segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sonhos Ressuscitados


Texto Base: Marcos: 5.21-43 (Lucas: 8.40-56 / Mateus: 8.18-26)

“Por ser paciente e ter tido fé incondicional em Jesus, Jairo viu a cura de sua filha, a restauração da sua casa e dos seus sonhos através da gloriosa presença de Jesus”.

1 – Jairo Reconheceu que Jesus era o único que poderia resolver o seu problema. (Marcos: 5.21)

    Atitudes iniciais de Jairo:
• Ele Reconhece que Jesus é Senhor (Mateus: 9.18)
• Ele Tinha fé que, Jesus poderia curar sua filha (Marcos: 5.23ª).
• Depois de reconhecer que Jesus é Senhor e crer N’ele, Jairo conta o seu problema (Marcos: 5.23b).

- Medite sobre a dor de um homem que vê sua filha a beira da morte.

- Jairo espera pacientemente a chegada de Jesus (Marcos: 5.21)

- Jairo Poderia ter buscado um médico ou outra pessoa, mas buscou a Jesus.

2 – Jairo pede para Jesus ir até a sua casa, ou seja, para entrar em sua vida e trazer divolta os seus sonhos e alegria. (Lucas: 8.41b)

- Jairo pede a Jesus para entrar na sua vida, ele abre as portas da sua casa, da sua intimidade.

- Jairo reconhece que precisa de Jesus para ter sua família e sua vida restaurada (Lucas: 8.42)

3 – Jairo mostra toda sua paciência e fé em Jesus Cristo
(Marcos: 5.25-34)

- No meio do caminho até a casa de Jairo Jesus cura, ouve e perdoa os pecados da mulher do fluxo de sangue.

- Medite sobre o que as pessoas poderiam estar dizendo a Jairo, tipo; procure um médico ou outra pessoa que se importe com o seu problema!

- Jairo vê todos estes acontecimentos, e mesmo assim mantém paciente a espera de Jesus.

- Jairo sabia que independente do tempo que Jesus passasse para chegar até sua casa, quando ele chegasse lá, sua filha seria curada.

- Será que estamos esperando pacientemente em Jesus ou nos precipitando querendo apressar as coisas?

- A cura da mulher no meio do caminho serviu de fortalecimento a fé de Jairo.

4 – A fé de Jairo foi fortalecida para ser provada (Marcos: 5.35-36)

    A fé de Jairo foi provada pelo menos em duas áreas:
• Emocional: (Marcos: 5.35)
• Física: (Marcos: 5.38-40)

- Enquanto riam de Jesus e de sua afirmação, Jairo mantinha sua fé em Jesus.

- Jairo creu em meio a uma multidão que riu da sua dor e que tentava roubar suas esperanças, expectativas e sonhos.

- Todos aqueles que riam de Jairo, da fé que ele tinha em Jesus, foram impedidos de ver a manifestação da glória de Deus na vida de Jairo. (Marcos: 5.40)

5 – A alegria e os sonhos de Jairo foram restaurados pela sua fé em Jesus. (Marcos: 5.41-42)

- Jesus é aquele que restaura os:
• Nossos sonhos
• Nossa alegria
• Nossa história
• Nossas expectativas
• Nossa família

- Se esperarmos pacientemente em Deus sem nos precipitarmos, veremos a manifestação da sua glória em nossa vida.


Nota do Autor: Amado! Espero que este esboço biblico possa ser uma palavra de Deus na sua vida, uma palavra que traga esperança, fé e perceverança. Que através desse estudo você possa ser fortalecido, para que a chama que arde em seu coração jamais se apague. Qualquer duvida ou esclarecimento envie um e-mail para: celiosilva@vianet.ch

Em Cristo Jesus


Sonhos falidos


E ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. juízes 13.05

Todos nos conhecemos alguém, que teve sonhos maravilhosos, e o Senhor projetou um lindo projeto para essas vidas. Conheço um rapaz, que fez planos para ter uma vida vitoriosa na presença de Deus, tinha sonhos de fazer algo grande para Deus. E na verdade a vida desse moço era um exemplo, muitos admiravam a disposição e a motivação dele, e gostariam de ser igual a ele, inclusive eu. E os projeto de Deus começou a cumprir em sua vida. E no momento que as benções começarão achegar, ele fugiu-se dos planos de Deus, e os seus sonhos, tornaram-se sonhos falidos.

Quero falar de um jovem, por nome Sansão, muito conhecido na bíblia. A historia desse moço, que veio ao mundo com um propósito, de liberta Israel, que estava sob o julgo dos Filisteus por quarenta anos (Juizes 13.01). Deus sonhou e projetou uma vida digna e abençoada a ele. Foi criado na presença do Senhor, e seus pais o ensinaram os principio da escritura sagrada, e qual o propósito de Deus para ele aqui na terra. O menino cresceu, torno-se juiz em Israel. Por vinte anos julgou em Israel (Juizes 15.20). Era um libertador que o povo precisava. Enquanto ele temia a Deus, o Senhor estava com ele. Chegou um momento em sua vida, que ele abandonou os conselhos de seus pais, e até mesmo a Deus. Deixou se os planos e os Sonhos do Senhor de lado.

Começou a viver uma vida morna e longe de Deus. E nesse espaço de tempo, trouxe um terrível desgraça para sua própria vida. Entregou-se nos braços de uma mulher pagã, e ainda lhe revelou o segredo da sua vida abençoada (descobriu-lhe todo o seu coração... (Juizes 16.17)). Isso lhe custou muito caro, foi ser escravo dos filisteus. E o seu sonho, se tornou um sonho falido. Depois de ser escravo, ele alimentou outro sonho que o Senhor lhe deu, se arrependeu pediu perdão a Deus, e foi concedida vitória sobre os seus inimigos.

E você jovem que teve sonhos, e o inimigo da sua vida roubaram-lhe seus planos. Seus sonhos de tornaram sonhos falido. O senhor quer te dar um sonho novo, projetar uma nova caminhada, quer renovar a tua força e te fazer um vitorioso, não se entrega ao inimigo, mais lute que Cristo irá te dar forças para vencer as trevas. A você foi concedida força sobre o maligno.

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno (1 João 2.14). 
  

Sonhos e esperanças podem reviver.



Texto Base: Ezequiel 37:1-10.


Todos nós temos períodos na vida em que tudo parece só dá errado. Sonhos e esperanças jazem aos nossos pés, desmoronados.

Os alvos que esperávamos alcançar falharam, perdemos a força interior e a vida parece-nos vazia e morta, sem motivos para que prossigamos.

O capítulo 37 de Ezequiel pode nos dá alguma lições de como lidar com esses momentos difíceis, pois trata-se de um capítulo admirável o qual, por meio de simbolismos e figuras, mostra-nos uma grande verdade de maneira marcante.

O profeta Ezequiel foi arrebatado pelo Senhor que lhe mostrou um vale muito grande repleto de ossos secos.

Um grande exército tinha sido abatido ali e lá estavam seus ossos, brancos, ressequidos e abandonados. Nenhuma outra cena poderia ser mais desalentadora do que aquele vale de ossos secos , sombrio e silêncioso.

Mas o Senhor disse a Ezequiel que profetizasse; que acreditasse e afirmasse que, pelo poder de Deus, aqueles ossos ressequidos, naquele vale sombrio e mórbido, poderiam reviver.

Ezequiel, então, assim o fez e o texto mostra (versos 7 e 8) que aqueles ossos começaram a se ajuntar, sendo formada a carne sobre eles. A vida foi restaurada e um imenso regimento de homens vivos saiu daquele vale da morte.

Esta passagem tem por finalidade relembrar-nos de que, quando o Espírito de Deus vem sobre nós, aquilo que em nós estiver em harmonia com o Espírito, irá reviver.

Coisa que estavam mortas para nós como sonhos, ideais e esperanças se revestirão de uma nova e vibrante vitalidade, pois eles não se tornarão mortos se deixarmos Deus instilar, lançar sobre eles o fôlego de uma nova vida espiritual.

O espírito de Deus pode revitalizar tudo que é grande para você, mesmo que, momentaneamente, possa te parecer ínfima.

Com Deus a nossa vida será sempre forte e dinâmica. A Vida torna-se renovável.

QUAL O PREÇO DO SEU SONHO???

Vinde pois agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas; e diremos: uma besta-fera o devorou. Veremos, então, o que será dos seus sonhos? (Gen.37:20).

Existe um dito popular que afirma que sonhar não custa nada, mas todo sonho, que brota na alma, e que tem conotação espiritual, custa alguma coisa. Todo sonho tem um preço para tornar-se real.
O menino José, com 17 anos apenas, saindo da adolescência, um simples pastor de ovelhas, 11O filho de uma numerosa família, vivia sem muita perspectiva de vida, pois teoricamente não teria direito sobre a herança patriarcal, visto não ser o primogênito da família. Teoricamente, seria serviçal de seu irmão Rúben, o primogênito da família. Todavia, ainda na adolescência, teve dois sonhos que alterou profundamente o rumo das coisas:
?Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho?.
? Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim?.

O Sonho era muito alto, ter a preeminência sobre toda sua família, suplantando dez irmãos mais velhos do que ele. Exigia-se que se pagasse um alto preço por ele. QUANTO MAIOR O SONHO, MAIOR É O PREÇO!!!

PAGANDO O PREÇO

Por causa de seus sonhos, José conseguiu o ódio de todos os seus irmãos. Era difícil para eles, ver um pirralho sonhando alto. Era difícil entender que aquele menino tinha visão de crescimento, de grandeza e prosperidade espiritual: ?Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração? (Gen.37:11). Vamos acompanhar sua trajetória, até a realização de seu sonho.

LANÇADO NA COVA

Aproveitando que um dia seu pai mandou que ele levasse alimento para seus irmãos, traiçoeiramente conspiraram numa urdida trama, mata-lo e lança-lo numa cova vazia, e anunciar ao velho pai, que uma besta fera o tinha comido. Ironicamente porém, José foi salvo da morte pelo primogênito Rúben, na teoria o maior prejudicado pelos sonhos do menino. O primogênito porém, não conseguiu evitar a cova, mas tinha a intenção de voltar depois, e dali resgata-lo.
Naquela cova, José estaria sozinho, isolado, e teria tempo de refletir sobre seus sonhos, se valeria a pena viver por eles, e pagar preço tão alto. Mas, era um caminho sem volta, e aquele adolescente, nada pode fazer para evitar seu próprio destino. QUANDO OS SONHOS SÃO DE DEUS, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA CONSEGUE FAZER DEUS DESISTIR DELES!!!
Cova, é símbolo de isolamento, solidão. Esta seria a primeira ?parcela? do pagamento do sonho de José. Viver solitário, sem a compreensão dos amigos, do mundo a seu redor, da família, de todos. É estar só em meio a cova. É perder os referenciais de vida. Qual a perspectiva que uma pessoa dentro da cova tem? Nenhuma. É perder o contato com a vida externa.
Quem sabe você esteja numa cova. É só o começo ainda: Se queres ver o sonho tornar-se realidade, se prepare para muito mais. O PREÇO REALMENTE É MUITO ALTO!!!
Estar na cova é viver diferente dos demais. A missionária Ruth Doris Lemos escreveu uma bela letra musical que retrata fielmente o que estamos tentando dizer:

Por que não posso eu viver, como os demais Senhor
Pois vejo as multidões, indiferentes ao redor,
Por que eu sinto este peso, no meu coração?
Oh! Senhor, responde-me em terno tom.

(Deus responde:)
Meu filho, te escolhi, sim Eu, te escolhi,
Prá fazer a minha obra, preciso sim de ti
Ao Mestre, eu seguirei, até chegar o fim,
Pois ouço Deus dizendo: Ti escolhi prá Mim.

QUEM SONHA NÃO CONSEGUE ESTAR EM SINTONIA COM O SISTEMA, E POR ISSO É DESPREZADO, INCOMPREENDIDO E ODIADO!!!

Deixa-me lhe falar, se você está numa cova, não desista, nem pare de sonhar, mas também se prepare, isto é só o começo do que vem pela frente...

VENDIDO COMO ESCRAVO

Derrepente, a escuridão da cova, torna luz. José é retirado de lá. Quem sabe a felicidade volta. ?Graças a Deus, meus irmãos tiveram misericórdia de mim, graças a Deus?. Mal sabia ele, que a infeliz saga continuaria: ?Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.? (Gen.37:28).
De garoto mimado pelo pai Jacó, de o queridinho do pai, a escravo numa terra distante e diferente. Ser vendido como escravo significava toda a perda de liberdade possível. Era estar na mão de tiranos senhores que ignorariam seu passado, sua história e tradição familiar.
Se você já saiu da cova querido irmão, prepare-se agora (se é que queres ver seus sonhos cumpridos), para viver como escravo no Egito. Ser escravo no Egito, significa perder laços e vínculos até mesmo familiares. Significa perder a liberdade de trânsito em muitas situações. Significa a perda de certos privilégios. Significa viver a mercê da vontade alheia.
Acredite, isto não é um estado permanente. É simplesmente Deus agindo para cumprir seus sonhos. O próprio Deus pagou um preço altíssimo, por sonhar com a redenção humana, mesmo antes da fundação do Cosmo: Dar seu único filho em morte vicária na cruz (Ef.1:4).
   
    A ESSA ALTURA, VOCÊ QUER CONTINUAR PAGANDO O PREÇO???
   

ONDE VAI PARAR TUDO ISSO???
   
    No Egito, o menino José vai parar na casa de Potifar, um militar do rei Faraó. Ali aprendeu o valor da disciplina, visto que a história confirma que os soldados daquele país, eram os mais educados em disciplina e treinamento mental.
    O interessante é que José teve ali um alento: ?E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia. Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha?. (Gen.39:3e4).
    Alento porém que durou muito pouco. Logo, a história continuaria. A agenda divina é implacável. Ela é cumprida na íntegra, sem interrupções e nem subterfúgios. Deus se movimenta para cumpri-la, com seus meios, planos e caminhos, que não são os nossos...

A INJUSTIÇA!!!


.Quando tudo parecia que ia bem, e José já projetava um futuro belo e alvissareiro, já ocupando a chefia da casa de Potifar, seus planos sofrem um duro golpe: ?E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo? (Gen.39:7), e depois, impiedosamente acusa José, dizendo-se vítima de seus assédios.
Meu Deus! Quanta complicação. Será que José nunca prosperaria? Sua vida seria marcada para a derrota?
Impiedosamente Potifar não quis nem mesmo apurar os fatos, simplesmente jogou José na masmorra, naquela medieval prisão. No meio de fascínoras e desregrados. Fraudadores das leis de então. Que situação. E pensar que tudo começou com dois despretensiosos sonhos... VOCÊ AINDA QUER CONTINUAR SONHANDO???
Ponto final de uma carreira conturbada e confusa, sem ao menos ter chances de explicar que tudo foi um mal entendido, que tudo não passava de uma farsa, que tudo fazia parte de uma maldosa rede de intrigas. Mas que jeito? Ninguém nunca parou para ouvi-lo.
Já chegaste a injustiça? Se ainda não, seus sonhos ainda vai te levar por esta estrada, terá que passar obrigatoriamente por este terrível pedágio. O CAMINHO DO SONHO À REALIDADE, NÃO CORTA ATALHOS, SEGUE FIRME E IMPLACÁVEL!!!
A pior coisa é ser caluniado sem chances de defender-se, pois o ônus para quem se defende, é bem mais alto do que para quem ataca. É bem mais difícil defender-se do que atacar nessa guerra. Só mesmo com a ajuda divina para escapar disso. A única coisa que nos alegra, é saber que quem usa esse subterfúgio usa ferramenta, enquanto usamos armas: ?Toda ferramenta preparada contra ti, não prosperará, e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás...? (Is.54:17).

PRISÃO: FIM DOS PESADELOS???

Já na prisão, José sofre confusa definição de personalidade. Talvez pensou consigo mesmo: ?Devo estar debaixo de alguma maldição, não é possível que tudo isso possa estar acontecendo comigo. O que fiz de tão errado assim meu Deus??.
Mas era ali que Deus iria começar a agir. Era dali, quando José não tinha mais nenhum referencial de vida, que Deus iria começar a mudar a história. COMEÇA COM UM SONHO INALCANÇÁVEL, VIRA PESADELO PARA TORNAR-SE UM SONHO REAL!!! Este é o preço.

ENQUANTO ISSO???

Na prisão, José conhece duas figuras que conseguiram o desapreço do rei por erros cometidos no palácio. Funcionários de extrema confiança do monarca: O copeiro e o padeiro oficial.
Quem sabe ruminando os momentos especiais em que conseguiam a admiração da população por estarem no palácio a tantos anos, são levados e a ter um sonho. Ficam na indagação do que significariam aqueles sonhos.
José, preocupado com eles (ainda achava tempo para se preocupar com os outros!!!), interpreta seus sonhos, dando um final feliz a um e um trágico a outro. E tal como falou aconteceu. JOSÉ ENTENDIA DE SONHOS MESMO!!! AINDA QUE OS DELE ERA MERA UTOPIA!!! Assim como ele disse, aconteceu...
Quem sabe, quando o copeiro já restaurado, livre da prisão, livre das algemas, acompanhado dos carcereiros, já na porta da cadeia, ouviu a voz de José o chamando. Quando ele se volta, José faz-lhe um pedido: ?Mas lembra-te de mim, quando te for bem; usa, peço-te, de compaixão para comigo e faze menção de mim a Faraó e tira-me desta casa; porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra? (Gen.40:14e15).
É a única vez que você vê José fazer menção de alguma injustiça na sua vida, no mais, suportou calado toda a angústia que sofria, pois no fundo sabia, que era o peço de seu sonho.
É interessante que o copeiro não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

QUE INJUSTIÇA!!!

Talvez você possa estar decepcionado com seus amigos, que foram ajudados por você quando estavam lá embaixo, e hoje lá em cima, nem se lembram que você existe, ou fez parte de sua história.
Tenho um amigo que cheguei até mesmo a presentea-lo com roupas usadas minhas, ajuda financeira, etc... Hoje ele é um semi-astro da TV, e nem se lembra de um amigo chamado Josias...
Não tem problema. Meu Deus continua comigo!!!
Mas até nesta suposta injustiça que o copeiro cometeu, esquecendo-se de José, eu vejo a mão divina. Se ele se lembrasse de José assim que ele saiu da prisão, era até possível que José fosse solto da cadeia, mas voltaria a sua vidinha de escravo de Faraó. Tinha que lembrar-se depois, no tempo de Deus só dois anos depois, POIS JOSÉ SAIRIA DA PRISÃO NÃO PARA SER ESCRAVO, MAS PRIMEIRO-MINISTRO DO EGITO, ALELUIAS!!!
    Que Bela História.

    Meu querido irmão. Aceite este fato, de que seus sonhos vão cumprir-se. Deus está movendo-se no céus para cumpri-los. Pague o preço por eles.
    Eu fico abismado em ver um filme como o TITANIC fazer tanto sucesso. Uma história que segura o telespectador do começo ao fim, e quando você espera um desfecho feliz, o mocinho morre no final, deixando sua amada sozinha. Isto não é uma boa história.
    Prefiro as histórias de Deus que sempre terminam com final feliz. Se você não venceu ainda, é por que não chegou o final de sua história. NO DIA EM QUE O SENHOR ESCREVER O ÚLTIMO CAPÍTULO DE SUA HISTÓRIA, VAI SACRAMENTAR NÃO COM UM ?THE END?, MAS COM VITÓRIA!!! Assim termina os sonhos daquele que Deus ama.
    Quanto custa seus sonhos???