terça-feira, 24 de setembro de 2013

Respostas para grandes problemas da vida

Como posso vencer o desânimo?


Vale a pena fazermos uma breve retrospectiva sobre o estudo passado. Falamos sobre “Como podemos desfrutar da paz interior?” Isto porque, vivemos num mundo tenso e nervoso. Esta tem sido chamada a época da ansiedade. E, ficar ansioso, não ajuda, somente dificulta e ainda, é “porta de entrada” para muitos males. Tivemos como figura principal a vida Moisés. Examinando a vida de Moisés podemos colher preciosos conselhos para que também não nos tornemos pessoas, irritadiças, tensas, ansiosas.
Nesta semana, falaremos de “Como podemos vencer o desânimo?”. Poderíamos dizer que o desânimo é uma “doença” terrível. Primeiro, porque é universal. Todos nós ficamos desanimados. Ricos, pobres, homens, mulheres e até crianças ficam desanimados. O desânimo é comum. Até os cristãos ficam desanimados. Segundo, porque é recorrente. Podemos ficar desanimados muitas vezes. Não é algo que acontece apenas uma única vez. Terceiro, porque é altamente contagioso. Em alguns casos, outras pessoas ficam desanimadas quando também estamos desanimados.
O desânimo tem sido um sentimento pelo qual muitos têm se tornado inoperantes, imóveis. Estagnados, paralisados. Muitos têm abandonado sonhos e projetos pessoais por causa do desânimo. Não é por acaso, que o desânimo é um assunto por demais importante para ser entendido e avaliado, até porque cresce o número de pessoas desanimadas. Quem ainda não passou pelo desânimo?
Quando falamos sobre depressão, tivemos Elias como foco. Quando o assunto fora paz interior, Moisés foi o personagem central. Agora, chegou a hora de Neemias. Ele enfrentou muitas dificuldades para reconstruir os muros de sua cidade (Jerusalém): (a) Pessoas “torcendo contra”; (b) Pessoas caluniando e etc. E, não bastassem estas dificuldades, teve que enfrentar a temática do desânimo.
Portanto, através da vida de Neemias poderemos perceber as causas que levam o desânimo e também como vencer este sentimento? Vejamos…
Antes, é importante perceber como Neemias se envolve nesta tarefa de reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Neemias era líder de um grupo de judeus que havia retornado da Babilônia para Israel. Fora um projeto ambicioso. Um projeto importante. Pois, os muros de Jerusalém representam a defesa da cidade. E, uma cidade com os muros caídos, significava vulnerabilidade, fragilidade diante dos inimigos. Assim estava Jerusalém, vulnerável e frágil. Portanto, a chegada de Neemias traz motivação, aqueles que já estavam desanimados.
Neemias, portanto é referencial de (a) motivação, (b) determinação e (c) cooperação. Desta forma, vejamos um episódio, onde todos já estavam empenhados em reconstruir os muros e de repente, o desânimo começou a contaminar os corações. Vejamos…
Texto bíblico: Neemias 4.10-15
Contexto e explicação:
O capitulo 4 de Neemias mostra porque as pessoas ficam desanimadas e como podem superar esse desânimo – mostra o que fazer quando se tem vontade de desistir. Portanto, vejamos as causas que levaram ao desânimo o povo:
(a) Estavam cansados: “Os trabalhadores já não têm mais forças…” (Números 4.10a) – A primeira causa de pessoas desanimadas é a fadiga. Eles haviam trabalhado por um longo tempo e estavam fisicamente exaustos. Estavam simplesmente cansados – física e emocionalmente esgotados;
(b) Estavam frustrados: “…ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro” (Números 4.10b) – Pessoas ficam desanimadas por causa da frustração. Estavam desanimados e frustrados por causa do entulho. Perderam o alvo de vista porque havia tanta sujeira que não sabiam como chegar ao que realmente interessava para eles;
(c) Estavam com medo: “…nossos inimigos diziam…” (Números 4.11) – Pessoas ficam desanimadas por causa do medo. Aqueles que estavam envolvidos na construção ficam com medo da oposição e por isso, temeram.
A reconstrução estava indo de forma positiva e crescente. Todos estavam alegres e profundamente envolvidos. Os primeiros tijolos foram colocados, houve uma alegria contagiante. Cada qual fazia sua parte e assim o muro estava sendo erguido. Contudo, nem todos compartilhavam do mesmo ideal. Haviam pessoas contra. Na verdade, era um grupo de pessoas que tentavam minar e frustrar a reconstrução dos muros, provocando desânimo.
Assim, qual o antídoto contra  desânimo? Neemias sabia o que estava desanimando as pessoas e, por isso, tomou as ações corretas para corrigir o problema. Há, pelo menos, três princípios usados pelo sábio líder Neemias para enfrentar o desânimo. Vejamo-los:

1- Encontre uma maneira melhor
Neemias utilizou o princípio da reorganização: … posicionei alguns do povo atrás dos   pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, arma­dos de espadas, lanças e arcos” (Números 4.13). Diante do abatimento do povo, Neemias disse: “Vamos organizar as coisas. Vamos estabelecer um novo sistema aqui. Este grupo vai para lá, este outro fica aqui e o problema será solucionado.”
O primeiro princípio para vencer o desânimo é este: reorganize sua vida. Quando ficamos desanimados, temos a tendência de abandonar nossos objetivos. Diante dos percalços que encontramos ao longo do caminho, imaginamos que parar é a melhor coisa a fazer. Contudo, diante de tais circunstâncias, precisamos desenvolver um novo modo de agir, assim como Neemias fez. Ficar  desanimado não significa necessariamente que algo esteja sendo feito erradamente. Pode-se estar fazendo a coisa certa do modo errado. Era errado os judeus reconstruírem os muros? Não; era a coisa certa a fazer. Mas eles estavam fazendo o certo da maneira errada e, em conseqüência disso, ficaram desanimados.
Diante dos problemas o melhor não é entregar-se ou desistir. Mas, encontrar uma nova maneira de realizar. Uma nova atitude. Uma nova abordagem. Há sempre caminhos que podem ser trilhados. Onde existe necessidade para reorganização? Tempo? No planejamento semanal? Livre-se do que está atrapalhando, dos “entulhos” e do que não tem importância, das coisas que estão consumindo o tempo. Depois, reorganize e então, volte a trabalhar na direção do objetivo principal.

2- Lembre-se de seu líder
De que outra forma é possível superar o desânimo? Lembrando-se do Senhor. Vejamos a declaração de Neemias: “… Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível…” (Números 4.14).  O que significa “…lembrem-se do Senhor?”  Significa reconsagrar-se a Ele. Significa dedicar sua vida mais uma vez a Ele. Significa aproximar-se de Seu poder espiritual.
Do que especificamente precisamos lembrar? De pelos menos 3 coisas:
(a) Lembre-se de Sua bondade – quando nos lembramos das coisas boas que Deus realizou, isto nos traz ânimo. (Leia Lamentações 3.21);
(b) Lembre-se da presença de Deus – o fato de nos lembrarmos da presença maravilhosa de Deus, nos traz a certeza, que estamos seguros e cuidados em Suas mãos. (Leia Hebreus 13.5);
c) Lembre-se do poder de Deus – Deus nos concede forças e capacidade para superar as tribulações e dificuldades (leia Filipenses 4.13). Quando estivermos pressionados pelo desânimo, precisamos tirar nossos pensamentos das circunstâncias e colocar no Senhor (leia 2Coríntios 4.18), pois as circunstâncias deprimem e desanimam.
Neemias desafiou o povo a olhar para o Senhor e assim, os encorajou. Diante do desânimo é sempre oportuno termos nossos olhos em Deus, pois Ele é nosso auxílio (Salmos 50.15) e também socorro (Salmos 121.1-8).
Somos igualmente desafiados a não sucumbir ao desânimo, ainda que estivermos pressionados de todos os lados, contudo, “… se Deus é por nós, quem será contra nós? (Leia Romanos 8.312Coríntios 4.8-9). Nossos olhos precisam estar fito em Deus e lembrar-nos que em Deus somos mais que vitoriosos (Romanos 8.37-39).

3- Lute, apesar das aparências
De que outra forma podemos lutar contra o desânimo? Resistindo a ele: “… Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.” (Números 4.14). O que Neemias esta dizendo? “Não se rendam ao desânimo sem lutar. Resistam ao desânimo.”
A Bíblia ensina que nós, cristãos, estamos numa batalha espiritual, numa guerra. Estamos num conflito sobrenatural, num combate contra as forças do mal. A Bíblia diz que o diabo é o acusador dos cristãos (leia Apocalipse 12.10). A acusação é uma de suas armas; que tem como intenção desanimar os cristãos. O diabo sabe que nossa eficácia é neutralizada quando estamos abatidos; assim, ele faz tudo o que pode para nos desanimar. Tiago diz: “Resistam ao diabo…” (Tiago 4.7). Resistam a ele e aos seus pensamentos negativos.
Apesar de o desânimo ser uma possibilidade na vida do cristão, isto não significa que o mesmo vá ficar sob as “algemas” do desânimo. Pessoas notáveis simplesmente se recusam a ficar desanimadas. Elas não sabem desistir. Elas nunca abandonam a luta, mesmo quando estão cansadas, frustradas, tenham falhado e estejam com medo. Pessoas notáveis são pessoas comuns com uma quantidade extraordinária de persistência. Elas simplesmente permanecem e nunca desistem (Hebreus 10.39).
Vimos isto, na história do copeiro (Números 1.11), que se tornou um dos grandes líderes de Israel. Mesmo enfrentando a dureza e resistência de pessoas que não desejam ver a reconstrução dos muros da cidade, e assim tentaram de todas as formas perverter e amedrontar aqueles que estavam engajados juntamente com Neemias na tarefa da reconstrução, houve uma coragem e perseverança nos momentos cruciais, vencendo assim todo o desânimo.

0 comentários:

Postar um comentário