sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O QUE VOCÊ TEM GUARDADO EM SEU CORAÇÃO?


sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Provérbios 4.23.

Li algum tempo atrás a história de duas senhoras que, creio por terem algum distúrbio mental,  tinha um habito nada salutar: guardar lixo em casa, isso mesmo, essas senhoras além de guardarem em casa o lixo que elas mesmas produziam ainda saiam pelas ruas e traziam o lixo deixado por outras pessoas. Resultado: após anos desta pratica insana, viviam em uma casa lotada de sacolas de lixo, todos os lugares, em todos os cômodos, um verdadeiro lixão!
 

Até que um dia os vizinhos, incomodados pelo mau cheiro e pelos ratos e baratas produzidos pela presença do lixo naquela residência, resolveram denuncia-las a prefeitura que, pasmem!, foram retirados três caminhões de lixo lotados daquela casa resultado dos anos de acumulo por parte daquelas senhoras.
 

Quando leio provérbios 4.23. me lembro desta historia, pois a Biblia nos exorta a guardar o nosso coração, mas o que temos guardado em nosso coração? A Palavra de Deus quando fala aqui em coração se refere a totalidade do nosso interior, ou seja, mente, vontade ou desejos, sentimentos ou emoções, o nosso interior. E o que você tem guardado nele?
 

Assim como aquelas senhoras pouco a pouco durante anos acabaram lotando toda casa de lixo, transformando-a em um lixão, assim também muitas vezes, durante anos sem percebermos vamos aos poucos, através do que ouvimos, vemos, experienciamos, ajuntando uma serie de pensamentos, lembranças, sentimentos, emoções, desejos que não são bons, transformando nosso interior num verdadeiro “lixão” emocional que, como na historia, não só faz mal a nós, mas também prejudica a outros.
 

Sinceramente eu não consigo entender o que leva alguém a ter prazer em conviver em uma casa lotada de lixo, fétido, com ratos e baratos e todo tipo de nojeira, com também não consigo compreender com alguém consegue conviver com um interior, um coração cheio de más lembranças, rancores, magoas, desejo de vingança, desejos impuros, fétidos e ainda parecer se sentir bem com isso.
 

Você já teve a triste experiência de conversar com alguém que conta uma má recordação, que aconteceu muitos anos atrás, como se tivesse acontecido naquele momento? E a pessoa parece que ainda conta com satisfação, muitas vezes uma historia de magoa, de relacionamentos que foram cortados, feridas que foram abertas, mas aquela pessoa guarda isso, como uma bolsa de lixo dentro de casa, pois neste episódio, “ele saiu com a razão”.
 

Quanta gente hoje é atormentada por doenças físicas, psíquicas e até espirituais, vive intranquila, tem problemas de nervos, toma calmantes, ou em outros casos,  luta contra desejos sexuais descontrolados, ira descontrolada, dificuldades de relacionamento etc por que insistem em guardar em seu interior as “bolsas de lixo” das más lembranças, dos pensamentos, sentimentos e desejos apodrecidos, inúteis, fétidos.
 

O que você tem guardado em seu coração? 
Que tipo de lembranças? 
Que tipo de pensamentos? 
Qual tem sido a qualidade dos sentimentos e desejos que você tem nutrido em seu coração? 

Não transforme o seu coração, o seu interior em um lixão! 

Não deixe que aquilo que você ouve, vê ou experiência contamine o seu interior, guarde o que for bom e o que não é, o que não edifica, o que não produz paz, não traz fé, comunhão com Deus e com o próximo, o que for emocional e espiritualmente “fedido”, faça o seguinte: coloque numa sacolinha e bote na rua para o caminhão de lixo levar!
 

Que o amor e a graça de Deus estejam contigo!

André Senhorino.

0 comentários:

Postar um comentário