quinta-feira, 29 de maio de 2014

OBSERVAI OS SINAIS


E, certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, por que é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.... Então aparecerá um sinal no céu do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
Mateus 26. 6 e 30

A nossa existência é marcada por sinais. Eles estão presentes aonde quer que vamos, já parou pra pensar? Imagine as grandes cidades globais, São Paulo e Rio de Janeiro sem qualquer sinalização, seriam o caos.

Os sinais estão espalhados por aí, e querem nos dizer alguma coisa. É impossível andar sem percebê-los, pois estes se mostram desde que acordamos. Logo ao amanhecer, os primeiros raios de sol indicam que, mais um dia já nasceu, assim como, ao entardecer, os últimos raios anunciam a todos que a noite se aproxima.

Jesus já esteve nessa terra, e sua vinda foi marcada por sinais: O anjo apareceu a Maria dizendo que ela era bem-aventurada, os pastores que estavam no campo, também receberam a visita inesperada do anjo e os reis magos, homens estudiosos, observaram a estrela que se movia e os conduziu ao bebe numa manjedoura.

Assim como sua primeira vinda teve estes sinais, o regresso de Cristo mostra-se evidente. As mazelas humanas se avolumam: Guerras, fome, destruição do ambiente em que moramos, terremotos e tantas outras, que ficaríamos aqui listando o dia todo. Mas estes sinais servem para que você e eu pensemos não no amanhã, mas no hoje. E se Cristo vier hoje? Certamente Ele virá, e com grande poder e muita glória como diz sua palavra, muitos naquele dia se lamentarão e se arrependerão das oportunidades perdidas.
Hoje, é o dia para pensarmos naquele evento que se aproxima, onde somente os crentes em Jesus Cristo terão o privilégio de estarem com Ele pelos séculos dos séculos, Amém.
fonte: www.caminhoseveredastk.blogspot.com.br

VIVENDO CONFORME AS APARÊNCIAS

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
I Samuel 16:7
Quando o dia amanhece com um céu azul, com poucas nuvens e um sol divinamente morno e agradável, dá-nos a esperança de que aquele dia será um dia maravilhoso.

Quando uma fruta nos parece linda, cheirosa, macia, a boca se enche d’água e o estômago ganha uma fome insaciável. E ela parece incrivelmente deliciosa.

Quando assistimos um trailer de um filme, que ao nosso ver é muito bom: os olhos querem assisti-lo, a mente deseja conhecer a história e a curiosidade arde por vê-lo. Ele parece ser fantástico, imperdível.
Já reparou como as sensações querem dominar nossas vidas, como a aparência ou a impressão que temos das coisas tentam a todo custo nos dominar, levar-nos a seguir um caminho que é regido pelas emoções.

Quando Samuel, por ordem de Deus, foi a Belém para ungir o novo rei de Israel, ele não sabia a quem Deus tinha escolhido, só conhecia o nome de seu pai, Jessé. Ao ver os filhos do homem, o profeta logo fez sua escolha: o mais forte, o mais belo, o mais alto. Dessa forma nós agimos todos os dias, em nossas escolhas diárias, julgamos segundo a aparência, as sensações, os sentimentos.
O que Deus quer nos ensinar é que precisamos ter uma visão espiritual da vida, para que possamos julgar todas as coisas com discernimento e sabedoria.

Só a visão de Deus consegue desvendar com clareza os mistérios da vida.

A MULHER SAMARITANA


Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

João 4.15

Já era quase meio-dia, o sol escaldante espalhava pela estrada um calor insuportável, Jesus caminhava pela estrada com seus discípulos. De repente, avistaram ao longe, a cidade de Sicar, e para lá seguiram.

Parecia um dia normal, como outro qualquer, as pessoas daquela pequena cidade samaritana jamais imaginavam que naquele dia encontrariam com o Messias.

Os discípulos haviam saído para comprar comida e Jesus estava à beira do poço de Jacó, quando uma mulher vem tirar água, o mestre, então, fala-lhe da água viva que sacia toda a sede da alma humana, anuncia-lhe a vida eterna e proclama a entrada no reino de Deus.

Àquela mulher não compreendia o que significava a água viva, mas quando Jesus começou a revela-lhe os seus erros e falar-lhe da missão que o Pai lhe tinha dado, ela percebeu que quem falava com ela era o prometido Messias de Israel. E correu a anunciar a toda a cidade.

Já percebeu o que ocorre na vida de alguém que é realmente convertido? Como sua vida muda completamente! A mulher Samaritana é um exemplo dessa verdade incontestável. Agora, ela corre pela cidade anunciando que as pessoas venham conhecer e ouvir o Cristo de Deus.

Todo ser humano que tem um encontro com o Jesus Cristo jamais é o mesmo, porque toda vez que o Mestre se depara com alguém, essa pessoa tem que fazer uma escolha – obedecer ou não! Aceitar suas Palavras ou rejeitá-las.
 
fonte: www.caminhoseveredastk.blogspot.com.br

O CAMINHO DE DEUS


Faze-me, Senhor conhecer os teus caminhos, ensinam-me as tuas veredas.

Salmo 25.4

Quando visitamos pela primeira vez uma região, tudo nos é desconhecido, não sabemos onde encontrar um local, uma rua nem o que nos espera a frente, e, é comum pedirmos orientação ou informação de outras pessoas. Aliás, é a coisa mais sábia a fazer.

Quem não age assim, corre o risco de se perder ou de passar um longo período procurando em vão, ou pior nunca encontrar o que se está procurando.

No Salmo 25, Davi estava clamando ao Pai por auxílio, ele desejava que Deus o reconhecesse como seu adorador e servo e desse-lhe vitória contra os inimigos.

No entanto, ele sabia que para Deus se inclinar para um mortal, o homem precisa andar nos seus caminhos! Mas onde está o caminho de Deus?

Esta pergunta é difícil de responder, porque poucas pessoas neste mundo sabem verdadeiramente a resposta. Por isso, Davi clamava ao Pai: “Faze-me... conhecer os teus caminhos.”

No livro de Isaías, capítulo 55 e versículo 8, Deus afirma ao povo de Jerusalém: “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos”.
Quem deseja conhecer os caminhos de Deus, independente da religião, da cultura, da idade, do sexo, da posição social, deve trilhar o caminho da oração e clamar ao Pai: Ensina-me o teu caminho, mostra-me a tua vereda para que eu possa seguir sem o medo de está vivendo erradamente e de está trilhando o caminho dos homens.

Eu e você precisamos urgentemente estar analisando os nossos caminhos para termos a certeza que eles são os de Deus e só se consegue isto, através da leitura da Bíblia.
 
fonte: www.caminhoseveredastk.blogspot.com.br

QUEM DIZEIS QUE EU SOU


Em Marcos 8:27-29, Jesus abordou os discípulos com duas perguntas: A primeira foi Quem dizem os homens que sou eu?”. A segunda foi “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”.

Podemos concluir que ele quer nos ensinar que há dois modos de conhecê-lo. O primeiro modo é conhecer Jesus pelo que os outros dizem dele. O segundo modo é conhecer Jesus por nosso próprio esforço e vontade. O primeiro modo pode ser de grande ajuda para nos introduzir no caminho do conhecimento do Senhor, mas, o alvo de todo cristão deve ser o de ter uma resposta particular formulada em sua convicção pessoal sobre a pessoa de Jesus Cristo através de ouvi-lo.
Em João 4:42 “...Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”. Vemos hoje que muita gente tem uma certa preguiça de ouvir a Jesus – na Palavra. Ao invés disso preferem conhecê-lo através do que os outros dizem.

Interessante que no texto de Marcos ninguém dizia nada ruim de Jesus Cristo. Diziam que ele era João Batista, Elias, algum dos profetas – todas referências boas e respeitáveis. Porém com um problema grave: todas erradas. Hoje muitas pessoas, pastores e igrejas têm falado muito de Jesus. Falam coisas agradáveis, nada de ruim a respeito do Senhor: o Senhor é meu pastor; o Senhor salva; o Senhor é rei; o Senhor vai te dar um carro novo, uma casa nova, muito dinheiro, muita saúde, você não precisa sofrer nada nesta vida, pois ele já sofreu por você, etc. Nada de ruim na lista de coisas, porém, com o mesmo problema visto lá nos dias de Jesus: muita coisa errada! Sim, nem tudo o que dizem está errado, mas há erros, e isso é muito perigoso. Erros de deixar quem os ouve numa situação difícil, como está descrita em Mateus 7:23 – “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim...”.

Jesus Cristo quer que cada um de nós tenha uma resposta pessoal sobre ele. Resposta baseada nas Escrituras e não nas religiões, nos homens, nas igrejas, nos pregadores, etc. Pense que resposta você teria para o Senhor se ele aparecesse hoje e lhe perguntasse: “...Mas vós, quem dizeis que eu sou?”.

PEDRO FELIPE

DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ

Para que vos torneis filhos do vosso pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.
Mateus 5. 45
A nossa região é privilegiada. Temos a maior floresta equatorial do mundo, a maior quantidade de riquezas minerais e animais e contamos com a bacia hidrográfica do globo, a Amazônica.São muitas bênçãos, não?

Ao contrário de outras regiões do planeta, aqui na Amazônia ocidental as chuvas são abundantes. Essa umidade produz renovação. Alimentam os rios, os lagos, os reservatórios e mudam a paisagem tornando-a mais verde e pujante.

Às vezes, não lembramos de onde procedem todas essas riquezas. Indiscutivelmente, o grande idealizador de tudo é Deus. Ele na sua sabedoria, criou todas as coisas (inclusive a chuva) para também, revelar ao homem o seu cuidado.

Não importa o quanto a humanidade, ou parte dela, não acredite nisso, Deus, contudo, continuará mandando suas bênçãos sobre todos em forma de luz ( Sol ) e água ( chuva ) . E, o mais interessante é que, Ele não age como nós, recompensando apenas os merecedores, pelo contrário, os justos e os injustos, os maus e os bons, recebem de Deus chuva e outras bênçãos.

Isso é algo a se pensar, refletir e analisar, Deus se importa com você. Hoje muitos não acordaram sem contemplar as gotas e som da chuva, outros nem chegaram a acordar, e milhares não conseguiram chegar o fim do dia, e você, teve o privilégio de acordar, e chegar até o fim do dia, realmente Deus te livrou de todos os perigos que poderiam vir sobre sua vida.

Se você está lendo esta mensagem, já é um bem-aventurado, e não é por causa do excelente escritor (brincadeira), mas porque Deus te deu condições para realizar. Não esqueça, tudo vem Dele, inclusive o poder de salvar.

NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."
João 14.1

Esse versículo é sem duvida um dos mais lidos e ditados da Bíblia Sagrada, e nos traz uma mensagem motivadora, vindo de Alguém que mesmo sabendo o que em breve deveria lhe acontecer, mesmo assim ensinava seus discípulos a terem ânimo sempre, e em meio a tantas adversidades procurarem confiar no único que pode e tem prazer em ajudar: DEUS, na pessoa Bendita do Senhor Jesus Cristo.

Muitas vezes nos deparamos com momentos em que tudo parece estar contra nós, tudo parece colaborar para que as coisas não dêem certo, não é mesmo? Mas quando Jesus chamou seus discípulos para ensinar essa lição, Ele estava querendo dizer que apesar das circunstâncias parecerem as piores possíveis, é necessário que seu discípulo tenha em mente que em alguém se pode e deve confiar, que nem tudo está perdido, que há um caminho para solucionar qualquer que seja a situação em que o homem se encontre nesta terra.

Porém nós somos levados pela nossa natureza humana, que voltada para o pecado, nos torna fracos e vulneráveis às sucessivas investidas de nosso inimigo comum, o maligno diabo, que através das suas artimanhas tenta nos convencer de que "está tudo perdido, não tem jeito, e que Deus não vai mais olhar pra você, ou Ele está te punindo definitivamente porque você foi fraco e não soube sair dessa situação..." Mas se você continuar a leitura em João 14 vemos que Jesus dá real esperança a todo aquele que confiar em suas palavras de consolo e motivação.

Pense, é bem melhor ouvir Aquele que tem a maior experiência na dor, no sofrimento e na solidão do que ouvir os outros, pois Jesus experimentou tudo isso e mesmo sabendo antecipadamente tudo o que ia passar, não hesitou e foi até o fim, e esse fim resultou na sua morte na cruz. E apesar de tudo isso Ele quer te dar hoje a certeza de que tem um lugar especial para você, Ele tem uma palavra de motivação para sua vida, não importa o que esteja acontecendo, nunca duvide dAquele que tem autoridade para dizer: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." João 14.3

A PACIÊNCIA DE DEUS COM SEUS FILHOS


“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do senhor, para Társis;...”

Jonas 1:3

Acredito que poucas personalidades do Antigo Testamento são tão transparentes como o profeta Jonas. Podemos ver através dele, e não gostamos da maior parte do que vemos, talvez porque ele nos lembre muito de nós mesmos: Medroso, Egoísta, Vingativo e Orgulhoso.

O chamado de Jonas para servir como profeta foi renunciado e em conseqüência, ele seguiu por um caminho desastroso. Não sabemos por que ele decidiu fugir de seu compromisso de pregar em Nínive, mas podemos imaginar que o medo foi sua principal motivação. Ao invés de ficar parado, imaginou que se ele se colocasse a uma distância maior de Nínive, Deus desistiria e escolheria outra pessoa. Mas Jonas subestimou a determinação de Deus de que ele cumpriria sua missão, e isso é o erro humano.

Encontrando uma violenta tempestade no caminho para Társis, Jonas finalmente percebeu que lutar contra a vontade de Deus era inútil. Ele insistiu que fosse lançado ao mar, onde foi engolido por um grande peixe. Mesmo assim, Deus com paciência, usou esse tempo, como se fosse um confinamento, para Jonas ratificar o seu compromisso com Deus. Três dias depois foi liberado, pronto para começar o trabalho que fora chamado.

A paciência do Pai para conosco é maravilhosa, apesar de corremos e sermos rebeldes aos compromissos com Deus, Ele pacientemente nos corrige e nos coloca de volta ao curso. Mesmo assim não deveríamos testar a misericórdia de Deus, porque Ele também é justiça.
Deus é misericordioso...


Pedro Felipe

SER DIFERENTE


"Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve"

Malaquias 3.18

Já viu uma nota de real falsa? Ela é tão parecida com as originais que se a gente não prestar bastante atenção se confundirá e será lesado sem nem notar.

A Palavra de Deus nos relata no versículo acima que deve existir uma diferença entre os filhos de Deus, chamados de justo e o perverso.

No mundo em que nós vivemos, as pessoas pensam que só ir a uma igreja evangélica é o suficiente para estarem agradando a Deus - que grande engano! O versículo acima não fala nem em igreja, muito pelo contrário, aborda uma questão de ação, posicionamento, atitude - servir ou não a Deus.

Há muito "crentes" pelas muitas igrejas neste mundo que vivem igual ao mundo, fazem as mesmas coisas, se comportamentam do mesmo modo que aqueles que não conhecem a Deus. Tenho uma triste notícia para quem vive assim - você não serve a Deus!

Pois quem serve, deve necessariamente ter um viver diferente, um pensamento diferente, um comportamento guiado pela palavra de Deus e não ser levado pelos seus próprios pensamentos.

E se você não tem a preocupação em ser diferente, preferindo obedecer ao mundo a seguir os conselhos, os mandamentos e o modo de vida que Jesus conquistou na cruz, eu tenho minhas dúvidas se você é um justo. Para ser justo se faz necessário viver diferente do mundo!
 
fonte: www.caminhoseveredastk.blogspot.com.br/

AMOR VERDADEIRO

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
I Coríntios 13:1-3
São tantas as histórias de amor narradas. Elas são como um encantamento para a alma, como mágica para os corações apaixonados. Nelas existem traições, intrigas, invejas e muitos obstáculos a serem vencidos e nem sempre têm um final feliz.

Queres uma história assim? Olha as paredes, os filmes, as novelas, as músicas, os livros. Ou então, ouve o que as pessoas estão falando nas escolas, nos bares, nas ruas. Lá está também a sombra do amor. Alguém já disse que "O amor está no ar."

São tantas as juras que se fazem em nome do amor que não poderíamos contá-las todas nem se as quiséssemos. Mas onde está o amor? O amor que excede a beleza, as formas, ao tempo e as espaço? Será que o tempo com suas evoluções e revoluções apagaram as marcas e o perfume do verdadeiro amor?

“Te amo!” é uma frase tão comum hoje em dia. Todos dizem, todos querem ouvir nem que seja mentira. Não sei quantas vezes já a dissestes ou a ouviste. Mas já parou para pensar o que ela significa?

Amar é ser sincero. A lealdade é fato preponderante numa relação, nem precisa ser amorosa. Não existe um coração que ame onde a lealdade não esteja presente. Já diz uma música: "Só o amor conhece o que é verdade."

Amar é ser corajoso em assumir um compromisso e um sentimento; muitas serão as dificuldades a vencer, todavia a coragem procede à vitória.

Amar é ser verdadeiro. Acima de tudo a confiança se faz necessário, como poderia eu seguir por anos ao lado de uma pessoa em quem não confio? Como poderia contar-lhes meus segredos, meus sonhos, meus erros sem me expor ao ridículo? Sem a verdade o amor não terá a força necessária para vencer as adversidades. Nenhum amor terá um caminho feliz, se ele for alicerçado na mentira.

Amar é ser paciente. As pessoas são tão falhas. Quantos defeitos terríveis às vezes nossos pais, amigos e irmãos possuem? Aquele que ama dever ter a paciência necessária para compreender que a pessoa amada possui defeitos que não lhe agradarão e saber que defeitos e qualidades são o que nos fazem especiais. Quem ama também dever entender, que o tempo corre e, por isso, não pode deixar o mal entrar em seu coração por causa de coisas tão pequenas e insignificantes que não têm nenhum valor eterno.

Amar é ser fiel até nas mínimas coisas. Deixe a traição invadir teu coração e a paz fugirá de ti e a alegria daquele que te acompanha na tua vida se acabará.

Amar é sofrer. Não porque me fazem sofrer, ou porque amar é puro sofrimento. Absolutamente, o amor não é assim. Mas, simplesmente porque eu me preocupo tanto com quem amo a ponto de só o fato de vê-lo triste me faz sofrer. Como então, suportaria ver o ser a quem amo sofrendo por minha causa? Como me alegraria com o seu sofrimento?

Amar é solidão. Não que eu não possa mais ter amigos, colegas, pessoas com quem vá compartilhar minha vida. Mas, unicamente, porque, uma vez envolvido pelo amor, só se pode ser feliz ao lado de quem se ama e a momentânea ausência do ser amado produz na vida uma profunda solidão. É exatamente como Camões abordou em seu famoso poema do século XVI: "É solitário andar por entre gente."

Quando Deus nos criou, Ele plantou no coração do homem a semente do verdadeiro amor, um sentimento puro, real e bom. Mas o homem se envolveu em muitos caminhos que modificaram o aspecto desse sentimento. Mas cabe a mim e a você, apresentar ao mundo, de forma prática não teórica o que é amar.

Que tal amar e ser amado assim? Ore a Deus para que ele te conceda a pessoa certa, e não te precipites pelo caminho, pois poderás encontrar um amor infeliz. Só Deus conhece os corações, e te dará a pessoa certa que além de te completar, te poderá fazer muito, muito feliz.
 
Fonte: http://caminhoseveredastk.blogspot.com.br

quarta-feira, 28 de maio de 2014

SEJA COMO O SÂNDALO

Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o SENHOR."

Lv 19:18

Ditados são frases que concentram sabedoria, tanto é que o rei Salomão nos deixou centenas deles. Há um ditado chinês que diz: "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o fere". 

O sândalo é uma planta cuja madeira exala um cheiro agradável. É usado para confeccionar leques, de modo que quando alguém se abana, sente a leve fragrância da madeira, vinda com o ar. Ao ser atingida pelo machado que a corta, a árvore do sândalo faz com que também este seja perfumado. 
 
Os chineses, em sua sabedoria, procuraram condensar nesse ditado o que Deus diz ao povo por meio de Moisés, em Lv 19. 

No sermão do monte, Jesus afirmou que, apesar da validade da lei do "dente por dente", novos tempos haviam chegado: "...mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra" (Mt 5.39). 

Se, por um lado, a lei se baseia na justiça, o mandamento de Jesus baseia-se no amor. Não é para menos que Jesus nos ordena que amemos nossos inimigos. 
 
Mesmo as pessoas que não aceitam Jesus como Filho de Deus confessam reconhecer nele um homem que somente praticava o bem. 
 
Jesus declarou que suas obras eram obediência ao Pai: "Desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo 6.38). 
 
Podemos concluir com toda a razão que, se Jesus materializou a vontade do Pai, o nosso Deus é um Deus de amor. Sendo nós filhos de Deus por meio de Jesus Cristo, e sendo Deus nosso Pai, cabe-nos, por descendência, fazer o mesmo. 
 
Deixemos a Deus a prerrogativa da vingança, pois ele mesmo diz: "A mim pertence a vingança e a retribuição" (Dt 32.35).

terça-feira, 6 de maio de 2014

P E R D Ã O



Definição: Remissão de uma falta, ofensa, ou divida. Remissão de pena. (Indulto).
Meio de graça através do qual o pecador arrependido tem as suas faltas perdoadas mediante os méritos de Cristo.
Abandono de ressentimento e de desejo de vingança
em relação a um ofensor.
O perdão, sendo uma das bem-aventuranças do Evangelho (Rm 4.7), é-nos concedido através da justiça de Cristo (1 Jo 1.9).
Rm 4.7 Bem aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
1 Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoas os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Nem sempre, porém, o perdão, livra o ofensor das conseqüências sociais e domés-ticas de sua ofensa. Haja vista o caso do rei Davi. Embora prontamente perdoado, teve de arcar com as conseqüências de seu crime. A dívida do rei para com Deus foi de imediato quitada. Mas para com a sociedade, a questão era outra. Exigia pública reparação. (Há casos que devem ser trazidos ao conhecimento geral)
I= O PERDÃO QUE DEUS DÁ AO QUE PECA CONTRA ELE É DE VÁRIOS MODOS REPRESENTADO

1. O pecado é coberto; (Sl 32.1 “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto”, e Sl 85.2 “Perdoaste a iniquidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos”.
[Coberto = O crente é escondido ou revestido pela justiça de Cristo; isto é a expiação]

2. Não é atribuído; (Sl 32.2 “Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”.
3. É apagado; (Is 43.25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”.
4. Não há mais lembrança dele; (Is 43.25 (acima) e Hb 8.12 Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”.
5. O perdão é um ato de livre graça; (Sl 51.1 Compadece-te de mim ó Deus, segun-do a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões);
6. Um ponto de justiça, em conformidade com os divinos desígnios, confessando nós que somos pecadores; (1 Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça);
7. Um ato perfeito da misericórdia de Deus; (Sl 103. 2,3 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefício. (v.3) Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara as tuas enfermidades; e 1 Jo 1.7 Se, porem, andarmos na luz como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado).
8. O ato de perdoar é decisivo, e nunca será revogado; (Mq 7.9 Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra Ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; Ele me tirará para a luz, e eu verei a Sua justiça).
Só Deus é que pode perdoar os nossos pecados, embora o ser humano possa declarar que Ele está sempre pronto a usar da Sua misericórdia para conosco.
1. O Perdão está com o Senhor:  Sl 130. 4 = Contigo, porem, está o perdão, para que te temam.
N.Hom: O perdão divino existe para os que se arrependem e o pedem.
É a salvação que Jesus Cristo ganhou para nós.

2. Ao Senhor pertence o perdão: Dn 9. 9 = Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra Ele.
N.Hom: O pecado, seguido pelo senso de iniquidade, é da própria natureza humana, assim como a misericórdia e a graça são revelações da natureza divina. Deus é amor.
(1 Jo 4.8 = Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.)

9. O perdão não pode ser comprado com quaisquer riquezas; (Pv 11.4 As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte);
10. O perdão não pode ser alcançado pelas nossas obras, pois de graça somos salvos pela fé; (Rm 11.6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça, e Ef 2.8,9 Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus).
11. Para que o perdão seja completo, o ofensor deve confessar-se arrependido, dispondo-se a reparar a falta cometida. O resultado do “perdão” é o restabeleci-mento da amizade entre as partes. Deus perdoa os nossos pecados porque Jesus pagou por eles; (Cl 1.14 (BLH) ... comprou a nossa liberdade com o Seu sangue e nos perdoou todos os nossos pecados. e Cl 3.13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai-vos).
12. E Deus nos perdoa à medida que nós perdoamos os que nos ofendem;
(Mt 6. 12 ... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado
aos nossos devedores).


Conclusão:

  • perdão” humano deve ser estritamente análogo (semelhante) ao “perdão” divino (Mt 6.12).
  • Mt 6.12 ... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores...
  • Se certas condições são cumpridas, não há limitação à lei de Cristo sobre o “perdão” (Mt 18.21,22 = Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? (v.22) Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete).
  • As condições são arrependimento e confissão: (Mt 18.15-17 e Lc 17.3).
Mt 18.15-17 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüílo entre ti te ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. (v.16) Se, porem, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. (v.17) E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
Lc 17.3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender , perdoa-lhe.
Pelo Pr. Paulo Ludwig Batista
Camboriú / SC.

Perdão e Entrega




“Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.” Lucas 15: 21 a 24

Não é fácil perdoar. Muitas pessoas evitam dizer até mesmo a palavra perdão, pedem desculpas. Nós somos motivados desde pequenos a não deixar barato, a nos vingar sempre.

Em Lucas capítulo 15, a partir do versículo 11, encontramos a parábola do filho pródigo. O texto faz uma analogia entre Deus e a humanidade, na qual Ele é representado pelo pai e nós pelo filho.

Esse filho pediu ao pai sua parte na herança e o deixou. Como o homem perdido ele provou tudo o que o mundo lhe ofereceu. Enquanto tinha dinheiro esteve rodeado de amigos, mas então ele começa a passar necessidades.

Sua situação era semelhante à de quem se desvia dos caminhos do Senhor, sua vida havia caido em declínio. Mas ele ouviu o que o Espírito Santo lhe falou. Satanás aponta nossos erros, acusa-nos. O Espírito Santo de Deus não nos acusa: Ele nos mostra a saída.

Aquele moço se levantou e começou a caminhar em direção ao Pai. Para recebermos perdão temos que reconhecer que erramos. Precisamos nos humilhar, pois a Bíblia diz que os que se humilham serão exaltados.

Algumas pessoas pedem perdão mas não se arrependem, ficam apenas tentado se justificar. Outros então preferem fugir da situação, mas aquele jovem se humilhou e enfrentou tudo indo em direção ao seu pai.

O texto diz que de longe o pai avistou seu filho. Deus está esperando que voltemos para o seu caminho da mesma forma que aquele pai esperava por seu filho. Quando damos um passo em sua direção ele corre até nós.

E nós, como temos recebido as pessoas que nos vêm pedir perdão?
Com pedras nas mãos? Quantas vezes temos negado o perdão?

O perdão tem que ser acompanhado por ações que o comprovem. As pessoas precisam se sentir perdoadas, é preciso haver manifestação de amor. Quando há perdão tudo volta a ser como antes: há restauração.

Deus quer nos perdoar, mas ele deseja que esse perdão seja acompanhado de mudança de comportamento.

Ele também quer ver sinceridade e arrependimento em nossos corações. Que nós possamos perdoar e pedir perdão da maneira que ele deseja.