sábado, 22 de novembro de 2014

Lugar de repouso

Lugar de repouso (Sl 42.5a.)

   
  O cansaço na vida é generalizado e se entramos no círculo vicioso da religiosidade, conforme abaixo, também sentiremos um cansaço em relação a Deus e sua obra:


Essa engrenagem tende a neurotizar (adoecimento devido a um conflito psíquico) o penitente por causa da imagem distorcida de Deus (Hb 10.29). Qual é o caminho certo para corrigir a visão e entrar no descanso do Senhor para a alma?

1. É vir a Jesus aceitando a sua graça:

Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28)

Jesus chama para si a responsabilidade de aliviar o peso existencial do ser humano (Mt 11.30). E os que transcendem n’ Ele recebem a paz espiritual tão almejada pela alma sedenta (Fp 4.7). É só aceitar o convite daquele que já aceitou a todos imperfeitos (humanidade) sem discriminação (Jo 3.16).

2. É crer na sua obra através da sua graça:

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24)

Por trás do nome e da pessoa de Jesus há uma obra expiatória. Sendo que sua morte justifica a todo pecador que confiar em tal remissão (Rm 3.5-8), o que torna o condenado declarado e posicionado na condição de justo no aspecto legal (Rm 8.1). Isso quer dizer que as contas já foram debitadas em Jesus. A fuga e a vergonha, que o pecado causa, podem cessar para os que estão em Cristo, pois Deus se faz acessível a eles (Rm 5.1).

3. É viver nos seus caminhos pela graça:

Mas se andarmos na luz, como na luz Ele está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho nos purifica de todo pecado (I Jo 1.7).


Andar na luz é prestar atenção no Mestre (Jo 8.12), não se distraindo com os atrativos deste mundo (Rm 12.1). De posse desta revelação (II Co 4.6), há discernimento (I Co 2.13) e conscientização (I Co 1.18). Porém, se houver algum retrocesso, a ordem é “confissão” (I Jo 1.9), que abrevia simultaneamente a restauração para todo coração quebrantado (I Jo 2.12).

4. É ter a convicção de filho por causa da graça:

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai (Rm 8.15).

É a transferência do estado de alienação e hostilidade para o de aceitação e favor independente do desempenho (Gl 4.7), porque o Filho tem crédito com o Pai (Lc 15.20). Para tanto, se requer ousadia para crer na ousadia de Deus (Hb 10.19).
 
Conclusão

Esse caminho Cristo inaugurou com a sua vida (Hb 9.28). E o elemento comum em todo percurso é a sua graça (Tt 3.4-7). que é a expressão do amor, misericórdia e perdão de Deus em Jesus (Jo 1.17). Assim, dá-se a libertação do perfeccionismo, da vergonha, fuga, culpa, do medo e da religião, alcançando-se o descanso no Senhor (Sl 42.5b).
Perguntas

1. Você já se rejeitou por não conseguir ser totalmente perfeito? Hoje você consegue resolver isso em Deus?
2. A vergonha, causada pela imperfeição, gera rotas de fuga na sua vida, aumentando o complexo de inferioridade e sentimento de inadequação?

3. Como você tem resolvido a “culpa na sua consciência” por se descuidar e deslizar em alguns momentos para as trevas?

4. A imagem que tem de Deus te dá liberdade de relacionamento ou, há temores, por causa da condenação que possa sofrer?

5. Sua espiritualidade está mais para uma estrutura religiosa ou passa por salvação e senhorio de Cristo?
 
Por Pr. Sergio Mascarenhas    

0 comentários:

Postar um comentário