quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tipos de sermões que atrapalham o culto



Apenas para ilustrar, vamos fazer uma rápida classificação dos sermões que mais atrapalham o culto.
Se você frequenta igreja há vários anos, é provável que já se tenha encontrado com alguns desses sermões mais de uma vez. A seguir, descrevem-se os tipos de sermão que atrapalham o culto.

1) O SERMÃO SEDATIVO.

É aquele que parece anestesia geral.

Mal o pregador começou a falar e a congregação já está quase roncando. Caracteriza-se pelo tom de voz monótono, arrastado, e pelo linguajar pesado, típico do começo do século, com expressões arcaicas e carregadas de chavões deste tipo: "Prezados irmãos, estamos chegando aos derradeiros meandros desta senda", Porque não dizer: "Irmãos, estamos chegando às últimas curvas do caminho"? Seria muito mais fácil de entender.

Ficar acordado num sermão desse tipo é quase uma prova de resistência física.

Como dizia Spurgeon: “Há colegas de ministério que pregam de modo intolerável: ou nos provocam raiva ou nos dão sono”.

“Nenhum ser humano que não seja dotado de infinita paciência poderia suportar ouvi-los, e bem faz a natureza em libertá-lo por meio do sono”.

2) O SERMÃO INSÍPIDO

Esse sermão pode até ter uma linguagem mais moderna e um tom de voz melhor, mas não tem gosto e é duro de engolir. As ideias são pálidas, sem nenhum brilho que as torne interessantes.

Muitas vezes é um sermão sobre temas profundos, porém sem o sabor de uma aplicação contemporânea, ou sem o bom gosto de uma ilustração.

É como se fosse comida sem sal. É como pregar sobre as profecias de Apocalipse, por exemplo, sem mostrar a importância disso para a vida prática.

O pregador não tem o direito de apresentar uma mensagem insípida, porque a Bíblia não é insípida. O pregador tem o dever de explorar as belezas da Bíblia, selecioná-las, pois são tantas, e esbanjá-las perante a congregação.

3) O SERMÃO ÓBVIO

É aquele sermão que diz apenas o que todo mundo já sabe e está cansado de ouvir.

O ouvinte é quase capaz de "adivinhar" o final de cada frase de tanto que já ouviu.

É como ficar dizendo que roubar é pecado ou que quem se perder não vai se salvar (é óbvio).

Isso é uma verdade, mas tudo o que se fala no púlpito é verdade. Com raras exceções, ninguém diz inverdades no púlpito. O que falta é apenas revestir essa verdade de um interesse presente e imediato.

4) O SERMÃO INDISCRETO

É aquele que fala de coisas apropriadas para qualquer ambiente menos para uma igreja, onde as pessoas estão famintas do pão da vida.

Às vezes, o assunto é impróprio até para outros ambientes. Certa ocasião ouvi um pregador descrever o pecado de Davi com Bate-Seba com tantos detalhes que quase criou um clima erótico na congregação.

Noutra ocasião, uma senhora que costumava visitar a igreja confessou-me que perdeu o interesse porque ouviu um sermão em que noventa por cento do assunto girava em torno dos casos de prostituição da Bíblia, descritos com detalhes. E acrescentou: "Achei repugnante. Se eu quiser ouvir sobre prostituição, ligo a TV".

De outra vez, um amigo me contou de um sermão que o fez sair traumatizado da igreja, pois o pregador gastou metade do tempo relatando as cenas horrorosas de um caso de estupro. Por favor, pregadores: o púlpito não é para isso. Para esse tipo de matéria existem os noticiários policiais.

www.MidiaGospel.Com.br - Portal gospel com notícias,música,videos,chat,bate-papo evangélico, pregações e muito mais acesse: www.midiagospel.com.br / www.estudosgospel.com.br / www.centraldepregadores.com.br
.
5) O SERMÃO REPORTAGEM

É aquele que fala de tudo, menos da Bíblia. Inspira-se nas notícias de jornais, manchetes de revistas e reportagens da televisão.

Parece uma compilação das notícias de maior impacto da semana. É um sermão totalmente desprovido do poder do Espírito Santo e da beleza de Jesus Cristo. É uma tentativa de aproveitar o interesse despertado pela mídia para substituir a falta de estudo da Palavra de Deus.

Notícias podem ser usadas esporadicamente para rápidas ilustrações, nunca como base de um sermão.

6) O SERMÃO DE MARKETING

É aquele usado para promover e divulgar os projetos da igreja ou as atividades dos diversos departamentos.

Usar o púlpito, por exemplo, para promover congressos, divulgar literatura, prestar relatórios financeiros ou estatísticos, ou fazer campanhas para angariar fundos, seja qual for a finalidade, destrói o verdadeiro espírito da adoração e, portanto, atrapalha o culto.

A Igreja precisa de marketing, e deve haver um espaço para isso, mas nunca no púlpito. Isso deve ser feito preferivelmente em reuniões administrativas.

7) O SERMÃO METRALHADORA

É usado para disparar, machucar e ferir. Às vezes a crítica é contra um grupo com ideias opostas, contra administradores da igreja, contra uma pessoa pecadora ou rival ou mesmo contra toda a congregação.

Seja qual for o destino, o púlpito não é uma arma para disparar contra ninguém.

Às vezes o pregador não tem a coragem cristã de ir pessoalmente falar com um membro faltoso e se protege atrás de um microfone, onde ninguém vai refutá-lo, e dispara contra uma única pessoa, sob o pretexto de "chamar o pecado pelo nome".

Resultado: a pessoa fica ferida, todas as outras, famintas, e o sermão não ajudam em nada.





Às vezes o disparo é contra um grupo de adultos ou de jovens supostamente em pecado. Não é essa a maneira de ajudá-los. Convém ressaltar que chamar o pecado pelo nome não é chamar o pecador pelo nome.

Chamar o pecado pelo nome significa orar com o pecador e se preciso chorar com ele na luta pela vitória. A congregação passa a semana machucando-se nas batalhas de um mundo pecaminoso e de uma vida difícil e chega ao culto precisando de remédio para as feridas espirituais, não de condenação por estar ferida.

Em vez de chumbá-la com uma lista de reprovações e obrigações, o pregador tem o dever santo de oferecer o bálsamo de Gileade, o perdão de Cristo como esperança de restauração. As obrigações, todo mundo conhece.

Nenhum cristão desconhece os deveres do evangelho. Em vez de apenas dizer que o cristão tem de ser honesto, por exemplo, mostre-lhe como ser honesto pelo poder de Cristo. Isso é pregação com poder.

Todos esses sermões mencionados acima atrapalham o culto mais do que ajudam. Prejudicam o adorador, prejudicam a adoração.

São vazios de poder. Se você quer ser um pregador de poder, busque a Deus, gaste dezenas de horas no estudo da Bíblia antes de pregá-la, experimente o perdão de Cristo e estude os recursos da comunicação que ajudam a chegar ao coração das pessoas.

Todas as Coisas Cooperam para o Nosso Bem



INTRODUÇÃO

Paulo não faz qualquer exceção a esse princípio. Ele diz "todas as coisas"; isso inclui todas as coisas boas e todas as coisas ruins – "cooperam para o bem".
Ninguém naturalmente gosta da aflição. Aflições podem ser muito pesadas e difíceis de suportar. E mais, caro irmão, não é certo que a aflição serve como um remédio para você nas mãos do seu grande Médico, Jesus Cristo? Vejamos resumidamente nove maneiras pelas quais nas mãos dEle as suas aflições cooperam para o seu bem estar espiritual e eterna saúde.

1. HUMILDADE

O Senhor, através da aflição mostra quem você é e o que existe dentro de você: Veja o que diz Dt. 8:15,16: "…que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões, e de secura, em que não havia água… que no deserto te sustentou com maná…, para te humilhar, e para te provar, e afinal te fazer bem"?
A aflição não só faz o verdadeiro crente se humilhar diante de Deus, mas o conserva humilde. A aflição faz secar o reservatório do combustível que alimenta o seu orgulho. Um crente aflito é semelhante a uma árvore carregada de frutos. Se Deus utilizar a aflição para humilhá-lo perante Ele, não estará a sua aflição cooperando para o bem?

2. REVELAÇÃO

Na aflição é como se a alma do crente fosse esquadrinhada com lanternas expondo os pecados ocultos e notórios. Quando a aflição é santificada pelo Espírito Santo, o pecado é arrancado do seu esconderijo dentro do coração e trazido à luz dos santos e perscrutadores olhos de Deus.
A aflição arranca a folha de figueira que cobre o filho de Deus. "Os pecados do povo de Deus são como ninhos", escreveu o puritano William Bridge, "enquanto as folhas estiverem na árvore você não pode vê-los, mas no inverno da aflição quando todas as folhas caem, os ninhos aparecem claramente". Quando a aflição é santificada, o pecado se torna hediondo e odioso. O pecado se torna excessivamente pecaminoso em sua verdadeira natureza do que por suas consequências.

3. CRESCIMENTO

O Espírito Santo usa a aflição como um remédio para acabar com a enfermidade mortal do pecado nos filhos de Deus, fazendo-os produzir frutos saudáveis e piedosos. Quando o pecado faz os crentes se desviar do Senhor Jesus, como um Bom Pastor, usa a sua vara da aflição para aprumá-lo novamente. A aflição trata do pecado. "Antes de ser afligido andava errado", confessa Davi, "mas agora guardo a tua palavra" (Sl. 119.67).
Para um filho de Deus, ser afligido é um bem como é a poda para a jovem árvore, pois a pressão da aflição não só remove o terrível mau cheiro do pecado, mas também revela as fragrâncias e os frutos da graça divina.
Você sabe que em alguns países certas árvores crescem, mas não dão fruto, por não haver inverno ali? O cristão precisa de invernos de aflições para experimentar o florescer das primaveras, o crescimento do verão e a colheita de outono.
A aflição colhe frutos preciosos. Ela garimpa, funde, refina e forja o crente até que o divino Ourives possa ver o seu reflexo na obra das suas próprias mãos. Assim o cristão experimenta como Jó: "Se Ele me provasse, sairia eu como o ouro" (Jó 23.10). 

4. COMUNHÃO

O Senhor se utiliza da aflição como um meio de fazer o seu povo buscá-lo, para trazê-lo de volta à comunhão com Ele, e mantê-lo junto ao seu lado. Como na tempestade as ovelhas buscam estar junto do seu pastor, assim diz o Senhor de Israel, "estando eles angustiados, cedo me buscarão" (Os 5.15).
As tempestades e o granizo da aflição levam as ovelhas para mais perto do seu pastor. Todas as pedras que atingiram Estevão apenas o empurraram para mais perto da pedra angular, Jesus Cristo, e abriram ainda mais o céu para a sua alma. A aflição levou a mulher cananeia ao Filho de Davi; conduziu o ladrão ao seu Salvador. Não foi a coroa de Manasses, mas suas cadeias, que o fizeram reconhecer que o"Senhor era Deus". Mesmo o imã da rica misericórdia de Deus não traz e mantém tão perto o rebanho do seu Grande Pastor como as cordas da aflição.

5. IDENTIFICAÇÃO

O Senhor usa as aflições para moldar o seu rebanho à semelhança de Cristo fazendo-o participante dos seus sofrimentos e da sua imagem. Assim escreve o autor de Hebreus: "…a fim de sermos participantes da sua santidade" (Hb 12.10). Deus tinha apenas um Filho sem pecado, mas nenhum sem aflição.
Pela sua vara de aflição rumo à glória eles se tornam seguidores do Cordeiro de Deus que caminha adiante do seu rebanho. Todo caminho de aflição que eles encontram já foi trilhado, conquistado e santificado pelo seu Pastor cujo sangue substitutivo, desde a sua circuncisão até à cruz, é a sua garantia segura de que nenhuma aflição ou provação será capaz de separá-los do amor de Cristo Jesus (Rm 8.39). Os seus sofrimentos os conduzem ao sofrimento substitutivo de Cristo, o qual por sua vez, os faz exclamar "o seu jugo é suave e o seu fardo é leve" (Mt 11.30). Caro irmão, não é nos tempos de sofrimento que normalmente você tem mais comunhão com Jesus Cristo em seus sofrimentos – numa vida inteira que, como diz Calvino, não foi outra coisa senão uma série de sofrimentos? Pode então você reclamar da leve cruz que você tem de suportar

terça-feira, 17 de junho de 2014

O QUE ESTÁ DENTRO É IMPORTANTE



Brandão tinha vendido balões a tarde toda. De repente apareceu um garotinho do outro lado da rua. Ele ficou olhando cuidadosamente pelo menos trinta minutos. Finalmente o menino disse: "Ei moço, você acha que os balões verdes podem voar tão alto quanto os outros balões?"



"Claro", disse Brandão, não dando muita atenção ao garoto.

Depois de vários minutos, o menino perguntou novamente: "Ei, moço, você acha que os balões vermelhos podem voar tão alto quanto os outros balões?""Claro", repreendeu Brandão.

Passaram-se mais alguns minutos e o menino voltou a perguntar: "Ei moço, que tal os balões pretos? Você acha que os balões pretos podem voar tão alto quanto os outros balões?"

Brandão atravessou a rua em direção ao menino, deu-lhe um balão e disse: "Não é a cor do balão que o faz voar. É o que está dentro do balão que o faz voar."

É "o que está dentro" que nos faz "voar" em nosso relacionamento com Deus. Leia Amós 6. 1-7 para ver que Deus adverte Israel por ignorar a fonte do real valor.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

SOCORRO BEM PRESENTE

As bênçãos da aliança não são destinadas para serem apenas contempladas, mas para serem apropriadas.

O próprio Senhor Jesus Cristo nos é dado para o nosso uso presente.

Cristão, tu não fazes uso de Cristo como deverias fazer.

Quando estás em tribulação, por que não Lhe contas toda a tua dor? Não tem ele um coração simpatizante, e ele não pode te confortar e aliviar? Não, tu irás a todos os teus amigos, exceto ao teu melhor Amigo, e contarás o teu problema em todos os lugares, exceto no seio do teu Senhor.

Tu estás sobrecarregado de pecados este dia? Aqui está uma fonte cheia de sangue: use-a, cristão, use-a. Há um sentimento de culpa sobre ti?

A graça perdoadora de Jesus pode ser experimentada várias vezes. Venha logo a Ele para ser purificado.

Tu lamentas a tua fraqueza? Ele é a tua força - por que não te inclinas sobre ele? Tu te sentes nu? Vem, alma, coloque o manto da justiça de Jesus. Dispa-se da tua justiça própria, e dos teus temores também: coloque o claro linho branco, pois foi feito para ser vestido.

Tu te sentes enfermo? Faça soar o sino noturno da oração, e chame o Médico Amado! Ele dará o remédio que te fará reviver.

Tu és pobre, mas tens afinal "um parente, um homem poderoso e rico." para te resgatar.

O quê! tu não irás ter com ele, e pedir-lhe para te suprir com a sua abundância, quando ele tem feito esta promessa, para que sejas co-herdeiro juntamente com ele, e que tem feito de tudo para que ele seja teu?

Não há nada que mais desgoste a Cristo do que o seu povo fazer uma exposição dele, e não usá-lo. Ele gosta de ser usado por nós. Quanto mais fardos colocamos sobre seus ombros, mais precioso ele será para nós.

Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

POR QUE AS MÃES CHORAM?

gif

Por que você está chorando?
ele perguntou à sua mãe.

Porque eu sou mãe,
ela respondeu.

Eu não entendi,
ele disse.

Ela apenas o abraçou e sussurrou:

Você nunca entenderá.

gif

Mais tarde, o menino perguntou ao pai
porque as mães parecem chorar
sem nenhuma aparente razão.

Todas as mães choram sem motivo,

foi o que o pai conseguiu responder.

gif

O menino cresceu, tornou-se um homem
e ainda tentava entender porque mães
volta e meia estão chorando.

gif

Após muitos anos, já em avançada idade,
ele deixou o mundo.

Quando sua alma viu-se frente a frente
com Deus, logo disse:

Senhor, nunca entendi porque mães
choram tão facilmente

gif

Disse Deus:

Quando eu criei as mães tinha que ser algo especial.
Eu fiz seus ombros fortes o suficiente
para carregar o peso do mundo
e, ainda, suficientemente
confortáveis para dar apoio.

gif

Eu dei a elas a força para
a hora do nascimento dos filhos
e para suportar a rejeição
que tantas vezes vem deles.

gif

Eu dei a elas a fibra que permite
a continuação da luta
quando todos à sua volta já desistiram.

gif

Dei-lhes a perseverança em proteger
a família por entre doenças e tristezas
sem jamais desistir de amar.
gif

Dei-lhes a sensibilidade para amar seus filhos
diante de quaisquer circunstâncias,
mesmo que eles a tenham
magoado profundamente.

gif

Essa mesma sensibilidade
as ajuda a silenciar
o chorinho dos seus bebês,
fazendo com que se acalmem e,
quando adolescentes,
que compartilhem com ela
suas ansiedades e medos.

gif

... E, finalmente,
dei-lhes a lágrima para derramarem
sem nenhuma razão aparente.

É sua única fraqueza.


gif

Por que fiz isso ?

Para não diferenciá-las por completo
do restante da espécie humana.
 
fonte: www.caminhoseveredastk.blogspot.com.br

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O coração do Homem

Marcos 7.21-23
-INTRODUÇÃO: Esta pregação é o resumo do antigo livro 'O Coração do homem' preparado para ser usado na Igreja. Jesus disse que do coração do homem vêm os pecados e este livro traz os símbolos de animais para alguns pecados no coração.
Este não é um novo livro. Apareceu pela primeira vez na França, há mais de duzentos anos e trouxe grandes bênçãos a milhares de almas. Ele tem servido de espelho espiritual, onde as pessoas têm visto a sua própria condição, tal qual Deus as vê. Muitos, dos que viram os seus corações pecaminosos revelados através destas páginas, arrependeram-se e

alcançaram um novo coração e um novo espírito.


Antes de ver as imagens do livro veremos a simbologia:


SÍMBOLOS:
HOMEM = representa o pecador:
“Todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” Romanos 3.23

CORAÇÃO = a vida espiritual da pessoa: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração por que dele procedem as fontes da vida” Provérbios 4.27

OLHO dentro do coração = Deus vê o interior do coração:
“Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e vêem todos os seus passos” Jó 34.21

ESTRELA = Consciência. A estrela apagada é a pessoa ignorante no pecado e a estrela acesa quando conhece a Palavra de Deus: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” Hebreus 10.22

POMBA = representa o Espírito Santo: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16.8

ANJO = mensageiro de Deus: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1.14

CHAMAS DE FOGO = Amor de Deus. Do lado de fora do coração para convencer o pecador e do lado de dentro quando queima todo o pecado. “porque o nosso Deus é fogo consumidor” Hebreus 12.29

PAVÃO = orgulho, vaidade: “cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” I Pedro 5.5

BODE = imoralidade, sensualidade: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” I Coríntios 6.18

PORCO = glutonaria, vícios: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são ... bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, ... , que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” Gálatas 5.19-21

TARTARUGA = preguiça: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?” Provérbios 6.9

= avareza, ganância: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” I Timóteo 6.10

ONÇA = ira, raiva e maledicência: “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” Colossenses 3.8

SERPENTE = mentira, inveja e malícia: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” II Coríntios 11.3

DEMÔNIO = satanás o nosso inimigo: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” I Pedro 5.8

Vejamos agora cada quadro do livro com o resumo do texto:
1º QUADRO: O coração pecador
No coração pecador os animais representam: orgulho e vaidade (pavão), imoralidade e sensualidade (bode), bebedeira e glutonaria (porco), preguiça (tartaruga), raiva e mau humor (onça), mentira, inveja e malícia (serpente), avareza (rã). Por isso satanás ocupa o lugar central neste coração. O rosto está é triste e infeliz. A estrela da consciência está apagada e cega sem diferenciar o certo do errado. Mas o olho de Deus vê tudo em seu interior. Em torno do coração as chamas de fogo mostram o amor de Deus. O anjo procura uma oportunidade. A pomba do Espírito Santo, está fora do coração por causa do pecado, mas procura uma maneira de entrar e iluminar sua consciência.


2º QUADRO: Coração convicto do pecado

O pecador quando começa a prestar atenção à mensagem do Senhor e abre o coração ao seu amor. O anjo segura a espada, que representa a Palavra de Deus e na outra mão o anjo segura uma caveira para recordar estava condenado pelo pecado que a morte foi vencida. O Espírito Santo começa a brilhar neste coração pecaminoso. A luz de Deus entra no seu interior para pôr fim às trevas. Os vários animais começam a fugir, mostrando que o pecado começa a sair de sua vida. Sua aparência começa a melhorar pelo alívio que sente e a estrela de sua consciência está sendo esclarecida pela verdade do evangelho.

3º QUADRO: Coração arrependido

Um pecador verdadeiramente arrependido sente-se comovido de tristeza por causa dos seus pecados. O anjo, segura na mão a Palavra de Deus e a cruz representando o evangelho de salvação. A luz do Espírito Santo enche o seu coração, antes escuro e sujo, mas, agora limpo e alvo como a neve, pelo sangue de Jesus. A estrela de sua consciência está brilhando e os desejos pecaminosos já cederam lugar a uma vontade profunda de viver para Deus. Os animais, que representam o pecado, já estão fora do seu coração bem como Satanás.

4º QUADRO: Morrendo com Cristo

Um cristão que morreu para o mundo e vive para Jesus. Seu semblante é de paz. O Espírito Santo agora ocupa lugar em sua consciência e o dirige. O anjo ministra sobre sua vida e ele está sempre na Igreja. O sacrifício de Jesus é compreendido neste coração onde vê-se representada sua morte. A coluna à qual Jesus foi preso, a esponja com vinho e fel, a fogueira e o galo (Mt 26.69-75), os chicotes, a coroa de espinhos, a cana, o saco de dinheiro com trinta moedas de prata (Mt 26.14-16). A lanterna (Mat 27.45), correntes, escada, lanças, algemas e dados, foram usadas pelos soldados quando lançaram sortes sobre as vestes do Senhor (Mt 27.27-44).

5º QUADRO: Coração santificado

O coração limpo e santificado do pecado, salvo pela graça tornou-se um verdadeiro templo de Deus, e a habitação do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a promessa de Jesus Cristo (João 14.26). A cruz vazia representa a ressurreição de Jesus. O pecado foi lançado fora. Em lugar dos vários animais dominados por Satanás, transformou-se num pomar, ou numa árvore frutífera, que produz o fruto do Espírito (Gálatas 5.22,23). O anjo aparece ministrando e acampa-se ao redor dos que o temem (Salmo 34.7). O diabo está desesperado pela perda que teve e espera uma oportunidade de entrar novamente.

6º QUADRO: Coração tentado

O crente que deixou a vida cristã. Um olho está se fechando e o outro no mundo. Já diminuiu a luz do evangelho e a estrela da consciência está quase apagada. A cruz transformou-se num peso e ainda vai à igreja, não por amor, mas sim para enganar-se como religioso. Está cercado de tentações. O espírito da vaidade (pavão) e imoralidade (bode) procuram entrar. Depois o vício (porco). Então fica nervoso e com raiva (onça). A mentira e inveja (serpente ), bem como o amor ao dinheiro (rã) procuram infiltrar. O demônio esfaqueando o coração, representa aqueles que com deboches ferem o coração do cristão. O anjo tenta mostrar o caminho certo.

7º QUADRO: Coração desviado

Quando volta para o mundo e endurece o seu coração, sua aparência é desfigurada e “o último estado desse homem é pior do que o primeiro" (Lucas 11.26). Cada animal do pecado, está acompanhado por espíritos imundos. O Espírito Santo, vê-se obrigado a deixar o coração, pois não pode viver junto com o pecado. O anjo, retira-se com dor, embora esperando ainda que a pessoa se arrependa. A estrela da sua consciência está endurecida e apagada. Já não se sente envergonhado pelo pecado e Satanás sentou-se como rei no seu trono.


8º QUADRO: julgamento do pecador

O pecador aproximando-se do fim, com o corpo cheio de dor e a alma com medo da morte (esqueleto) que veio numa hora inesperada. Os prazeres do mundo foram embora. Ao alto contempla a lei de Deus e ele tem de encarar, na sua realidade, o terrível salário do pecado (Rom 3.23). Embora ele agora deseje orar, encontra dificuldades para ter comunhão com Aquele cujo amor desprezou. Os velhos amigos têm medo de permanecer ao seu lado e as vãs palavras de conforto já não o ajudam. As suas riquezas, não podem prolongar a sua vida nem salvar a sua alma.


9º QUADRO: Coração vitorioso

O cristão que suporta as tentações é mais que vencedor por Jesus Cristo. Satanás, com os seus, cerca o coração com o orgulho (pavão), avareza (rã), a imoralidade (bode) e outros pecados. O burro está no lugar da onça, como uma máscara. Vestido com a armadura, o cristão vigilante reconhece o pecado. O homem esfaqueando, também se diz crente, mas fala mal dos outros. Contudo o crente prossegue olhando a cruz. A estrela da consciência está brilhante. O anjo de Deus o lembra das promessas. O saquinho mostra que o seu dinheiro é abençoado. O pão e o peixe significam que ele vive uma vida pura e santa. O livro aberto mostra que a Bíblia é uma espada com a qual vence o inimigo.

10º QUADRO: Subindo para o céu 

Uma pessoa que viveu e andou com Deus não tem medo da morte. A Palavra de Deus é o seu consolo e o Espírito Santo traz-lhe à lembrança as palavras de Jesus. Em lugar do horroroso esqueleto (a Morte) vê-se o anjo ou o mensageiro de Deus que está à espera de poder levar o espírito do justo para junto de Deus. A alma e o espírito são desprendidos do corpo mortal e voam para receber sua coroa de glória. As boas vindas esperam-no na presença de Deus, ouvindo as palavras de Jesus: “servo bom e fiel... entra no gozo do teu Senhor" (Mateus 25.21).


-CONCLUSÃO: "Dá-me, filho meu, o teu coração" Provérbios 23.26 

O Coração do Homem, que Deus o ajude a entregar o seu coração a Jesus que o ama. Entregue a Jesus o seu coração cansado, desapontado e cheio de aflições, e Ele lhe dará um novo coração e um novo espírito. Não se deixe iludir por seu coração enganador, pronto a seguir os seus desejos. Guarde-se no amor de Deus, vendo em Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida, e que em breve voltará para buscar os seus escolhidos.