no trato, etc. Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” (PV 10.1 )

Mediante isto, podemos notar que estes filhos provocam em seus pais uma reação, podemos assim dizer de alegria, que como resultado obtêm apoio ( força ) em tudo o que necessitarem.
No texto que acabamos de ler, Neemias tenta alegrar o povo: "Não vos entristeçais, pois a ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA".
Consideremos então:

a)      Duas pessoas estão envolvidas   »    Deus e você;
b)      Há uma ação   »    A Alegria do Senhor;   
c)      Há um resultado   »    Vossa força.

Entendemos então que se provocarmos em nosso pai celestial a alegria, teremos como resultado da mesma: “FORÇA”. Mas força pra que? Pra sairmos e batermos no primeiro que encontrarmos pela frente? Força pra nos acharmos os valentões do pedaço e sair distribuindo socos e bordoadas? NÃO!
O resultado obtido com a alegria do Senhor é a nossa FORÇA ESPIRITUAL, FORÇA SENTIMENTAL, FORÇA MATERIAL, a força que o Senhor nos dá é uma armadura com a qual podemos resistir nos dias maus.
Porém para provocarmos esta alegria em nosso pai celestial, é necessário tomarmos algumas atitudes, assim como fazemos com nossos pais terrenos.

  1. ARREPENDIMENTO DE PECADOS – ( Lc 15.7 )
Há alegria no céu quando nos arrependemos de nossos pecados. Pecados esses cometidos contra a santidade de Deus e contra o nosso próximo.

  1. FÉ E TESTEMUNHO – ( Hb 11.5,6 )
Enoque tinha fé, e alcançou testemunho de agradara a Deus, porque não andava segundo os costumes dos homens, porque não andava segundo a carne ( Rm 8.8 ).
Mas como alcançar de Deus testemunho? ( Ver. Ef 5.1-10 ).


  1. TEMER A DEUS E TER ESPERANÇA EM SUA MISERICÓRDIA – ( Sl 147.11 )
Temer a Deus significa também respeitar os homens de Deus na maneira de falar e pensar ( Is 9.17 ).
( Ler 2Cor 5.6-10; Hb 12.28,29 ).

  1. ANDAR EM RETIDÃO  - ( Sl 5.4 )
Retidão Moral ( Pv 11.1 ); Retidão de Coração ( Pv 11.20 ); Retidão de Lábios ( Pv 16.13 ).
Quantos podem falar como Jô “Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade” ( Jó 31.6 ).
  1. PRESTAR A DEUS VERDADEIRO CULTO – ( Gn 4.4 )
Deus tem alegria quando prestamos a Ele um culto com devoção, sinceridade, respeito e adoração.

  1. ORAÇÃO – ( PV 15.8 )
Nosso pai Celestial sente-se muito alegre quando em oração falamos com Ele.
É na oração que conversamos com Deus, É na oração que temos o momento perfeito para conversarmos, aprendermos, perguntarmos, esclarecermos mais sobre tudo o que nos aflige.

  1. FALAR DE JESUS AOS PERDIDOS – ( Lc 15.6 )
Essa é nossa primordial missão aqui na terá, Falar de Jesus aos que ainda por razões diversas não ouviram ou não tiveram o privilégio de ouvir falar d’Ele, que é o autor da nossa fé. E quando somos filhos obedientes a vontade do Pai, alegra o seu coração.


CONCLUSÃO
Promova a partir de hoje a alegria no coração de Deus, assim como o filho pródigo promoveu no coração de seu pai alegria quando este retornou para sua casa.
O reconhecimento de seus erros junto ao pai lhe proporcionou uma roupa nova, um anel, sandálias, alimento e vida.
Provocando a alegria no coração de nosso Deus teremos então em nossas vidas:
FOÇA ESPIRITUAL, FORÇA SENTIMENTAL e FORÇA ESPIRITUAL.


Deus abençoe sua vida!

8 alimentos que atrapalham a dieta sem você perceber. Parte 1

granola_dietaesaude

É preciso ter cuidado com os alimentos que tentamos incluir na dieta ma tentativa de substituir aqueles mais calóricos, como as massas, pães e açúcares. Alguns, embora não aparentem, podem se tornar o vilão de nossas dietas sem que percebamos. Observe a Lista:

 1. Granola 

Essa mistura de cereais e grãos contém muito açúcar e outros componentes também calóricos. Se você não conseguir evitá-la, opte pela granola diet ou light; pois, segundo os nutricionistas, a granola, embora saudável, é bastante calórica: uma porção de  100 g de granola tem 421 calorias. Só comparando, 1 pãozinho francês tem, em média, 140 calorias. Às vezes, na tentativa de substituir as massas, optamos por alimentos mais calóricos ainda.

2. Água de sabor 
Essas bebidas possuem muitos aditivos químicos. A composição delas é bem semelhante as dos refrigerantes. Não fazem nenhum bem à saúde e ainda podem conter açúcares em excesso. O nosso organismo precisa de água para se manter hidratado e desempenhar bem suas funções. Mas, prefira a água pura, filtrada. Evite bebidas com produtos industrializados.

3.  Molhos  e temperos de saladas

Legumes e verduras devem ser consumidos crus e bem mais próximos do natural possível. Ou seja, evite exagerar nos molhos e temperos calóricos. Prefira ingerir saladas com temperos mais simples e leves.  Molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons (mini-torradinhas, tipo salada Caesar) devem ser evitadas porque, com esses complementos, elas podem se tornar tão calóricas quanto as massas e carboidratos que tentamos evitar.

4. Frutas

Você pode está se perguntando o porque de incluir as tão bem-vindas frutas nessa Lista. Mas, observe bem: se o seu programa de emagrecimento possui um limite diário de açúcar, obviamente você não poderá exagerar em nenhum alimento que contenha açúcar em excesso. E, nem mesmo o açúcar das frutas, a frutose. Algumas frutas contém bastante frutose por unidade ou por porção de 100g. E, este açúcar será convertido em glicose e poderá resultar no acúmulo de calorias ou no aumento de peso. Em outras palavras, fruta também engorda. Por isso, atente-se à alimentação balanceada e escolha bem os alimentos. Manga, laranja e mexerica são exemplos de frutas “calóricas” devido ao alto índice de frutose (açúcar) que elas contém.



Fonte: www.dietaesaude.net

8 alimentos que atrapalham a dieta sem você perceber. Parte 2

sushi.dietaesaude

Alguns alimentos são mais calóricos que os convencionais e que estamos habitualmente acostumados a evitar. Quem quer seguir um planejamento ou dieta e emagrecer com sucesso, precisa estar atento a alguns detalhes que podem comprometer o seu plano.
Continuação da Lista de  alimentos que atrapalham a dieta sem que você perceba:
5. Açaí: 

É uma fruta muito rica em nutrientes  e minerais como cálcio, ferro, vitamina B1 e outros. Porém, o açaí é muito calórico: possui 248 calorias em 100 gramas. Além disso, as pessoas ainda adicionam complementos na hora de consumi-lo. Complementos como granola, banana, grãos,leite em pó e leite condensado deixam o açaí mais calórico ainda.  O problema é que muitas pessoas em dieta, substituem refeições por tigelas de açaí. Com isso, acabam por ingerir bem mais calorias que uma refeição simples com arroz, feijão e uma carne, por exemplo.

6. Refrigerante light ou zero: 

Eles não possuem calorias. Mas, possuem adoçantes artificiais, o grande problema; além de prejudiciais à saúde, os adoçantes possui substâncias que despertam um forte desejo de comer doces. Existem estudos que comprovam essa relação e comprometem o resultado das dietas. Refrigerantes de qualquer tipo devem ser evitados. São  apenas misturas químicas sem nenhum valor nutricional e com substâncias nocivas ao organismo.

7. Barrinhas de cereais:

Mesmo as barrinhas de cereais na versão light possuem calorias. Elas têm, em média, de 60 a 140 calorias. Dependendo do fabricante e do sabor, melhor evitá-las ou não abusar desse tipo de alimento. Barrinhas de cereais com cobertura de chocolate ou de amendoim são bem calóricas.

8.  Sushi e outras comidas japonesas: 

O sushi é bem calórico, embora não aparente.  Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz (amido) e é servido com recheios extremamente calóricos como  queijos, requeijões e outros.  Outras opções de pratos orientais fritos ou shimeji, por exemplo,  são também vilões de dietas porque cada unidade tem, em média, de 50 a 100 calorias. O problema é que, como são pequenos, são consumidos em várias unidades de uma única vez.  Com isto, a pessoa não percebe o volume de calorias ingeridas.



Fonte: www.dietaesaude.net
 

Por que algumas pessoas não emagrecem e outras nunca engordam?

Algumaspessoasnaoemagrecem_Dsaude (1)

Muitas pessoas reclamam do metabolismo lento e, por isso não conseguem se livrar do excesso de peso.

Mas, o contrário também acontece e algumas, por mais que comam alimentos com calorias em excesso, não conseguem engordar porque o seu metabolismo é muito acelerado. O que há de tão especial no metabolismo humano que influencia tão fortemente no gasto de energia e resulta nessas diferenças?

Resumidamente, precisamos entender como funciona o metabolismo. Por que pode ser lento ou acelerado, além de normal? Por que e como ele influencia no ganho de peso ou na magreza?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontecem no interior das células para que as moléculas sejam transformadas em nutrientes que o organismo necessita para sobreviver e desempenhar bem as suas principais funções.

Mas, as reações químicas que ocorrem em nosso corpo dependem de energia. Essa energia para as reações químicas tem origem (indiretamente) nos elementos presentes na alimentação: a energia vem principalmente dos carboidratos (glicose dos açucares e do amido) e das gorduras, também presentes em nosso tecido adiposo.
Então,você já dever ter compreendido que quanto mais reações químicas acontecerem no corpo, maior será o gasto de energia, certo? E, uma das formas de gastar energia é exatamente a realização de atividades físicas porque os exercícios, principalmente nos músculos, aceleram as reações químicas e aumentam o gasto de energia. Porém, na fisiologia normal do organismo, algumas proteínas de transporte molecular também exigem energia para as suas funções. São as chamadas bombas de sódio-potássio, bombas de cálcio e uma enzima chamada termogenina.

Essa última, a termogenina, faz o transporte de elétrons e libera calor durante o processo, daí o nome de termo (calor) e genina (geradora).

Geralmente, as diversas reações químicas acontecem numa velocidade normal e as bombas de sódio-potássio, as bombas de cálcio e as termogeninas permanecem normalmente ativas e consomem energia até com a pessoa parada, em absoluto repouso. Isso ajuda a entender porque se gasta energia até enquanto dormimos: há consumo energético para a realização das funções vitais: respiração, batidas do coração, etç. 
Nesse caso, pode-se dizer que o metabolismo da pessoa é normal.

Certos indivíduos têm dificuldades de emagrecer ou de engordar porque o metabolismo delas responde de forma diferente às ativações dessas bombas de sódio e de potássio e possuem menos ou mais termogenina.

A quantidade de termogenina depende da herança genética; logo, o corpo não pode mudar isso. Pesquisadores concluíram que alguns indivíduos aumentam bastante o gasto energético quando consomem calorias em excesso, o que impede o acúmulo significativo de gordura corporal. Assim, os “sortudos” que possuem mais termogenina dificilmente vão ganhar peso.

Vale lembrar que essa proteína é produzida mais intensamente na infância para ajudar no controle da temperatura corporal da criança. Na vida adulta, ela ajuda no controle fisiológico acelerando as reações químicas do metabolismo.

Existem pesquisas que objetivam a produção sintética da termogenina. Mas, por enquanto, ninguém conseguiu nem isolá-la em laboratório. O dia que a Ciência conseguir esse avanço, pode-se dizer que estaremos bem próximos da cura da Obesidade.



Fonte: www.dietaesaude.net