terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Perdão que liberta

A palavra desculpa é muito superficial nos dias atuais. Significa que não estamos preocupados se tal pessoa nos perdoou ou não. Já a palavra perdão tem outra conotação, removendo barreiras entre o ser humano e Deus.
"Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (Mt 6.12).
Usamos a palavra "desculpa" para muitas coisas que ocorrem durante o dia. Por exemplo: se pisamos nos pés de alguém, pedimos desculpas. Mesma coisa ocorre quando chegamos atrasados a um compromisso. Quando pedimos desculpas por essas e outras ações, geralmente não estamos preocupados se a pessoa nos desculpou ou não.
Nós assumimos que tudo se normaliza ante o pedido de desculpas.
Perdoar tem outra dimensão. Perdoar significa a remoção de alguma barreira entre nós e Deus, ou entre nós e o próximo.
Essa barreira prejudica o nosso ser em todos os aspectos.
Ela nos impede de sermos livres, de sermos o que devemos ser e nos impulsiona ao uso de várias artimanhas para que possamos fugir das nossas responsabilidades.
Deus oferece o seu perdão gratuitamente, ou seja: ele não barganha. Esse perdão é dado com base no que Cristo realizou na cruz.
Este perdão nos introduz a uma íntima comunhão com Deus. Perdoados por Deus, somos livres para sermos o que Deus quer que sejamos.
Da mesma forma como Deus nos perdoou em Cristo, temos que perdoar aquelas pessoas que cometeram ofensas contra nós. E mais, quando nós somos os ofensores, devemos pedir perdão. Somente quando as amarras da ofensa deixarem de existir experimentaremos a liberdade em toda a sua plenitude.
Devemos pensar se tem alguém que precisamos perdoar. Se existe alguém, a nossa primeira atitude é perdoar essa pessoa em nosso coração, diante de Deus, e depois procurá-la e pedir perdão. Essa é uma tarefa difícil, mas genuinamente cristã. Se a pessoa não tem o desejo de nos perdoar, esse será um problema dela diante de Deus e ela terá que prestar contas ao Pai Amado.
Se alguém pedir perdão a nós, devemos igualmente perdoar sem questionar se aquele pedido é sincero ou não.

Compete a Deus julgar os sentimentos


fonte: http://www.intercessoras.com.br

Deus fortalece o cansado

Deus nunca está demasiadamente cansado para ouvir e ajudar. Sua força é a fonte de nossa força. Quando sentir que toda a sua vida o está esmagando, e não pode dar mais nenhum passo, lembre-se de que pode recorrer a Deus.
CANSADO: Fatigado, aborrecido. "ELE FORTALECE O CANSADO E DÁ GRANDE VIGOR AO QUE ESTÁ SEM FORÇAS". Isaías 40.29 (nvi)
Mesmo os povos mais fortes às vezes se cansam, porém o poder e a força de Deus nunca diminuem. Ele nunca está demasiadamente cansado para ouvir e ajudar. Sua força é a fonte de nossa força. Quando sentir que toda a sua vida o está esmagando, e não pode dar mais nenhum passo, lembre-se de que pode recorrer a Deus e, através dEle, ter as forças renovadas.
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)
São inúmeras as situações que podem nos levar ao cansaço espiritual, físico e mental. Vivemos em um mundo onde somos pressionados em quase todas as circunstâncias: No ambiente de trabalho somos obrigados a produzir o que a empresa exige, e às vezes nos impõe metas quase inatingíveis, sendo que a cobrança constante pelos resultados pode nos levar a um completo esgotamento. Em um mundo extremamente competitivo, temos que nos desdobrar, para garantir nosso emprego. O mercado de consumo, é tremendamente convidativo a comprar e comprar, e se não tomarmos o devido cuidado, poderemos contrair dívidas, que esgotarão nossos recursos, nos levando a uma preocupação cansativa e extenuante. Na família, quantos problemas temos que enfrentar no dia-a-dia! É o desemprego batendo à porta, são filhos que muitas vezes deixam os caminhos em que foram ensinados a andar, sofrendo perdas muitas das vezes irreparáveis. Os que moram em grandes cidades, cansam-se do trânsito caótico, da poluição que leva a muitas doenças. Podemos nos cansar do sistema político corrupto que permeia em nosso país, e sofrermos ao nos decepcionar com pessoas que considerávamos corretas e descobrimos que são tão frágeis na sua conduta moral, como tantos outros que já conhecíamos. Até mesmo na nossa vida espiritual podemos nos cansar e ver nossas expectativas frustradas, pelo comportamento de pessoas que estão agindo completamente em desacordo com o que recomenda a Palavra de Deus.
O cansaço é próprio do ser humano. A grande diferença é que nós, pessoas compradas e lavadas pelo sangue de Jesus Cristo, muito embora sujeitas à debilitação do nosso corpo e espírito, jamais devemos entregar os "pontos". A Palavra de Deus, nos traz exemplos de tantos homens fiéis ao Senhor, que quando vinha o abatimento, logo buscavam a Deus e suas forças eram refeitas. O apóstolo Paulo se expressou na carta à igreja que estava em Filipo, dizendo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". Paulo disse que aprendeu a viver em qualquer situação, tanto a ter abundância, quanto a passar necessidades, pois ele tinha a convicção que o Senhor o fortaleceria.
Nunca nos deixemos dominar pelo desânimo, pois DEUS FORTALECE O CANSADO.
João da Cruz Parente



fonte: http://www.intercessoras.com.br

O Que Podemos Aprender no Vale de Ossos Secos

O contexto é de desolação. O povo está no exílio. Mas Deus é Deus da esperança. Deus do impossível. Deus que vivifica. Deus que fala e cumpre.
Texto: Ezequiel 37.1-14

Introdução

O contexto é de desolação. O povo está no exílio.
Ezequiel 20: 32 diz que eles não criam mais em Deus.
Ezequiel 37:11 e Ezequiel 37: 2. Ossos, não apenas secos, sequíssimos.
Nosso Deus é o Deus da esperança.
Diante das pressões do mundo, vem o desânimo.
Vale a pena ser um crente? Nos sentimos como ossos secos.
Em Deus está toda a nossa esperança.
Ezequiel 37:1 - 2. "Veio sobre mim a mão do Senhor".
Nosso Deus é o Deus do impossível.
Ezequiel 37:3. Poderão viver esses ossos?
Ilustração: Gênesis 18:14. Existe coisa difícil ao Senhor?
A resposta humana à pergunta de Deus é não.
A resposta do profeta: "Tu o sabes Senhor". É uma resposta de um homem de Deus.
Nosso Deus é o Deus que vivifica.
Ezequiel 37: 6 "...e poreis o espírito e vivereis "
Ilustração. Livro: Esgotamento Espiritual. Nós é que ficamos esgotados. Deus jamais.
Para a frieza, o desânimo, o remédio é uma ação do Espírito Santo.
Nosso Deus fala e cumpre.
Ezequiel 37:14b. "Eu o Senhor disse e fiz".
Ezequiel 12:25. A mesma palavra.
Isaías 43: 13 "... operando eu, quem impedirá?
Só ele tem o poder para cumprir o que fala.

Conclusão

Deus da esperança. Deus do impossível. Deus que vivifica. Deus que fala e cumpre.
Vamos deixar este Deus, o único Deus, ser o nosso Deus.



fonte: http://www.intercessoras.com.br
 

Nós precisamos ser cheias do Espírito Santo?

Nós necessitamos totalmente do Espírito Santo para nossa vida cristã diária. Jamais conseguiremos viver os ensinos de Jesus e a sua vontade sem a regeneração e a plenitude do Espírito Santo.
Ser cheia do Espírito é o melhor que posso desejar do novo nascimento em Cristo. Nós necessitamos totalmente do Espírito Santo para nossa vida cristã diária. Jamais conseguiremos viver os ensinos de Jesus e a sua vontade sem a regeneração e a plenitude do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus.

A promessa do Espírito Santoem nossa vida regenerada conforme Ezequiel 36. 26-27 é para nossos dias e para nosso viver diário:

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis".

Portanto, dentre tantos benefícios da plenitude do Espírito Santo, nós devemos também buscá-lo porquê:

1) Porque é um mandamento

''E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5.18)

Preciso estar cheio e depender do Espírito Santo para o caminhar cristão vencedor.

2) Porque a obra de Deus se faz no Poder do Espírito Santo.


Nada que nos propusermos a fazer para o Senhor, usando nosso talentos naturais, capacidade e força, será bem-sucedido; a não ser que façamos no Poder do Espírito Santo.

"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos". (Zacarias 4:6).
E quando o Espírito Santo age, ninguém impede. "Agindo Deus, quem impedirá" - (Isaías 43.13b)

3) Porque os homens são o método de Deus.
Deus conta conosco para fazer a sua obra nesta terra. E para isto nos deixou o Espírito Santo, que nos direciona, encoraja, fortalece e capacita.

Em Lucas 4.18-19, as palavras do Senhor Jesus asseguram ao citar Isaías: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor".
Podemos concluir que precisamos da plenitude do Espírito Santo para viver a vida cristã, para servirmos a família, Igreja e anunciar Jesus a este mundo necessitado.
Continuando este tema tão importante para nossa vida, podemos destacar, que a plenitude do Espírito Santo é o cumprimento hoje das promessas do Velho Testamento, e também das  promessas de Jesus, sobre derramar o Espírito.
"E acontecerá, depois, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos derramarei do meu Espírito naqueles dias". Joel 2:28-29
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade que o mundo não pode receber; porque não o vê, nem o conhece, vós o conheceis porque ele habita convosco e estará em vós". Jo 14:16-17
Já destacamos algumas razões, entre tantas, de sermos cheias do Espírito Santo, e podemos ainda salientar outras:
4- O Espírito Santo nos dá poder e autoridade. Conforme Atos 1:8
"Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tano em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".
Este poder fez grande diferença na vida dos discípulos de Jesus e dos primeiros cristãos:
- Receberam intrepidez (ousadia) para anunciar a palavra de Deus e testemunharem. (At. 4:8 e 31)
- Receberam sabedoria de forma que ninguém podia resistir às suas palavras. (At. 6:10)
- Receberam direção divina para agir e discernimento para decisões. (At. 8:29)
- Receberam autoridade para repreender o inimigo.
Esta autoridade foi manifesta por Paulo, quando o mágico Elimas tentava impedir a explanação da Palavra de Deus ao procônsul, conforme Atos 13:6-14
O mesmo poder e autoridade presentes em nossas vidas também agirão em nossas vidas.
5- O Espírito Santo nos dá capacidade para uma vida frutífera.
O fruto do Espírito em nossas vidas, vai expressar o amor de Deus em: alegria, paz, bondade, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que benção seremos para os que convivem conosco! Gl. 5:22-23
6- O Espírito Santo nos ensina a Orar.
"... porque não sabemos orar como convém". (Rm.8:26)
O Espírito Santo nos orienta a orar segundo a Sua vontade, e muitas vezes por situações que até desconhecemos.
7- O Espírito Santo nos leva a ter repulsa pelo pecado.
Quanto mais cheio do Espírito Santo, e da Palavra, mais distante estaremos do engano do pecado.
"andai no Espírito e jamais satisfareis a concupisciência da carne".
Concluindo, se queremos uma vida  cristã frutífera, vitoriosa e que alcance nossa família e amigos, precisamos ser cheios do Espírito Santo. Se almejamos ser usados pelo Senhor em Sua obra, como instrumentos de benção, necessitamos da plenitude do Espírito Santo.
Se queremos ver mudada a história de nossa família, Igreja etc, precisamos do Espírito Santo reinando soberanamente em nós.
Portanto busquemos com perseverança e fé,e  a cada dia nos enchamos da sua presença e nossa vida fará diferença e o Senhor será glorificado.
O Senhor Jesus já derramou o Seu Espírito. Precisamos buscá-lo e continuamente sermos cheias da presença, e seremos instrumentos preciosos para realizar a Sua obra.

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus". (Efésios 5.18-21)

Com amor,
Pra. Suely Bezerra.



fonte: http://www.intercessoras.com.br

Atravessando o mar da vida

A história de libertação dos israelitas do Egito sempre nos causa impacto quando lemos e desperta em nosso ser profundo temor e confiança em nosso Deus. Vemos o Senhor e somente Ele agindo de forma extraordinária e salvando o seu povo.
Êxodo 14:13-28. A história de libertação dos israelitas do Egito sempre nos causa impacto quando lemos e desperta em nosso ser profundo temor e confiança em nosso Deus, que é vivo. Especialmente na passagem do Mar Vermelho, vemos o Senhor e somente Ele agindo de forma extraordinária e salvando o seu povo.
Após ter deixado o povo escravo partir, o próprio Deus endureceu o coração de Faraó e ele, juntando o seu numeroso exército saiu  em perseguição dos israelitas. O Senhor estava ensinando ao seu povo a depender unicamente d'Ele, pois lhes daria o livramento.
O povo atemorizado foi até Moisés murmurando (vs. 10-12) mas a resposta do seu líder foi:
"Não Temais, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor, que foi hoje, vos fará: porque os egípcios que hoje vedes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós e vos calareis" (vs. 13-14).
Em nossa vida, às vezes enfrentamos situações para as quais não vemos escape de nenhum modo, e chegamos a pensar que é o fim de tudo.
Mas se nos voltarmos para a Palavra, veremos que em todo o tempo, durante a aflição, o Senhor está presente, Ele jamais nos abandona, como fez com os israelitas, nesta história em pauta.
O Senhor ia adiante deles de dia, como coluna de nuvem, a noite  como coluna de fogo, enquanto caminhavam, sendo seu guia a luz (cap. 13:21-22)
Quando o povo se viu sem saída, veio a resposta de Deus a Moisés:
"Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem, e tu, levanta o teu bordão sobre o mar, e divide-o para que os filhos de Israel que passem pelo meio do mar em seco". (vs. 15-16)
Pode ser que o momento de clamar a Deus já tenha passado também para nós e Ele quer que tomemos da autoridade que Ele nos dá (o bordão) e enfrentemos o inimigo na força do Senhor.
Nós temos a autoridade que o Senhor nos dá, somos seus filhos e herdeiros (Rm. 7:17), estamos assentados em Cristo nas regiões celestes (Ef. 2:6), portanto, devemos, em nome do nosso Senhor e Rei, resistir ao inimigo para que, ele bata em retirada.
"Sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg. 4:7)
Precisamos estar atentos, abandonar a passividade em relação as obras das trevas e assumir a posição de autoridade em Cristo, seguindo de forma ativa e ofensiva contra o inimigo.
Quando Moisés estendeu o bordão, conforme a ordem de Deus. As águas começaram a se abrir e foram divididas e os filhos de Israel entraram pelo mar em seco. (vs. 21)
Da mesma forma ocorrerá conosco, quando em obediência a Deus, nos levantamos contra as trevas, resistindo e declarando a vitória de Cristo, que prevalece sobre ela.
Os caminhos se abrirão. Encontraremos soluções, onde jamais poderíamos supor e seremos vencedores.
A promessa do Senhor para Moisés foi que aqueles inimigos nunca mais seriam vistos por eles (Êx. 14:11)
Esta promessa também se aplica a nós, ainda hoje, quando, na força do Senhor, prosseguimos seguindo Sua vontade e direção, sabendo que Jesus já derrotou o inimigo.
A Sua vitória em nossa vida é realidade: os inimigos sucumbirão e nós, jamais os veremos novamente.
Como está escrito: "... e depois, despojando principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz" (Cl. 2:15)
"...para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo". (Hb. 2:14)
Prosseguimos, confiantes na Palavra de Deus, mesmo em meio as adversidades, certas de que o Senhor está conosco e age a nosso favor, nos defendendo, auxiliando e conduzindo à vitória.
 
Com amor,
Pra.Suely Bezerra.



fonte: http://www.intercessoras.com.br